Não se pode viver em paz quando outra raça está de joelhos.
Dentro de trinta anos, teremos meios tecnológicos para criar uma inteligência super-humana. Pouco depois, a era humana chegará ao fim... Será que é possível direcionar os acontecimentos para que possamos sobreviver? Vernor Vinge, 1993
Se o cientista e escritor Vernor Vinge compartilhou esta hipótese assustadora, muitos, obviamente pensam semelhante simplesmente em observar a tecnologia se expandindo e o ser humano se infiltrando cada vez mais em um crescente vício e dependência do contato com a IA, por isso então, você poderá pensar que a obra em questão não traz nenhuma novidade sobre o presente e polêmico tema. Porém, as reflexões que Daniel H. Wilson, que é Ph.D em robótica, expõe em Robopocalipse, são alarmantes e inovadoras mesmo que nossa mente esteja repleta de opiniões referentes a aliança: homem x robô. O fato é que desejamos e buscamos possuir mais tecnologias, mesmo que estejam conosco diariamente, mais até do que a presença humana. Afinal, elas representam obediência, funcionalidade e praticidade para todos nós! Que mal poderia nos causar?! Nenhum, desde que não tenham raciocínio para arquitetar a destruição de seus criadores e usuários.
A demolição é uma parte da construção.
Em um buraco profundo no Alasca, Cormac Wallace encontra um volume de documentos contendo filmagens, áudios, etc, com históricas informações sobre uma Nova Guerra que a humanidade enredou, porém, esta rebelião não aconteceu entre as raças, mas sim, foi travada com invenções nascidas de suas próprias mãos. Cormac alarmado inicia a apresentação dos relatos que homens, mulheres e até mesmo crianças vivenciaram naquele período brutal, compartilhando os atos inescrupulosos de Archos, uma IA que planejou dominar, destruir e comandar alguns seres humanos.
Segundo Archos, a raça humana os criou como escravos para satisfazer seus egos... Se hoje a união entre os homens tem sido dissipada, como seria então a humanidade nesse enredo apocalíptico lutando pela sobrevivência de sua geração, por meio de uma batalha surreal contra elevadores, celulares, carros, robôs domésticos, computadores pessoais, brinquedos e diversos outros objetos que cercam suas vidas e todo universo?
Segundo Archos, a raça humana os criou como escravos para satisfazer seus egos... Se hoje a união entre os homens tem sido dissipada, como seria então a humanidade nesse enredo apocalíptico lutando pela sobrevivência de sua geração, por meio de uma batalha surreal contra elevadores, celulares, carros, robôs domésticos, computadores pessoais, brinquedos e diversos outros objetos que cercam suas vidas e todo universo?
Finalmente entendi que a humanidade só aprende lições de verdade com as catástrofes.
Com uma capa um tanto assustadora, a obra se divide em cinco partes, tendo sempre no início uma intrigante reflexão de personalidades ligadas à esta ciência. As inspirações são polêmicas, envolventes e diferentes de tudo que já foi dito, por isso, muitas vezes meu emocional me levava a ficar sem fôlego e anestesiada, apesar da narrativa ter monólogos densos e explicitamente descritivos, me deixando assim exaurida, porém, reconheço que de outra forma não compreenderia a mente frenética e inteligente do autor que descreve muitíssimo bem a forma de cada robô, as sequências violentas, os cenários e as ações humanas.
Há poucos diálogos, entrementes, mesmo sendo rápidos e sucintos, não deixam de ser profundas alertando de maneira bastante sensibilizada ou com perfeitos toques humorísticos. Finalizo deixando bem claro que a história do início ao fim surpreende e se fecha perfeitamente, sem um traço de dúvida e incompreensão para o leitor.
Há poucos diálogos, entrementes, mesmo sendo rápidos e sucintos, não deixam de ser profundas alertando de maneira bastante sensibilizada ou com perfeitos toques humorísticos. Finalizo deixando bem claro que a história do início ao fim surpreende e se fecha perfeitamente, sem um traço de dúvida e incompreensão para o leitor.
Enfim, esta surpreendente Ficção Científica Distópica é assustadoramente brilhante, tanto que cativou o diretor Steven Spielberg. Apesar de não olhar com bons olhos, tenho curiosidade sobre como será esta adaptação cinematográfica, que a meu ver, o perfil do livro se encaixaria melhor como seriado. Enquanto esse momento não chega, não deixe de ler e ser desafiado por pensamentos aterrorizantes e reflexivos ao conhecer as magníficas e peculiares ideias de Daniel H. Wilson.
Avaliação:
Autor:
Daniel H. Wilson é Ph.D em robótica pela Carnegie Mellon University, além de ser mestre em inteligência artificial e robótica. É autor de livros de não ficção, entre eles How to Survive e Robot Uprising. Wilson mora em Portland, Oregon. Os direitos de adaptação do livro Robopocalipse, best-seller do New York Times, foram comprados por Steven Spielberg.
/https://skoob.s3.amazonaws.com/livros/704315/ROBOPOCALIPSE_1502463782704315SK1502463783B.jpg)

/https://skoob.s3.amazonaws.com/autores/20436/20436SK1502466227G.jpg)



adorei o resenha do livro deu ate vontade comprar lê o livro.bj
ResponderExcluirUau que história hen com certeza o livro faz a gente imaginar muitas coisas gostei da resenha 😉
ResponderExcluirA capa dá um medinho rsrs! Mas a história é muito interessante, gostei!
ResponderExcluirAhhhhh, que post lindo! Me deixou curioso, gosto muito de sci-fi e parece ser bem interessante. Fora isso, o seu blog é lindo! Parabéns :D
ResponderExcluirblogmundoinvertido.blogspot.com.br
Li uma passagem que é a mais pura vdd.
ResponderExcluirO homem, de um modo geral falando, só aprende mediamte grandes catástrofes.
Ñ conheço o livro, mas me interessou bastante.
Muito bem escrito, parabéns!
Não conhecia o livro, pela capa como você mesmo falou assustadora não leria, mas adorei a sua resenha, me deixou bastante curiosa.
ResponderExcluirBeijos.
Realmente a capa é bastante assustadora, a história prende bastante o leitor até o fim da história, fiquei bastante curiosa pelo livro, bjs.
ResponderExcluirVAI dar um filme legal mesmo. Não conhecia o livro mas agora não vou mais ficar por fora! Beijinhos... Au revoir!
ResponderExcluirÓtima resenha. Está aí um livro que vai entrar para a minha lista.
ResponderExcluirNão conheço o livro, mas me interessou bastante. Colocarei na minha lista de 2018.
ResponderExcluirMuito interessante, a história é bem assustadora, tô perplexa mas fiquei curiosa! Gostei da resenha.
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas me parece ser uma boa trama, realmente deve tirar o fôlego. Quanto as partes descritivas, acredito que para mim séria cansativa, mas deve valer a pena, pelo menos é o que senti com a resenha, sem dizer que o livro é escrito por alguém que entende do assunto. Dica super anotada.
ResponderExcluirBeijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br
Meu Deus eu adoro esse tipo de livro, que levanta essas questões sobre tecnologia e robôs são o futuro da nossa vida, a relação do homem com ele será cada dia mais dependente, hoje mesmo já dependemos da tecnologia de um modo absurdo. A capa não me assustou só me deixou mais interessada. Adorei a resenha.
ResponderExcluirhttps://florescendolivros.blogspot.com.br/#
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, gostei muito da sua resenha e até me deixou tentada a ler. Mesmo não sendo o meu gênero preferido para ler. A Record tem bons lançamentos e espero conhecer mais o trabalho do autor! Beijos
Adorei a resenha!!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas agora quero comprar!
Sou completamente apaixonada por livros que falam sobre inteligencia artificial e o futuro tecnologico. Já quero super ler esse <3
ResponderExcluirOi Eliana!
ResponderExcluirTudo bem? Apesar de gostar muito da premissa de inteligências artificiais e tal, não consigo me sentir atraída pela história desse livro. Apesar de já ter visto resenhas falando absurdamente bem, elas simplesmente não me convencem a lê-lo.
É ótimo saber que o livro realmente te conquistou e que achou o enrendo tão brilhante, mas eu vou passar a dica.
Beijinhos - Jessie
www.paraisoliterario.com
Oie, tudo bem?
ResponderExcluirCara, esses dias vi uma entrevista com uma robô extremamente realista e já fiquei morrendo de medo. De verdade, não sei se leria esse por ser uma realidade muito próxima da nossa, algo que realmente poderia acontecer a qualquer momento. Amei sua resenha, mas passo a dica por enquanto ^^
Oieee QUe resenha sugestiva , sem duvidas da vontade de correr pra ler o livro. amei a capa e o nome do livro tb!! bjjs
ResponderExcluirSó pela frase inicial dá para bater palmas porque é impossível que outras raças estejam sendo menosprezadas e as pessoas possam viver felizes. Tenho lido ótimas resenhas sobre esta obra.
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirJá li ima resenha desse livro é e parecia até ser legal. Mas não sei o que é, que eu não consigo me interessar pelo enredo desse livro. Ainda não li nenhum livro desse tipo, mas infelizmente, não pretendo começar por este. Vou passar a dica dessa vez.
Beijos.
Olá!
ResponderExcluirO livro parece ser bem interessante - e mesmo cansativo, como foi para você algumas vezes. Mas entendo o que vc quer dizer: às vezes o autor tem que falar em detalhes, mesmo os mais chatinhos, para que possamos entender. Não sei se o leria no momento, mas com certeza é uma leitura que deve ser levada em consideração. Vai para minha lista de desejados.
Bjos
Lucy - Por essas páginas
Oi!
ResponderExcluirA record me enviou esse livro e ele está na pilha do por ler. Adorei a sua resenha, fiquei mais empolgada para ler, porque amo o gênero e espero muito que eu também o ache "brilhante' como você descreveu.
beijos!
Oi!
ResponderExcluirComprei o livro em outubro e ainda não o li. Quero muito e não tive tempo. :/ Mas com certeza vou ler antes do filme. Sobre o filme, apesar de não ter lido o livro, tenho certeza também que uma série de tv ia ser melhor mesmo. Assim como vai ter série de Carbono Alterado. Já leu o livro? É maravilhoso!!!
Beijão!
http://www.lagarota.com.br/
http://www.asmeninasqueleemlivros.com/
Oii tudo bem??
ResponderExcluirPela obra em si acredito que não leria, não sou muito fã de robos, mas quando comecei a ler sua resenha tive uma visão diferente da obra, e agora estou em duvida se leio ou não, adorei conhecer um pouco mais.
Adorei a resenha
Bjus Rafa
Hey!
ResponderExcluirEu conheci o livro faz pouco tempo, mas achei super interessante. Gosto muito de robôs, sua resenha me despertou ainda mais o interesse para conhecer a história, dica anotada.
Beijos.
Realmente a capa é assustadora e sem ler a sua resenha, eu nem arriscaria, mas agora estou curiosa pra saber mais do enredo.
ResponderExcluirValeu pela dica.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Hi!
ResponderExcluirVirei bastante a cara para esse livro e agora estou vendo que de forma equivocada.
Sua resenha realmente me abriu os olhos e estou muito interessada em fazer essa leitura.
Beijos
www.manuscritoliterario.com.br
Uau!!!!! Fico imaginando o filme como será...rs... Distopias, palavra que descobri com você, me deixam meio tonta só de tentar entender. Porém só lendo de verdade pra saber né. Difícil, mas não impossível.. ahaha
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirNão estava dando nada pra esse livro, mas toda crítica que está saindo dele é positiva e estou completamente louca pra começar o meu.
Adoro quando um livro - mesmo de um genero que não estamos acostumados - nos surpreende positivamente, espero que seja esse meu caso também pois não leio quase nada de sci-fi
Olá!
ResponderExcluirAinda não tinha ouvido falar do livro mas achei a capa maravilhosa! Enfim, a premissa da obra não é o meu estilo, mas tenho certeza que irá atrair a atenção de varias pessoas.Fico feliz que tenha gostado da obra, o autor parece realmente brilhante! Sua resenha está incrível 💜
Um beijo
Oieee!!!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas tenho que dizer que apesar da sua resenha está muito boa e realmente ter me convencido de que a obra vale a pena ser lida, eu não vou conseguir realizar a leitura :/
Sou meio travada com ficção científica não sei porque...
beijos
Livros & Tal