Ganhei esse livro em uma promoção já faz um tempinho, mas como não sou muito fã de histórias policiais, fiquei enrolando pra ler. Mas como eu decidi dar uma baixa nos livros não lidos da estante resolvi que era hora de conhecer Alex Cross.
Sinopse: Alex Cross está diante do criminoso mais cruel que já enfrentou.
Quando o detetive Alex Cross é chamado para investigar um caso de assassinato, depara-se com a cena de crime mais terrível que já viu em toda a sua carreira: uma família inteira foi morta dentro de casa. Tudo fica ainda mais chocante quando ele descobre que uma das vítimas é Ellie Cox, sua ex-namorada dos tempos de faculdade.
Furioso, Cross decide pegar o assassino a qualquer custo. Logo depois outro crime acontece, novamente envolvendo uma família inteira, só que dessa vez alguns membros dela estavam nos Estados Unidos e outros, na África. A investigação leva a crer que o assassino, conhecido apenas como Tiger, viajou para a Nigéria. Sem hesitar, Cross vai atrás dele. O detetive entra numa caçada implacável, numa terra sem lei.
Ao chegar lá, Cross se vê diante de um terrível cenário de miséria, violência e guerra civil iminente. Sem nenhuma ajuda, ele se envolve numa luta contra a corrupção e contra uma conspiração que parece não ter fronteiras, que pode pôr em risco sua vida e a de todas as pessoas que ele ama.
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Sobre a História e Minha Opinião
Famílias estão sendo exterminadas de forma assustadora e impiedosa, esse é o atual caso de Alex Cross: descobrir quem é o responsável por tal atrocidade e porque.
Ainda chocado com tanta violência cometida, Cross não mediu esforços e não aceitou obstáculos em seu caminho na busca dos assassinos da família Cox, a família de Ellie, sua primeira paixão na época da faculdade.
Conforme Alex começa a investigação sobre ese crime, outras famílias vão sendo executadas, famílias inteiras, e todos da mesma forma: brutal e com mutilações, nem as crianças são poupadas.
"...um exemplo do mal em estado puro..." pág 129Mas por quê? E qual a ligação entre esses assassinatos?
Um dos crimes leva Cross para África, então a grande aventura começa lá.
Como a maior parte da história se passa na África, nos é relatado a dura e fatal realidade miserável do país, onde o ser humano não tem direito a uma vida digna. E para as mulheres é o próprio inferno, é impactante as descrições das maldades e humilhações cometidas contra elas até mesmo por soldados das tropas de paz....essa é uma parte da história que tem que ter uma certa estrutura emocional ao passar por ela, eu particularmente fiquei chocada.
"Em algum momento eu tinha saído de uma investiação criminal pavorosa e entrado num holocausto inacreditável. Como aquilo era possível em mund como o nosso? Milhares de pessoas morrendo daquele jeito todos os dias!" pág 122
A narrativa de James Patterson é envolvente, bem estruturada e flui de maneira incrível em pequenos capítulos, e tenho que admitir que há tempos não leio uma história de investigação policial como essa.
A forma brutal como cada morte acontece é terror puro, não só pela maneira da execução, mas também porque são realizadas por crianças e adolescentes, uma gangue de "jovens selvagens".
O livro é curto, leitura pra um dia facilmente, aqui não tem lenga lenga, tudo se desenrola rapidamente, e não temos muito tempo de se apegar a um único personagem e nem de conhecê-lo profundamente, mas acredito que isso é feito gradativamente nos livros anteriores.
A história é narrada em 1ª pessoa, intercalando entre África e EUA, não caindo na monotonia, sempre mantendo um ritmo eletrizante.
Como Alex Cross é uma série, e esse não é o primeiro livro, é claro que alguma coisa ficou vaga pra mim, como por exemplo um conhecimento sobre a personalidade de Cross, e quem é Kyle Craig que é citado rapidamente nesse livro, mas pelo final percebi que ele é uma presença assustadora e constante na vida de Alex , mas o porquê eu não sei.
Mas apesar disso Alex Cross me impressionou com sua sagacidade, dedicação e destemor, com certeza quero ler mais sobre ele.
Avaliação:
interessante ver a versatilidade do autor, seus suspenses são muito bem conhecidos e admirados!
ResponderExcluirainda não li pelo tema não me atrair, mas para quem curte é um prato cheio
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oie Paula =)
ResponderExcluirInfelizmente a minha única experiência positiva com o James Patterson, foi em "O Diário de Suzana para Nicolas", os demais livros dele que li quase beiram ao desastre rs...
Quem sabe eu só esteja lendo o livro errado dele não é mesmo?
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Só li um livro desse autor e nem foi do gênero que ele é consagrado.
ResponderExcluirConfesso que não curti muito o livro e tenho visto umas notícias bem tensas dele por aí que me desanimam demais, rs.
memorias-de-leitura.blogspot.com
Mas olha, outra resenha desse livro. Preciso ler algo do Petterson, porque ta todo mundo falando. E policial é um dos meus generos preferidos!
ResponderExcluirBeijinhos,
Nina Xaubet
Storytime, Storyteller
Não sou muito acostumada a ler livros com esse gênero
ResponderExcluirMas sempre leio resenhas muito positivas a respeito desse livro
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Alex Cross é um personagem fantástico, assim como esse livro, apesar de ser também o livro mais forte do James Patterson que li até então. Já vi várias pessoas dizendo não ser fácil concluir a leitura, ainda que seja um bom livro.
ResponderExcluirDe qualquer forma, são mais de 20 livros da série, então cedo ou tarde você vai conhecer mais sobre a personalidade do Cross, um personagem bem complexo mesmo que a complexidade não seja uma característica do autor.
Beijos,
Ricardo - www.overshockblog.com.br
Achei interessante a premissa do livro, depois de George Martin passei a gostar desse tipo de leitura em que detalhes da realidade não são poupados, em que nem tudo pode dar certo, em que nem tudo é mágico e romântico e quem nem sempre os finais são felizes..
ResponderExcluirSou dessas que gosta mais de sangue do que romance.
hehehehe
abraços
http://estilogeek.blogspot.com.br/
Parabéns pela leitura e resenha. Apesar de gostar do autor confesso que acho essa série dele forte demais para mim. Essa questão da mulher nesses países como África, Índia, Síria, Afeganistão entre outros é triste =\
ResponderExcluirLeituras, vida e paixões!!!
Tenho livros do autor mas ainda não li, falta tempo RSrs
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Oii,
ResponderExcluirO James Patterson tem realmente uma escrita muito fluída e seu livros são recheados de mistério e ação. É o tipico autor ótimo para tirar a gente de uma ressaca.
A série Alex Cross é mto legal eu já li alguns e adorei. Alguns até já foram adaptados para o cinema. Beijos que matam é baseado em um livro da série e é mto bom.
Adorei a resenha.
Bjs
Aline Lima
http://alinenerd.blogspot.com.br/
Olha, Paty, sei lá porque eu queria ler esse livro... agora sei que não é para mim. Acho que não tenho estrutura emocional pra dar conta da leitura não... esse negócio das mortes serem terror puro e os assassinos serem crianças e adolescentes com certeza ia acabar comigo. :/ Obrigada por deixar claro o que vamos encontrar no livro.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Eu sou louca para ler essa série sobre o detetive Alex Cross,mas ela é enorme e sempre fico deixando para depois,só que cada vez que leio uma resenha como a sua fico enlouquecida de vontade de ler...
ResponderExcluirAdorei a resenha,me deixou curiosa e ansiosa...
bjsss
Bianca
Apaixonadas por Livros
Não conhecia o livro ainda... e curti a historia :)
ResponderExcluirOi Flor!
ResponderExcluirJá ouvi muito falarem desse série! Quero muito conhecer Alex!
Parabéns pela resenha! Espero logo ler e tirar minhas próprias conclusões!
Beijos
Acredita que não tenho vontade de ler essa serie. São muitos livros para comprar. E mesmo achando que deve ser muito bons, ainda prefiro os livros do Harlan.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Oi Paty
ResponderExcluirEu gosto muito de livros policiais e já lí várias resenhas positivas deste livro.
O que mais me interessou nele, foi a personalidade de Alex e como ele lida com as situações.
Dica anotada!
Super bjos
http://www.i-likemovies.com/
Oi,
ResponderExcluirEu tenho esse livro aqui, mas ainda não li.
Gosto muito dos livros de James, dessas histórias com suspense.
Conheci esse personagem de James..Alex cross no ano passado e gostei bastante do jeito que o escritor conseguiu nos envolve na história.
Beijos
Mari - Stories And Advice
Olá Paty,
ResponderExcluirEsse é o melhor livro do Patterson, muito bom, um livro de tirar o fôlego e que deve ser relido com certeza.....abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Olá, comprei esse livro porque ele estava super barato e até hoje não o li,
ResponderExcluircomprei mas porque tenho curiosidade sobre esse livro e também estou lendo
livros policiais e gostando. Mas, quando fui olhar no skoob realmente esse não é
primeiro livro e fiquei na dúvida se interferiria na leitura. Bem, pela sua resenha não
atrapalhou muito, gostei de saber que a leitura é tão rápida que não da nem tempo de
se apegar aos personagens, porque sofro muito ao final de um livro,
bjs
http://www.loveebookss.com.br/
Oi Paty, tudo bem?
ResponderExcluirO Alex Cross é super comentando por aí, mas confesso que ainda não conheço a história!
Que bom que você entendeu o principal da história mesmo não lendo o primeiro livro da série, não é? Pelo menos não atrapalhou tanto e você ficou apenas com algumas dúvidas..
E que bom também que tenha gostado da história e que pretende conhecê-lo mais (:
Parabéns pela resenha!
Beijos,
Leitora Online
Oi.
ResponderExcluirNão conhecia este livro, mas já vi outros e nem sei se vou ler. rs
Beijos
http://fernandabizerra.blogspot.com.br/
Oi Paty,
ResponderExcluirLendo sua resenha, aliás parabéns por ela que comunica de forma linda, pois você escreve com emoção e com a caneta da alma. Bom, vamos lá lendo a resenha descobri que realmente este livro não é para mim, pois tem violência demais e como você colocou é preciso ser forte para viver tais atrocidades ainda que numa obra ficcional, ou seria não ficcional? É, a loucura do cotidiano aqui e no mundo é tão intensa que penso que muitas obras são baseadas em fatos e isto me dói na alma. Assim, prefiro não investir na leitura, pois certamente me faria mal e sofreria por sempre mergulhar no mundo das personagens.
Bjs
Tânia Bueno
http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br
Oi Paty, tudo bem?
ResponderExcluirQuando eu li esse livro, fiquei muito chocada com a realidade que o James Patterson consegue colocar nas cenas. E isso só fez com que o livro ficasse maravilhoso.
Estou super ansiosa para ler os outros livros da série. :)
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Aaah eu já tinha lido pedacinhos do livro, porque eu tenho mania de pegar livros na pratilheira da (biblioteca, livraria) e ler uma pagina qualquer. Realmente acredito que essa seja mais uma historia maravilhosa em seus termos, porque conheço o trabalho do James Petterson, li o livro dele Bruxos e Bruxas e já ouvi falar muito bem dele.
ResponderExcluirOi Paty :)
ResponderExcluirQuem leu esse livro foi meu noivo (eu dei a ele de presente de Dia dos Namorados) e ele gostou tanto que começou a ler os outros livros da série e adorou!
Ele disse justamente o mesmo que vc: a leitra é envolvente e as mortes são brutais. Mas que a história é bem desenvolvida, o que me deixou bem curiosa para começar a ler.
Beijos
http://www.coisasdemeninas.blog.br/
Que bom que você gostou mesmo não sendo fã desse estilo, né? Fiquei curiosa!
ResponderExcluirBjs, Raquel.
morethanaworld.blogspot.com.br
Eu tentei acompanhar algumas séries do autor, mas somente com a infanto-juvenil consegui apreciar a maneira com a qual ele escreve. Acho que nos romances policiais ele se perde um pouco e deixa muita coisa no ar.
ResponderExcluirOi Paty!
ResponderExcluirOs livros com o personagem Alex Cross parecem ser os melhores do Patterson, tenho muita vontade de ler. Pena que são tantos livros, nem sei por onde começar.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Oi Paty :DD
ResponderExcluirAcredita que quero ler esse livro já faz um tempo, mas ainda não tive coragem de comprar? É ... bem mas depois de ler sua resenha percebi que este não é o primeiro e vou começar pelo primeiro com certeza não gosto de ficar em dúvida com alguns personagens hahaha
Adorei a resenha bem interessante e me fez querer ler mais ainda esse livro fo Patterson :D
Beijinhoss
T.P
4 You Books
Esse foi o segundo livro que li do autor, mas foi o primeiro desse gênero, o primeiro foi um romance.
ResponderExcluirConfesso que não sei em qual dos dois gêneros ele é melhor, pois amei os dois.
Amei a resenha!!!!!
Deu até vontade de ler de novo, rs.
Bjkas
Lelê Tapias
http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Não conhecia esse livro, mas parece interessante. Beijos
ResponderExcluirhttp://estudiodasamigas.blogspot.com.br/
Oii
ResponderExcluirtudo bem?
Eu tenho muita vontade de ler os livros do James Petterson
Esse me deixou muito curiosa :P Eu gosto desse gênero
Já vou anotar
Beijos
http://lendocomaolly.blogspot.com