Livro cedido pela editora Seguinte, selo jovem da Companhia das Letras.
Editora: SeguinteAutora: Ava Dellaira
Páginas: 344
SKOOB
O ano letivo começa e Laurel agora frequenta uma nova escola afastada do bairro onde mora, onde ela não é conhecida e não sabem o que aconteceu em sua família e nem o que ela passa no momento, assim não haverá perguntas, não haverá piedade e ela será tratada normalmente.
E como tarefa de casa, ela tinha que escrever uma carta para alguém que já tivesse morrido, e então ela começa sua tarefa e escreve não apenas uma carta, mas várias e para celebridades.
E é através dessas cartas que a história é desenvolvida, é através delas que Laurel conta sua vida na atualidade e no passado, seus dramas, medos e insegurança, conhecemos sua família, sua infância, seu relacionamento com a irmã, as novas amizades, e o seu primeiro amor.
Todos essas cartas são escritas para celebridades já falecidas, como: Judy Garland, River Phoenix, Amy Winehouse, Janis Joplin, Kurt Cobain, Jim Morrison e eles tem algo em comum entre si: todos eram atormentados por seus fantasmas.
"Mas, na vida, a gente nunca tem certeza do que vai acontecer, mesmo que planeje tudo." pág 38
A princípio eu não entendi o que as cartas queriam dizer, não conseguia assimilar, não conseguia fazer uma relação lógica das cartas com as celebridades e May, parecia que nada fazia sentido, até que um click e uma luzinha se acendeu: nada é em vão na narrativa, compreendi o raciocínio e a mensagem oculta....Ava Dellaira foi muito perspicaz e habilidosa.
Nas cartas encontramos pontos em comum entre a protagonista e a personalidade célebre a quem a carta é destinada, e enquanto Laurel se questiona sobre a morte dessas celebridades ela tenta criar coragem para falar e revelar o que aconteceu que provocou a morte da irmã.
A autora conduziu a narrativa até o clímax da história de maneira delicada, instigante, emocionante e de forma bem poética, só achei que teve muita enrolação, e quando chegou no ponto principal, aconteceu tudo rápido demais.
Laurel é bem infantil, com atitudes imaturas, mas pra mim foi completamente compreensível tais comportamentos devido a total falta de estrutura e apoio, afinal, ela perdeu a única pessoa da família com quem ela podia contar em qualquer circunstância, aquela que ela considerava única e perfeita #SQN(foi essa questão de descobrir quem realmente era May e o que tinha por trás de sua morte que me prendeu). Laurel está tentando se descobrir, se conhecer, está a procura de sua individualidade, e é nessa parte que o leitor precisa ter um pouco de paciência, caso contrário, vai acabar achando a personagem irritante.
Os personagens secundários são bem superficias, eles até tinham uma história a ser explorada mas isso não foi feito, e o romance de Laurel com Sky é inconsistente, não me convenceu.
E aqueles pais, o que foi aquilo?! É desconcertante ver atitudes tão individualistas.
O enredo envolve várias questões como suicídio, alcoolismo, homossexualismo, problemas familiares, porém, essas situações não foram bem aproveitadas.
A diagramação do livro é ótima, fonte e espaçamento agradáveis a leitura, e a capa linda é soft touch, eu não tenho nada contra.
Ressalvas à parte, eu gostei da leitura, foi interessante, valeu à pena.
Abaixo alguns artistas citados, para saber mais sobre ele, basta clicar na imagem.
Amy Winehouse |
Janis Joplin |
Kurt Cobain |
Judy Garland |
Jim Morrison |
River Phoenix |
Avaliação:
curti muito beijos
ResponderExcluirlivro-azul.blogspot.com.br
ja estou seguindo :)
Oi, Paty! "Cartas de Amor aos Mortos" é um livro que tem chamado muito minha atenção ultimamente. Sua resenha foi mais uma (das que eu li) que me fez querer ler o livro logo! Espero de fato conseguir lê-lo! Adorei sua resenha! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
eu tinha uma outra visão do livro, até mesmo meio preconceituosa, mas a proposta é bem legal!
ResponderExcluiracho que leria, só que não nesse momento
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi Paty! Sabe que li várias resenhas deste livro mas acredito que a sua tenha sido a mais sincera de todas. Eu estava querendo ler o livro mas a forma como você colocou me faz pensar muito sobre o que esperar. Não aquela coisa dramática de dor e peso, mas algo mais infantil da personagem.
ResponderExcluirÓtima resenha.
Beijos
Greice Negrini
Blogando Livros
www.amigasemulheres.com
Oi Paty, mais uma ótima resenha sua;
ResponderExcluirEu não sei te dizer o motivo, mas ainda não me senti fisgada por este livro. Já tenho ele anotado e de repente algum dia desses resolvo comprar e conferir.
Beijos
Lia Christo
www.docesletras.com.br
Oi!
ResponderExcluirAinda estou na dúvida se quero ou não, ler esse livro.
Já vi algumas resenhas negativas, mas a sua me deixou curiosa com a história.
Beijos
Construindo Estante || Facebook
Oi Paty!
ResponderExcluirEsse livro tem sido tão bem comentado que é impossível não ter uma certa curiosidade em ler.Achei a temática ótima e a autora parece tocar no assunto morte com uma delicadeza enorme. Tenho certeza de que vou gostar demais da história.
E essa playlist está perfeita. <3
Beijos
Coisas de Meninas
Oi, Paty.
ResponderExcluirLi diversas resenhas sobre esse livro; assim como vi um vídeo do Cabine Literária e cada vez que eu vejo perco o interesse que tive ao ler a sinopse e ver a capa. Acho que se eu ler vou odiar (ou amar, as coisas podem nos surpreender, né?).
De qualquer forma não pretendo ler.
bjs
~ Cantar em Verso
Quero muito ler esse livro, a cada resenha fico mais curiosa, não sabia que o livro tinha uma trilha, vou escutar.
ResponderExcluirmomentocrivelli.blogspot.com.br
Paty, tudo joia?
ResponderExcluirAinda não li o livro e também não tinha lido nenhuma resenha antes da sua. Quando vi a divulgação dele na internet fiquei curiosa, até porque achei essa capa fantástica, linda.
Agora preciso ler. Fiquei curiosa a respeito de tudo, quero muito o livro e anotei o nome aqui na lista de desejados. Obrigada pela resenha e dica de leitura.
Beijos
Viviane
Razão e Resenhas
Oi Paty, tudo bem?
ResponderExcluirEu gosto muito de cartas, e já vi filmes explicando que ajuda muito escrever em um diário quando você está encontrando problemas emocionais. Acho que o "diário" dela foram essas cartas. Elas acabaram sendo a terapia que ela precisava. mesmo com as ressalvas, gostei da história.
A dica já estava anotada, já tinha lido algumas resenhas antes.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Paty lindona estou muito curiosa com relação a esse livro, estou com ele no Kobo para ler. li alguns pontos negativos outros positivos e vou ler para deixar minha opinião , a sinopse em si já chama muito atenção, espero que o livro corresponda as expectativas. beijos
ResponderExcluirOla queridaaaa
ResponderExcluirtudo bom?
entao nao faz meu tipoo de leitura,mais vale ressaltar que sua resenha foi bem legal,despertando assim a vontade de ler o livro mesmo nao fazendo meu tipo de leitura
Gostei de varios topicos dentre eles a incerteza do que ira nos acontecer...
bjs querida
www.zilandramakes.com.br
Oi xará! ;P
ResponderExcluirEstou curiosa pra ler este livro... estou com algumas ressalvas, já que esta não é a primeira resenha que leio e que apresenta muitos "probleminhas" na narrativa... mas a premissa das cartas parece interessante assim mesmo! Vou com menos expectativas para a leitura, quem sabe assim eu possa curtir mais a obra...
Bjus, adorei a resenha!
Paty Algayer - Loucuras da Paty
Quero muito ler esse livro e sua resenha só me deixou com ainda mais vontade. Adorei os extras que você adicionou, colocando a playlist e citando os famosos com os links para visitarmos.
ResponderExcluirÉ a minha primeira vez aqui no blog e fiquei com uma ótima impressão, gostei tanto do conteúdo quanto da aparência. Layout lindo demais! Parabéns =)
Eu quero ler esse livro, mas não é algo que seja uma necessidade. Vou ler mas depois que aparecer alguma promo bem legal dele hehehe.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Nossa eu amei...
ResponderExcluirNão conhecia, mas agora preciso desse livro =O
Bjsss
www.satisfahsionbrazil.com
Oiee Paty ^^
ResponderExcluirEu simplesmente AMEI esse livro! Achei tão maravilhoso ♥♥♥ Sempre dava umas paradinhas para pesquisar as músicas e citações da protagonista, nunca tinha feito isso antes *-*
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Olá
ResponderExcluirJá li diversas resenhas do livro pela blogosfera e elas me convenceram que o livro era bom, então já o adicionei à minha lista da Zona de Conforto, um projeto que pretendo fazer no ano que vem. Só não curti saber que ela é infantil em suas atitudes além dos outros personagens estarem ali só de enfeite sendo superficiais. Gosto também de algumas das personalidades a quem ela direciona suas cartas.
Abraço!
www.umomt.com
Olá
ResponderExcluirEu tenho o livro, ganhei de uma amiga pq queria mtmtmt depois de ver a capa e tudo mais, mas assim como a sua resenha, vi outras que não gostaram taaaaaaanto assim do livro, então estou com um pé atrás.
Ótima resenha
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-extraordinario-r-j-palacio.html
Olá
ResponderExcluirDesde o lançamento estou flertando com esse. Sou muito fã de vários destes artistas e adoraria enviar uma carta para eles kkk. Parabéns pela resenha.
Abraços
estantejovem.blogspot.com.br
Olá,
ResponderExcluirQue pena que a personagem é imatura, e os personagem secundários sem personalidades, mas mesmo assim acho que deve ser uma história gostosa de se ler , principalmente pelas referencias e os temas bordados.
Att,
decaranasletras.blosgspot.com
Oi Paty, tudo bem? Tenho visto várias resenhas desse livro e confesso que estou morrendo de vontade de ler. Desde o início fiquei curiosa com o que as cartas tem a ver com a história de Laurel e sua relação com May, acho que é interessante como a autora abordou esse paralelo. Não costumo gostar muito de livros narrados em forma de cartas, mas acho que irei gostar desse. Pena que a autora não abordou alguns assuntos e deixou alguns personagens sem aprofundar.
ResponderExcluirAdorei a resenha!!
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Oii,
ResponderExcluirEu acho que sou a unica que ainda não li esse livro. Me interessei primeiramente pela capa, depois pela sinopse agora por todas as resenhas lindas <3 <3
Quero muito ler.
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Paty, vc não é a primeira pessoa que eu vejo falando que demorou um pouco a compreender a intenção da autora com as cartas. Que bom que depois de um tempo conseguiu entender e captar o sentido. Acho que essa infantilidade da protagonista vai me incomodar um pouco, mas na verdade meu maior receio é não ter identificação com os "mortos" do livro, não sou fã de nenhum deles. rs
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Oiiii
ResponderExcluirDesde o lançamento, fiquei mega curiosa sobre esse livro. A capa e a premissa chamaram muito a minha atenção, e sua resenha foi mais uma que fez com que eu ficasse com mais vontade de lê-lo.
Beijos
http://www.sacudindoaspalavras.com.br/
Que legal fiquei muito curiosa na historia
ResponderExcluirja entrou para minha listinha rs
Beijos www.jessicarcoelho.com
Não sei se é o tipo de livro que eu ia amar RSrs mas interessante ;) Gostei da resenha.
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Oi Paty, concordo com quase tudo que você disse, vi as cartas dessa forma também. Só não achei que teve enrolação nem que depois aconteceu tudo rápido demais. Para mim, as coisas aconteceram na hora certa. Me envolvi muito com o livro, a narrativa é mesmo delicada, instigante e emocionante. Beijo! Ju - Entre Palcos e Livros
ResponderExcluirOi Paty,
ResponderExcluirExcelente resenha. Não li ainda o livro, mas pretendo. Acho que o que as cartas tentam mostrar é uma espécie de ligação de cada uma das celebridades mortas, incluindo a protagonista. Deve haver algo que os una.
bjs
www.navioerrante.blogspot.com.br
Hey, Paty!
ResponderExcluirEstou louco para ler esse livro desde o lançamento. Fiquei meio triste ao saber que a personagem principal era imatura, mas mesmo assim ainda NECESSITO do meu exemplar, haha! Espero adquiri-lo em breve :3
Até logo,
Sérgio H.
www.decaranasletras.blogspot.com
Oi, Paty
ResponderExcluirTambém já li e concordo com a eferverscência da escrita da Ava em relacionar a perda, May, o sofrimento de Laurel e a vida da personalidade numa única carta! A Laurel me irritou no começo do livro por ser muito imatura e ter comportamentos equivocados, mas quando olhamos ao redor e vemos a ferida aberta em seu peito, não tem ficar indiferente.
Gostei demais do livro e vou tentar publicar a resenha logo! rs
Abraço
Adriano
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/
Oi Paty,
ResponderExcluirJá li tantas resenhas do livro, que fico pensando quando vou ler esse livro, gostei da sua resenha, por mostrar alguns dos famosos citados, nem todos os conhecem não é mesmo? Acho que preciso comprar esse livro imediatamente né?
Parabéns pela resenha Paty, só me fez querer ler ainda mais esse livro.
Mayla
Oi Paty!!
ResponderExcluirAchei a proposta do enredo bem diferente, pena que a obra não alcançou todo o seu potencial, mas mesmo assim o livro parece interessante. Amo o Jim Morrison, na minha adolescência eu escutava The Doors à exaustão!!!
Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *
Oi, Paty!
ResponderExcluirEstou louca em Cartas de Amor aos Mortos desde o lançamento! A sua resenha está ótima - como sempre (: e me fez ter mais vontade ainda de ler o livro. Espero poder ler em breve, e espero gostar da leitura.
Beijos!
A cada resenha que leio do livro, fico cada vez mais curiosa, estou louca para ler ele <3
ResponderExcluirBeijos e te espero no meu blog, seguindo.
http://leit0res.blogspot.com.br/2014/10/novidade-literaria4.html
Oiii Paty, tudo bem? Ainda não li esse livro, mas estou muito curiosa. Achei a premissa bem diferente e tbm queria saber mais sobre a irmã da menina. Gostei da sua resenha, como voce destacou os pontos positivos e negativos.
ResponderExcluirBeijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Oi Paty :)
ResponderExcluirO livro tem me chamado bastante atenção, mesmo com algumas resenhas negativas, a sua faz eu ter mais curiosidade
http://contodeumlivro.blogspot.com.br/
Paty, estou com esse livro no Kindle, ainda preciso conferir. Sua resenha me deixou mais pé no chão com relação ao livro, mas não tirou minha vontade de lê-lo. Pretendo fazer isso em breve e te falo o que achei.
ResponderExcluirBeijão!
Oi Paty!
ResponderExcluirAmei a trilha sonora, não tinha visto ainda!
Eu amei esse livro, esta relação que a autora fez com os famosos foi realmente como vc disse habilidosa, e tb fui compreensível com a Laurel, por tudo que você disse, adorei o livro também e a diagramação? Perfeita né?
Bjos!
www.leituravipblog.com
Nossa, todo mundo ta amando esse livro, até estranhei porque essa é a primeira resenha que leio com algumas ressalvas. Eu quero ler porque tem uma carta pra um autor que amoo e quero saber o que a protagonista dirá pra ele. A minha colunista também amou então vamos ver se quando eu ler vou ser mais como ela ou você. kkkk
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Oi Paty, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que eu li bem por cima a resenha do livro porque estou louca para comprá-lo e vou aproveitar meu dia dos professores para fazer isso. Mas assim que lê-lo, volto para comentar certinho.
Beijo
Amei a resenha!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas já tô doida pra ler. ^^
Beijo
http://canastraliteraria.blogspot.com.br/