Oioioi.
A Linguagem das Flores de Vanessa Diffenbaugh , foi cedido pela editora arqueiro, parceira do blog.
Sinopse:
Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção. Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até pôr tudo a perder. Agora, aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular. Quando uma florista local lhe dá um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece prestes a entrar nos eixos. Mas então ela conhece um misterioso vendedor do mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram. Em seu livro de estreia, Vanessa Diffenbaugh cria uma heroína intensa e inesquecível. Misturando passado e presente num intricado quebra-cabeça, A linguagem das flores é essencialmente uma história de amor – entre mãe e filha, entre homem e mulher e, sobretudo, de amor-próprio.
Comprar: Livraria Cultura Submarino Saraiva
_____________________________________________________________
A capa dele não é tão atraente assim né, dá até a impressão de ser uma leitura cansativa, ainda bem que eu fui além da capa.
O livro traz uma história muito bem construída e narrada, personagens muito bem elaborados, cenários muito bem descritos, e acontecimentos muito bem detalhados a ponto de logo de cara eu conseguir entrar na pele de Victoria e conseguir compreendê-la e ao mesmo tempo me levou a pensar como pode uma pessoa ser tão misantrópica e não se dar uma oportunidade.
Victoria Jones teve uma infância difícil, sendo abandonada logo que nasceu, passando por vários lares adotivos, onde acabava devolvida ao abrigo por mau comportamento: sempre revoltada, agressiva e arredia.
Viveu em abrigos até os 18 anos, a partir de então ela estava na rua. A princípio ela aproveitou essa liberdade de ir e vir pra conhecer diferentes locais, e parques, e procurar os diversos tipos de vegetação que pudesse ser cultivado.
Victoria era um dicionário de flores, passara 10 anos lendo, aprendendo e decorando sobre elas, tinha vários livros: alguns que ganhara outros que roubara.
O livro mescla entre presente e passado, entre acontecimentos de sua infância e atuais. Então vamos entrando em seu mundo, e entendendo o real motivo de Victoria ser revoltada, isolada, introspectiva....medo.
O livro me levou muito a pensar sobre essas crianças e adolescentes que passam a vida em abrigos, sozinhas no mundo, sem um elo familiar que seja.
Os momentos relatados da infância de Victória nos conta como foi a passagem pela casa de Elizabeth, a mulher que lhe ensinou o significado das flores, e a única com quem ela realmente teve vontade de morar, mas num momento de desespero acabou estragando tudo.
Até Grant entrar na vida de Victória, ela sempre foi arredia ao contato com os outros, de pouca fala, isolada, se comunicava por meio das flores, mas ninguém entendia as mensagens, mas Grant era diferente....ele entendia. E de repente um romance vai surgindo no ar, sem palavras, apenas com a linguagem das flores...lindo demais, sensível demais. As flores falam, cada uma tem seu significado e pra quem conhece, as palavras são desnecessárias....apenas flores, só elas já bastam.
E a partir desse romance muita coisa acontece, muita coisa muda, muita coisa nos surpreende, essa leitura é mais que recomendada, é aconselhada, se tiver a oportunidade de ler não deixe passar, se não tiver a oportunidade....arrume uma rsrsr.
Uma personagem que não posso deixar de citar é Renata, uma florista, que teve um papel muito importante na vida de Victoria, que abriu as portas e deu a oportunidade de mudar que nossa protagonista precisava.
No final do livro tem uma dicionário das flores interessantíssimo, vou deixar algumas flores aqui :
Azaleia -> Paixão frágil e passageira
Begônia -> Cautela
Copo de Leite -> Modéstia
Girassol -> Falsa riqueza
Hibisco -> Beleza delicada
Lótus -> Pureza
Margarida -> Inocência
Orquídea -> Beleza Refinada
OMG, acho que preciso desse livro, eu adorooooo flores e sempte achei que flores falam (rsrs) e se ele livro tem tudo o que relatou na resenha é fabuloso. Mas... a capa não chama atenção Paty? Eu achei muito bonita essa capa viu, não sei pessoalmente, mas.... rsrsrrs
ResponderExcluirBjs,
Camila Márcia
@camila_marcia
http://delivroemlivro.blogspot.com/
http://devaneiosfugazes.blogspot.com/
Paty *-* Eu esotu querendo esse livro.. não taaanto assim, mas me interesso !
ResponderExcluirÉ interessante a ideia de uma protagonista que não é 'perfeitinha' que rouba livros. rsrsrs
ENfim, uma personagem diferente. Adorei a resenha, parabéns !
E apesar de não se tratar exclusivamente das flores, podemos aprender um pouquinho né ? hehe
adoei a lista que você fez *--* QUeor ver esse minidicionário floral ! Auaaua
Fernando
http://nerdliterario.blogspot.com.br/
Paty, eu adoro livros doces, sempre digo e volto a falar, mas também sou muito emotiva e só de ela ficar no mundo sem ninguém já me faria chorar na leitura, gostei bastante da ligação dela com as flores, o que retrata um pouco nossa relação com a natureza, que é viva e se comunica, e também a forma de relacionamento de pessoas com algum tipo de déficit, que tem sua própria forma de relacionamento, que só precisam ser compreendidas *-*
ResponderExcluirdaniviolino@hotmail.com
@danielehon
Realmente a capa não ajudou muito Paty, mas que bom que vc gostou e postou sua opinião, que não acompanhou a capa... hehehehe
ResponderExcluirBeijos
Chrys
http://todaaliteraturadomundo.blogspot.com
Parece um livro bem calmo.. vale a pena comprar!
ResponderExcluirwww.estiloeamor.blogspot.com
Eu gosto dessa capa, e na verdade nem sei pq não comprei esse livro ainda, mas será o próximo, amo flores e adorei a resenha, eu tenho um hibisco tatuado no ombro AMO, é minha flor de infância, sempre levava pra minha professora essa linda flor, e sempre tinha formiguinhas nos meus braços, de tanta flor que eu carregava, hoje é minha filha que nao pode ver uma flor q ja quer tbm!!!!
ResponderExcluirbjus
Oi Paty!
ResponderExcluirAchei um livro sensacional, e a sua resenha foi a primeira que li.
Já entra na minha classificação, "para chorar".
Parabéns, eu amei!
Bjos
Cida
www.moonlightbooks.net
Eu gosto dessa capa, e na verdade nem sei pq não comprei esse livro ainda, mas será o próximo, amo flores e adorei a resenha, eu tenho um hibisco tatuado no ombro AMO, é minha flor de infância, sempre levava pra minha professora essa linda flor, e sempre tinha formiguinhas nos meus braços, de tanta flor que eu carregava, hoje é minha filha que nao pode ver uma flor q ja quer tbm!!!!
ResponderExcluirbjus
Eu amo estas histórias de amor com drama,quero ler,bjs
ResponderExcluirLuciane Oppelt
@lucianeoppelt
seguidora: lluciannebaptista
abenssoada_oppelt@hotmail.com
Eu gostei muito da capa, achei ela simples e cheia de inocência o que já me fez ter algumas idéias a respeito da história, quero muito ler esse livro, a sua resenha me deixou bastante curiosa. Gostei muito dos significados das flores que você colocou no fim do post.
ResponderExcluirParabéns pela resenha Paty, adorei e estou doida por esse livro! ^^
ResponderExcluirEu, diferente de ti, gosto da capa e me interessei por ele desde que a vi, hehehe, ai lendo tua resenha minha vontade aumentou, pois parece um livro super bom!!!!
Adoro flores, adoro romances e quero esse livro, ^^
Um beijãoo
Lara - Magia Literária
Paty, eu sempre gostei dessa capa... rs... Pra mim ela é atraente sim! hehe
ResponderExcluirEu amo flores, amo histórias dramáticas e amo romances! Ou seja, acho que eu gostaria muito, muito mesmo, desse livro.
Adoro quando a gente consegue realmente se colocar na pele da personagem, gostaria muito de ler a história da Victoria.
Beijo!
Ju
Amei este dicionario e esta pequena amostra que voce deixou!Achei a sinopse deste livro muito interesante e a protagonista parece ser bem profunda.
ResponderExcluirBjus
Fabianne
Ai Paty...
ResponderExcluirA capa não é feia, mas tb não é das mais chamativas...
Agora sua resenha me deixou com muita vontade de ganhar e de lê-lo.
Eu querooooo
beijos
Chrys