15 setembro, 2015

Resenha O Conde Enfeitiçado

"Em toda vida ocorre um momento decisivo."
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 304

When He Was Wicked é o título original de O Conde Enfeitiçado, o sexto livro da série Os Bridgertons lançado em agosto pela editora Arqueiro.
Estou tão acostumada a um prólogo nos livros dessa série que é claro senti falta e estranhei a princípio não ter sido 'preparada' para os personagens e para a história que me aguardava, até que me dei conta que seria necessário mais pra que eu me situasse no enredo....e a autora sabendo disso dividiu o livro em duas partes.

A primeira é onde ela nos apresenta Michael, Francesca e John.
Michael é mais um daqueles homens libertinos que Julia sabe bem como caracterizar, ele se diverte cortejando, seduzindo e conquistando as mulheres mas jamais se entregou ao amor e a paixão.
Michael e John são primos, praticamente irmãos, cresceram sob o mesmo teto compartilhando tudo.
Michael não era da nobreza e nem tinha fortunas, mas seria o sucessor a herdar o título de conde.
John está prestes a se casar com Francesca, e é em um jantar de comemoração a esse casamento que está a horas de se concretizar que Michael conhece a noiva e se apaixona por ela perdidamente.
Mas é claro que ele não podia demonstrar tal sentimento, e continuou levando sua vida fazendo valer seu título de 'devasso alegre', mas ele se sentia culpado, vivia incomodado e com um péssimo humor por desejar a esposa do primo e até mesmo já conhecê-la nos pequenos gestos de tanto observá-la.
Francesca é uma Bridgerton, sarcástica e ironicamente maliciosa, sagaz mas muito mais reservada do que os irmãos. Se apaixonou por Jonh por terem humores parecidos e entendê-la facilmente.
Aos  22 anos, Francesca ficou viúva(isso não é spoiler) e sua vida se transformou completamente, sua casa ficou cheia de mulheres para lhe fazer companhia, mas ainda assim sentia-se só e triste, até Michael estava afastado e ele era seu maior elo com o falecido marido...
A Michael foi designado tudo que pertencia a Jonh: o título, o nome, propriedades...menos Francesca...tudo que ele mais desejava ainda continuava distante.

Na segunda parte, 4 anos se passaram, nesse período Michael viveu na Índia e deixou todo condado sob os cuidados de Francesca.
Francesca por sua vez, passou 4 anos se distraindo com o trabalho para afastar a tristeza por ter perdido o marido e por causa do afastamento do amigo sem maiores explicações.
A nova temporada estava prestes a começar, Michael decidiu retornar pra casa e Francesca decidiu deixar o luto e casar novamente.

Michael passou a ser o melhor partido da temporada: conde, solteiro, rico, bonito e poderoso, o que não faltava eram admiradoras e mães casamenteiras com suas insinuações e propostas.
Mas Francesca também passou a ser muito cortejada à partir do momento que a sociedade soube de suas intenções.
Michael ainda em respeito ao primo não admitia se declarar mas se roía de ciúmes com tantos pretendentes rondando sua amada.
E Francesca também não ficou atrás e se incomodou com a atenção que Michael destinava as suas pretendentes.
À partir disso é que temos o desenrolar da história, e a grande questão é: quem vai deixar de colocar o falecido como empecilho e se entregar?


Quando se trata de uma série longa, sempre bate aquele medinho de tudo virar mesmice e chatice, mas com Julia Quinn esse perigo não existe, ela consegue inovar sempre, de maneira simples e nos pequenos detalhes, fazendo com que cada romance tenha um diferencial e um atrativo pra encantar o leitor.
O início de cada capítulo é feito com trechos de cartas da famílias Stirling e Bridgerton, e os pequenos detalhes de cada carta nos situa um pouco sobre o período dos 4 anos em que Michael e Francesca estiveram distante.
Narrado em terceira pessoa, a autora alterna entre os protagonistas e isso dá uma visão mais ampla, mais convincente e mais envolvente à trama.
Mais uma vez a Julia conseguiu trazer um enredo leve, agradável, contagiante, com uma carga de humor perfeita. E a habilidade da autora em relatar de forma sensual a tensão entre o casal é espetacular.

Michael é um protagonista que já chega nos conquistando por sua lealdade, Francesca apesar de ser bem diferente dos irmãos Bridgertons que conheci ainda conseguiu cativar seu lugar no meu coração por ser forte e por fazer questão de manter sua independência. Vários integrantes dessa imensa família marcam presença nesse enredo e  quem leu os livros anteriores percebe a contextualização estabelecida pela autora de forma a nos situar, mas o destaque merecido fica por conta de Colin e seu diálogo zombador.
Julia encerra o livro com uma nota informando sobre as doenças citadas no livro, nos mostrando o trabalho de pesquisa feito e a sua dedicação em tornar o mais real possível os fatos relatados da época em questão.
E o mais bacana, é que a editora vem mantendo o padrão dos livros, as capas são lindas e delicadas, e as lombadas trazem suavidade pra estante. As páginas são amarelas, fontes confortáveis a leitura, a diagramação e margens contribuem para uma leitura agradável.
Julia Quinn  O Conde Enfeitiçado ♥♥ 

Avaliação:


Confira o post Nos Mínimos Detalhes sobre O Conde Enfeitiçado.


45 comentários

  1. esse foi um dos livros que mais quis ler desde o lançamento, resgatou toda a leveza das histórias, conquistou e emocionou, amei!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Paty que legal você ter gostado tanto dessa leitura, sua resenha ficou ótima, parabéns.
    Estou lendo esse livro, acredito que termino hoje no máximo amanhã e assim você poderá conferir minha opinião de mais um livro dessa Diva dos Romances de época, adoro a Julia Quinn.
    Enfim adoro quando os integrantes da família Bridgertons aparecem nos livros, mas achei que nesse eles apareceram pouco, exceto Colin que teve presença e importância fundamental. Enfim já estou com o coração nas mãos com a proximidade do fim da série. Vou morrer de saudades!!!

    Beijos
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Nunca li Julia Quinn, mas lendo sua resenha fiquei bem curiosa.
    Adoro romances de época.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Quantos livros são? :O
    Já vi tantas resenhas por aí que as vezes acho que é o mesmo, não consigo acompanhar, haha.
    Mas eu tenho perdido o interesse nesse tipo de história, apesar de ainda querer parar para ler.

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada dessa autora mas sua resenha me deixou bastante curiosa
    Vou anotá-lo na wishlist
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. oie como vai, nunca li nada da julia mas o povo anda amando tanto esses romances de época dela que to curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Paty lindona acredita que ainda não consegui parar para ler os livros da Julia e a cada resenha fico morrendo de vontade de sair correndo deitar na rede e conhecer essa família linda. Gostei de saber como ele se encantou com a mocinha. justamente no dia de seu casamento, e quando o destino quer nada pode mudar. Não vejo a hora de ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Olá
    eu não li nada da Quinn ainda, mas quero muito acompanhar essa serie, rsrsr as capas são fantásticas e eu nunca li romance de época, que esta tão na moda ultimamente
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tem muitos livros da Arqueiro que quero ler, mas lhe confesso que esse nunca li e nem tenho vontade de ler, mas se um dia me surgir a oportunidade, lerei sem problemas.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  10. Oi Paty, tudo bem?
    Adoro a escrita da Quinn e já estou com esse livro aqui e vai ser minha próxima leitura. Francesca é aquela Bridgerton que não conhecemos muito, né? Estou ansiosa para saber mais de sua história. Colin, melhor pessoa <3
    Que bom que gostou do livro e estou ansiosa para ler. Parabéns pela resenha :D

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  11. Oiee!!
    Não li nada da Julia até hoje =/
    Mas tudo que leio relacionado ao livros dela geralmente são criticas bem positivas, assim como a sua.
    Gosto de romances de época, e achei o desenrolar desse amor bem original e que combina totalmente com a época!!
    Amo as capas dessa série!!
    Ótima resenha!! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem?

    Olha, já vi várias resenhas dessa série e não me interesso em ler nenhum dos livros. Sei lá, acho apenas que não faz o meu estilo literário. Apesar de não curtir a série, a resenha ficou ótima.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  13. Tinha lido essa resenha em outros blogs, mas até agora não me interessei pelo enredo desse livro, sei lá diferente do que eu leria.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Paty, eu sou mega curiosa em ler um romance histórico e confesso que essa série da Julia Quinn sempre chamou muito minha atenção, ainda mais com sua resenha agora. Espero ter a oportunidade de ler o livro um dia desses :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oii,
    Nunca li nada da autora e apesar de muito bem comentada não tenho tanto interesse em conhecer.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  16. Oi, Paty. Tudo bem? Eu já várias resenhas dos livros da Julia Quinn mas acho que essa foi uma das que mais me deixaram com vontade de ler logo esses romances de época. Fiquei com dó de Michael por sofrer desse amor por tantos anos em silencio.
    Também tenho receio com séries mas acho que nesse caso da uma facilitada porque a autora acaba abordando outros personagens e não fica tão chato. Sem falar que romance é algo que sempre conquista as leitoras.

    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  17. Nossa, essa Julia Quinn é mesmo uma musa do romance histórico! Menina, que incrível saber que – apesar de ser uma série longa – esse último volume lançado manteve a qualidade de todos os outros. Adorei a história. Eu não li nada da autora e pretendo, SIM, ler toda essa série um dia.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Paty, tudo bem?
    Li recentemente esse livro e gostei bastante!
    Só não achei o livro melhor, porque senti falta dos Bridgertons que não apareceram muito nesse livro! Senti falta de uma reunião maior de todos os irmãos que poderia ter sido feita.
    Já estou ansiosa pelo próximo livro!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá! Nunca li nada dessa série! Amo romances de época, principalmente quando ocorrem essas reviravoltas louças do destino. Já até fiquei imaginando os personagens na minha mente! Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  20. Oi Paty, tudo bem?
    Comprei O Duque e Eu e to bem ansiosa pra ler. Será o primeiro romance da Julia que leio e confesso estar com medo de me decepcionar, mas acredito que eu não. Sua resenha me despertou mais a vontade ainda de ler essa hisstória! Haha

    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Eu sou apaixonaaada por essa série e, realmente, a autora consegue fazer com que cada livro seja especial e tenha uma história interessante. Amei a resenha. Estou ansiosíssima para ler esse livro.

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li essa série, mas pretendo.
    Todas as resenhas que leio sobre ela são para lá de positivas, o que só aumenta a minha curiosidade. Espero poder lê-la em breve.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  23. Eu não curto muito o estilo do livro, já vi muitas resenhas, já dei umas foleadas na livraria para me certificar de minha opinião, mas realmente não me agrada, só consigo enxergar cópias da Jane...

    ResponderExcluir
  24. Oieee!
    Sou doida pra ler algo da Julia e essa série está entre o que quero ler dela. Sempre vejo grandes elogios e fico animada que a série não cai na mesmice!
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Paty! Só li o primeiro livro da série até agora e gostei bastante, e conheci a autora aqui em São Paulo e a achei muito simpática, mas não sei quando vou conseguir encaixar mais livros dela na fila. Também acho as capas muito lindas e delicadas, e fiquei feliz de saber que você acredita que a autora consegue inovar sempre e que mantém a qualidade dos livros apesar da série longa.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Ai, Senhor! Mais uma resenha incrível dessa série que é só amor.
    Acredita que eu só li o primeiro livro? Quero muito dar continuidade à série, mas eu infelizmente não estou comprando livros no momento. Adoro a escrita da Julia e os enredos viciantes. Quero ler já!!

    ResponderExcluir
  27. Olá... tudo bem Paty... tenho muita vontade de começar a leitura dessa série, mas ainda não sei se será nesse ano... já tenho o primeiro livro e morro de vontade de conhecer a escrita da Julia, mas tenho tantas outras séries aqui também kkkk. Adorei a resenha e saber que a autora sabe diferenciar as histórias para que elas não se tornem parecidas e enfadonhas... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá Paty, esse livro parece ter um historia bem legal, ainda não li nada da autora, mas sem duvida quero ler essa série assim que minha fila de leitura der um diminuída *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  29. Paty, a cada resenha dessa série da Julia Quinn me apaixono mais pelos irmãos.
    Preciso começar para ontem, pois já estou mega atrasada.
    Achei essa ideia de dividir em duas partes muito boa para situar a história.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  30. Eu nunca li nada da autora, mas tenho O duque e eu e quero muito iniciar a leitura. Adoro romance de época. <3
    E adorei a trama deste, preciso inicia a série logo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  31. Oii, sou louca pela série.
    Acho que O lerei mês que vem,fico deprimida só de pensar que falta
    pouco pra série acabar
    /Choro*
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Nunca li nada da Julia e nem sei por onde começar kkk
    Eu sempre acho q os livros dela vão ser a mesma coisa, mas ai vejo opiniões como a sua e mudo de ideia. Não sei quando, mas espero poder ler os livros dela um dia.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  33. oi ^^
    eu tenho o mesmo pensamento que a sofia, eu vejo todo mundo basicamente descrevendo os livros dessa autora do mesmo jeito e agora que estou começando devagar com romances de época por isso não sei se leria agora essa série, mas ainda pretendo ler algo da autora.
    cmo sou muito chata risco de largar logo a série, mas gostei da sua opinião positiva.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  34. oi, tudo bem?
    eu também amo os livros da Julia, e fico impressionada de como ela consegue não cair na mesmice. Eu gostei muito desse livro, mas menos que dos anteriores, tanto que foi o único que dei 4 estrelas até agora. Achei o Michel meio mimizento, e não gostei da forma como a Francesca se referia a família as vezes, porque eu amo aqueles loucos, e ela ficava meio distante, de depois se irritava de perder momentos importantes dos irmãos.
    Queria ter visto um pouco mais do John, acho que teria me apaixonado por ele, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi Paty, sua linda!

    Estou louca para conhecer o devasso alegre e o libertino, você me deixou muito curiosa, adorei sua resenha e dei risada dos dois, o devasso e o libertino, estes primos devem aprontar muito nesta trama. Fancesca também me conquistou nesta sua resenha, ela deve ser uma personagem muito forte e simplesmente sou apaixonada por mulheres fortes e decididas.
    Você tem razão quando diz que dá receio de iniciar um a série longa pelo fato de vir a se tornar uma mesmice, mas com a Julia Quinn, como bem colocou isso é praticamente impossível.
    Vou ler e conhecer o Conde Enfeitiçado e depois conto para você.

    Beijos
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir

  36. Oláá! Eu nunca li nada da autora e mooorro de vontade de conhecer a escrita.
    Achei legal a autora ter separado o livro em duas partes, facilita o entendimento durante a leitura.
    O que me encomoda é o numero de livros, muita coisa. Mesmo você dizendo que não cai na mesmice eu sempre vou ter receio. Não digo que nunca vou ler nada dela, mas não começaria por essa série.
    As capas são lindonas mesmo ❤

    Beijinhos, www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  37. Oi, Paty, tudo bem???
    Ahhhhhh eu amo Julia Quinn! <3 Queria taaaaanto vê-la na Bienal (mas se nem na Bienal eu fui....).
    Eu sou apaixonada pela família Bridgerton e estou louca para ler mais esse volume, já que li todos os anteriores.
    Fiquei feliz em saber que a primeira parte do livro vai explicar um pouco sobre o casamento de Francesca (pelo menos foi o que eu entendi). Claro que desde o início sabemos de sua viuvês, e por isso eu pensei que o livro já fosse abordar sua volta à sociedade após anos de "isolamento" e viuvêz.
    Ahhh esses libertios que se entregam de corpo e alma quando se apaixonam! *suspiros* Essa Julia Quinn sabe como criar personagnes que nos deixam suspirando, né?!
    A melhor parte dessa resenha é saber da presença (e do bom-humor característico) de Colin. Ele é, sem dúvida, um dos meus Bridgertons favoritos. <3

    Adorei sua resenha. Fiquei ainda com mais vontade de ler.

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  38. Oi Paty, tudo bem?
    Ainda não li nada da Julia, mas tenho muita vontade de ler essa série e me apaixonar também por essa família. Leio tantos elogios sobre a obra da autora que só posso me render a essa história. Fico feliz em saber que este livro também lhe agradou, isso me deixa ainda mais animada para conhecer a série.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  39. A tempos que não passo por aqui e o blog ta lindo :)
    Sobre a série eu iniciei a leitura mais parei no terceiro livro, a escrita da autora é muito boa e leve, sabe nos prende né? E pelo que estou vendo continua assim, como vc disse a autora sempre inova e isso é maravilhoso, quero até ler os livros mas a preguiça ta gritando mais alto
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Eu já estava morrendo de não ter lido nada da Julia Quinn ainda, e vem você com essa resenha que me faz querer me matar pra ler algo agora. Eu tinha muito medo justamente de ser repetitivo, mas você ressalta que ela não é. E isso é surpreendente, especialmente pela quantidade de livros na série.
    Obrigada pela indicação, e sim eu lerei o mais rápido rs.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  41. Quero muito ler está série, principalmente por ser romance de época e espero poder lê-las em breve, esperando uma promoção... Adorei a resenha, parabéns!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Eu adoro os livros da autora, mas depois do livro 4 acho que os livros perderam aquele ar mais "comico" que os livros tinham....
    embora tenha gostado do livro, achei esse mais fraco que os demais
    bjs

    ResponderExcluir
  43. Tenho muita vontade de ler essa série, principalmente por gostar muito de romances de época, mas estou esperando ofertas agora de Novembro para comprar a coleção toda.
    Adorei sua resenha, e por ela fiquei ainda com mais vontade de ler

    ResponderExcluir
  44. Olá! Adorei a resenha, vc realmente gostou do livro! kkkkk Tenho visto várias resenhas de livros dessa autora, o povo adora mesmo um romance de época! kkkkk Infelizmente esse não é meu gênero favorito, acho que dá para contar na mãos os romances que já li! Mas o importante é se identificar com a leitura né.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Oii, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha, ainda não li nenhum livro da Julia mas tenho bastante vontade e curiosidade. Que bom que você gostou da sequência.

    Beijos

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥