26 junho, 2015

Resenha Na Curva das Emoções

"Tem uma borboleta no seu peito e você precisa salvar."
Autor: Jorge Miguel Marinho
Editora: Biruta
Páginas: 128

Na curva das emoções traz sete contos incríveis, repleto de ousadia e vivacidade, num texto original e contemporâneo.
Li o livro num fôlego, mas quando terminei senti que alguns contos passaram sem que eu compreendesse seu objetivo, então retornei e fiz a leitura calmamente.
Muitos contos exigem mais atenção e uma dose de reflexão pra entender onde o autor quer chegar, são complexos sim. Mas é claro que como todo livro de conto que se preze, esse cumpri sua função trazendo um texto inteligente permeado de metáforas, mensagens e críticas.
"...pelo menos uma certeza eu tenho. A certeza que toda a verdade é sempre um pedaço de outra coisa e que o trabalho mais digno do homem é refazer a vida até o fim."pág 96

Um conto que tem um valor inigualável é O Seio Tatuado da Minha Avó que revela como os idosos não recebem a devida atenção e tratamento que merecem, são muitas vezes ignorados, sendo que esses sempre tem sua carga de vida e com ela muita experiência pra transmitir. É um conto que toca e emociona.
O conto Libertinagem das Mães é mega divertido, cheio de metáforas e muito hilário, onde mãe e filha precisam ter um papo sério, a filha tentava comunicar algo pra sua mãe mas não foi direto ao ponto, a mãe fez uma interpretação equivocada e o que era pra ser uma conversa natural acabou com diálogos que dão margens a um duplo sentido. O que no contexto geral nos mostra a falta de comunicação e entrosamento familiar.

Os protagonistas desses contos são adolescentes, e uma coadjuvante presente é a borboleta com quem o autor faz ínúmeras analogias versáteis e expressivas sobre a fase de descobertas, aprendizado, dúvidas e incertezas.
Os contos são curtos, de leitura bem fácil e rápida, não vou me aprofundar em cada história porque o divertido do conto é compreender a mensagem implícita nele.
Pra quem é fã de Clarice Lispector, A Revelação de Clarice Lispector traz uma história que estimula o leitor a cada linha nos incentivando a desvendar o aguarda Ana na sala do diretor.

Preconceito, amor, respeito, liberdade, coragem são abordados nesses contos que brincam inteligentemente com as palavras.
Toda ideia passada nesse livro deve ser absorvida e aproveitada.
A editora mais uma vez me surpreendeu com esse livro riquíssimo que apesar de ser um infantojuvenil alcança também o público adulto.



Avaliação:


O Autor:
Cursou Letras e mestrado na USP, é professor de Literatura, coordenador de oficinas de criação literária, roteirista e ator. Pela Editora Biruta publicou os livros Uma História, Mais Outra e Mais Outra e Lis no Peito. Este último foi premiado em 2006 pela CBL com o Jabuti de melhor livro juvenil do ano e projeto gráfico, pela FNLIJ com o prêmio Orígenes Lessa de melhor livro juvenil do Ano 2006, e pela Biblioteca de Munique recebeu o Prêmio White Ravens 2006, e o Selo Altamente Recoméndavel da FNLIJ 2006. Publicou também pela Editora Biruta A Visitação do Amor, Na Curva das Emoções e A Maldição do Olhar em 2008.



32 comentários

  1. Oi, Paty! Conheci o blog agora, achei super fofo :33
    Adoro livros de contos, mas tô com muitos livros pra ler, rsrs. O livro parece ser ótimo.
    Abraços ^^

    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Nossa antes eu nem gostava de contos, agora sempre que posso leio alguns. É que eu achei que sempre tinha "pouca" história e eu ficava com vontade de mais e ai não queria ler contos por isso.
    Mas descobri uns maravilhosos, esse parece muito bom, gostei disse de uma borboleta, eu amo borboleta rs, e seus significados para mim.

    Deve ser contos muito especiais mesmo.

    Beijoss
    Fer

    ResponderExcluir
  3. Paty não conhecia esse livro e gostei o pouco que comentou dos contos, fiquei interessada e já anotei a dica.

    Obrigada pela visita, estou te seguindo! Adorei o seu cantinho.

    Débora | www.emcadapagina.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paty! Tudo bem? Nossa, eu preciso desse livro! Eu gosto muito de livros de contos, sabe? E eu adorei a capa, a diagramação e a premissa dessa obra que parece ser tão poética! *-* Espero ler o livro em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Paty, tudo bem?
    Pra quem gosta de ler contos, este livro parece ser muito interessante.
    Acho legal o fato do autor conseguir em poucas páginas nos fazer entender e gostar de uma história.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já aconteceu isso comigo com o livro Belíssima. Li de uma sentada e depois reli e fui refletindo sobre cada conto. Não sei se gosto dessa capa, achei meio confusa hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. oi Paty, faz tempo que não leio um livro de contos, vou anotar a dica para mais tarde! no momento estou em busca de leituras mais rápidas
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee Paty ^^
    Não conhecia esse livro, e mesmo não sendo fã de contos, fiquei bastante curiosa para ler. A diagramação ficou linda! Uma pena que o livro seja curtinho, seria bom ter alguns contos a mais...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Paty,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, não leio muitos contos, mas esse eu fiquei curioso, ainda mais quando se tem uma crítica muito boa, dica mais do que anotada...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Paty!
    Não conhecia esse livro e confesso que não sou muito fã de contos, porém tenho me surpreendido com alguns rs
    Beijos
    Dri
    http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Paty!
    Já ouvi falar um pouco sobre esse autor, mas não li nada dele, acredita? A capa desde já me interessou e seus comentários então, eu adoro livros que tenham a presença de contos e nossa, meu gênero preferido ♥ Entendi sobre ler rapidamente, as vezes o livro é muito bom que acaba acontecendo haha, mas enfim, eu já peguei a sua dica em ler esse livro pausadamente e prestar bastante atenção com os contos! Espero brevemente adquirir esse livro (:

    Beijos,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não tenho costume de ler contos, parece interessante.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  13. Olá Paty,
    Adoro contos, e não conhecia esse livro.
    Vou procurá - lo.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Gostei da resenha, acho legal livros de conto to com um aqui para ler, que bom que gostou da leitura e gostei do visual do seu blog.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Paty!
    Que linda a diagramação do livro, adorei!
    É verdade, contos podem ser rápidos de ler, mas, muita vezes, eles requerem muito mais reflexão do que um romance de muitas páginas! É por isso que eu adoro esse gênero literário, e acho que escrever um conto deve ser um grande desafio para o escritor!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Paty! Adorei a resenha e o livro é tão bonito, babei nas suas fotos! Não seria um livro pro meu momento agora, ando muito dispersa, se você voltou uma vez para ler com calma, eu voltaria mais 4 hahaha! Mas, me pareceu interessante, de fato pouco se fala sobre o tratamento de idosos, é um assunto que ainda há muito tato para falar sobre.

    ResponderExcluir
  17. Ei Paty!!!
    As vezes acontece comigo, d ler uma página num fôlego só e qd vira q q falava mesmo? Hahahhahaha! Adoro contos, fiquei curiosa p conhecer este, complexo mas q com a devida atenção conseguimos resgatar a verdadeira mensagem do autor.
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  18. Oiii
    Não conhecia esse livro da Biruta, mas fiquei bem interessada nos contos. A leitura deve ser muito boa, além do mais que o livro deve trazer reflexões e ensinamentos bem interessantes. Vou procurar lê-lo.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Paty, tudo bem?

    Eu não conhecia o conto e nem o autor, mas me interessei muito pela obra. Sou apaixonada por contos e sua resenha me animou muito, onde outro ponto favor é as reflexões. Enfim, adorei a resenha e depois vou dar uma olhada nesse livro com mais profundidade.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  20. Olá Paty, não conhecia o autor e nem o livro, mas parece ser uma boa antologia de contos <3 Quando eu leio contos eu gosto de ler um de cada vez para poder entender tudo que o autor quis passar com ele porque quando lemos tudo de uma vez pode passar alguns detalhes mesmo =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  21. Oi Paty, tudo bem??
    O livro parece ser interessante, mas contos não me cativam muito para ler... eu consigo escrever, mas geralmente não sou muito de ler... se viver separado e for de terror ou bem romântico até me arrisco, mas um livro que contem vários... ai eu desanimo totalmente, mesmo que sejam reflexivos... xero!

    ResponderExcluir
  22. Gostei da borboleta como coadjuvante e servindo a várias analogias, e achei lindo o trabalho gráfico. Mas não curto contos, por isso, com a fila de leitura imensa, dificilmente leria. Mas é uma ótima dica para quem curte o gênero!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Ola Paty não conhecia o livro e adoro livros de contos, esses dois citados por você sobre os idosos com certeza nos coloca em reflexão. A conversa em mãe e filha preciso ficar atenta ver se minha filha não usa dessas metáforas comigo rsss. Dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Paty!
    Não sou muito chegada a contos, mas esses aí me interessaram. Acho que essa temática que conduz à reflexão foi o que mais me atraiu. Fiquei curiosíssima pelo conto da idosa. E por essa foto que vc colocou dá pra ver que a editora caprichou na diagramação.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Paty, tudo bom?
    Não tenho o costume de ler muitos livros de contos, mas gosto de colocar esse tipo de gênero na meta de leitura de vez em quando. Concordo que é o tipo de leitura que precisa ser feita com mais paciência. O bacana é que fala sobre diversos assuntos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Não sou muito de contos. Prefiro uma leitura continua. Mas me chamou muito a atenção a produção do livro, achei ele lindo. Pelo que vi aqui a leitura é leve e parece ser envolvente. Vou deixar a dica de satandby.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  27. Não sou fã de contos, mas esse parece ótimo!
    Super te entendi quando você disse que precisou reler os contos para entender toda a sua mensagens, isso já aconteceu comigo rsrs
    Fiquei muito curiosa com esse conto sobre a falta de comunicação familiar.
    O capricho da Biruta é sempre presente né? adorei.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  28. oi, tudo bem?
    Esse é o tipo de livro de contos que tem tudo para me agradar: pequeno e com poucos contos. Adorei os temas abordados, e os dois contos que você citou parecem ser muito bons. Problemas de comunicação familiar e a falta de atenção aos idosos são muito frequentes e recorrentes.
    Adorei a dica
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Paty! Este autor tem uma escrita diferente mesmo, li o livro Lis no peito escrito por ele, e mesmo fininho, precisei prestar atenção em várias partes especificas devido as entrelinhas, não leio muito livros de contos, mas da próxima vez que optar por um poderá ser este. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem? Eu achei a diagramação. Eu não sou muito fã de livro de contos, mas achei esse livro interessante então posso acabar lendo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oii, tudo bem?
    Eu adoro livro de contos, acho que é uma excelente forma de conhecer o autor e por ser histórias curtas dá para ler entre um livro e outro. Ainda não conhecia o autor, mas fiquei bem curiosa. Possivelmente evai entrar para minha lista de desejados, pois aborda temas importantes e bem reflexivos.

    Bjs
    Aline Lima
    Sempre Nerd - http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá Paty!
    Como sempre uma ótima resenha!
    Não conhecia esse livro mas como tenho lido contos ultimamente já coloquei na minha lista.
    Adorei.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥