01 setembro, 2015

Resenha Fragmentados

"A sua vida é  meu presente para você. Trate-a de acordo."
Editora: Novo conceito
Autor: Neal Shusterman
Páginas: 320


Unwind foi publicado originalmente em 2007, e chegou ao Brasil em julho desse ano como Fragmentados publicado pela editora Novo Conceito.

Connor tem 16 anos e foi entregue pelos pais para ser fragmentado, e então ele decide fugir e viver à própria sorte até completar 18 anos e estar livre da fragmentação. Mas o que realmente significa ser fragmentado? Porque aqueles que deveriam amá-lo e protegê-lo tomaram uma atitude irreversível de entregar o próprio filho às autoridades?
Rotulado como problemático e arriscado, ele torna-se um desertor.
Risa está sob tutela do estado desde que nasceu, vive na Casa com outras crianças. Ela tem 15 anos e já passou da idade de permanecer num lar como tutelada, é preciso abrir espaço para novas crianças indesejadas, sendo assim a única alternativa que resta para ela é ser fragmentada. Ela precisa descobrir quais as possibilidades de fuga.
Lev tem 13 anos, é o décimo filho, é o dízimo da família e tem ciência disso desde que nasceu, ele foi criado para servir 'a Deus e a humanidade 'nasceu para ser fragmentado, mesmo que seja inteligente e traga orgulho pra família. Mesmo sem entender bem o porque dele ter sido o escolhido, ele aceita.
O três se cruzam numa estrada, cada um vivendo sua situação referente a fragmentação.
E de repente Risa e Lev também passaram a ser desertores. Risa intencionalmente mas Lev contra a própria vontade....à partir daí a aventura começa.
"Todo fragmentário tem uma história que você não quer conhecer." pág 197
Esse é um enredo que desperta várias reflexões e questionamentos, a ideia dessa história distópica é bem diferente e sórdida: a vida é intocada até o indivíduo completar 13 anos, entre os 13 e 18 os pais podem escolher 'abortar' esse filho entregando pra fragmentação(tenha em mente que a palavra fragmentação aqui é utilizada empregando seu real significado), chega a ser maquiavélico e repugnante o fato da sociedade agir com tanta naturalidade e frieza, mas a história criada por Neal é excelente e versátil.

Os personagens foram bem caracterizados e convincentes, e eu me peguei torcendo desesperadamente pra que o trio principal conseguisse se livrar da fragmentação, e cheguei a sentir dó e agonia diante do relato da fragmentação daquele personagem por quem eu desenvolvi uma certa antipatia.
Um narrador onisciente descreve os personagens, seus sentimentos e relata todos os acontecimentos, inicialmente tive dificuldade de me envolver com o enredo, mas com o desenrolar de uma história tão inovadora e singular, isso foi mudando, e de repente eu me vi completamente imersa numa trama cheia de adrenalina e mistério que me causaram pavor e repulsa por conta de fatos inimagináveis.

Por ser um mundo distópico transformado após uma grande guerra, eu senti necessidade de mais informações e descrições sobre a ambientação. Esse livro foca na luta de cada fragmentário pela vida e não aborda profundamente as demais consequências após a criação da Lei da Vida.
Os capítulos são curtos, a escrita envolvente e a história viciante.
As informações sobre a situação de cada personagem e a forma como o mundo está organizado é passado aos poucos e isso instiga a curiosidade e torna impossível largar a leitura.
Essa ideia de ser fragmentado é sinistra, até mesmo macabra.
Acredita-se que as pessoas fragmentadas continuam vivas através de outros, mas e como fica a alma? Fragmentada também? E como explicar as lembranças? Será que existe explicação pra isso? 
Temos um romance também, mas bem discreto deixando claro que esse não é o foco da história.

O enredo foi inteligentemente construído e desenvolvido de forma engenhosa trazendo intrinsecamente críticas sociais relevantes e metáforas, e foi isso que deu o diferencial nessa distopia original.
Fragmentados é o primeiro volume de uma série, mas ele é bem concluído, tem um fechamento que acalma o leitor momentaneamente, mas é claro que a pergunta chave fica em aberto servindo como um gancho para o livro seguinte.
Agora só me resta torcer pra continuação não demorar a ser lançada aqui.



Avaliação: 

Confiram o post nos mínimos detalhes #4 porque lá tem mais de Fragmentados.

46 comentários

  1. Nossa... eu fiquei realmente curiosa para saber mais sobre esse livro, ta ai um tipo de leitura que eu preciso voltar a ler, estou muito envolvida apenas em romances e simplesmente esqueço de todo o resto mas esse definitivamente já esta na minha lista.

    janeladememorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. desde o lançamento tenho ficado curiosa, foi ótimo descobrir mais da trama, eu em breve quero sair da zona de conforto e me jogar no distópico!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amiga primeiramente tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha, mas eu acho que nào seria um livro que eu pegaria para ler sabe? Eu passei esse livro para Agatha que esta gostando bastante, mas eu não me senti atraida e acho que por agora estou mais na fase de romances. Por isso eu acho que não seria legal eu ler ele, pois com certeza não iria gostar. Mas gostei de tudo que você abordou sobre a trama e também percebi que a história é muito envolvente. Mas acho que deixarei para ler mais pra frente.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-soldier-leal-ate-o-fim.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty, tudo bem?
    Eu já li esse livro e gostei bastante, mas esse mundo criado pelo autor, a parte de fragmentação, me revoltou e fiquei enojada com aquela cena de fragmentação.
    Me apaguei demais aos personagens e estou ansiosa pela continuação, espero que a editora lance logo. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  5. Achei sua resenha ótima. Eu já estava querendo esse livro, agora preciso dele para ontem.
    Esse e o gênero do momento!

    http://www.lelendolido.com.br/

    ResponderExcluir
  6. tô com muita expectativa em ler Fragmentados, espero gostar, pois achei fantástica a premissa dele... bom saber que o romance não vira foco da trama, como costuma acontecer em algumas distopias atuais...

    ResponderExcluir
  7. Oi, Paty! Já comentei anteriormente que adorei esse livro.
    Essa ideia de fragmentação é toda louca e o autor, descaradamente, aborda temas tão comuns no nosso dia a dia que é até estranho pensar que esse livro se passa em um futuro ~próximo~. O pior é imaginar que tantas coisas semelhantes a este livro acontece nos dias atuais e quase ninguém sabe, e os que sabem ignoram por diversos motivos que daria um graaaande debate.
    Sobre a cena em que o autor narra a fragmentação do tal personagem eu acabei não sentindo tanta emoção, por dois motivos: 1) O personagem é insuportável; 2) O booktrailer mostra praticamente a mesma coisa. Ficou um pouco frio na historia, par amim.

    Espero logo pela sequencia. Beijos.
    Blog Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei do livro. Sério! A ideia do autor é muito legal e ele soube abordar também. Uma ótima distopia.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Confesso que não entendi exatamente o que seria uma fragmentação, mas se alguém chegasse e falasse q eu seria fragmentada, eu ficaria realmente assustada e, assim como os protagonistas, tentaria fugir.
    Eu amo distopias, e tenho certeza que vou adorar ler fragmentados. Fiquei mesmo curiosa!
    Beijos,

    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  10. Paty lindona amei a resenha, ainda estou na dúvida sobre ler esse livro devido a forma de fragmentar as pessoas me dá até um arrepio, mas creio que tudo tem uma linha de reflexão, por isso estou aguardando a continuação. O autor surpreendeu com a premissa se destacando muito. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é maravilhoso. A Editora Novo Conceito lançou uma distopia super original em meio a tantos livros distópicos BEM PARECIDOS. Esse está entre um dos livros distópicos favoritos. Só senti falta de um governante, mas isso não atrapalhou a história de maneira nenhuma.

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Paty, tudo bem?

    Esse foi um livro que eu julguei pela capa (que é beeem feia) e não quis ler. Mas adoro distopias e todas as criticas sociais que ela englobam. Agora já to curiosa para ler =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Essa distopia é bem maluca e instigante. Achei esse lançamento da NC maravilhoso, diferente. A capa também é legal e o enredo, no pouco que vi, já fiquei angustiada, gente, muita loucura.

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Então gostei da sua resenha, lhe deixa curioso, mais infelizmente não e um livro que eu leria, não e um gênero que me atraia, mais mesmo assim, boa sorte, belo trabalho.

    Beijos.
    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Desde que assisti o book trailer desse livro, tô inquieta pensando nessa leitura.
    Sua resenha acaba de me deixar mais curiosa ainda!
    Espero comprá-lo em breve e gostar tanto quanto você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oii, eu vi muita gente falando/resenhando esse livro só que não me chamou muito a atenção :/

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu estou bem ansiosa para ler esse livro desde que o vi. Tive a oportunidade de ler em inglês, mas acabei deixando passar. :| Sua resenha me deixou mais ansiosa ainda pra ler. Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Já vi umas quantas resenhas e até hoje nenhuma me chamou a atenção! Pretendo um dia quem sabe dar uma oportunidade para ele, vamos ver se é tudo o que falam.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Apesar da capa horrorosa, eu estou doido por esse livro. Primeiramente porque eu amo distopias, e também porque a premissa é muito bacana.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, Paty!
    Estou super curiosa para conhecer esse livro, já faz algum tempo que não leio livros distópicos e acho que vou voltar a esse gênero lendo esse livro :D É bem interessante o modo como essa sociedade trata essa situação e fiquei meia em dúvida no motivo para as pessoas quererem matar os seus filhos, será algo que descobrirei na leitura rs
    Gostei da resenha! :)

    Luz e literatura!
    Beijos

    cantaremverso.com

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    A cada resenha que leio fico com mais vontade de ter esse livro. Achei essa ideia da fragmentação algo genial, e somando isso ao fato do livro ser ditopia, aí que fiquei doido mesmo HAHAHA. Acho que devo ter uma opinião parecida com a sua, também não gosto muito o autor cria um mundo distópico e não dá muita informação ao leitor do mundo em si, mas como não é um livro solo, acho que ele decidiu ir dando descrições a longo prazo. Ótimo texto.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Paty, além de não ser adepta de distopias não tenho nenhum interesse nesse livro.
    Ele se mostra assustador e eu sou muito impresionável.
    Sendo assim, eu não me identifiquei, pelo contrário fugiria dele.
    Mas que bom que pra você foi bom.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  23. Eu sou apaixonada por distopias ♥ Quero ler esse livro desde que assisti o book trailer! Comprei ele semana passada, mal posso esperar para ler!!!
    Particularmente, adoro livros com capítulos curtos hahaha
    Talvez nos próximos livros tenha mais detalhes sobre a guerra e o ambiente, não sei...
    Vou ler muito em breve, pode ter certeza!

    Beijinhos :*
    http://www.guardiadebibliotecas.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Assim como voc^me senti angustiada com o destino desse tal personagem, acho que pelo fato de que ngm merece isso mas também pq ele se mostrou desamparado e apesar de suas atitudes idiotas e a antipatia que senti por ele ainda assim foi extremo, mas importante para o contexto. Achei satisfatória as informações compartilhadas pelo autor com relação a sociedade, isso por achar que ele irá desenvolver melhor essa parte nos outros livros. Ahei que ele desenvolveu a história muito bem intrincando as situações e a vida dos personagens, enfim eu adorei

    ResponderExcluir
  25. Eu adorei essa leitura!! Foi a melhor distopia que li esse ano, apesar de não ser um gênero muito presente em minhas leituras tive uma grata surpresa com ele. Também espero ansiosa pela "continuação", mas gostei do final desse primeiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oláá
    Sua resenha está ótima mas não é um gênero que estou querendo no momento apesar dos elogios, mesmo assim, bela dica.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oiii.
    Ainda não conhecia esse livro, mas amei demais esse livro, bem o tipo de leitura que eu gosto. Parabéns pela resenha, ficou ótima.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu fiquei louca por esse livro no momento que assisti o trailer book, que é perturbador.
    E sua resenha deixou tudo muito explicado.
    Não vejo a hora de comprar o livro.
    Adoro distopias e essa vai entrar para a lista dos meus favoritos.
    Achei a premissa muito incrível e realmente inteligente.
    E com certeza vou torcer pelo trio.
    Amei

    ResponderExcluir
  29. Oi Paty, sua linda, tudo bem
    Já vi pelas 4 estrelinhas que você esperava mais do livro, mas mesmo assim achou ele viciante, eletrizante. É um enredo totalmente inovador e mesmo assim, nem tanto. Pois acredito que foi uma forma que o autor encontrou para criticar nossa sociedade, os valores do ser humano, acredito que todos nós somos fragmentados pela sociedade diariamente, não no sentido físico, mas no emocional. Não vejo a hora de ler!!!!! Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá Paty, tudo bem??

    Esse livro está na minha lista de desejados, todas as resenhas que leio dele são positivas, gostei demais da premissa e estou super curioso, ótima resenha...bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Esse livro parece assustadoramente interessante, haha! Já viu o book trailer dele? Quero poder ler!

    ResponderExcluir
  32. Oi Paty!
    Quero muito ler esse livro, parece ser muito bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Olá Paty, esse livro parece ser incrível, além de ter uma ideia bem criativa para o enredo *--* Desdo lançamento esta na minha listinha de desejados e espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  34. Oi Paty, tudo bem???
    Nossaaaaa, sua resenha ficou ótima e me deixou mais ainda curiosa para saber sobre os fragmentados... eu fico tentando imaginar o que ocorre e que pais são esses que se desfaz assim de seus filhos como se fosse objetos quebrados... mas isso é distopia e por mais que tenha crueldade e tudo mais, eu preciso da leitura desse livro, porque acho que eu vou gosta e muito!!!

    Xero!!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Tanta gente falando bem do livro e eu sem dinheiro para comprar. rsrs Adorei a premissa, alguns momentos me lembrou Reiniciados, mas claro que é bem diferente pelo que vi, apenas lembrou mesmo. Quero muito conferir a obra!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  36. Oi Paty, tudo bem?

    Resenha maravilhosa e tenho visto cada vez mais comentários positivos, e isso ao mesmo tempo que me deixa com uma enorme vontade de ler, me deixa com medo de me decepcionar. O livro parece ser bem cruel e ele trás uma certa crítica social. Quero muito saber o que vai acontecer com o Connor, Risa e Lev.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  37. Oi Paty,

    Caramba não sabia que este livro era tão intenso, se os acontecimentos causaram pavor e repulsa em você, ficou pensando o que será de mim que sou uma medrosa assumida. Entretanto, como aprendi a gostar de distopia, graças a nossa amiga Juliana Xavier, acho que valerá a pena arriscar, mesmo sabendo que terá situações que me incomodará. Mas, o ponto alto para a decisão de lê-lo foi o fato de você afirmar que traz críticas sociais e gosto disso.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  38. Oi, Paty, tudo bem?
    Eu li Fragmentados e achei uma das distopias mais assustados que já li!
    Achei tudo muito bizarro (principalmente o processo de fragmentação), mas tudo muito interessante também.
    Eu quero muito que a NC publique os próximos volumes, apesar de achar que o final do livro foi satisfatório. Li a sinopse do livro dois e achei bem "Frankenstein". Bizarro!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  39. Eu estou louco para ler esse livro! Parece ser uma leitura muito interessante e instigante! Pela sua resenha já da para notar o quanto o livro é intenso. Eu to precisando de livros que me deem uns sustinhos básicos rs
    Adoro distopias. Esse ta na minha lista.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  40. Ai ai, preciso ler esse livro logo!!!!
    Mais uma resenha positiva, apenas confirmando o que senti ao ler a sinopse do livro, ele já está aqui em casa só que tenho outros na frente dele, vou correr com as leituras!

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  41. Meu problema com esse livro, é que tem continuação, e demora muito ser lançado aqui, assim quando lança você tem que ler tudo de novo, e as vezes não tem tanto tempo assim....
    Mas a história distópica é incrível! É apavorante e diferente de tudo que já li, doar as 'crianças' para uma fragmentação -literal- é assustador.
    Gostei do fato de o romance estar em segundo plano, e não como foco.
    Assim que tiver os lançamentos futuros desse livro eu lerei.

    ResponderExcluir
  42. Oi Paty, tudo bom?
    Esse livro já está na minha pilha de leituras e estou muito curiosa com a história. A premissa é mesmo meio macabra, mas curiosa e instigante. Fico feliz em saber que o final tem um FINAL realmente, mesmo sendo uma série. Suas ponderações sobre o livro me deixaram mais animada com ele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Oi, Paty!
    Esse livro me chamou atenção desde o início da campanha de divulgação da Novo Conceito, mas foi na resenha da Ju que eu fiquei louca. Quero muito ler, tá aqui em casa me esperando, mas tô sem tempo por enquanto. :( E como ando meio mal, ler algo assim pode me deixar pior. No entanto, acho a ideia fantástica, por ter inovado nas distopias e provocar tantas reflexões no leitor. Quero ler, mas preciso me preparar psicologicamente pra isso.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  44. Lendo muitos elogios para esse livro e ficando mais curiosa para ler também RSRrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Olá
    Não sou muito fã de distopias, mas essa parece ser bem interessante
    Obrigada pela dica, irei adicionar na lista. Adoro ficar intrigada rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Oi, Paty! Eu gosto bastante desse tipo de história, mas tendo a preferir quando são filmes. Porque filmes duram no máximo duas horas, e o livro leva mais tempo pra ser lido, sabe? E se é pra gastar mais tempo, prefiro fazer isso lendo outros livros. De qualquer forma, gostei muito da sua resenha! :)
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥