É claro que eu não poderia deixar de conferir esse filme após a leitura do livro que tanto me emocionou e comoveu. Eu precisava verificar como ficou essa história forte e marcante nas telinhas.
O Silêncio de Melinda, é uma adaptação do livro Fale! da autora Laurie Halsen Anderson, que foi resenhado no blog está semana. Se você quiser saber mais sobre o livro, clique AQUI.
O filme começa nos mostrando Melinda, interpretada por Kristen Stewart, demonstrando sua forma de protesto, e logo de cara já sentimos o golpe pela maneira como esse trauma é mostrado.
A mãe entra no quarto no momento em ela está marcando os lábios, como tivesse costurado, a mãe se espanta, mas ignora o que vê.
Melinda está iniciando o primeiro ano, e se encontra sozinha e totalmente deslocada.
Os alunos a ignoram, ela foi abandonada pelas amigas e ainda tem um professor que adora perseguí-la(sabe aquele professor que sisma com o aluno, que pega no pé?!...pois é, esse mesmo).
A história é contada através de fashbacks, onde vemos o que aconteceu com Melinda numa festa onde estavam vários alunos e colegas, e muitos foram presos, e por conta disso ela ficou marcada, mas ninguém foi capaz de perguntar o que aconteceu.
A partir dessa festa, o mundo de Melinda virou de ponta cabeça: isolada, calada e angustiada, ela não tem com quem conversar, não tem em quem buscar apoio, começa a ir mal na escola, sua notas caem, e os pais e professores só fazem cobranças.
O filme consegue transmitir a ideia primordial do livro, o objetivo é atingido, a mensagem é passada, mas é claro, que não se compara a emoção da narrativa.
Eu não diria que trata-se de uma adaptação fiel, muitas partes de importância fundamental sobre David e prof. Freeman foram deixadas de fora, situações que ajudaram Melinda a se encontrar e dão um maior sentido a história, enquanto partes desnecessárias foram incluídas.
Como eu disse, o filme passa a ideia principal, mas os complementos dispensados dão fundamento, sustentam e servem de alicerce a trama.
Mas com certeza o filme é bom e é uma excelente forma de contemplar o que idealizamos durante a leitura.
Ah, e teve alterações, principalmente quanto ao final.
Trailer
Nossa, Paty, levei até susto com essa imagem dela com os lábios marcados, quase morri de pânico ao pensar que estariam costurados! Pode acreditar, eu já vi um maluco costurar a própria boca no meio de uma peça de teatro... não foi nada legal.
ResponderExcluirBom, pelo menos o filme manteve a ideia principal, já estou me acostumando a todas essas alterações em adaptações, e agora já entra um pouco na minha cabeça que elas fazem parte do processo.
Beijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Nem sabia que tinha filme! Mexer em algumas partes da história é compreensível, mas mudar o final é muita sacanagem!!!
ResponderExcluirA Kristen interpretou legal? O pessoal costuma reclamar da ausência de expressões dela...
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
O encaixe da Kristen na personagem foi perfeito Giu, justamente ´por essa ausência de expressões.
ExcluirBjos.
Tem um bom tempo que li o livro, foi uma das melhores leituras de 2013. Graças a você, pude lembrar que há o filme e que eu já havia cogitado assistir, mas tinha esquecido. Já dei uma olhada e encontrei ele inteirinho para assistir online e é o que farei hoje, hehe.
ResponderExcluirBeijo, Van - Blog do Balaio
balaiodelivros.blogspot.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOii
ResponderExcluirEu conheço o livro, mas ainda não li (estou com minhas leituras atrasadas) não sabia do filme, gostei da sua opinião e do trailer. Quero ler antes de assistir :p
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
achei interessante a proposta do filme, acredito que se encontrar em cartaz aqui na minha cidade vou querer ver
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi
ResponderExcluirEu vi primeiro o filme, comecei a ver sem esperar muito da história e quando terminei fiquei realmente tocada.
Agora quero ler o livro
Beijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com.br/2014/09/resenha-mulher-enjaulada-de-jussi-adler.html
Olá
ResponderExcluirEu fiquei bem curioso com a premissa do livro, então já estou curioso para ver o filme. Adicionei à minha imensa lista de filmes pra ver e um dia eu vou acabar conferindo. Acho que estou começando a enxergar adaptações de outra maneira, tentando separar as duas mídias e aprecia-las de forma igual. Se eu curtir o filme obviamente vou procurar pelo livro.
Abraço!
www.umomt.com
Olá Paty!
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar nem do livro e nem do filme. Gostei bastante de saber. Vou procurar ver o filme e tentar entender um pouco da história. Pelo que vi a Kristen continua com as mesmas expressões ou sem elas no caso, mas como você comentou pra esse papel foi perfeito.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
OLá!
ResponderExcluirNem sabia que tinha filme desse livro! E pelo jeito é bem antiguinho, né?! A Kristem está com cara de bebê! hehe
Claro que o livro é sempre melhor que o filme (salvo raras exceções), mas fiquei bastante interessada. Vou assistir!
Beijos
Amanda,
http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/
Paty lindona mudar o final e você gostou ? Ainda não li o livro nem assisti o filme, vou ler a resenha para me interar mais quem sabe eu gostei mesmo no filme sendo outro final. beijos lindona
ResponderExcluirOiii
ResponderExcluirNão sabia que tinha o filme, estou curiosa para ler o livro, mas acho que vou assistir ao filme antes. Parece ser um filme muito bom!
Beijos
http://www.sacudindoaspalavras.com.br/
Hey, Paty!
ResponderExcluirAcredita que eu não sabia que o livro possuía uma adaptação? Já li diversas resenhas positivas acerca da obra e ela já está em minha lista de futuras compras. Fiquei muito feliz ao saber que, após a leitura, poderei assistir ao filme também! *-*
Até logo,
Sérgio H.
www.decaranasletras.blogspot.com
Paty esse filme está na minha lista a tempos! Mas está em suspenso justamente por conta o livro, que eu pretendo ler antes.
ResponderExcluirGostei de saber que eles mantiveram a ideia principal e que a passaram bem. As mudanças são inevitáveis, mas espero que eles não tenham feito um final nada a ver.
Pelo que vi acima esse papel se enquadrou perfeitamente a Kristen, assim como a Bella hahahaha
Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Paty, não sabia da existência desse filme!!! Eu não sou nem um pouco fã da Kristen Stewart, mas acho que ela se adéqua a esse tipo de história. Quanto às mudanças, eu sempre considero que o filme é uma adaptação, não uma representação do livro. Não me importo com certas mudanças, contanto que façam sentido e não estraguem a essência da história.
ResponderExcluirBeijos!