07 fevereiro, 2015

Resenha Magisterium: O Desafio de Ferro

"Você pensa que conhece magia? Pense de novo."

Comprar


Desafio de Ferro é o  primeiro livro da série Magisterium, composta por 5 volumes escritos pelas autoras Holly Black e Cassandra Clare.
Já conhecia a Holly de Boneca de Ossos, mas foi meu primeiro contato com Cassandra. E posso dizer que a parceria foi perfeita, além do enredo contagiante não há indícios de que o livro foi escrito por uma dupla.

Callum Hunt ou Call, perdeu a mãe ainda bebê numa luta entre magos poderosos, e como consequência dessa batalha ele teve sua perna gravemente ferida.
Call vem de uma família de magos, mas seu pai Alastair, nunca incentivou o desenvolvimento desse dom no menino, e ele tinha um propósito com isso.
Tudo o que Alastair queria, era que ele fosse reprovado na prova do desafio de ferro, e orientou o menino a não se dedicar e nem dar muita atenção às atividades propostas, mas nem toda orientação do pai, e trapalhadas de Call foram suficientes para livrá-lo de frequentar a escola de magia. 

Mesmo aparentando não ter habilidades, com as notas mais baixas, Call foi escolhido e levado contra vontade. 
Mas porque os magos superiores faziam questão que Callum estudasse magia?

Após passar pelo desafio de ferro, Call vai para o Magisterium, uma escola localizada numa caverna subterrânea e lá, além de aprender os princípios da magia ele passa a refletir sobre todas as orientações dadas pelo pai e tenta compreender o motivo por ele ter ocultado informações sobre os acontecimentos envolvendo sua mãe.

Callum acabou se deixando envolver pelas novidades, pelas novas amizades e acabou concluindo que a escola de magia não era tão ruim como o pai dizia. Mas ainda assim, Alastair insistia que Call não deveria se envolver com magia, insistia em dizer que os magos não eram exatamente o que pareciam e que o menino deveria fugir.
 Mas o que Alastair tanto temia?
 Qual o mistério que envolve Call e qual o segredo que seu pai guarda?
"A água quer fluir. O ar quer se erguer. A terra quer unir. O Caos quer devorar. Call quer viver." pág 164

Essa narrativa levanta inúmeras questões a respeito do protagonista e sua vida, e foram esses questionamentos que impulsionaram minha leitura. 
A narrativa é fluida, divertida, não é um enredo de literatura fantástica totalmente inovador mas as autoras conseguiram construir uma história incrível, trazendo a magia através dos elementos naturais, e no final a gente percebe o diferencial e o potencial do que foi criado.
Callum é atrapalhado, engraçado e teimoso, um menino que sempre foi tachado de esquisito e evitado por muitos, ele não tinha amigos.
Tamara e Aaron são os primeiros que se aproximam de Call e eles formam um trio de estudo e por fim a amizade se consolida. 
A narrativa é ambientada numa caverna que tem um rio com peixes brilhantes, elementais, estalagmites e estalactites enormes, muita magia além de um lagartinho falante e um filhote de lobo(gostei deles rsrs).


Durante a leitura foi impossível não fazer ligações com Harry Potter porque o enredo traz praticamente os mesmos elementos: um menino especial e seus 2 amigos, as aventuras numa escola de magia e o ameaçador inimigo, porém as semelhanças acabam aí, tenha isso em mente!
A trama tem seu desfecho, as questões levantadas são respondidas, mas as autoras deixaram o condutor perfeito para o livro seguinte.

Fonte, espaçamento e parte gráfica, como todo livro do selo #irado esse também está arrasando, as ilustrações no início de cada capítulo se referem ao que está por vir, e ainda traz os símbolos dos elementos da magia.
Magisterium-O Desafio de Ferro -

Com certeza eu indico a leitura desse livro pra quem gosta de literatura fantástica infantojuvenil, pra quem gosta de aventura, de algo mais leve.
"Quanto mais você souber sobre o mundo mágico, mais será atraído por ele..."pág 192

Avaliação:





Autoras:



Cassandra Clare nasceu em uma família americana no Teerã, Irã e passou grande parte de sua infância viajando pelo mundo com sua família, incluindo uma caminhada pelo Himalaia quando criança, que foi quando ela passou um mês vivendo na mochila de seu pai. Antes dos seus dez anos de idade ela morou na França, Inglaterra e Suíça. O fato de que sua família se mudava muito, ela encontrou familiaridade nos livros e estava sempre com um livro debaixo do braço. Ela passou seus anos de escola em Los Angeles, onde ela costumava escrever histórias para divertir seus colegas, incluindo um romance épico chamado "The Beautiful Cassandra", baseado na homônima história de Jane Austen.
Após a faculdade, Cassie viveu em Los Angeles e Nova York, onde trabalhou em várias revistas de entretenimento e até mesmo em alguns tablóides bastante suspeitos, onde ela relatou sobre a viagem ao mundo de Brad e Angelina e as avarias do guarda-roupa de Britney Spears. Ela começou a trabalhar no seu romance YA, Cidade dos Ossos, em 2004, inspirada na paisagem urbana de Manhattan, sua cidade favorita. Ela dedicou-se em tempo integral em sua ficção fantasia.
A primeira venda profissional de Cassie foi um conto chamado "The Girl’s Guide to Defeating the Dark Lord", em uma antologia Baen de fantasia humor. Cassie odeia trabalhar em casa sozinha, porque ela sempre se distrai por reality shows e as travessuras dos seus dois gatos, por isso ela geralmente se propõe a escrever em cafés e restaurantes locais. Ela gosta de trabalhar na companhia de seus amigos, que vêem que ela adere a seus prazos.
Atualmente, reside em uma antiga casa vitoriana em Nova Iorque com seu noivo, seus gatos, e lotes e lotes de livros. A triologia The Mortal Instruments tem sido citada em muitas listas de Best-Sellers.


Holly Black é uma escritora norte-americana que mora em West Long Beach, New Jersey. Ela ficou mundialmente famosa após escrever a série de livros As Crônicas de Spiderwick.
Holly Black é uma grande colecionadora de livros raros de folclore. Em seus primeiros anos de vida ela morou em uma mansão abandonada em estilo vitoriano com sua mãe, que contava a ela várias estórias de fantasmas e fadas.
Seu primeiro livro, Tithe: A Modern Faerie Tale, foi muito bem recebido pela crítica e foi publicado no outono de 2002.
A escritora só viria a ficar famosa um pouco mais tarde, com o lançamento do livro As Crônicas de Spiderwick: O Guia de Campo, primeiro livro da série As Crônicas de Spiderwick.





46 comentários

  1. Amiga sinceramente eu já tinha ouvido falar dessas semelhanças com Harry Potter e isso acabou me chamando bastante atenção. Ainda não o li, mas eu acho que o colocarei na minha lista de leitura, porque já estou ficando bastante curiosa.

    Eu adoro livros de aventura e magia.
    Espero que esse livro me surpreenda, porque eu estava com um pouco de receio de ler e pela sua resenha eu vou dar uma chance pra ele =D

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aaain Essas capas de livros me dão um certo medo ,Seila não estou acostumada a ler livros sem ser dos generos mas timidos e com capas mas .... Como digo, Mas normalzinha rsrsrs.

    der uma olhadinha no meu blog ,e siga Pelo GFC , pode ser?
    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty!

    Esse livro foi super bem falado la fora e aqui não está sendo diferente, mas como eu não gosto de fantasia não estou animado para lê-lo, ainda mais com as semelhanças com HP. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, principalmente por causa dessa premissa fantástica que me agrada bastante. Sem falar que eu adoro a escrita da Cassandra. Estou achando que irei amar.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. apesar de ser super bem comentado é um daqueles livros que nem cogito ler
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou muito curioso em relação a esse livro. Gosto muito da Holly e quero conhecer algum trabalho da Cassandra, ou seja, tenho um motivo muito interessante para querer ler o quanto antes. Provavelmente será a minha próxima leitura da NC e espero gostar tanto quanto imagino que vou gostar.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Paty! Realmente não há como não lembrar de HP, mas as autoras conseguiram criar seu próprio universo de magia e achei o resultado ótimo, eu gostei e aquele desfecho, revelando algo sobre Call foi surpreende. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Paty, apesar de Fantasia não ser um dos meus gêneros preferidos, fiquei muito curiosa sobre este livro, desde que ouvi falarem que as autoras estava escrevendo.
    Gosto das duas, e lendo sua resenha da para perceber que a parceria deu certo.
    Este já está na minha lista de futuras aquisições.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Paty..
    Confesso que não tenho muita vontade de ler este livro.
    Eu gosto de fantasia, mas não sei, não bateu química..rs
    Mas gostei de saber sua opinião, e que bom que gostou tanto.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Como fã de literatura fantástica que sou, confesso que a cada resenha que leio de Magisterium, minha vontade de lê-lo aumenta cada vez mais. Quero muito conhecer a história de Call e o mundo de magia em que ele vive.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. OOoi Patty,

    Eu vi mesmo uma resenha sobre esse livro comparando com HP e como não li ainda o HP (pq já assisti o filme e acho que não vai ser a mesma coisa) fiquei bem interessada.
    Gostei da sua resenha, acho que são duas ótimas escritoras e a obra deve ter ficado ótima. Gosto do tema, assim que conseguir vou comprar e dar uma chance a leitura.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Paty lindona sou fã de carteirinha da Cassandra , amo seus livros, e já estou com Magisterium em casa o livro 1 , ainda não li, e lendo sua resenha ela continua a encantar com seus livros, a Holly ainda não li nada dela, mas fico feliz que a parceria casou. Louca para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Paty!
    Eu também li e amei essa leitura!
    Realmente lembra muito HP, toda a magia, mistérios e o ambiente dentro da escola de magos. É impossível não relacionar. Adorei a resenha.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  14. menina eu sou mt fã das duas autoras <3 vou ler esse livro até o final do mês se der tudo certo.
    eu sou apaixonada por livros de fantasia! e se eu n correr logo daqui a pouco o segundo já foi lançado no brasil xp

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Realmente, lendo a descrição inicial do livro, é impossível não associar com Harry Potter, e confesso que a princípio isso me desanimou um pouco, pq amo HP, e não queria ver imitações, rs. Bom saber que as semelhanças acabam na superficialidade.
    Pretendo ler em breve
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ei Patty!
    este livro já está na minha estante e eu quero muito ler!
    Todas as resenhas que leio fico fascinada, ele faz bem meu tipinho!
    Fiquei cm medo de se parecer um pouco com HP por causa da escola de magia mas vamos ver né?!
    Bjos!!

    Aline praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Paty, eu não li nenhum dos livros de nenhuma das duas autoras :/ mas sei do trabalho delas, e sei que elas têm muito talento!
    Ainda lembro quando o livro foi lançado, tinha muita gente surtando por ele. Confesso que eu não tinha gostado tanto assim dele, mas a sua resenha me deixou com vontade de lê-lo. Gostei desse mistério todo que envolve a vida do protagonista!
    Bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Paty, sua linda, tudo bem?
    Eu participei do evento da editora de lançamento desse livro e me encantei na hora com o enredo. É muito parecido com Harry Potter e ao mesmo tempo é novo. E você viu que a editora liberou a capa do segundo livro? Ficou linda!!!! E na Saraiva eles vendem o livro com as pulseiras!!! Eu adoro esse selo Irado, muito difícil não gostar de uma de suas histórias. Paty, fiquei ainda mais empolgada para ler o livro depois da sua resenha. Tenho certeza de que gostarei também dessa turminha e estou super curiosa para descobrir esse mistério que o pai dele tenta esconder a todo custo. Provavelmente a vida de seu filho corre perigo!!!!
    Adorei!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Paty tudo bem, a capa desse livro é iradaaaa mesmo, mas Qdo lançou não fiquei tão interessada quanto ao enredo justamente por ter elementos parecidos com HP, mas lendo sua resenha agora e muitas outras ele me cativou, dica anotada!
    Bjkas
    DaniCasquet - Livrosajaneladaimaginacao

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Paty,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura, com as inúmeras resenhas positivas em relação a obra a minha curiosidade só aumenta....parabéns pela resenha....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Paty, adorei o enredo da história. Parece ser um daqueles livros que te prendem do início ao fim. Não costumo ler muita fantasia, mas fiquei curiosa para saber pq o pai de Call não qr q ele se envolva com magia.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, ainda não li nenhum livros das autoras, mas esta serie já esta na minha listinha de desejados, espero que as semelhanças com Hp sejam poucas mesmo e que a historia tome seu rumo próprio =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  23. Olá

    Gosto da capa do livro e pela foto que postou a diagramação tá ótima pra minha vista haha a premissa da história não é tão fantástica mas parece ser um bom livro no que propõe. Vou colocar na lista e conhecer mais dessas autoras tão comentadas e quem sabe ler até o final do ano.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Paty
    Eu adoro a premissa deste livro, mas também sinto bastante proximidade com Harry Potter, não que isso seja um defeito mas não me agrada muito.
    Eu gosto de infanto-juvenil e acho que iria gostar desse livro. Espero gostar da escrita da CC e a HB porque ainda não li nada de nenhuma delas!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Paty, tudo bem? Ao contrário de você eu já tive experiência com os livros da Cassandra com os livros de Instrumentos Mortais, mas não com a Holly Black. Achei interessante a forma como esse livro foi escrito pela duas, elas escreveram juntas, e não cada uma uma parte, por isso acho que a união ficou tão boa e não parece ter sido escrito a quatro mãos.

    Enfim, já sabia dessa semelhança por HP e acho que isso me fez ter ainda mais vontade de ler... além disso, fica aquela curiosidade de o porque o pai do Call não quer que ele estude magia e tudo mais. Adorei a diagramação!! Espero poder ler em breve.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  26. Olha, eu nao sei se compraria, mas conheço um amigo que vai gostar muito desse estilo! Estou pensando seriamente em indicar pra ele, pra depois pegar emprestado hahaha! Vi que o segundo livro ja está meio que encaminhado, mas ainda assim, cinco livros me assusta! =D

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bom?

    Estou com esse livro na minha lista de leitura e espero ter o prazer de lê-lo logo. São diversas as resenhas positivas que observei sobre esse livro, então minha vontade só aumenta. Muitas pessoas andam dizendo que Magisterium será o Harry Potter dessa nova geração... estou louco para saber se sim! Adorei saber que você gostou da leitura.

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Esse lance de que vc falou que não dá pra perceber que foi escrito por uma dupla foi comentado no Magisterium Day. Disseram que nem a mãe da Holly conseguiu identificar as partes da filha e as da amiga. rs
    Eu optei por não ler porque é fantasia, mas a Jaque gostou. Ainda bem que as semelhanças com HP são poucas e o enredo conseguiu inovar.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  29. Paty, eu amo literatura fantástica infantojuvenil, e esse livro estava quase sendo lido, mas aí veio a Bienal e com ela minha antipatia pela cassandra. Simplesmente não consigo nem olhar pra nenhum livro dela, espero que um dia isso passe, porque preciso terminar as outras séries dela e ler essa. Que bom que o livro tem um bom desfecho, e mesmo assim foi deixado um gancho legal para o livro seguinte. Pretendo ler, mas não sei quando será possível.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  30. Oi Paty!!!
    Estou louca para ler esse livro, vou pegar ele logo logo!
    Parece muito bom, quero ver essas semelhanças com HP, espero que sejam semelhanças positivas, hehe. Amo literatura fantástica e acredito que irei gostar desse livro!
    Beijokas ^^

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  31. Oi Paty,

    ganhei o livro em um amigo oculto de natal, mas ele ainda não sai da estante. A Dre do Livros e Chocolate Quente gostou bastante do livro e ela também fez essas comparações com HP. Isso já me deixa com implicância porque HP é HP. Mas, vamos ver se leio em breve

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi flor, tudo bem???

    Mesmo amando a Cassandra eu jamais tive vontade de ler esse livro, primeiro porque achei ele fantástico demais... porque eu simplesmente não sou muito de ler esse tema... porém a sua resenha me apresentou algo diferente... e confesso que fiquei bem interessada na leitura dele... os elementos apresentados, esse quote maravilhoso... fiquei bem curiosa pela narrativa... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  33. Oi Paty, tudo bom?
    Eu não leio muitos livros fantásticos, mas gostei da premissa desse livro. Realmente comecei a pensar em HP no início da resenha, mas acredito que essa série tenha seus próprios elementos especiais. Como é uma série de 5 volumes, talvez eu espere o lançamento de três títulos no Brasil para começar a ler.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi, Paty.
    Eu também já li O Desafio de Ferro e confesso que, apesar de eu ter gostado, não foi tudo o que eu esperava que fosse. A narrativa é gostosa, alguns personagens são legais de acompanhar, mas achei a mitologia um pouco limitada, sabe? Além disso, em alguns momentos eu achei a história bem monótona. Não vou criar tantas expectativas pelo The Copper Gauntlet como criei pelo The Iron Trial, mas a única coisa que eu espero é que as autoras acrescentem mais elementos à história, que deem um upgrade na mitologia.
    O ponto alto foi o desfecho, sem dúvidas.

    Beijo,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi, Paty! Este livro parece ter aventura e mistério na medida certa. Além disso, só tenho ouvido comentários positivos a respeito. Estou muito curiosa para conferir a obra :) Li alguns livros da Cassandra e gostei do estilo de narrativa. Que bom que você achou que a parceria com a Holly Black deu certo. Espero que os próximos continuem tão bons quanto este primeiro parece ser. Também me apaixonei pela edição <3 logo pretendo adquirir. Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  36. Desse selo Irado da NC, são poucos os livros que me chama atenção, Esse esta me conquistando através das resenhas e agora ganhou alguns pontos a mais eu saber que lembra de certo modo HP. Mas ao mesmo tempo fico com pé atras, já tive contato com Holy Black e não gostei do livro, até abandonei. Já Cassandra não me ganhar com a série dela, ai dificulta e muito né?!
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Olá Paty! Tudo bem?
    Eu sempre vejo comentários bons a respeito dessa obra,mas eu ainda não me sinto confortável para lê-la até porque temos continuação e até a NC lançar eu já esquecerei boa parte da trama kkkkkkk Vou esperar ser lançado todos os livros possíveis para quem sabe me animar a ler.
    Ademais,sua resenha ficou encantadora,conseguiu convencer os leitores a lerem o/ Parabéns!!!
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir
  38. Oii, tudo bem?
    Eu sempre estou vendo alguns comentários a respeito desse livro, eu vou admitir que não me chamou muito a atenção, mas pode ser que eu o leia um dia pois gostei muito de Harry Potter e ele parece seguir mais ou menos na mesma linha.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Estava na dúvida se lia ou não o livro, mas dps da resenha decidi que vou ler.... vc sabe qntos livros a série terá?

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua pergunta só comprova que você não leu nada.

      Excluir
  40. Paty,

    Quando eu soube do lançamento desse livro fiquei morrendo de vontade de ler. Eu amo Harry Potter e o fato do livro falar sobre uma escola de magia me deixou com a pulga atrás da orelha. Infelizmente o livro não aconteceu pra mim, não consegui concluir a leitura e acabei abandonando. Sabe quando você lê e a leitura não rende, não consegui me envolver com o personagem nem gostar da narrativa das autoras. Enviei o livro ao meu resenhista e ele amou. O problema com toda certeza foi comigo, o livro deve realmente ser bom.

    Abraços quentinhos!

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  41. Me interessei por esse livro desde que soube que iria ser publicado, a capa é linda e eu preciso ler algo da Clare né!? Ao ler sua resenha também estava comparando a história com Harry Potter, mas, graças a Deus, as semelhanças pararam em certo ponto e fiquei feliz por não me deparar com uma espécie de plágio! haha
    ótima resenha!
    Abraço!
    Visita lá o Bookmore

    ResponderExcluir
  42. Mesmo tendo o livro na estante, ainda não o peguei para ler. Já li outras resenhas que também indicavam o livro, os elementos citados por você, realmente chamaram minha atenção, acho que já esta mais do que na hora de eu ler Magisterium, espero gostar bastante. Livros nessa tematica é quase impossivel não lembrar de HP, mas espero que as semelhanças sejam poucas, pois inovação é a chave para um bom livro. :)


    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  43. Oie tudo bom?
    Já vi várias resenhas deste livro e como minha listinha de "livros para comprar" está enooorme, terei que esperar um futuro próximo para compra-lo e finalmente matar a minha curiosidade para ler este livro.
    Beijos

    http://www.cantodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oi!
    Estou super curiosa para ler o livro! Adoro HP, e tenho certeza que vou gostar bastante de qualquer coisa que se assemelhe ao seu mundo!
    Eu já gosto da escrita de Clare e tenho certeza que vou me encantar pelo mundo de Magisterium! :)
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  45. Oi paty!
    Olha eu curti o livro, mas esperava MUITO mais.
    Sou apaixonado pelos livros da Cassandra, e o que eu li da Holly curti bastante tbm! Esperava algo mais sólido eu acho... e achei a história um tanto quanto previsível, mesmo sendo infantojuvenil.

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥