"Escolhas sempre são difíceis. Difícil pra quem escolhe. Difícil pra quem tem que escolher."
Autora: Cristina Valori
Editora: Qualis
Páginas: 254
Fabiana, tem uma vida pacata e rotineira, um casamento estável de anos, 3 filhos, um emprego, leva uma vida tranquila, sem grandes acontecimentos, nada empolgador. Mas sua vida estava prestes a mudar, ela foi surpreendida quando menos esperava.
Fica claro que Fabiana apesar de ter uma vida estruturada, um marido que a ama e filhos lindos, precisa de algo mais, a questão é pessoal.
Gustavo é um tatuador e foi quando se conheceram que ela se deu conta de que podia ter uma vida diferente.
Ele despertou algo novo nela, mas ela precisava ter certeza de que não era apenas fogo de palha antes de tomar qualquer decisão já que toda e qualquer mudança afetaria pessoas queridas.
Não querendo agir precipitadamente e às cegas, a melhor solução encontrada foi sair com Gustavo às escondidas, o cara aceitou só que por pouco tempo, ela teria que decidir entre continuar casada e junto com os filhos mantendo a família unida ou sair do comodismo e arriscar uma nova vida. Ela precisava ser corajosa.
Perguntas e dúvidas rondavam a vida de Fabiana, e uma barreira de complexidades precisava ser rompida, escolhas precisavam ser feitas e atitudes tomadas.
Mas o destino aprontou com Fabiana, e ela se viu num beco sem saída e agiu com sensatez, foi sábia.
"...a vida dá voltas e coloca obstáculos que cabe a nós passarmos ou desviarmos." pág 103Primeira coisa que digo: Não julguem essa história como um mero caso de triângulo amoroso e traições, o enredo vai muito além disso.
Onze capítulos são narrados exclusivamente por Fabiana, e é através dela que conhecemos seu marido Fábio, o tatuador Gustavo e a situação que os envolve, à partir daí os capítulos passam a ser alternados.
A autora apresenta uma narrativa bem interativa, questionando o leitor várias vezes, fazendo com que ele se sinta na pele da protagonista.
A escrita é simples e envolvente, o enredo é bem direto. Fabiana e Gustavo se amam no primeiro olhar, tá certo que percebi que aqui o foco da história eram as escolhas e consequentemente as mudanças que elas trazem pra nossa vida, mas essa paixão que surgiu não me convenceu de imediato, minha conexão com esse casal foi demorada.
Outra coisa que me incomodou foram alguns diálogos e atitudes, não senti naturalidade e em algumas partes achei forçado e certinho demais, um tanto surreal em alguns momentos. Mas ainda assim a história consegue comover e passar toda emoção.
Depois de tantos obstáculos e dificuldades enfrentadas, não entendi e não aceitei todo mimimi que Fabiana fez na hora da decisão final, achei que ela foi incompreensiva trazendo um sofrimento a mais e desnecessário pra ambos.
O enredo conta com uma trilha sonora e no final do livro tem uma lista completa, achei bacana porque mesmo não conseguindo ler ouvindo música, eu pude ouvir antes e criar o clima certo para o romance. E ao contrário de muitos livros, aqui os trechos citados aparecem no encerramento de cada capítulo.
Quanto à parte gráfica, as páginas são amarelas e fontes confortáveis, o início dos capítulos tem uma fonte diferenciada, e os problemas na revisão foram poucos e nada que incomode.
Mesmo com as ressalvas, o livro traz uma mensagem belíssima e nos faz refletir, vale à pena ser lido.
Avaliação:
Book Trailer
A Autora:
Cristina Lucio Valori, nasceu e cresceu em São Paulo. Formada em Administração, empresária, tem 37 anos, casada, mãe de dois filhos, Guilherme e Marina.
Além da família, seu bem mais precioso, música, shows e principalmente os livros fazem parte da sua rotina.
Ganhadora do primeiro Concurso Literário #euleiobrasil, com a crônica "O que é o amor?"
Apaixonada por leitura, acabou se encantando pela escrita. O resultado desse romance é o livro Escolhas, lançado pela Editora Qualis.
Que bom ver que um livro tão sensível assim é de uma nacional!
ResponderExcluirCada vez mais eles ganham espaço!!!
Não conchecia o livro, mas gostei da sinceridade na resenha e isso despertou a minha curiosidade.
Dica anotada.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Conheci a editora e o livro esse ano, através de uma divulgação no Face.
ResponderExcluirComo você mesma disse, não quero julgar a história como um tiângulo, sem ter lido, mas ainda assim, pelo que você disse, acredito que teria dificuldade em me convencer com esse romance, que pelo que percebi é imediato, o que sempre me deixa com o pé atrás. Não sei se leria, afinal tenho trocentos livros na lista de leitura, mas quem sabe!
A diagramação parece ser muito boa!
Adorei a sinceridade na resenha!
Abraços,
Andresa Dias
http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/
Ola Paty lindona estou com o livro da Cristina para ler, e confesso que esse mimimi que descreveu me incomodou um pouco , mas vou dar crédito a leitura por passar emoções. Já estarei com meu lençol para as lágrimas hehe . A capa esta muito bonita. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Olá! Conheci o livro em uma divulgação de um blog que eu sigo. Eu não sou muito chegado em romances. Gostei da sua sinceridade na resenha. Bem provável que eu não vá ler, ainda mais porque tenho muitos outros livros na fila.
ResponderExcluirParabéns pela resenha, to seguindo seu blog.
Academia Literária DF
Oi Paty, já tinha visto algumas pessoas divulgando esse livro e ele me causou receio de cara, não é um romance que eu leria e pelos pontos que você ressaltou eu provavelmente abandonaria. Não gosto de livros que pareçam forçados :)
ResponderExcluirOlá Paty!
ResponderExcluirQuando vi o book trailer desse livro fiquei apaixonada pela história.
Eu estou com ele em casa para ler e sei que vou me emocionar muito.
Adorei a sua resenha.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oi, Paty! Não conhecia o livro. Gosto de histórias que passam uma mensagem, que nos fazem pensar, e talvez por isso daria uma chance à leitura. Mas também não curto muito amores que já começam muito fortes nem tenho paciência pra personagem que faz mimimi! Ahahahahaha!
ResponderExcluirBeijos, Entre Aspas
Oiee Paty ^^
ResponderExcluirAaaah como eu quero esse livro! Solicitei ele para a editora e até agora nada :/
Parece ser tão fofo e bonito, uma pena que os diálogos tenham parecido um pouco forçados, odeio quando isso acontece :/
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oii! Não conhecia este livro ainda, é a primeira resenha que leio a respeito dele, e como gosto muito de um triângulo amoroso, creio que seria uma boa leitura para mim tbm!!
ResponderExcluirxoxo
http://www.amigadaleitora.com/
gostei bastante da proposta, vou querer dar uma conferida melhor nele!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Olá! Fiquei curiosa por esta leitura! me pareceu bem sensível. E como você escreve bem! =) Muito suave e agradável de ler teu texto! Um abraço!
ResponderExcluirVanessa Vieira
Pensamentos Valem Ouro
Oi oi, como vai?
ResponderExcluirJá conhecia o livro mas nunca tinha lido uma resenha. Mesmo com essa sua escrita linda que nos passa exatamente oque sentiu com a leitura, o livro não me desperta interesse.
Não sei, simplesmente não faz meu tipo de leitura (e eu não curti nem um pouco essa capa).
Beijão!
Poxa Paty, muitas coisas nesse livro diz que eu não gostaria da leitura.
ResponderExcluirPrimeiro q ela é casada e sai com outro homem, isso já n me agrada, e mesmo vc dizendo para os leitores verem alem eu já não gostei da leitura dai.
sem contar que romance avassalador logo de cara e cheio de mimimi não é minha praia, por isso eu passo.
pow eu não consigo ler ouvindo música =/ dá uma agonia.
Seguindo o Coelho Branco
Oi, Paty!
ResponderExcluirEntão.... eu sei que você diz pra gente não julgar e tals. Mas amiga, esse lance de traição, não me desce muito. Sei que deve ter muitos outros detalhes e fatores por trás da história que eu não sei ainda, Mas assim, logo de cara, essa é uma questão que me incomoda. Mas como eu já vi várias resenhas positivas sobre o livro, eu vou tentar dar uma chance a história e ver o que realmente acontece.
Beijinhos!
Jaque.
Meus Livros, Meu Mundo.
Olá Paty,
ResponderExcluirEssa é a segunda resenha que leio desse livro, mas confesso que não me despertou interesse...bjs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br
Oi Paty, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEu já li o livro, você não achou a parte da tatuagem super romântica? Temos uma história com uma carga dramática grande, não concordei com as escolhas deles, não posso explicar para não dar spoiler e no final, achei ela injusta com ele, pois a atitude dele foi totalmente compreensível. Mas o livro é muito bom, adoro a natureza humana, e esse livro está cheio dela.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Ei Paty, tudo bem?
ResponderExcluirO livro parece ter uma boa carga dramática envolvendo as escolhas e o amor. Apesar de gostar de romance, prefiro os que mesclam bom humor e nem sempre drama.
Parabéns pela resenha.
Bjin
Jéssica Brenda
Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios
Oi Paty, tudo bem??
ResponderExcluirHum parece-me um romance meio denso.. a personagem precisa fazer escolhas bem fortes e que pode mudar a vida de seus filhos principalmente... ah um tatuador... gosto de alguns... tem uns bem estilosos e que sabem enfeitiçar rsrsrs. Eu fiquei curiosa... mas não seria uma leitura que faria neste momento... xero!
Oi Paty, tudo bem?
ResponderExcluirEu sempre tento não julgar a história, por isso só lendo para saber o que acharia dessa relação. O livro tem suas ressalvas (e algo bem negativos pra mim), mas percebi que você gostou dele e que ele traz reflexões, o que gostou muito em trama. Não é uma leitura que quero desesperadamente, mas leria se tivesse oportunidade. Em suma, parabéns pela resenha.
Beijos
Leitora sempre
Oi Paty, tudo bem?
ResponderExcluirFiquei curiosa com a história. Quem não gosta de algo que vai além de um triângulo amoroso? Bom saber que a história é boa e com conteúdo de primeira. Confesso que o livro me passaria batido sem a sua resenha
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oii Paty!
ResponderExcluirEu gostei de saber que não é apenas um triangulo amoroso, mas fiquei muito desanimada depois de ver que os dialogos não são tão convincentes :(
Quando eu leio um livro fico imaginando as conversas e quando isso não rola se torna um problema pra mim ><
Parabéns pela resenha e pela sinceridade *-*
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi Paty!
ResponderExcluirComo é bom saber que existem novos autores brasileiros escrevendo livros de qualidade! Fico muito feliz!
E parabéns pela parceria!
Beijos,
Fernanda
www.oprazerdaliteratura.com.br
Oi Paty, nossa, largar um casamento estável com três filhos não deve ser nada fácil, fiquei bem curiosa para saber que escolha ela irá tomar.
ResponderExcluirParabéns pela resenha, me deixou bem interessada.
Bjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Oi, Paty!
ResponderExcluirMesmo que você tenha dito que vai além do triângulo amoroso, fica a insegurança porque eu não curto romances. Mas de qualquer forma, fico feliz que você tenha gostado. Um dia talvez eu leia, mas não darei certeza haha
Com carinho,
Celly.
Me Livrando
Oi Paty,
ResponderExcluirA história deve ser interessante e me chamou a atenção a capa linda e o título: ESCOLHAS, às vezes difíceis, mas necessárias. A questão é o que fazer quando um amor surge que pode abalar toda uma vida "certinha, cômoda, etc..."?
Penso que quando se presta atenção em outra pessoa e algum sentimento surge é porque as coisas na vida que se está levando tem algo fora do lugar ou é para você viver outra história. Bom, tudo isto é muito complicado quando envolve filhos, família... enfim, missão difícil a da Fabiana, mas a vida é assim: uma caixinha de surpresas sempre e sempre precisamos escolher.
Beijos
Tânia Bueno
www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirEu simplesmente adoro romances e leria esse livro facilmente! Apesar de ter certeza que odiaria a protagonista: eu não suporto traições.
E já imagino que a escolha final deva ter sido o marido, pois você disse que trouxe um sofrimento desnecessário... é, eu realmente a odiaria hahaha
Ainda assim gostaria de ler o livro, sua resenha ficou ótima!
Parabéns!
Beijos!
www.livrosdajess.com
Oi Paty, tudo bem? Gostei de saber que o livro vai além de uma situação de triângulo amoroso e traição, porque não sou fã dos dois. Realmente escolhas são sempre difíceis e é interessante mostrar essa decisão que a Fabiana tem que tomar. Gosto desse tipo de narrativa em que o leitor é sempre questionado, dessa forma faz o próprio leitor repensar suas próprias decisões e escolhas.
ResponderExcluirO que me incomoda um pouco é essa paixão entre a Fabiana e o Gustavo, pelo que você disse, não te convenceu e parece ser um pouco forçada. E também detesto personagens que ficam de mimimi. No mais, sinto vontade de conhecer essa história, o book trailer está maravilhoso, um ótimo trabalho da editora.
Beijinhos,
Rafa // Vamos Falar de Livros?
Oi Paty, tudo bom?
ResponderExcluirConfesso que não conhecia a obra, mas me interessei bastante pelo que tu escreveu! Vou procurar saber mais! Adorei a dica de leitura e a resenha!
Beijocas,
Ana - www.bookzonthetable.com.br
Olá, Paty!
ResponderExcluirQue situação difícil da protagonista, confesso que nem imagino o que fazer nesse caso. Parece ser um livro repleto de surpresas e emoções. Quero ler kkk.
Abraços
www.estantejovem.com.br
Oii.
ResponderExcluirConfesso que quando você mencionou que ela queria largar a família para viver uma nova aventura, fiquei com um pé atrás. Mas depois de ver o book trailer e ver o quão difícil será a decisão dela, eu fiquei curiosa. Agora quero ler *-* haha
Adorei a capa ♥
Beijos ;*
Proseando com uma Bibliophile • Facebook • Instagram • Twitter
Hey, tudo bem?
ResponderExcluirNão tenho certeza se essa leitura iria realmente me agradar, acho que ela foge um pouco daquilo que eu realmente gosto e o fato de algumas coisas fugirem do natural iria me irritar muito, então pelo menos por enquanto não é um livro no qual eu investiria.
Beijos,
Dois Dedos de Prosa
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirSe não me engano foi aqui no seu blog que vi uma entrevista com a autora do livro e na época acho que fiquei com vontade de ler, mas agora confesso que desanimei por dois motivos: triangulo amoroso (mesmo que você tenha dito que não era para julgar, esse tipo de coisa não me desce pois já está mais do que batido e mais do mesmo) e diálogos e cenas não naturais, sério, tem livro que tem umas conversas e acontecimentos tão perfeitos e certinhos que me incomoda, pois sabemos que na vida não é assim. Enfim, achei a capa muito bonita, mas não devo ler o livro por agora.
Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
A Qualis chegou com tudo...
ResponderExcluirAdorei esse livro (quero muito ler...).
A história parece ser bem legal! Adorei sua resenha...
Parabéns pelo post.
Beijos
Tamires Bourbon
Oi, Paty! Eu tenho o livro, mas ainda não tive tempo pra ler. Não me identifiquei muito com a proposta achei um clichê, mas não me incomodaria se fosse só isso. Essas ressalvas, especialmente o mimimi, poderiam me afetar. Mas sendo o livro de estreia talvez dê pra relevar.
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Oi,
ResponderExcluirFiquei bastante curiosa com livro, mas confesso que tenho vontade de matar personagens que ficam de mimimi.
Bjs!
Viciados Pela Leitura
OIe Paty
ResponderExcluirnão conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa, pois histórias com traições sempre trazem sentimentos conflitantes.
Bjos
www.mybooklit.com