Autora: Cléo Busatto
Editora: Galera Record
Páginas: 144
Livro cedido pela editora Galera Record para resenha.
Ana tem 14 anos e mais de 70 quilos, é muito tímida e tem dificuldade de se relacionar, o que lhe rende muita zoação. Ela é constantemente alvo de piadas de mal gosto e o bullying faz parte do seu dia-a-dia.
Ser gordinha é genético e a família de Ana ainda colabora pra situação piorar com comidas calóricas e consequentemente engordativas.
Ela encontrou na escrita uma maneira de desabafar e expressar todo sua indignação e descontentamento.
Mas não é só de relatos sobre o bullying sofrido que esse diário é construído, tem também muitas das divagações de Ana, seus questionamentos e dúvidas sobre a etapa de vida que está passando, as descobertas e o autoconhecimento.
É através desse diário que conhecemos um pouco da família da protagonista, alguns moradores do seu prédio e até aqueles que adoram tirar sarro dela. Por conta disso ela se sente inferior, atrapalhada e desengonçada, e passou a acreditar que era exatamente como as pessoas a taxavam.
É através desse diário que conhecemos um pouco da família da protagonista, alguns moradores do seu prédio e até aqueles que adoram tirar sarro dela. Por conta disso ela se sente inferior, atrapalhada e desengonçada, e passou a acreditar que era exatamente como as pessoas a taxavam.
Até o momento que ela teve uma experiência que fez com que ela despertasse e trouxesse de volta a Ana alegre e sorridente que esteve escondida por causa de tantos deboches. Toda desgraça foi revertida e trouxe à tona uma nova Ana.
Por ser um diário, o texto é corrido sem a existência de diálogos, um monólogo. Mas a leitura é rápida e fluida, os capítulos são curtos e diretos. O enredo aborda assuntos do dia-a-dia da adolescente, e mostra seus transtornos, os momentos conturbados, as mudanças e seu amadurecimento .
O livro é dividido em 3 partes: baleia, fênix e urso, e em cada uma acompanhamos os caminhos percorridos pela protagonista e as transformações ocorridas.
"...posso mudar o que não me faz bem." pág 29
A história se passa num período de 3 anos, mas tudo é abordado superficialmente e corriqueiramente, a narrativa prendeu minha atenção e fiquei querendo mais detalhes sobre as situações relatadas, mais sobre os personagens secundários, mas eles não vieram.
Não foi um enredo devastador que deixou marcas, portanto ele não conquistou seu lugar de queridinho, mas com certeza ele alcança o público destinado.
O livro apresenta um enredo infantojuvenil encobrindo um autoajuda, vai atingir mais o público alvo que se identificar com as situações vividas pela protagonista.
Não foi um enredo devastador que deixou marcas, portanto ele não conquistou seu lugar de queridinho, mas com certeza ele alcança o público destinado.
O livro apresenta um enredo infantojuvenil encobrindo um autoajuda, vai atingir mais o público alvo que se identificar com as situações vividas pela protagonista.
Avaliação:
Ontem saiu um post que contém algumas informações sobre o livro e mais quotes selecionados, visite o coluna Nos Mínimos Detalhes e confira.
Olá Paty,
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas parece ser uma leitura agradável.
Particularmente, os monólogos me incomodam, mas as vezes, são essenciais.
Gostei da premissa e acho que leria!
Beijos
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Oi Paty!
ResponderExcluirNão sabia que o livro era tão curtinho e no estilo "diário", mas acredito que por ser um infantojuvenil irá mesmo atingir o alvo, e proporcionar reflexões nos leitores jovens que sofrem com o bullying e/ou obesidade.
Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *
oi Paty, como está? esse livro é super bacana, ja tinha dado uma espiada nele na postagem anterior e estou bem curiosa
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Paty, tudo bem? estou com uma preço por este livro desde que você o comentou na postagem anterior
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi, Paty! Tudo bem? Realmente, 144 páginas para narrar acontecimentos de 3 anos é muito pouco! :/ É uma pena que a autora tenha pecado nesse aspecto, pois o livro tinha um grande potencial para ser ótimo, né? Adorei a capa e a premissa da obra! :) Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Esse é o ruim de livros em forma de diário, nós conhecemos só o ponto de vista da personagem e muito pouco dos que a rodeiam. Só por isso pra mim a leitura já seria desagradável, ainda bem que pelo menos os capítulos são curtos. E ultimamente os autores andam retratando bastante o bullying, né? Vários lançamentos tem sido sobre o assunto
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova de "No Mundo da Luna" no blog, vem conferir!
Olá Paty!
ResponderExcluirNormalmente não me sinto atraída por livros sem falas, mas já me surpreendi positivamente com alguns desse formato, então não seria por isso que não leria esse. Parece ser uma história bonitinha, com foco na superação. Talvez um dia eu dê uma chance... hehe
http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
Mais Uma Página
Oi Paty, realmente, me pareceu ser uma leitura muito agradável. Adorei a capa do livro, adoro essas coisas fofinhas.
ResponderExcluirBeijos.
http://www.oraculodeelfos.com.br/
Oi ...
ResponderExcluirJá conhecia esse livro por alto , não tinha tantos detalhes assim .
Adorei saber um pouco mais , com certeza vou querer ler :)
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Oi Paty,
ResponderExcluirFiquei com muita vontade de ler os "desabafos" da Ana. Achei bastante interessante os títulos das partes, acredito que tem alguma coisa a ver com a história. Apesar de você meio que ter dito que tudo é colocado de forma muito rápida, fiquei com vontade de ler esse livro. Ótima resenha, parabéns!
Beijos, Tão doce e tão amarga.
Gosto de livros com capítulos curtos. Animam muito mais a leitura e nos fazem devorá-los mais rápido! Gostei da temática. Entrou para a lista de desejados!
ResponderExcluirSeguindo o blog! ;)
http://postandotrechos.blogspot.com.br/
Oi, Paty! tudo bem?!
ResponderExcluirQueria ler esse livro, mas estou perdendo um pouco o interesse. Sua resenha está ótima, espero que tenha próximas leituras melhores ;)
Abraços do Dan :)
•bookdan.blogspot.com
•twitter.com/@leitura_dan
•facebook.com/leituradan
Oi, Paty! Tudo bem?
ResponderExcluirSempre que vejo a capa desse livro por ai, fico querendo comprar haha'
Perdi um pouco do interesse pq nao curto monólogos, mas daria uma chance a esse.
Beijos
mundoemcartas.blogspot.com.br
Oi Paty, como estas?
ResponderExcluirEu tenho esse livro, acabei ganhando ele de presente, mas ainda não li, ele segue aqui nos meus livros pendentres. Eu não sabia que era um monólogo em forma de diário, confesso que tenho um pouco de dificuldade com essa forma de leitura, mas, como ele é bem curtinho, acho que pode ser que eu leia logo. Acho interessante todo o debate sobre o bullying nos dias atuais, mas eu sou curiosa à respeito dos personagens e fico me sentinfo frustrada quando eles são apresentados de forma muito superficial (o que pode acontecer com frequência em monólogos).
Beijokas
Alice
http://naprateleiradealice.blogspot.com.br
Oi Paty!
ResponderExcluirAcho a premissa interessante, mas não chamou minha atenção pelo fato de ser um monólogo.
Acabei de ler um livro/ diário e, apesar de ter diálogos, eu não me adaptei a leitura =/
No entanto, acho que é uma boa dica para o público juvenil e para que gosta deste tipo de narrativa!
Um beijo e boas leituras!!
http://versosenotas.blogspot.com.br/
Oi Paty!
ResponderExcluirNão sei se teria paciência pra essa leitura, o gênero dele já não me agrada muito hoje em dia =/ E o tema bullying tbm n é um dos meus favoritos.
Acho a capa bonitinha *-*
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirAcho a premissa do livro interessante, e apesar de ser um monólogo, eu gostaria de fazer essa leitura, parece bem agradável.
A capa tá linda!
Ótima resenha!
Beijos!
Oi Paty, tudo bom?
ResponderExcluirEu gostei da história do livro e do título e capa. Mas narrativas corridas me deixam apreensivos, principalmente quando o assunto abordado é bom e promete mais. No entanto, acredito que, como você disse, é mais para atingir o publico alvo, o que torna essa maneira de escrever proposital.
Se eu tiver a oportunidade um dia quero ler, mas também não é o tipo de livro que entra na minha lista de "não posso deixar de ter".
Achei seu blog lindo, estou seguindo.
Bjão.
- Diego, Blog Vida & Letras
http://blogvidaeletras.blogspot.com
Oi Paty!
ResponderExcluirÉ sempre tão bom vir aqui no seu blog! *--*
Gostei muito da sua resenha, me deixou bem curiosa pelo livro e para conhecer a personagem, ela me cativou de alguma forma então quero saber mais sobre a história.
luadeneon.com
Eu já estava muito desanimada da leitura desse livro já no enredo dele. Achei bem fraco comparado com outros livros do tema que eu já li. E depois da sua resenha eu realmente vi que esse livro não é uma boa leitura pra mim.
ResponderExcluirhttp://www.laoliphant.com.br/
Olaaa
ResponderExcluirEu quero muuuito ler o livro pois parece ser uma delícia. Adorei o enredo e essa capa, que pena que nao te surpreendeu tanto, ótima resenha.
Beijos
Reality of Books
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro e não sei se a narrativa funcionaria comigo viu? Eu adoro diálogos hahaha!!
Bjs
A. Libri
Olá, Paty!
ResponderExcluirÓtima resenha!
O tema é bem atual e gosto muito do estilo diário.
Beijos!
SUA ESTANTE
Gatita&Cia.
Oi Paty!
ResponderExcluirGostei tanto da capa, mas não me encantei pela premissa do livro.
Acho que não leria não. Além de gostar de diálogos, haha.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirgosto muito de livros em forma de diário, justamente porque permitem um aprofundamento nos pensamentos e segredos dos personagens, então é uma pena que a história tenha ficado superficial.
A trama parece ser interessante e bem juvenil.
uma boa dica
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oi Paty, tudo bem??
ResponderExcluirAchei interessante o enredo do livro apesar de não ficar muito interessada na leitura dele... a capa do livro já me ganharia, achei muito fofa e bem trabalhada... eu sei como é passar por isso na escola... eu nunca fui magrinha... quer dizer até os 12 anos sim, mas depois dos 14 fui sempre cheinha nada de 70 quilos, mas o suficiente para ser taxada na escola... acho que parte de eu ser muito fechada ou era... foi por causa desses acontecimentos na escola... Xero!
Oi Paty, tudo bom?
ResponderExcluirGanhei esse livro de presente de uma amiga e devo lê-lo em breve. Acho a premissa bem juvenil mesmo e não tenho problema com isso. Não sabia que a narrativa não tinha diálogos. Acho o título bonitinho.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oiee.
ResponderExcluirNão me interessei pelo livro e se o vê em uma livraria, pensaria que era de autoajuda rs.
Bom, com certeza vou me despertou interesse em ler
Beijos
http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br
Oi Paty,
ResponderExcluirPena que o livro ficou superficial, a história parece fofinha. Mas eu ia perder a paciência com esse monologo infinito.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi Paty, tudo bem?
ResponderExcluirEu vi um tantão de gente falando sobre esse livro, mas eu não me interesso muito não, não tenho mais paciência para livros infanto-juvenis, ainda mais quando o enredo esta acompanhado de um toque de auto-ajuda, eu morreria de tédio na leitura.
Beijos,
http://www.lendoeesmaltando.com/
Oi Paty, tudo bem?
ResponderExcluirEu li esse livro tem apenas alguns dias e gostei. Eu sou bem detalhista e fico chateada quando alguns livros faltam alguns relatos, mas neste eu não senti falta e achei até bem completo.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/