"...a felicidade por acaso tem preço?"
Autora: Leila Sales
Editora: Globo Livros
Ela é uma menina autêntica, com gosto peculiar, seu diferencial é sua personalidade, só que ela não se dá conta disso, acha que pra agradar, se enturmar, fazer amigos, precisa seguir um padrão imposto e no qual a grande maioria segue fielmente. Ela se sente deslocada por isso.
No seu primeiro dia de aula ela tentou parecer mais descolada, com um look diferente do que estava acostumada a usar, pronta para interagir e mostrar que a Elise antissocial tinha ficado para trás.
Mas a experiência no dia a dia deixou claro que nenhuma revista ou blog seria capaz de explicar ou ensinar como realmente funcionavam as coisas, era preciso vivenciá-las, ela precisava aprender a se defender, a não ter medo de falar o que sente ou pensa, só assim ela começaria a se sentir menos isolada e ter menos autopiedade. Assim ela mostraria quem era, todos saberiam de sua existência.
Elise é filha de um músico decadente, ela cresceu acompanhando o pai em shows, e foi a música que trouxe mudanças pra sua vida.
Solitária e ignorada, ela gosta de correr durante a madrugada pra extravasar, e foi assim que ela conheceu Pippa, Vicky e a boate Start. E como consequência dessa combinação, conheceu o DJ Char.
À partir daí, ela se descobre e se permite, mas até isso acontecer muita água rola nesse caminho, namoro, amizade, brigas, desentendimentos, supresas... vocês precisam ler e conferir.
"Às vezes, temos aqueles dias em que tudo dá errado. Mas, às vezes, alguma coisa pode dar certo da maneira mais inesperada possível."A autora descreve com propriedade as cenas de bullying intensificando toda angústia e desprezo sofrido por Elise.
O enredo não é de alto teor emocional, mas tem sua carga dramática.
Narrado em primeira pessoa, sentimos toda pressão e isolamento da protagonista.
Elise é muito passiva, não reage às intimidações e se sente completamente inferior como todo aquele que é vítima de zombaria e ridicularização.
Os personagens secundários tem papel de igual importância no desenvolvimento do enredo e na vida da protagonista.
Não é um tema inovador, muito pelo contrário, o enredo aborda o bullying e como consequência o suicídio, um assunto muito popular mas que ainda merece muita atenção e destaque.
Não encontrei um diferencial nessa trama, não vi inovação e profundidade na abordagem do assunto(então apesar de um tema denso a história se torna bem leve)...enfim, não consegui me conectar com com a história, mas tenho consciência que não sou o público alvo.
Com certeza, ele vai causar um maior impacto num público jovem/adolescente, ainda nessa fase de ensino médio, por se identificarem mais com as situações retratadas.
Outra coisa que quero explicar aqui, é quanto ao título, existe uma grande diferença entre A Playlist da Minha Vida e o original This Song Will Save Your Life. Não costumo ler sinopses e minhas escolhas são praticamente pelos títulos, e o nosso título passa uma ideia bem diferente do título original. Esse com certeza foi um fator que atrapalhou minha leitura, porque eu tinha uma coisa diferente em mente....enfim, isso é uma questão minha, foi uma reação pessoal, mas senti necessidade de contar.
O livro traz várias referências musicais no desenvolvimento do enredo e trechos no início de cada capítulo.
Abaixo tem a trilha sonora completa, contendo as músicas que dão início a cada capítulo e as que aparecem no decorrer da história.
O Clube do Livro da Liga é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem. Nós Somos: Arquivo Passional| Entre Palcos e Livros | Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros Meu Mundo | Meus Livros Preciosos | MoonLight Books | Prazer, Me Chamo Livro | Revista SA | Segredo Entre Amigas | Seguindo o Coelho Branco | Todas as Coisas do Meu Mundo
Vamos sortear 3 exemplares do livro, participem!!!
a Rafflecopter giveaway
ATENÇÃO:
1. O participante deve ter endereço ter entrega no Brasil;
2. Fazer um comentário sobre a resenha;
3. A promoção começa dia 23/03 e termina dia 19/04;
4. Perfis fakes ou criados exclusivamente para promoções serão desclassificados;
5. O sorteado receberá um email e terá 48 horas para respondê-lo. Caso não seja respondido, será feito um novo sorteio;
6. O livro será enviado em até 30 dias, após o recebimento do email com os dados do vencedor;
7. Não nos responsabilizamos por danos ou extravios dos correios, nem pelo segundo envio em caso de devolução por erro nos dados informados ou entrega sem sucesso.
Boa Sorte!!!
Oi Paty
ResponderExcluirO título desse livro me lembrou ode um outro que tem uma temática bem mais leve e até ler a sinopse desse aqui achei que ele seguia pelo mesmo caminho.
Gosto de livros sobre temas polêmicos e que precisam muito ser debatidos como bullying, por exemplo, mas são poucos livros sobre o assunto que conseguem chegar até os sentimentos do autor. Na verdade de todos que eu li lembro apenas de um que conseguiu realmente me tocar.
Acho que leria esse livro num momento em que estivesse em busca de uma leitura leve e ao mesmo tempo com uma temática relevante. Dica anotada.
Beijos
Mundo de Papel
Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, curto muito história que abordou o tema bullying e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história, gostei muito da playlist
ResponderExcluirOie, Patty!
ResponderExcluirEu tenho uma ligação enorme com músicas, então, sempre que pego um livro que tem uma playlist fico mais ligada ao livro. Pena a tradução do título não ter sido a melhor.
Agora, o triste é a história não possuir um grande diferencial, já que o tema é meio comum.
Bjus
Letras & Versos
acho a proposta inusitada e portanto me deixa curiosa! espero me surpreender com uma boa trama! Gostei da proposta e não é segredo que eu adoro um livro com uma pegada mais jovem, pois sei que faz pouco tempo que sai da adolescência, mas é que me da uma nostalgia boa quando leio um livro com essa pegada
ResponderExcluirQuando der, de uma passada no blog, adorarei sua visitinha!
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Acho engraçado, esse é o segundo livro que vejo com "playlist" no título. Fico notando essas coisas, sabe? Como os autores vão se renovando e vão surgindo elementos atuais nas histórias (como é o caso da playlist, que há alguns anos nem existia). Hahahah
ResponderExcluirUm beijinho,
Mona
www.literasutra.com
Ah, essas traduções de títulos sempre nos pegam de surpresa! Acho que um livro que fala sobre rotina escolar tem de saber dosar bem as passagens mais difíceis, como bullying, por exemplo, já que é uma oportunidade de se discutir o assunto com quem potencialmente pode estar passando por ele ou o presenciando.
ResponderExcluirAcho que já passei da faixa etária do livro, mas até que o leria.
Oi! ^^
ResponderExcluirApesar de não estar mais na adolescência, quando o assunto é bullying lembra bem a minha. Por sorte naquela época não havia violência física, mas a violência psicológica consegue ser por vezes bem pior. Acho que me identificaria totalmente com a personagem porque assim como ela também tentei me enturmar, sendo quem eu não sou, e acabei falhando nisso e me isolando.
Fiquei com vontade de ler esse livro. Não que eu queira reviver lembranças daquela época, mas talvez esse livro me faça ver algo que não vi. Talvez haja mais a entender.
Beijusss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
Olá!
ResponderExcluirÀ primeira vista imaginei que o livro fosse uma coisa bem diferente do que parece ser.
Pensei que o livro fosse ter uma carga emocional bem mais intensa. Apesar de um tema interessante, acho que não leria o livro, mesmo não sendo o público-alvo do livro, até leria, mas esse realmente não me chamou atenção. Ainda depois de ler na sua resenha que a trama não teve nenhum diferencial em sua composição...
Beijos
Li
literalizandosonhos.blogspot.com.br
Oiee
ResponderExcluirJá ouvi falar muito deste livro e sempre falando bem, agora vou tentar a sorte quem sabe assim finalmente leia o livro rsrs
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Oie!
ResponderExcluirPara quem curte leituras mescladas com músicas, deve ser uma boa pedida.
Bj!
http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/
Oi Paty, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro e esse título realmente me fez pensar que o tema do livro seria outro. Apesar de ser um assunto já muito abordado em livros, o Bullying é sempre um assunto que acho interessante em livro, visto que é algo tão comum nas escolas e na vida.
Achei muito bacana o livro trazer várias músicas, e alguns personagens terem ligação com o mundo da música, que é algo que amo.
Beijos ;*
http://www.livrosesonhos.com/
Oi Paty,
ResponderExcluirAinda não tinha ouvido falar desse livro, mas gosto do gênero. Adorei sua dica e espero ler em breve :)
Beijos,
http://versosenotas.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirGostei do livro por ele trazer esse link com a música e tbm por tratar de temas que a gente não costuma ler nos livros de um modo que nos faz refletir, muito boa a resenha.
BJOS!
http://luadeneonblog.blogspot.com.br/
Oi,
ResponderExcluirÈ a primeira fez que escuto falar nesse livro, confesso que fiquei curiosa!
Bjs!
Viciados Pela Leitura
Oi Paty,
ResponderExcluirAinda não tinha lido nada sobre esse livro e pelo titulo eu imaginava algo bem diferente. Sinceramente não sei se iria gostar do livro, mas caso deicida lê-lo já tenho o nome dele anotado aqui.
*bye*
http://loucaporromances.blogspot.com.br/
Quando comecei a ler sua resenha a primeira coisa que pensei foi: esse livro não é para mim. E no decorrer da leitura fui tendo mais e mais certeza até que enfim descobri que não é mesmo, já que vc disse que ele apesar de abordar um assunto denso não tem profundidade e que provavelmente chamaria mais atenção de adolescentes. Eu ando fugindo de livros juvenis, são raros os que conseguem me interessar, então esse eu dispenso rs. Outra coisa, antes de ler sua resenha tbm tinha uma opinião diferente sobre a obra, como não li não sei dizer se é o mesmo que vc sentiu, mas eu definitivamente não quero mais ler esse livro!
ResponderExcluirOla Paty lindona tenho lido algumas resenhas desse livro e gostei da premissa do tema abordado que deve ser sempre discutido, a ponto de tentar evitarmos o Bullying. Mesclar música em cada capítulo é algo que nos envolve na leitura assim associamos a música ao livro. Já está em minha lista de desejados. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi Paty, esse livro toca em um tema que me interessa muito, e embora eu também esteja longe da idade de ser o público alvo, tenho certeza que seria uma história que me emocionaria.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
Bjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Sim, o título original é bem mais adequado mesmo... só não li com a expectativa errada, como você, porque já tinha visto o pessoal do clube comentando um pouco e aí formei uma ideia mais certa do livro. Mas curti a leitura, me envolvi bastante com o drama da Elise, apesar de também não ser o público alvo.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Olá Paty, esse livro parece ser muito bom e mesmo trazendo um tema que esta sendo muito utilizado parece ser diferente e ainda traz a musica junto com a historia e isso é uma coisa que eu adoro em livro <3
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Oi Paty, tudo bom?
ResponderExcluirEu já conhecia a capa do livro, mas imaginava uma história diferente. Talvez eu também tenha sido levada pelo título traduzido da obra. Apesar disso, ainda tenho vontade de ler por causa da playlist e por ter temas interessantes abordados no livro.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi Paty, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha. Parece com vários dos livros que estão aparecendo sobre bullying, mas realmente deve ser uma boa leitura para pré-adolescente e adolescentes, que estão vivenciando situações parecidas com a da protagonista. Não é um livro que eu leria no momento nem compraria, mas se eu ganhasse acho que daria uma chance. Gostei bastante da playlist, mas a mudança do título nos faz realmente pensar em algo diferente.
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Oi Paty, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirAinda bem que a trama é leve, pois é um assunto que misturado ao suicídio pode ficar bem difícil de ler. Você disse que conseguiremos sentir o isolamento do personagem, seus sentimentos. Eu não entendo porque as pessoas agem assim, e elas tem a consciência de que estão fazendo mal aos outros, isso é cruel. Gostei muito da autora ter colocado música no livro, acho que ajuda a nos aproximar mais do personagem. Tenho certeza de que irei me emocionar. Pena que você não se conectou tanto. Mas quero ler sim.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oiee.
ResponderExcluirNão conhecia este livro, mas confesso que já quero ler.
Gostei da trama e suicídios sempre é um tema pesado para ler, mas é algo que me chama muita atenção. Assim que tiver chance de ler vou tentar
Beijos
http://www.amorliterario.com
Olá... tudo bem minha flor??
ResponderExcluirBom muitos blogueiros tem comentado do titulo deste livro... que não condiz muito com o tema proposto e que gera uma expectativa diferente antes de iniciar a leitura... eu acho a capa bem bonita... mas não me interessei muito pela história... o enredo não é tão cativante, mesmo que eu gosto de livros que tenham o tema de música... se cair nas minhas mãos até leio, mas não é um livro que eu compraria... xero!!!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirTambém leio muito por títulos e capas, e o título brasileiro realmente passa uma mensagem diferente do original. O tema é bem batido mesmo, e como estou lendo um bem parecido, acho que não leria esse no momento.
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Paty, tive o mesmo sentimento que vc em relação ao título, e pelo que conversei com as meninas elas também tiveram a expectativa mudada por causa da capa e do livro. Eu gostei, mas não adorei, e acho que a autora não soube explorar todo o potencial da história.
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Oi Paty, tudo bem?
ResponderExcluirEu também achei que o livro tinha uma abordagem diferente por causa do título, mas agora vejo que eu estou enganada. O livro apesar de não ter um tema inovador parece ser bom. Espero gostar.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oi, Paty!
ResponderExcluirTenho lido bastante resenhas do livro (e a maioria foi do Clube rs) e todas as resenhas tem me despertado interesse, mesmo tendo alguns pontos negativos.
Livros que envolvem música sempre me chamam atenção, acho eles mais inspiradores, espero poder ter a oportunidade de ler o livro em breve :)
Beijos!
http://www.aculpaedosleitores.com/
Oi, Paty!
ResponderExcluirEu super adorei essa leitura.
Concordo com você que não somos o publico alvo e realmente não tem muita profundidade na trama, mas eu gostei justamente por ser leve, achei que a leitura fluiu facilmente.
Mas entendo que não foi um livro profundo, daqueles que nos marca e nos faz pensar e analisar a história. Também achei a diferença do titulo bem ruim, passa uma ideia totalmente diferente do que é abordado na trama.
Beijinhos
Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.
Oi Paty, tudo bem?
ResponderExcluirSei como é essa questão de não se identificar com a leitura. É chato; Gosto de livros que falem de bullying porque é um tema que merece destaque e ser combatido. Pena que o livro não tratou com a seriedade que deveria.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Olha o que me deixou com um pé atras sobre esse livro é a respeito da inovação e profundidade, visto que ele não tem, isto me deixa desanimada, afinal, mesmo o enredo tendo seus pontos bons, personagens legais, se não tem uma profundidade, acaba perdendo possíveis leitores, infelizmente, esse não é o tipo de livro que eu iria ler.
ResponderExcluirwww.daimaginacaoescrita.com
Olá tudo bem?
ResponderExcluirConheci o Clube da Liga mês passado com a Resenha de Caixa de Pássaros e me interessei bastante pelo livro, mas com esse foi diferente a história não me chamou atenção e nem o enredo livro. O tema é interessante, mas por hora eu não leria.
Abraços, Carlos.
http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/