17 junho, 2015

Resenha Muito Além do Tempo


Autora: Alexandra Monir
Editora: Jangada
Páginas: 272


Originalmente publicado em 2011, Timeless chegou ao Brasil em março como Muito Além do Tempo pelo Grupo Pensamento, através da editora  Jangada.
Muito Além do Tempo é o primeiro livro de uma ficção fantástica bem encantadora, que nos faz desejar a possibilidade de viajar através do tempo.

Michele desde criança tem sonhos marcantes e intensos com um estranho, e ao despertar sempre sentia-se angustiada pela ausência de alguém que nem conhecia. Ela não entendia o que isso poderia significar.
Ela gosta de escrever letras de música e trabalha como garçonete depois da aula, ajudando a complementar a renda da mãe que é estilista e apesar de pertencer a uma família notável e de posses, ela optou por criar a filha sozinha, longe de tanta riqueza e do lado negro que uma vida de privilégios esconde.
Sempre foram apenas mãe e filha, Michele não tinha nenhuma referência de parente presente, até o momento que sua vida foi totalmente desconstruída e ela ficou sob a guarda dos avós maternos.
Mas porque a sua mãe deixaria sua guarda justamente com aqueles que ela sempre fez questão de manter distância?

Morando numa mansão em Nova York com os avós que a ignoraram desde sempre, Michele tinha a impressão de já conhecer o ambiente, tudo trazia uma sensação de dejavú.
Ao abrir caixas com seus pertences, ela encontrou uma chave enigmática, que foi a última coisa deixada pelo seu pai antes dele desaparecer, e mais tarde descobriu um diário que fez com que ela viajasse literalmente em suas páginas.
Retornando no tempo, ela conhece sua bisavó, sua tia-avó, seu avô ainda criança, e também Phillip, o desconhecido que sempre rodeou seus sonhos.
E isso foi só o começo....mas como é possível uma experiência como essa? Qual o significado dessas viagens? Qual o mistério da chave deixada pelo pai? E porque ela volta no tempo sempre conhecendo um novo ancestral?

Sonhos, viagens no tempo, o inexplicável, o mistério existencial, tudo isso junto forma o plano de fundo perfeito pra uma história ser magnífica.
A descrição da ambientação histórica, de locais e interiores trazem detalhes que dão uma veracidade palpável a trama dando a impressão de estar presente no ambiente descrito, viajamos pelos anos de 1910, 1920, 1940.
Michele que começa a trama  como uma adolescente com preocupações simples da idade, amadurece no decorrer da narrativa através da perda, descobertas e decisões sensatas.
Narrado em terceira pessoa, a escrita da autora é fluida, num texto coeso e coerente, mas a situação apontada na história desperta inúmeros questionamentos no leitor, mas pouquíssimas coisas são respondidas, e o final é angustiante.
Não vou dizer que temos um enredo impecável, porque achei que teve muita história, muitas questões levantadas e a autora deixa praticamente tudo para o livro seguinte. Tá certo que esse é um livro introdutório, mas não é justo segurar tanta informação.

O romance é delicado e sutil mas convincente, é fofo demais, e o leitor torce pra que seja encontrado uma forma dele existir, afinal Phillip pertence ao ano de 1910 e Michele a 2010, mas existe algo muito profundo e uma ligação muito forte entre eles que driblou um século.
"Vá atrás dos seus sonhos e não vai se arrepender. Qualquer coisa pode acontecer se você permitir." pág 230
No final do livro, a autora nos passa suas fontes de pesquisa não só sobre a teoria da viagem no tempo, mas também sobre toda a ambientação da época retratada. 
E como toda história é permeada de música, é possível também visitar um site e ouvir todas as músicas antes, durante ou depois da leitura, só tem um porém....todo esse serviço é pago, frustrante.

A capa desse livro é soft touch, a diagramação interna é simples mas delicada, com páginas amarelas e fonte confortável à leitura.

O resenha tem ressalvas sim porque quero deixar minhas percepções bem claras pra quem pretender fazer essa leitura, mas isso não quer dizer que considerei a leitura fraca, perdida ou inconsistente, muito pelo contrário, a leitura foi prazerosa, descontraída, rápida, envolvente, cativante, conseguiu me prender, despertar meu interesse, me transportar no tempo e me deixar ansiosa pelo próximo livro.

Avaliação:


A Autora:
Alexandra Monir, cantora, compositora e escritora estreante, divide seu tempo entre Los Angeles e Nova York. Para a trilha sonora mencionada no livro, notícias e mais informações sobre Muito Além do Tempo, visite sua página na Internet: alexandramonir.com.




32 comentários

  1. Oi, Paty! Tudo bem?

    Gostei muito da premissa deste livro e espero poder ler este romance algum dia desses. Ele se parece bastante com o livo Belleville do escritor Felipe Colbert que também ambientaliza o livro entre o passado e o presente. Muito criativo! :)

    Paty, está rolando sorteio no blog Irmãos Livreiros corre lá para participar! Ficaremos muito felizes com sua participação! :)

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. oi flor, eu ja tinha visto esses livro por ai na blogosfera, mas confesso que não havia me animado muito não
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paty
    Esse livro tem uma premissa bem interessante
    Isso de viajar no tempo e ter um romance com alguém que já não existe na época em que você vive é muito doido mas ao mesmo tempo fofo
    Sabemos que algo assim não acontece na vida real, então o que podemos fazer é nos aventurar em livros que fazem com que aconteça :p

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  4. Oi Patty,

    O livro parece bem interessante e acredito que quando a resenha é boa, quem lê consegue imaginar e ficar com aquele gostinho de quero mais.
    Já comprei alguns livros da editora Jangada e Cidade a meia-noite também é uma ficção, mas é puxado para alienígenas HAHA
    Enfim, gostei bastante do livro e pretendo conhecer, obrigado por apresentar.

    about:blank

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gostei da capa do livro, muito bonitinha.
    Gostei da premissa também, espero poder ler algum dia.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Estou vendo muitas pessoas falando desse livro e eu simplesmente já amo. A Editora Jangada está de parabéns. Juntou a sinopse com sua resenha e ficou tudo perfeito ♥ Agora tenho que comprar esse livro urgentemente kkkk

    Victor Tadeu, blog Desencaixados
    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OI Paty...
    Nem todo livro é perfeito né!? Mas o que importa é que você gostou. Este livro me chamou atenção assim que vi, mas ainda não tive a chance de ler ele.
    Não sabia que teria continuação.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi. Adoro a sensação de dejavú e quando os livro adotam isso. Parece um enredo intrigante, nunca vi falar do livro, a passagem de tempo é bem legal, 1910 e 2010, nossa..

    ResponderExcluir
  9. A leitura parece ser boa, mas ainda fiquei com um pé atrás. Gosto de livros (mesmo introdutórios) que deixem o leitor em ação total. Não sei se leria... é algo a pensar.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  10. Paty, que legal essa coisa do livro ser ambientado entre dois tempos diferentes, achei bem louco, mas ao mesmo tempo bem interessante! Eu não sabia desse termo"soft touch" mas imagino que ele signifique que a capa é fofinha haha. Não conhecia essa publicação nem a editora, fiquei bem interessada!

    ResponderExcluir
  11. Oláá
    Ainda não conhecia o livro mas fiquei curiosa depois da sua resenha e que bom que curtiu a leitura, trás um enredo bem legal, espero poder ter oportunidade de ler em breve e gostar como você;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente não tenho esse livro, acho que ia ia gostar da leitura.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. OI Paty. Quer resenha linda. Amo livros assim, com uma dose de fantasia. Ele lembra um pouco "O livro do amanhã" embora seja bem diferentes, né? rs.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!!

    Eu não conhecia o livro e fiquei muito feliz em saber de todo o preparo da autora com a história, cada pesquisa para enriquecer o enredo vale a pena!
    Gostei também do amadurecimento da personagem, o que não curtir foi esse sistema pago para ouvir as músicas. Que desnecessario.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  15. Oie, Paty!
    O que eu mais gostei no livro foi que a autora forneceu, no final, as informações e pesquisas que ajudaram-na a escrever. Isso é raro e bem legal. Não leria o livro porque não gosto do gênero, mas me senti tentada a arriscar só por conta do esforço da autora. Quem sabe eu não acabe lendo? Ótima resenha!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  16. Amei esse livro, mas também fiquei muito frustrada com essa questão de ter que pagar para ouvir as músicas... mas acho que isso aconteceu porque na verdade a autora é música, né, mesmo assim é bem chato. O romance é mesmo fofo demais, mas também não achei justo a autora segurar tantas informações para o próximo livro, mega angustiante mesmo passar por isso.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Paty, viagem no tempo é algo que me agrada imensamente em história, ainda mais levando em conta que a autora embasou sua história em pesquisas, acredito que isso tras veracidade a ttrama e a torna mais completa. Gostei de saber tbm que a personagem principal amadurece no decorrer da leitura. Não conhecia o livro antes de ler sua resenha, vou em busca de mais informações. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  18. Oiii
    Não conhecia o livros, mas achei a trama bem interessante. Só fiquei com o pé trás de a autora deixar muitas pontas soltas, apesar de ter continuação. E bem frustrante mesmo ter que pagar para ouvir as músicas.
    Enfim, não sei ainda se leio ou deixo passar a dica, mas adorei sua resenha!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Paty, tudo bem?
    Eu quase solicitei esse livro a editora, mas quando li que a história tratava de viagens no tempo desisti. Li um livro com a mesma fórmula e fiquei frustrada. Mesmo assim, o romance me chama a atenção, quem sabe um dia eu resolva ler.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Paty!
    Menina este enredo me pareceu com o de um livro,acho que chama a Última Chave, me lembrou, li pouquissimo deste livro mas na hora q comecei a ler a resenha m lembrou dele, n sei se de fato tem algo parecido.
    Fiquei curiosa p saber sobre os sonhos e a chave, parece uma leitura q nos prende pelo mistério!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  21. Paty do céu!
    Essa é a terceira resenha que vejo elogiando o livro. Só por ser viagem no tempo e história de amor entre pessoas de épocas diferentes já me interessa (lembro de A Casa do Lago). Só fico com o coração na mão porque nunca tem promo da Jangada. </3 Tô até hoje querendo Tempest e não compro porque meu bolso não deixa. kkkkkkkk Torcer pro próximo livro ser lançado logo e ser melhor ou tão bom quanto esse.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  22. Adoro estas retratações de época, ainda que estava em 1750 lendo Outlander e quando vejo livros assim fico fascinada pela retratação como voc~e fala. Eu tenho um pé no passado de alguma forma e fico pensando que gostaria de achar alguma forma de voltar também.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Paty,
    me apaixonei por essa capa, só por ela já teria comprado. Mas depois de ler sua resenha, me apaixonei. Parabéns!

    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  24. Viagem no Tempo, eu li isso mesmo? Quero. Confesso que o enredo em si não me chamou atenção, mas qualquer coisa com viagem no tempo já me encanta por si só e eu não vou deixar essa chance de ler uma nova aventura passar.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Paty!
    Eu amei esse livro! <3 Achei a história linda, os personagens uns fofos e estou esperando ansiosamente pelo próximo livro. Foi uma das leituras mais surpreendentes do ano!
    Ahh, mas todo o primeiro livro de uma série deixa questões em aberto, né? Mas pelo trabalho muito bom que ela fez, acredito que no próximo deve atar as pontas soltas que ficou nesse.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  26. Olá Paty,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, não conhecia a autora também e pela sua resenha o livro me pareceu interessante....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Paty! É um livro encantador e com uma trama bem diferente, foi uma abordagem sobre viagem no tempo que eu nunca tinha visto, bem criativa por sinal, mas concordo que em alguns pontos poderia ter sido melhor explorado. Tomara que o próximo chegue logo, eu não consigo ver uma maneira dos dois ficarem juntos.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  28. Oi Paty!

    Que blog lindo!!
    E por sinal, que resenha maravilhosa... assim eu continuo com a mesma "ladainha" que minha lista vai aumentar!!
    Parabéns pela resenha!
    beijos


    http://www.matoporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, Paty! Eu não me interesso pelo livro, mas sei de amigas que com certeza se interessarão. Vou mandar o link da sua resenha pra elas!

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem? Eu não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa. A história parece ser bem interessante e diferente. Gosto de história sobre viagens no tempo e fiquei bem interessada em conhecer melhor esse livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. oi, tudo bem?
    adoro livros sobre viagens no tempo, e quando a autora sabe retratar bem a época que escolheu, é perfeito! esse livro parece ser bem legal, e fiquei com muita vontade de ler
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Ah! Eu gosto dessa coisa assim, que envolve pesquisas e tal para ser criado um romance. Dá uma verdade a mais na obra. Pode ser que eu esteja enganada, mas acho que eu iria aproveitar muito a leitura.

    Adorei a dica. Anotada e com estrelinha do lado.

    Bjkssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥