09 junho, 2015

Resenha Neve na Primavera

"Tome cuidado! Em um simples piscar de olhos, tudo  que você ama pode ser levado de você."

Autora: Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336



Publicado originalmente em 2012 como Blackberry Winter, Neve na Primavera chegou ao Brasil em abril de 2015 publicado pela editora Novo Conceito.
Quando li a dedicatória desse livro, já sabia que emoções me aguardavam, acho que é coisa de mãe se solidarizar com a dor da outra, então a empatia com as personagens e o enredo foi instantânea.

Intercalando a história entre passado e presente, conhecemos Vera e Claire.
A informação inicial que temos é que Vera, vive com o filho Daniel de 3 anos, e passa por dificuldades que o período da Grande Depressão trouxe. 
Numa noite fria de ventos assustadores, ela precisava sair para cumprir seu turno de trabalho. Sem ter com quem deixar o menino e a possibilidade inexistente de faltar ao serviço, já que ela não podia perder o emprego, sua única fonte de renda para sustentar o filho e manter um teto, a única opção foi deixar ele sozinho em casa.
Quando retornou do trabalho pela manhã, tudo que Vera queria era abraçar e acordar o filho com um sorriso, mas entrou em desespero ao descobrir que ele não estava em casa, o menino tinha sido raptado.
Muitos anos mais tarde, uma tempestade de neve fora de época traz à tona os acontecimentos que marcaram para sempre a vida de Vera.

Claire trabalha num jornal e seu chefe vê nessa tempestade rara a chance de fazer uma matéria relacionando uma nevasca que parou a cidade quase um século atrás e aconteceu coincidentemente(ou não) na mesma data.
Bastante desanimada e sem grandes perspectivas sobre o que abordar, Claire começa seu trabalho de pesquisa e quando se depara com a foto de Daniel, ela sente uma força revigorante e uma necessidade extrema de descobrir tudo sobre esse caso.
Enquanto vamos descobrindo a história de Vera através de Claire, conhecemos também a sua história, seu casamento com Ethan, o acidente sofrido e suas consequências, seus fantasmas e sua luta pra enfrentar toda dor.  Algo muito grave aconteceu nesse acidente que abalou e desestruturou totalmente a vida do casal Claire e Ethan, tanto pessoal quanto conjugal, existia um abismo entre eles.
O que aconteceu com o pequeno Daniel? Vera conseguiu reencontrar seu filho?
E o casamento de Claire, vai resistir a tanta pressão, ressentimento e culpa?
"Os segredos têm dessas: sempre encontram seu caminho. Mesmo que leve uma vida toda." pág 302
A escrita da autora é de uma fluidez singular, em questão de horas minha leitura tinha evoluído de forma incomum pro meu ritmo. 
Esse enredo engloba um romance histórico e investigativo com um ar de mistério desenvolvido com muita delicadeza nos transportando com facilidade entre duas épocas distintas. 

Não é uma história profunda, senti falta de uma caracterização mais ampla sobre alguns personagens e algumas situações, mas a trama convence e apesar das características similares da vida das protagonistas, suas histórias foram articuladas e interligadas de forma coerente e expressiva. E ambas, Claire e Vera, são personagens verossímeis e agradáveis.

A narrativa é em primeira pessoa, sendo intercalada entre Vera em 1933 e Claire em 2010, e aos poucos vamos percebendo a ligação existente entre as duas. No final de cada capítulo, a troca entre as narradoras foi feita de forma bem motivadora e foi isso que contribuiu para o excelente andamento da minha leitura: o que seria revelado e me aguardava a seguir.

Existe uma certa previsibilidade em determinado ponto da história sim, tem também uma questão que ficou subentendida, acredito que essa foi a intenção da autora porque de um modo geral a mensagem foi passada claramente....mas eu como leitora, gostaria de uma explicação direta e explícita.

Esse foi meu primeiro contato com Sarah Jio, e mesmo com algumas ressalvas, eu me encantei com a história e a emoção palpável transmitida numa narrativa sobre perdas e recomeço.
"As coisas mais difíceis sempre se tornam nas mais recompensadoras." pág 123

Avaliação:


A Autora:

Sarah Jio é jornalista e escreve para revistas como SELF, Real Simple, Cooking Light e O, The Oprah Magazine, entre outras. Nos últimos anos mantém um blog na “;Glamour.com”; sobre saúde e bem-estar. Vive em Seattle com o marido, seus três filhos e um golden retriever.

As Violetas de Março é o seu primeiro romance e foi considerado o melhor livro do ano (2011) pelo Library Journal.


52 comentários

  1. Oi!
    Quando os parceiros postaram os lançamentos da editora, reparei nesse livro. Mas não tinha me aprofundado pra saber a estória.
    Depois de ler a resenha e conhecer melhor o livro achei muito legal a proposta.
    Me deu a impressão de que eu leria rapidamente e curtiria muito todo esse mistério.

    Beijo
    ooutroladodaraposa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty!
    ótima resenha, descreveu super bem a história e gostei de saber sobre suas impressões. Infelizmente esse gênero não é um dos meus favoritos, então esse não é um dos livros que eu leria.
    Beijos

    Paradise Books

    ResponderExcluir
  3. oi flor, foi o primeiro que li assim que a caixa chegou e eu me vi sugada pela história! a dor de Vera e de Claire foi bem caracterizada para mim e o final de Claire foi uma surpresa!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paty! Tudo bem? Adorei a resenha. Essa já é a terceira que leio para esse livro... Cada vez estou ficando mais interessado em ler o livro! :) Apesar das ressalvas, o livro parece ser ótimo! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Heey!
    Adorei a premissa do livro, aparentemente é muito bom ^^
    Sua resenha está ótima!
    Abraços =)
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo joia?
    Quando fiquei sabendo desse livro me deu uma vontade enorme de ler.
    Assim que eu conseguir colocar todas as minhas leituras pendentes em dia tenho em mente em ler esse livro. Acho a capa tão bonita *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito desse livro. Ainda não tinha lido nada da autora e me apaixonei por ela. Eu não sei qual é a questão que você falou que ficou subentendida, porque achei que a autora explicou tudo certinho hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, Paty!
    Caa vez que leio uma resenha desse livro, minha curiosidade aumenta.
    A história é bem interessante. Melhor ainda quando a escrita é tão fluida como você diz ser.
    Apesar das falhas, vou querer conferí-lo o mais brevve possível.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    #MêsDosNamorados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
    Participe!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece excelente!
    Não tem muita coisa a ver, mas de alguma forma me lembrou de Boneco de Neve, do Jo Nesbo. Acho que por causa dessa narrativa intercalada em presente e futuro e a não-conclusão de algum mistério.
    Já coloquei o livro na lista de desejados. Ótimos quotes!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  10. Não me interessei por esse livro desde que soube do lançamento. Não faz meu tipo de leitura, mas pelo que li na resenha, ele parece um bom livro para quem curte esse tipo de história. Pelo que vi não é tão apronfundado e algumas coisas que comentou só deixou mais claro que eu não curtiria muito o livro, mesmo algumas que achou positivas.

    Abs,
    Andresa Dias
    Leituras & Fofuras
    http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Estou com esse livro aqui. E estava em dúvidas se deveria lê-lo primeiro ou se deveria ler o livro A lista. Pela sua resenha, acho que vou iniciar com ele. Parece ser uma história comovente e com mistério. A capa também é muito delicada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Ainda não li nada da autora, mas sinceramente, não tenho muita curiosidade, não... Fico feliz que você tenha gostado da história, principalmente por ser o primeiro contato com a escrita da Sarah, mas as quatro estrelinhas não me animaram muito *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Paty!
    Tive a oportunidade de ler o livro Violetas de Março da autora ano passado e me encantei por sua escrita! Desde então tenho com muita vontade de ler mais obras delas e quando vi este lançamento fiquei mega contente!
    Gostei da premissa do livro e saber que a narrativa intercala passado e presente. Adoro essa técnica que os autores usam, pois me prendem ainda mais à leitura!!
    Ps. Recomendo a leitura de Violetas de Março, acho que você vai gostar :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olha Paty ainda também não li nada da autora, mas tenho bastante curiosidade.
    Eu li a resenha da minha colaboradora que resenhou esse livro antes de ser lançado e agora lendo aqui a sua fiquei interessada pela história. Espero poder ter a chance de ler assim que possivel, porque estou com tantos livros para serem lidos que MEU DEUS ! hahahahaha

    Mas mesmo assim gostei da sua sinceridade em relação
    ao livro, ainda mais porque queria um pouco mais de explicação sobre alguns pontos. Mas acho que só irei entender isso lendo. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/caixinha-de-correio-parte-2.html

    ResponderExcluir
  15. Oie,
    nossa eu não tenho este livro :(
    parece ser muito lindo!!!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Eu não li ainda essa obra, mas já vi muitos elogios para a escrita da autora e do enredo.
    Acho que realmente, mãe se identifica mais com esse tipo de livro.
    Sua resenha está linda, como sempre. Gosto muito desse tipo de história e a narrativa parece ser ótima e instigante!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  17. Também me encantei com a história apesar de algumas ressalvas, confesso que o que mais me incomodou foi o excesso de coincidências, passou um pouco dos limites para mim. Mas a escrita da autora é mesmo muito fluida e gostei dela ter optado pela narrativa alternada entre as protagonistas, e curti bastante a leitura.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. ótima resenha Paty, eu quase solicitei esse livro mas fiquei com medo de ser MUITO, MUITO drama, confesso RSrs
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Que capa linda, dá vontade de comprar só por causa dela *-* já sobre o enredo... pelo que pude perceber não faz o meu estilo :/ mas adorei os tópicos que vc abordou, é a primeira resenha que leio do livro e primeira que leio no blog ^^
    Beijos,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  20. Acho que as mães vão mesmo se identificar muito mais com a história pela questão de se colocar no lugar da outra. Esse quem vai ler é a Jaque, então acabou caindo como uma luva.
    Bom quando o livro surpreende e fisga pra dentro da história! Isso tá tão raro pra mim que quando acontece eu amo pra sempre.rsrsrs
    E também sou dessas de querer tudo explicadinho. Se é pra constar na história, não pode ficar implícito.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Paty. Tudo bem?

    Eu recebi esse livro tem um tempinho e vou ler em breve, já tinha lido umas resenhas desse livro e fique animada em ler. Gosto quando a narrativa é intercalada entre presente e passado, onde espero gostar do livro. Apesar de algumas ressalvas, percebi que você gostou de Neve na Primavera. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  22. Paty sobre a escrita da autora sou obrigada a concordar, ainda não li Neve na primavera mas li As Violetas de Março da autora e que livro encantador e fluído, creio que este deve seguir o mesmo ritmo e estou ansiosa para ler, infelizmente a pilha de leituras está grande e estou tentando seguir a risca a ordem de lançamento, espero conseguir ler ainda esse mês. sobre os pontos não tão legais que você citou, vou tirar minhas próprias conclusões quando ler, mas com certeza eles já me ajudaram a não ir com tanta cede ao pote, ou seja, expectativa :)

    ResponderExcluir
  23. Oi
    Fiquei bem curiosa para sabe o que aconteceu com o menino... será que ela encontrou o filho? Quem será que levou ele? Pronto, fiquei curiosa, agora quero ler o livro :D
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  24. olá Paty, ainda não lida nada desta autora, mas esse livro parece juntar duas historias de uma forma bem feita e mesmo com os pontos negativos que você colocou os positivos se sobressaíram e fiquei morrendo de vontade de lê-lo <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  25. Oláa,
    De primeira esse livro não chamou a atenção por causa da capa (quem nunca?), mas eu estou ouvindo inúmeras resenhas a respeito e fiquei bem interessada. A premissa parece ser bem intrigante, assim como fluiria bem rapidamente. Porém, não sei se leria. Não agora!!

    Beijos, Our Constellations

    ResponderExcluir
  26. Oi Paty, tudo bem?
    Esse livro ainda não havia me chamado a atenção até ler sobre o desespero dessa mãe. Também sou mãe e sei que ficaria da mesma forma. Adorei a resenha, quero muito ler.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Recebi esse livro e estou adorando a leitura dele. Ainda não tinha lido nada da autora, mas esse livro é bem legal. Adorei a sua resenha, espero gostar tanto quanto você :}

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Paty, sua linda, tudo bem?
    Mesmo que não haja muita profundidade, parece que a história vai mexer com a gente. Como ignorar o drama dessa mãe? A dor que ela sentiu ao perder seu filho. Tomara que ela tenha conseguido recuperá-lo. Adoro quando um personagem pesquisa sobre outro e acaba fazendo reflexões sobre a própria vida. Não vejo a hora de ler o livro. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Eu ainda não tive o meu primeiro contato com a escrita da autora, mas este será sem dúvida o primeiro livro dela que lerei.
    Eu também me incomodo bastante com passagens mal explicadas, vamos ver como vou me sair com esta leitura...

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem?

    Apesar de ter amado a capa e a premissa do livro, ele apresenta duas características que não me agradam muito, que é a presença de flashbacks ou narrativas feitas sobre o passado. Acho que narrar no presente algo que aconteceu no passado é válido, mas ambientar a narrativa lá eu não curto muito. O outro fator é a previsibilidade e acontecimento de entendimento implícito, também não curto isso, gosto de tudo fechadinho expressamente e de maneira menos previsível possível. Acho que vou deixar essa dica passar.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Paty, tudo bem?
    Tenho lido muitas resenhas desse livro... é algumas vezes quero ler e outras nem tanto... Gostei de saber que as histórias são paralelas e em tempos diferentes e que pelo o que entendi uma personagem vai investigar o acontecimento na vida da outra... só sei que as duas perdas são arrasadores... eu por ter uma filha imagino a dor e o sofrimento das duas... o desespero é devastador... acho que umas das coisas que me pressionam a querer ler o livro é saber o final RS... xero.

    ResponderExcluir
  32. Oiiii
    Eu vi esse livro, mas não tinha parado para saber do que se tratava. O livro parece ser bem interessante. Fiquei curiosa para saber se a Vera encontrou seu filho. Vou procurar ler.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá, Paty! Tudo bem?

    Estou com esse livro para chegar aqui em casa, para que eu possa o ler. Parece ser bem interessante, mesmo com essa capa brochante, hahaha. Espero poder lê-lo o mais rápido possível para compartilhar minha opinião sobre a obra contigo! Adorei sua resenha, me deixou ainda mais ansioso.

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Oi Paty,

    Tenho lido resenhas positivas desta obra e gostei muito, tanto que está na minha lista de desejos. O fato de a escritora ter uma escrita fluida e agradável me chama a atenção porque desta forma os leitores se envolvem muito mais e não conseguem largar o livro.
    Estou bem curiosa para conhecer toda a trama.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi Paty, tudo bem?

    Nossa, to doida pra ler esse livro. Li Violetas de Março, da Sarah e simplesmente AMEI. Ela escreve muito bem. Espero gostar de Neve também. A escrita da Sarah é mesmo muito fluida e gostosa. Os livros dela sempre são profundos.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  36. Que resenha magnífica, você está de parabéns.
    Ainda não conhecia o livro nem a autora, e a forma como você mostrou me encantou. Quero ler. Falando em nevasca lembrei de Deixe a neve cair, já leu?
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir
  37. Paty lindona a capa desse livro está linda, a premissa em si já me deixou com coração apertado como mãe. Que decisão difícil para uma mãe deixar o filho em casa sozinho, que desespero. Agora fiquei muito curiosa para saber sobre Daniel. E assim como você gosto de finais explícitos. Vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  38. Olá Paty,

    Gosto muito de livro que envolva algum tipo de drama familiar e esse parece ser daqueles de deixar a gente arrepiado e doida para saber o que aconteceu com os personagem, principalmente o pequeno Daniel que sumiu e o que destruiu o casamento Claire, fiquei ainda mais curiosa na hora que a você falou que escrita da autora é fácil.

    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  39. Eu li hoje uma resenha sobre o livro, será uma das próxima leitoras, mas pelo enredo, exige uma história profunda, pena não ser assim, estava animada. Também soube que o título original não é esse, isso é bem chato.

    ResponderExcluir
  40. Oi Paty, gostei bastante da sua resenha, e mesmo com as suas ressalvas, creio que vou adorar ler este livro! Ainda não li nada da autora, mas gosto desse tipo de enredo! Quero saber o final desta história!

    ResponderExcluir
  41. Oi,
    li o livro recentemente e achei a leitura arrebatadora, de uma profundidade singular e capaz de nos levar a outra época e sentir tantas emoções.
    Adorei a resenha, acho que o livro conseguiu te tocar da mesma forma que a mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Nossa simplesmente amei a resenha e já quero o livro... Gosto bastante de livros que envolve um certo drama, seja família ou não, e nos instiga a ler só para saber o que aconteceu com determinado personagem. Espero gostar da leitura, já que coloquei o livro entre as próximas leituras

    ResponderExcluir
  43. Oi Paty!!
    Nossa estou super empolgada p ler logo este livro! Tb solicitei p NC e tb será meu primeiro contato c a autora, fico feliz q tenha romance e mistério no livro, adoro qd essas duas coisas d alguma forma estão presentes no livro, achei muitoo interessante a história!!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  44. Oláá
    Já li algumas resenhas sobre o livro e fiquei curiosa desde o lançamento, depois da sua resenha, estou ainda amis, o enredo é ótimo e interessante, espero poder ler em breve e gostar bastante.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Eu quero muito ler esse livro, a sinopse me deixou bem intrigada e curiosa. Imagina só você chegar em casa e seu filho ter sido raptado? Não gosto nem de pensar!
    Espero conseguir lê-lo em breve.

    Beijos ♥
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  46. Olá! Não conhecia antes de ler seu texto, mas achei a sinopse do livro maravilhosa e agora estou desejando realizar a leitura. Parece ser muito emocionante, além de ligar a história de duas mulheres fortes e com marcas do passado. Quero muito saber o que aconteceu com o Daniel. Beijos e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  47. Mesmo tendo uma boa dose de mistério esse livro não me interessou, vi muitos comemorarem por ser um novo livro da Sarah, mas eu nem conheço outras obras da autora. Ao menos a leitura do livro é bem agradável!

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  48. Oi Paty tudo bem ?

    Já li Violetas de Março e achei a rápida a leitura mas não foi algo que amei estou com receio deste livro ser igual ao anterior mas espero gostar mais, espero poder ler em breve e me encantar com a escrita da autora assim como você.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  49. Oi Paty, tudo bom?
    Eu gosto bastante de livros narrados em duas épocas diferentes e a sinopse desse livro também me deixou curiosa. Parece ser uma narrativa emocionante, mesmo sendo previsível. Nunca li nada da autora e será minha primeira experiência com a escrita dela.
    Espero ser envolvida por essa narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Eu li esse livro não faz mais de dois meses e me lembro da historia todinha. Chorei do inicio ao fim...é um livro incrível. Super recomendo ele pra todo mundo!

    ResponderExcluir
  51. Oi Paty! Eu me interessei pelo livro por conta da ligação entre passado e presente, eu curto muito estas histórias que o autor apresenta acontecimentos envoltos em mistério em duas épocas distintas, suas ressalvas me deixaram alerta para o que vou encontrar, assim é bom que não crio expectativas muito elevadas.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  52. Oi, tudo bem?

    Eu gostei bastante da premissa do livro. Adoro um mistério mesmo quando é um pouco previsível. Fiquei curiosa para ler o livro.


    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥