08 setembro, 2012

Resenha O Guardião de Memórias


Por Marina - Leituras e Afins

          Oieeee, tudo bem com todos? Hoje vou postar a resenha de um livro que eu já tinha lido algumas semanas, eu confesso que acabei me apaixonando pela história, ela é linda, mexe com nossas emoções. 



Nome: "O Guardião de Memórias"
Autor: "Kim Edwards"
Editora: Sextante
ISBN:9788599296141
Páginas: 361
Ano: 2007 
Sinopse: 

Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar. A força deste livro não está apenas em sua construção bem amarrada ou no realismo de seus personagens, mas, principalmente, na sua capacidade de envolver o leitor da primeira à última página. Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O Guardião de Memórias vai emocionar e mostrar o profundo - e às vezes irreversível - poder de nossas escolhas.
_________________________________-



    Esse foi um livro muito emocionante que eu li, ele retrata coisas que poderiam facilmente acontecer na vida real, e que nos deixa muito triste com o  que se segue na história. A narrativa da autora é um pouco lenta e cansativa, porque tem muitas descrições desnecessárias, mas que não tira a graça da história.

    O livro tem o poder de nos mostrar sobre o que mais tememos ás vezes, as escolhas, há escolhas que mudam radicalmente o rumo de nossas vidas, e que com o tempo por causa de um segredo, afasta as pessoas que mais amamos, mas mesmo vendo isso acontecer, a coragem não aparece para poder expor a verdade, e se deixa levar, causando assim o sentimento de culpa, e o não merecimento de paz e perdão. 

      Foi o que aconteceu com o Dr. Henry, ele achava que estava fazendo o certo naquela hora, mas ele nunca parou para pensar no depois, o que foi o seu pior erro. Ele foi um personagem que eu fiquei com muita raiva pelo o que fez com sua família. Ele simplesmente não tinha o direito, e fez do mesmo jeito. Com os anos, o arrependimento veio e ficou por muito tempo com ele, só que não o fez mudar, mas quando vi o que o destino preparou para ele, eu acabei pensando:" poxa, ele deveria ter dito á Norah", acho que assim, tudo ficaria mais fácil, fiquei muito triste com as escolhas e as feridas que ele causou e que acabaram por não serem fechadas.
     Norah, eu entendo o seu sofrimento, pensar que sua filha morreu no parto, mas com o tempo nunca conseguiu superar essa morte, era estranho para ela, David sabendo de tudo o que fez, não teve coragem para aliviar a dor e ausência da filha que a esposa sentia, e assim se desenrolou a tentativa de salvar um casamento praticamente acabado. Mentiras, e traições acontecem, mas as escolhas mal feitas cria uma muralha entre eles, não deixando viver a vida em familia e feliz. 
Por pouco Norah não chorou, teve uma súbita ansia de conversar com David. Durante aqueles anos,  ele também sentira falta da filha. Todas aquelas fotografias, toda aquela saudade secreta, silenciosa. Lembranças que David havia colecionado, momentos que Norah nunca vira. Ela as estudou de novo e de novo, tentando imaginar-se no mundo em que o marido tinha vivenciado, em seu jeito de vê-lo. 
página: 327
      Eu achei uma história muito triste, sempre torcemos para que tenham um final feliz, mesmo que não seja eterno, mas foi totalmente ao contrário, eu particularmente não gostei do final, foi um choque, sempre acostumada com contos de fadas, e esse me surpreendeu, a vida não é um conto de fadas, e fiquei frustrada com algumas partes. 

    O livro ressalta a importancia do amor, as dificuldades da vida e superações. É um best-seller encantador, a história que se passa é linda e realmente uma superação de vida. Pra quem gosta de ver filmes que foram feitos baseados em livros, "O Guardião de Memórias", eu pesquisei e achei, também tem filme, é uma adaptação de 2008 com o mesmo título.

Espero que tenham gostado, eu gostei e me encantei. Comentem ;)
Bjkas
Marina :)

10 comentários

  1. Gostei da temática do livro.

    Está na minha lista.

    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou da temática, leia o livro, ele é realmente lindo, obrigado por comentar!!!!

      Bjkas
      http://afinsdaleitura.blogspot.com/

      Excluir
  2. me apaixonei pela história adoraria ler ela completa.
    vou ver se encontro esse livro por aki.
    bjos obg pela resenha....
    http://www.camilacardozo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se apaixonou pela história, ela é linda mesmo, nos emociona.

      Bjkas e obrigado por comentar.
      http://afinsdaleitura.blogspot.com/

      Excluir
  3. Eu tenho esse livro já faz um ano e tá esquecido na estante acredita? Nunca o li, porém, depois dessa resenha até que me incentivei. Espero me envolver e adorar, rs
    Um beijo!

    Tô seguindo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que você deixo de ler esse livro, espero que agora já tenha começado a ler, você não vai se arrepender.

      ;)
      Bjkas e obrigado por comentar

      http://afinsdaleitura.blogspot.com/

      Excluir
  4. Gosto de histórias de fatos que acontecem na vida real, mas o ruim é que a gente fica com a consciencia pesando depois né?Quando eu li Cruzando o caminho do sol, fiquei imaginando o que as pessoas passam...No momento não estou com muita vontade de ler esse livro, mas quem sabe ouutro dia?
    Beijos
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esses são so que mais nos emocionam, mas como você disse fatos reais, isso nos deixa tristes por que realmente acontece. Mas é lindo, leia sim, vc não irá se arrepender.

      Bjkas e obrigado por comentar

      http://afinsdaleitura.blogspot.com/

      Excluir
  5. Tem que ser muito frio para dar o filho por conta de um problema de saúde. Deve ser o tipo de livro que choro do início ao fim.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, tudo bem?

      Realmente esse livro é cheio de emoções, nos encanta e nos faz chorar, mas só lendo pra saber o que se passou para ele resolver dar fim na criança.


      Bjkas e obrigado por comentar!!!
      Marina :)
      Http://afinsdaleitura.blogspot.com/

      Excluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥