Mais uma resenha com esse clube que gera debates e comentários que valem a pena e fazem o diferencial de qualquer leitura.
Hoje trago pra vocês um pouquinho do que rolou durante nossa leitura e conversa sobre Pequenas grandes mentiras.
Autora: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Páginas: 400
"Compartilhar é amar."
Esse não é um livro fácil de se resenhar, porque além de tentar conter toda minha empolgação já que eu favoritei o livro, todo cuidado aqui é pouco pra não soltar spoilers, esse é um daqueles livros onde os meros e simples detalhes são bem relevantes.
Sabe aqueles desentendimentos de crianças em que os pais acabam tomando todas as dores e comprando o conflito?
Foi uma briga de crianças no primeiro dia do jardim de infância que gerou todo o caos, e conforme o enredo vai se desenvolvendo vemos que algo muito maior vai sendo construído, e que o desentendimento infantil é fichinha perto do que está por vir.
Jane é nova na cidade e conheceu Madeline num acidente.
Madeline tem como melhor amiga Celeste, e consequentemente, esse trio fechou junto. Madeline 'acolheu' Jane porque se identificou com a moça, e estava disposta a fazer com que ela se sentisse bem na nova cidade e fosse bem recebida pelos pais na escola. E Celeste sendo muito amiga de Madeline, também se dispôs a colaborar.
Zigue, o filho de Jane, foi acusado de tentar enforcar Amabella filha de Renata uma das mães mais conhecidas da escola.
O menino negou a acusação e como uma reação natural de mãe cada uma acreditou e confiou no seu....pronto, à partir desse incidente temos uma situação formada.
Quem está falando a verdade, Ziggy ou Amabella?
De que lado os pais das outras crianças vão ficar? A favor de Ziggy e contra Amabella? Ou A favor de Amabella e contra Ziggy?
Quais são os precedentes das mães envolvidas?
Na verdade, esses pais estarão escolhendo apoiar Renata ou apoiar Jane, e apoiando Jane estarão do lado de Mada e Celeste, duas mães também influentes na comunidade...deu pra entender a proporção que a coisa toma?
Mas não se deixe enganar, a trama traz assuntos muito mais carregados.
Narrado em terceira pessoa, os capítulos alternam entre os personagens e dando um diferencial nessa história temos as descrições dos diálogos das pessoas que fazem parte do círculo de pais e conheciam a vítima, cada um descrevendo a situação conforme sua percepção sobre a vítima, o crime e o suspeito, muitas são testemunhas não oculares do crime ocorrido.
Os depoimentos são espontâneos e narrados de forma bem natural, temos a impressão de estar participando dessa investigação.
O enredo todo é contado com uma leveza surpreendente passando um ar divertido diante de tanta picuinha que rola entre os responsáveis.....quem são as verdadeiras crianças nesse enredo?...pois é,muitos pais são extremamente infantis, mimados, competitivos e maldosos.
A história é permeada de temas polêmicos como bullying, distúrbio alimentar, violência doméstica, violência sexual, violência verbal.
Pessoas admiradas, invejadas, bem-sucedidas, vivendo de aparências e de mentiras e/ou segredos, são esses os personagens que você vai encontrar nessa trama.
Madeline foi a personagem que mais chamou minha atenção só digo isso, porque até o fato de apresentar as características dela pode trazer revelações que irão interferir na leitura.
A trama é contada de vários ângulos, de forma que temos detalhes de muitos pontos de vista ajudando a colher informações não só para desvendar o crime, como também para conhecer a personalidade dos envolvidos.
A narrativa é envolvente e bem arquitetada, permeada de indícios, contagiando desde os primeiros parágrafos.
A vida é perfeita ou a rotina e as aparências ostentam uma perfeição incoerente?
O que essas mulheres tem em comum e o que as difere: ressentimentos, egocentrismo, autenticidade?
Quem foi assassinado? Quem assassinou? Qual o real motivo do crime?
Leiam, leiam, leiam!!!
Avaliação:
O Clube do Livro da Liga é formado por amigos que resolveram arriscar uma leitura coletiva e se surpreenderam com a interação que foi proporcionada. Temos muitos gostos e ideias em comum, além de muitas discussões e risadas. Ninguém nunca irá nos entender, ainda bem. Nós Somos: Este Já Li | Leitora Viciada | Leituras da Paty | Livros e Chocolate | Mais que Livros | Meus Livros Meu Mundo | MoonLight Books | Prazer, Me Chamo Livro | Revista SA | Segredo Entre Amigas | Todas as Coisas do Meu Mundo
Como falar desse livro, né Paty!
ResponderExcluirVocê levantou pontos certeiros e resgatou ótimos comentários. Os personagens são ótimos, bem estruturados e bem reais. E fato, quem são as verdadeiras crianças nesse enredo? hahaha
A Giu comentou sobre o foco da história estar na morte, mas ta ai.. acho que me preocupei mais com quem era o praticante do bullying do que com o assassinato.
Ficou ótima a resenha!
Beeeijinhos ;*
Andressa - Mais que Livros
Oi!
ResponderExcluirQue legal esse grupo de leitura de vocês! Como faz pra participar?
Faz tempo que quero ler Pequenas Grandes Mentiras, outro dia quando estava fazendo umas comprinhas de livros vi ele e gostei bastante, mas como tinham outros na frente na minha listinha acabou ficando de lado, mas gostei ainda mais dele depois que li essa super resenha cheia de comentários! Adorei a proposta do Clube da Liga!
BJOS!
http://luadeneonblog.blogspot.com.br/
Oi Paty olha que sorte ganhei esse livro na turnê da intrínseca e tirando esse que queria ler muito meu outro favorito era Caixa de pássaros, eu gostei desse livro porque envolve pessoas e suas vidas "perfeitas" muita intriga e mentiras, essa autora é muito boa!
ResponderExcluirBjkas
Oi Paty!
ResponderExcluirO livro já tinha me chamado atenção quando soube do lançamento, e agora, após ler sua resenha, minha curiosidade só aumentou.
Ainda mais por saber que há mistério na história, e também por ter todos esses temas polêmicos.
Pretendo ler!
Ótima resenha!
Beijos.
Li
Literalizando Sonhos
oi flor, eu desde o lançamento to de olho nesse titulo, olha só que título sugestivo! vira e mexe solto essa frase "pequenas grandes mentiras", mas como a história mostra essas pequenas mentiras tem um por trás bem grande! e um além que pode ser bem destrutivo!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
RSRSR É super sad ter spoiler logo na sinopse que bom que você alertou.
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirConheci o livro Pequenas Grandes Mentiras recentemente, e achei a premissa desse livro bem interessante!
Gosto de livros que abordam temas atuais como o bullying que é algo tão presente na sociedade hoje em dia.
Fico feliz que tenha gostado tanto desse livro!
Beijo ;*
http://www.livrosesonhos.com/
Oi Paty,
ResponderExcluirNão imaginava que esse livro fosse tão bom, pelo menos parece ser. Ainda não tive contato com a escrita da autora, apesar de todos falarem muito bem também de O segredo do meu marido.
Fiquei com muita vontade de ler esse livro depois da sua resenha! Adorei a dica!!!!
Beijos,
http://versosenotas.blogspot.com.br/
Gostei da resenha Paty. Não imaginava que o livro fosse tão intenso e fiquei bastante interessada em lê-lo. Beijo!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Olá Paty, bela resenha e o meu interesse para lê-lo foi grande.
ResponderExcluirdialetosecoisasboas.blogspot.com
Oi, Paty! Tudo bem? Estou doido para ler Pequenas Grandes Mentiras! Desde que o lançaram que fiquei com vontade de lê-lo! A Liane parece ter criado mais uma ótima obra, preciso ler o livro logo! rs Adorei a resenha! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Oi, Paty!
ResponderExcluirAinda não conhecia o livro, mas fiquei bastante intrigada com o enredo.
As discussões de vocês me deixaram bem interessada.
Quem será que está certo nessa história?! Acho que vou ter que ler, haha.
Beijos
Construindo Estante || Curta a fan page
Adorei os prints, Paty! Bem pontuais e mostrando como foi a discussão sem spoilers.
ResponderExcluirEu curti um pouco, mas não amei. Gostei da sua pergunta "quem são as verdadeiras crianças?". Realmente, às vezes nos comportamos com mais infantilidade do que elas mesmas.
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Bem legais os prints, não conhecia o livro e pelas discussões fiquei com uma super vontade de ler
ResponderExcluirbeijos
Um Mundo Em Duas
Oi Paty! Este livro é muito bom, foi delicioso compartilhar a leitura com vocês, quantas teorias e quantas formas diferentes de ver cada situação, a história abrange tantos temas e não fica confusa, nem cansativa. Concordo com você quanto as "verdadeiras crianças", os pais às vezes são piores que os filhos.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Nossa, já tinha visto algumas resenhas desse livro, mas nenhuma tão empolgante quanto a sua! Eu já senti na pele essa história de Crianças Que Mentem. É difícil mesmo, para os adultos, saber quem está falando a verdade e saber de que lado ficar. E muitas vezes, o problema seria resolvido dando uma boa bronca nas duas, em vez de só passar a mão na cabeça.
ResponderExcluirbeijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Paty, adoro o formato desses posts, leituras coletivas são muito divertidas! Eu li com cuidado para não pegar spoilers porque o livro me interessou bastante, vou procurar o e-book!
ResponderExcluirBeijão!
Olá =)
ResponderExcluirAdorei o formato desse post e as leituras coletivas são demais! Ainda não li esse livro, mas não sabia sobre o que ele falava. Fiquei sabendo aqui. Adorei. Li com cuidado para não pegar spoiler, mas adorei os prints das discussões. Isso aumentou o meu interesse :}
Beijos
www.estantedarob.com.br
Oi tduo bem?
ResponderExcluirEmbora não faça muito meu estilo de livro, acho que ia gostar bastante dele, sei lá por que kk Talvez seja o fato dele tratar de assuntos atuais e ter um "misterio" no meio,
Abraços
http://www.desconstruindooverbo.com.br/
Oi =D
ResponderExcluirAdorei a resenha, se tinha alguma dúvida em ler, agora só aumentou minha vontade <3
E adorei os prints hahahah XD Muito elucidativo!
Beijos,
Livy
nomundodoslivros.com
Oi Paty, tudo bom?
ResponderExcluirAchei lindo esse grupo de leitura, é tão bom quando podemos compartilhar leitura com pessoas que gostam né!
Parabéns pela resenha, adorei!
Beijocas,
Ana - www.bookzonthetable.com.br
Oiee
ResponderExcluirEsse livro está na minha lista de desejados desde o lançamento e agora depois de várias resenhas positivas pretendo ler muito em breve.
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Oi Paty, tudo bem?
ResponderExcluirEu vi esse livro na turnê da Intrínseca e fiquei bastante interessada. Acho muito legal o clube e adorei o projeto de vocês. Essa autora é a mesma de O segredo do meu marido?
Adorei os prints e fiquei ainda mais interessada na leitura, e estou curiosa para conhecer esses mistérios e mentiras. Gosto de livros que tenham temas polêmicos e pelo que percebi a autora soube retratar eles na trama. Em suma, parabéns pela resenha.
Beijos
Leitora sempre
Oi Paty,
ResponderExcluirAdorei seu ponto de vista do livro e os questionamentos a que ele te levou!
rsrsrs adorei os prints justificando as passagens! ficou show!
Eu achei o livro fantástico, fiz várias marcações de subtemas para refletir depois.... Adorei o livro trazer 3 pontos de vistas, deu uma visão geral da história e das justificativas para as pequenas grandes mentiras!
Beijos
Chrys Audi
Blog Todas as coisas do meu mundo
Olá Paty,
ResponderExcluirEssa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei bem curioso, vou adicionar na minha lista....bjs.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Oi Paty!
ResponderExcluirQue legal o Clube do Livro de vocês, deve gerar boas discussões!
Adorei ler os comentários de vocês sobre o livro! Não é o meu tipo de leitura preferida, acho que mulheres que são mães se identificariam mais com a história! Mas, mesmo assim, adorei o post! E boas leituras para o Clube de vocês! :D
Beijos,
Fernanda
www.oprazerdaliteratura.com.br
Olá, Paty!
ResponderExcluirJá faz algum tempinho que estou de olho nesse livro.
Falaram sobre ele na turnê intrínseca e eu fiquei louca para ler! A trama parece realmente intrigante e sua resenha só me fez querer ler ainda mais!
Ótima resenha, aliás!
Espero ler o livro em breve!
Beijos!
www.livrosdajess.com
Olá,
ResponderExcluiradorei a ideia do clube de vocês! Quem bom que além de estar funcionando direitinho, vocês estão gostando das leituras.
Infelizmente, Pequenas grandes mentiras não faz o tipo de livro que gosto de ler, e, além do mais, não gostei muito da premissa.
Beijos,
http://www.entreleitores.com/
Oi Paty, tudo bem???
ResponderExcluirAdorei a sua resenha interativa... eu estou com uma imensa vontade já de ler este livro de tantas resenhas positivas que li dele com o clube da Liga.... acho essa ideia maravilhosa... Eu gostei de saber que temos um pouco de policial e mistério na história... eu conheço a Nicole até quando ela conta suas mentirinhas... nisso eu a defenderia claro, mas que eu ia descobrir a verdade se ela estava mentindo ou não ah eu iria... e sempre descubro rs... adorei todo o debate... me diverti demais... Xero!
Oii
ResponderExcluirFiquei um pouco perdida com tantos personagens, mas o enredo parece ser beeeem intrigante. Tinha visto esse livro, mas nem imaginava que era sobre esse assunto. Muito interessante!!
Beijos ;*
Proseando com uma Bibliophile • Facebook • Instagram • Twitter
Achei bem legal o fato dos pais terem sido colocados dessa forma, com todo um lado infantil, mimado, competitivo e maldoso. Já vi isso acontecer, é incrível como podem mesmo parecer as verdadeiras crianças. Deve ser bem legal a gente ter a impressão de que está participando da investigação, e que bom que a história tem um ar divertido. Quero muito ler, só preciso comprar e conseguir encaixar na fila... rs...
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Oi Paty, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei sua resenha!!!!!!! Você se entregou totalmente a essa leitura, eu consegui perceber. pela forma como nos constou a história. Desde que li a resenha da Andressa eu fiquei super empolgada, pois percebei que a trama está recheada de natureza humana, um tema que me fascina. E sou fã de suspense, então, fiquei muito curiosa para descobrir o assassino e você ainda disse que iremos nos sentir dentro da investigação, o que faz toda a diferença e aumenta minha vontade de ler o livro. Agora, que situação complicada, em que criança acreditar? Pelo o que disse sobre os pais dessas crianças, começo a acreditar, que foi tudo uma armação, e por incrível que pareça foram capazes de usar crianças para isso. Esse foi meu lado detetive acionado, risos...
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Felizmente, não li a sinopse do livro e isto é alivio, já que a mesma contem spolier, agora sobre a resenha, achei interessante o enredo, tudo isto por conta do que aconteceu com as crianças, e até entendo, os pais realmente ficam a favor dos filhos, mas até que ponto um esta dizendo a verdade? Bem, eu gostei de vários argumentos que estão na resenha e estou ainda mais interessada em ler esse livro!
ResponderExcluirwww.daimaginacaoaescrita.com
Olá Paty, esse livro parece ser muito bom e com um bom enredo <3 Adorei você acrescentar os comentários do seu clube do livro, deixou a resenha mais dinâmica.
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Oi,
ResponderExcluirnão conhecia o livro e a história me deixou muito interessado.
Gostei da ideia de colocar comentários do pessoal do seu grupo aqui.
Adorei a resenha.
Abraço.
Oi Paty, tudo bom?
ResponderExcluirÉ a segunda resenha que leio desse livro e posso dizer uma coisa? Quero começar a ler essa história para ontem? Adorei os personagens e os mistérios da trama. Eu adoro quando uma trama tem vários personagens secundários e é cheio de possibilidades.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi, Paty!
ResponderExcluirAchei o grupo super bacana, é tão bom interagir com outras pessoas durante a leitura. rs
O livro aparenta ser muito bom mesmo com todo esse mistério. :)
Beijão,
Samantha Monteiro
Word in My Bag
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEsse clube parece ser bem divertido. Gostei da ideia. Eu quero muito ler Pequenas Grandes Mentiras, parece ser um livro muito interessante e também estou ansiosa para o filme.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/