Como eu falei no vídeo sobre o projeto, esse é meu primeiro contato com a autora, não sou uma estudiosa de suas obras, então aqui você vai encontrar a opinião de uma mera leitora e sua experiência de leitura.
O primeiro conto das Primeiras Histórias é o que abre o livro Todos os Contos de Clarice Lispector após um prefácio magnífico de Benjamin Moser.
Quando eu pensei que ia começar a conhecer Clarice, o conto O Triunfo terminou. Super curto, com somente 5 páginas, mas com significado latente em cada passagem, em cada cena, nos mostrando um pouco do poder da autora que narra uma personagem sentindo-se fragilizada com a separação.
Ao acordar sozinha, diante do vazio deixado e sentido, ela começa então a perceber os detalhes, cada minúcia de um som, de um raio de sol, de um objeto, coisas que antes ela não enxergava porque só tinha olhos para ele, uma visão limitada.
Quando ela decide sair da cama, sair de casa(só ali no quintal mesmo rsrsrs), lavar uma roupa e senti a água, ela percebe que existe vida além daquele pesar, daquela ausência, daquela dependência, ela realmente desperta, se renova, reconhece sua força, vai finalmente deixar a passividade.
É um conto que pede muita reflexão, são apenas 5 páginas, a gente lê num piscar de olhos, mas para captar toda simbologia e significado é preciso estar atento, e até mesmo reler se preciso(como eu fiz rsrsrs).
Enfim é um conto que aborda não só o relacionamento e sua fragilidade, como também a força da mulher.
![]() |
| Revista Pan - 1940 - 1ºcolaboração de Clarice Lispector na imprensa. |




clarice é sempre um poço de sabedoria em palavras
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Adorei a resenha. Nunca tinha ouvido falar nessa escritora mais parece pelo que eu li no seu post ela e muito boa.
ResponderExcluirBelo projeto, Paty! Li alguns contos de Clarice no ensino médio. Não nego que é uma ótima autora, mas não faz meu estilo literário. Beijos e sucesso!
ResponderExcluirA autora Clarice Lispector já marcou uma época com as suas palavras. Em diferentes fases da vida, todos nos identificamos com as suas frases. As suas palavras são intemporais.
ResponderExcluirBjnhs
Para mim Clarice é uma das melhores escritoras, você conseguia sentir o que estava sentindo através de cada palavra escrita
ResponderExcluirhttps://egualaryssa.blogspot.com.br
Clarice foi uma mulher incrível. Uma escritora pra se apreciar de verdade <3
ResponderExcluirBom dia, ótima escolha pra compartilhar haha, amei a escolha d autora clarice lispecto é maravilhosa
ResponderExcluirJa li algumas obras de Clarice Lispector,são todos excelentes e de muita sabedoria.Adorei <3
ResponderExcluirOlha que legal! Não a conheço! Legal saber das obras da autora!
ResponderExcluirApenas cinco páginas mas muita intensidade. O suficiente para fazer refletir. Clarice é Clarice.
ResponderExcluirAinda não tinha ouvido falar nesse conto, mas acredito que seja maravilhoso como tudo que a Clarice Lispector escreve.
ResponderExcluirComo aborda a força da mulher após o fim de um relacionamento e suas fragilidade, deve ser ótimo!
Bjinhos,
www.prosaamiga.com.br
Conto muito lindo.adorei
ResponderExcluirClarice Lispector é uma diva nas palavras, pelo que li aqui o conto é fantástico, a Clarice tem o dom de mexer com as nossas emoções, sem dúvida é um conto maravilhoso, bjs.
ResponderExcluirEla é uma ótima autora. Realmente suas obras precisam de leitura e meditação pois há muito o que se dizer
ResponderExcluirQue bacana, nunca li mas gosto muito de Clarice Lispector. Uma mulher sensacional, com uma escrita empoderadora, vou procurar esse conto pra ler tbm, no momento estou amando leituras curtinhas haha bjs
ResponderExcluirachei um bom conto na verdade tudo de clarice é bem feito
ResponderExcluirOlá, ainda não conhecia esse conto da autora. Gostei da premissa. Bom saber que nos faz refletir.
ResponderExcluirClarice arrasa, adorei!
ResponderExcluirClarice Lispector tem excelentes obras, gostei que fala do relacionamento e sua fragilidade, mas também da força da mulher, com certeza uma excelente reflexão.
ResponderExcluirJá quero e vou ler!
ResponderExcluirDá pra ler rapidinho e amo contos. Amo Clarice.
Clarice... se estivesse viva gostaria muito de conhece-la... ah... quem não gosta dos contos de Clarice?! Não tem como não gostar dos contos por que são lindos e vem da alma, da alma de Clarice! Mulher inteligente e sábia, ainda li todos os contos dela, mas já li a maioria e é fascinante!
ResponderExcluirSalve Clarice!
Bom dia, adoro contos já cheguei ter um blog com uma coluna apenas disso, mas acredita que conheço bem poucos da Clarice? Adorei conhecer um pouco mais. Beijos.
ResponderExcluirMeu Deus! Simplesmente sou apaixonada pelas obras da Clarice! Com certeza quero mais posts como esse, amei! Bjos, Marinspira <3
ResponderExcluirGosto muito de ler contos, e ela sempre tem contos maravilhosos.
ResponderExcluirAmo Clarice !!! Sempre com obras reflexivas e mesmo " antigas " sempre parecem atuais !
ResponderExcluirbesitos
Fiz um trabalho pra um evento da minha escola falando sobre ela, ate então ainda não conhecia suas obras, confesso que me apaixonei.
ResponderExcluirJá li o conto na época de escola e sempre fui apaixonada pela autora. Amo todas as obras!
ResponderExcluir