Por Chrys (Toda a Literatura do Mundo)
Livro x Gestão de Carreira
Olá Leitores queridos.
Mais uma semana se passou (rápido
demais neh?!) e estamos aqui novamente para trazer uma curiosidade interessante
a vocês.
Hoje eu vou falar sobre um tema
que está sendo muito trabalhado no mundo empresarial e que eu gostaria de “linkar”
com o mundo literário para melhor exemplificar o que os “expert” chamam de
gestão de carreira.
Nos cursos de desenvolvimento
pessoal e até mesmo em cursos de Coaching (trabalho desenvolvido por um
profissional visando auxiliar e estimular o profissional para que este trace e
alcance determinadas metas) muito se fala em mudança pessoal, em manter bons
hábitos mentais, em despertar o espírito de liderança e o principal: até onde
se separam a vida pessoal e a profissional de cada indivíduo.
Tá certo, mas o que isso tem a
ver com a coluna? Calma! Este tema tão trabalhado no mundo corporativo possui
um exemplo perfeito na literatura estrangeira, sabe em que obra? Não?
Pois bem, devo dizer que no livro
“O Diabo veste Prada” de Lauren Weisberg.
Este livro narra com
perfeição as relações de trabalho em muitas empresas da atualidade. A história
nos apresenta Andrea Sachs que acaba de se formar e consegue emprego para nada
menos que Assessorar Miranda Priestly, editora-chefe da revista de moda Runway.
O emprego não é seu objetivo de carreira, porém Andrea precisa do emprego dos
sonhos de milhares de garotas para conseguir o emprego de seus sonhos.
Miranda se mostra o próprio
Diabo, entretanto, com muito bom gosto... rsrsrsrs. No mais, peço para quem
ainda não o leu, que veja a resenha (http://www.skoob.com.br/livro/790)
para entender onde eu quero chegar.
Embora não pareça, este livro nos
traz lições de grande valia no dia a dia e até para quem quer e precisa de um novo
ou primeiro emprego, mesmo que não seja o dos seus sonhos. Muito bem, o livro é
exemplo e literatura indicada em muitos cursos de gestão de carreira por tratar
de um tema muito atual, embora o livro seja da década passada: Assédio Moral.
Os transtornos psicológicos
suportados pelos colaboradores de inúmeras empresas é muito bem tratado neste
livro, como por exemplo no caso em que Miranda ordena que Andrea consiga o
manuscrito do novo livro do Harry Potter para suas filhas, não importa como, ou
perderá seu emprego, outro exemplo:
“Nada mau, pensei, olhando-me em um
dos onipresentes espelhos de corpo inteiro. Talvez nem se percebesse que
minutos antes eu estava prestes a me matar e a todo mundo à minha volta. Fui
para a área dos assistentes, fora da sala de Miranda, e sentei-me
tranqüilamente em meu lugar, esperando com ansiedade alguns minutos livres
antes de ela retornar do almoço.
- Ahn-dre-ah - chamou de sua sala
mobiliada de maneira austera, deliberadamente fria. - Onde estão o carro e a
cadelinha? Pulei da minha cadeira e corri o mais que pude sobre o carpete
felpudo, usando um salto de doze centímetros, e fiquei diante de sua mesa.
- Deixei o carro com o manobrista e
Madelaine com o porteiro, Miranda - respondi, orgulhosa por ter concluído as
duas tarefas sem acabar com o carro, o cachorro, ou comigo mesma.
- E por que fez isso? - rosnou,
erguendo os olhos de seu exemplar de Women's Wear Daily pela primeira vez desde
que entrei. - Pedi especificamente que trouxesse os dois ao escritório, já que
as meninas chegarão daqui a pouco e temos de sair.
- Oh, bem, na verdade, achei que
tinha dito que os queria em...
- Chega. Os detalhes de sua
incompetência não me interessam. Vá buscar o carro e a cadelinha, traga-os para
cá. Espero estarmos todos prontos para sair dentro de quinze minutos.
Entendido?
Quinze minutos? Essa mulher estava
pirando? Levaria um ou dois minutos para descer, entrar em um carro de aluguel,
mais seis ou oito para chegar ao apartamento, e, então, cerca de três horas
para encontrar a cadelinha no apartamento de dezoito cômodos, retirar o maldito
carro de câmbio manual de sua vaga, e conseguir percorrer vinte quadras até o
escritório.
- É claro, Miranda. Quinze minutos.
Recomecei a tremer no momento em
que disparei de sua sala, perguntando-me se meu coração não poderia
simplesmente parar na idade madura de 23 anos. O primeiro cigarro que acendi
aterrissou diretamente no alto da minha nova Jimmy, onde, em vez de cair no
cimento, fumegou o tempo suficiente para fazer um pequeno e definido furo. Ótimo,
murmurei. Simplesmente do cacete. Mais pontos, arredondando meu total em quatro
mil para a mercadoria arruinada hoje - um novo recorde pessoal. Talvez ela
morra antes que eu volte, pensei, decidindo que estava na hora de olhar o lado
bom. Talvez, só talvez, ela caísse de algo raro e exótico e todos seríamos
libertados de seu manancial de tormento. Saboreei uma última tragada antes de
apagar o cigarro e disse a mim mesma para ser racional. Você não quer que ela
morra, pensei, espreguiçando-me no assento de trás. Porque se ela morre, você
perde toda a esperança de matá-la você mesma. E isso seria uma pena.
Para aqueles que não estão
preparados estes acontecimentos podem realmente transformar o ambiente de
trabalho no perfeito inferno e seu chefe no Diabo (se ao menos ele(a) vestisse
Prada!)
Para os gestores também há uma
árdua tarefa, eis que sempre terá que remontar e remanejar a equipe, tendo-se
em vista que poucos suportam essa pressão. Há estudos que demonstram que as
empresas mantêm e retêm colaboradores que possuem o mesmo perfil de seus
gestores ou donos.
Vamos às lições?
1- Andrea nunca imaginou trabalhar em uma revista
de moda, mas precisa de uma primeira referência para que possa conseguir
trabalhar onde quer. Na vida real, a situação não é diferente, quantas pessoas
não passam exatamente por esta situação? Prestar atenção nas oportunidades que
este emprego possa lhe proporcionar é uma excelente maneira de enxergar sua
carreira e projetá-la.
2- Chefe mulher, poderosa e que visa a carreira
acima de tudo: retrato perfeito de Miranda e de muitas chefes da vida real que
tentam conciliar a vida profissional com o papel de mulher, mãe,
namorada/esposa.
3- Pessoal x Profissional – Quando e como separar,
aliás, existe separação? A lição que o livro nos remete é que devemos tentar
equilibrar para que uma não se sobressaia em detrimento da outra, pois existem
consequências (ex: casamento falido de Miranda e namoro em crise de Andrea).
4- Quantas vezes seu chefe já não lhe pediu ou não
lhe foi imposta uma tarefa a primeira vista impossível? Este fato, embora não
pareça é corriqueiro, constantemente nos deparamos com a difícil tarefa de
adivinhar os pensamentos de nossos superiores? Temos que entender que temos
sempre alguma coisa a aprender e a única coisa que ninguém, nunca irá lhe
tirar, é o conhecimento.
Acredito que acima de tudo o livro “O Diabo veste
Prada” oportunizou aos consultores demonstrar de forma mais concreta alguns
valores e visão da maioria das empresas e fazer com que os colaboradores
reflitam a respeito de qualidade de vida, objetivo profissional e os limites
humanos.
Eu sempre gostei desse livro, mas nunca olhei para ele
com essa perspectiva empreendedora. Acredito que a mensagem dele é muito
positiva, uma vez que se o profissional acreditar em si, souber aproveitar a
oportunidade sem se lamentar, pelo contrário com dedicação (equilibrada), pode
realizar tarefas tidas como impossíveis e até mesmo superar as expectativas (as
nossas e a de nossos gestores).
Vocês já tinham refletido a esse respeito??? Já
passaram por alguma situação parecida com a de Andrea??? Nos conte, comente!!!
Já trabalhei em um lugar que não era meu perfil, mas era na empresa que eu queria entrar. Acabou que eu tinha uma chefe ótima e um emprego ruim. Aí minha chefe ótima saiu, e fiquei com um emprego ruim e um chefe pior ainda. Não adiantou, lembrei a história da Andrea e procurei outro emprego. E deu certo!
ResponderExcluirBeijão
Lu Tazinazzo
http://aceitaumleite.blogspot.com.br
Nossa, O Diabo Veste Prada dá o que falar, usei ele na faculdade, por trabalhar diversas questões de RH.
ResponderExcluirJá passei por isso sim, e deixei de lado, o desgaste é muito.
Não vale a pena.
Bjos,
Cida
http://www.moonlightbooks.net/
Gente o Diabo veste Prada desperta o pior que há em nós em relação aos chefes rs E quem nunca quis apertar o pescoço daquela pessoinha na sua vida que está ali pra exigir e muitas vezes não compreender? É fogo! Gostei muito do filme e gostaria de ler o livro também, gostei muito do post e da relação livro x carreira ;)
ResponderExcluirMuitas relações de trabalho são bastante complicadas mesmo,mas os livros ajudam bastante,nem que seja ao menos para refletir.
ResponderExcluirBjs
Luciane Oppelt
@lucianeoppelt
seguidora: lluciannebaptista
abenssoada_oppelt@hotmail.com
Acho que muita gente já passou por essas coisas de aturar chefe ruim, por um salário melhor ou por uma referência futura.
ResponderExcluirO importante é utilizamos esses aprendizados para sair bem de uma situação... e também fazer uma deliciosa leitura enquanto aprendemos!!!
ResponderExcluirEu nunca li o livro, mas vi o filme e assédio moral é pouco, né? hehe... Eu dei sorte na maior parte dos meus empregos, mas no primeiro... Eu tive esse pensamento de que eu não queria que minha chefe morresse porque eu mesma precisava matá-la várias vezes!! rs... Ainda bem que sobrevivi (e ela também).
ResponderExcluirHuahuhauahuhau que engraçado Ju!!!
ExcluirGosto bastante desse livro, acho que essa é uma questão que realmente nos faz refletir, não é fácil lidar com certos tipos de chefes, mas é necessário sabermos lidar com eles e não deixar aquela vontade de esganar ser maior que nossos principios, kkk
ResponderExcluirparabéns pelo post!
beijos
Lara - Magia Literária
Na verdade, Acho que a escritora trabalhou no meu escritorio... hahaha
ResponderExcluirEu aprendi muito depois que reli o livro e vi o filme ao ter concluído algumas das minhas aulas de desenvolvimento pessoal e profissional.
Um aprendizado gostoso e divertido...
É muito bom ver que a protagonista se supera e supera as expectativas da chefe mal mamada... hehehe
Beijos
chrys