17 dezembro, 2015

Resenha Para Continuar


Autor: Felipe Colbert
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224


Para Continuar foi lançado em agosto de 2015 pela editora Novo Conceito. Felipe é um autor que muitos elogiam, e conhecido pelo seu livro Belleville, publicado também pela Novo Conceito, então aproveitei essa oportunidade pra conhecer sua narrativa...mas eu estou num momento bem exigente com minhas leituras, então Para Continuar foi uma leitura morna, e já explico o motivo.

Bairro da Liberdade, São Paulo, é onde se passa a maior parte dessa história simples e mágica. Mas foi no metrô que tudo teve início.
Uma garota com olhos parecidos com os de um mangá chamou a atenção de Léo, um rapaz com uma cardiopatia grave e privado de ter uma vida normal.
Ele ficou meio desorientado e sem saber como agir ao chegar até ela, nem seu nome ele conseguiu perguntar, mas ela ficou nos seus pensamentos por dias, e na tela do seu tablet também.
Léo é uma bomba relógio e por isso prefere não se apegar ou aprofundar amizades, mas a partir do momento que conheceu Ayako ele sentiu vontade de mudar, de fazer coisas que antes até cogitava mas não se arriscava, não tinha coragem.
Até que decidiu pegar o metrô novamente no mesmo horário com a esperança de encontrá-la, e é claro, ele encontrou, mas ainda sem saber como chegar nela, ele decide seguí-la.
Ayako, é a garota do metrô que conquistou Léo sem fazer absolutamente nada, mora na Liberdade com o avô e juntos cuidam da loja de luminárias orientais. Mas o porão dessa loja guarda um segredo que só ela e o avô conhecem.
Léo e Ayako encontrarão muitos obstáculos para conseguir até mesmo firmar uma amizade que dirá algo mais, mas o amor desses dois já estava escrito.
A relação de Ayako e Léo é apenas o fio condutor para o mistério escondido na loja de luminárias e para conhecermos Ho( um rapaz com problemas mentais que está sob os cuidados do avô de Ayako), e compreendermos como tudo está interligado.

Encontra-se magia e delicadeza nessa história singela e até emocionante.
Ho é um personagem inocente e cativa o leitor mesmo com suas atitudes erradas.
Penka, é o melhor amigo de Léo, também foi caracterizado de forma crível e sua participação deu todo o diferencial nesse enredo.
Léo  chega a ser bastante irritante com tanta infantilidade.
Os pais de Léo super protetores criam facilmente uma empatia no leitor.
Mas sabe quando você sente que os personagens estão pairando no ar ou que alguma coisa tá fora do lugar, ou não se encaixa? Pois é, a conexão, o elo deles com o enredo não funcionou na maior parte do tempo. 

Não estava com grandes expectativas sobre esse livro porque já tinha lido opiniões bem divergentes que acalmaram minha ansiedade. E tenho que admitir que não fui conquistada completamente, apesar da história tocante, e dos detalhes sobre a cultura oriental e o bairro da Liberdade, o enredo demora pra acontecer, o desenvolvimento é lento, e como não estava num boa fase, cheguei a achar algumas partes entediantes e arrastadas. O desfecho também é bem previsível, nada inovador.


A diagramação é linda e a capa é condizente com o enredo, que por sinal tem um significado lindo.
A narrativa é alternada entre primeira e terceira pessoa. Léo ganha voz em seus capítulos enquanto temos uma visão bem ampla sobre tudo referente a Ayako em seus capítulos.
A história é delicada, simples, mágica, mas não me agradou por completo, mas pode ser que agrade você.
Leia e tire suas conclusões.


Avaliação:






FELIPE COLBERT é autor de quatro livros, palestrante e estruturador de romances. Possui trabalhos publicados no Brasil e na Europa. Carioca, atualmente vive na cidade de São Paulo com sua esposa e filho.





29 comentários

  1. obrigada Paty, porque li todo mundo comentando super bem e eu ja pensando que tinha algum defeito crônico porque a trama não conseguiu me agradar em vários pontos, achei fraca e por muitas vezes monótona, alguns pontos altos, mas nada de me arrebatar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada pela cultura oriental, principalmente a japonesa. Então admito que estava com uma expectativa alta a respeito desse livro. Sem dúvidas as opiniões são muito subjetivas e talvez eu acabe por amar o livro. Quem sabe isso ocorra justamente porque agora eu diminui a minha expectativa?
    Amei a sinceridade e a solidez da sua resenha, parabéns.

    bjs.

    www.delirioselivros.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty, tudo bem?
    Já li um outro livro do Felipe Colbert e acho que o desenvolvimento lento deve ser uma característica dele, o que li foi assim apesar de ter gostado muito da história em si. Achei essa essa capa muito linda mas a história não chamou minha atenção, para ser sincera tem algumas coisas que lembrou o livro que li e isso me desanimou.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty
    Morro de vontade de ler esse livro, pois só vejo resenhas positivas.
    Gostei muito da sua, pois aborda pontos diferentes de outras que li sendo sincera e apontando detalhes que não te conquistaram.
    Ainda está na lista, vamos aguardar.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Olá, você é a primeira pessoa que parece realmente não ter gostado tanto desse livro, e isso para mim é bom, estou pensando em pegar ele para um desafio que terei ano que vem e já estava ficando com medo de me decepcionar, afinal todo mundo falando maravilhas dele que estava me fazendo esperar maravilhas dela e isso é muito perigos por que deixa a decepção mais amarga se ela acontecer.
    Gostei muito da sua sinceridade.

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Já tinha visto o livro no período e depois li algumas resenhas e em parte concordam com você. Ele não chamou a atenção; pois me pareceu uma história morna e sem muitos atrativos. A capa é linda me lembra o filme Enrolados.

    Carla Fernanda
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Confesso que não sou muito fã de finais previsíveis, então esse é um livro que eu não coloco em prioridade. Vi que bastante gente se decepcionou com a história por terem expectativas altas, e parece que o mesmo aconteceu com você, então, se o ler, vou tentar não ir com muita sede no pote *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    Também li este livro e achei a mesmo coisa de você, mas o fato é que estava esperando muito do livro e por isso acabei me decepcionando o ppouco, mas o livro não deixa de ler belo.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Já vi muitas resenhas positivas e negativas sobre esse livro, no entanto não consigo ter interesse pela estória pois não faz muito meu estilo. Mas talvez, algum dia, chegue a lê-lo.

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Paty.
    A minha opinião sobre esse livro foi bem diferente da sua. Eu amei a história. Gostei bastante do Leo e discordo sobre ele ser infantil. E achei a história linda. Até chorei no final. Ainda bem que o autor fez o que eu queria hehe. Mas cada um tem uma opinião, é uma pena que o livro não funcionou para você.

    ResponderExcluir
  11. Oi Paty, que pena que o livro não te conquistou e não foi o que você esperava. Eu li ele recentemente e não tive reclamações, eu gostei bastante da trama e dos personagens, então é mesmo o que você disse, ele trás comentários bem diversificados.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Também já li tantas resenhas que definitivamente preciso ler a obra logo para conseguir ter a minha própria opinião, porque tá difícil viu. rsrs Eu adorei essa capa, e a trama em si me atraiu, mas vamos ver...
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Faz um tempo que li uma resenha desse livro e morri de vontade de ler ele. Fiquei curiosa com toda a magia envolvendo as lanternas. Mas parece que esse livro divide muitas opiniões. Agora que você não gostou muito fiquei meio assim
    -Mari

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Achei o enredo do livro bem clichê, ele não se aproxima dela por que tem medo de magoa-la, mas nutri uma paixão por ela. Nada fora do comum, acho que a única coisa que pode aparecer de surpreendente é o mistério do porão ( o que me interessou), nada além disso.
    Não posso mentir, amei a capa dele e fiquei curiosa para saber o significado.

    Beijos
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  15. Li esse livro alguns meses atrás e adorei a estória! Não simpatizei 100% com os personagens, confesso, mas achei a narrativa muito bonita, delicada e irreverente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. A história de amor pode ser somente um fio condutor para a trama principal, mas é muito comovente. Só de ler a resenha já estou torcendo pelos dois pombinhos. Mas é claro que estou curiosa para saber que mistério é esse também. Parece-me que a trama é bastante envolvente. Olha, apesar de você ter dito que não lhe agradou muito, devo dizer que fiquei interessada e com impressão de que vou gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Sempre fui curiosa por esse livro. Já fui com a cara da casal e imagino o quanto deve ser uma delícia a leitura dele. E também, o que ela eo avô escondem tanto? Que mistério é esse? E como assim, o encontro deles já era previsto? É isso que atiça para querer ler. Beijos!


    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Amiga confesso que esse autor ainda não despertou minha atenção, até já li um conto dele mas nada que mudasse minha vida. Leio muitos elogios às histórias dele, mas acredito que não são para mim. Posso até mudar de opinião algum dia mas nada imediato.
    Mas de qualquer forma amei saber sua opinião e torço para que suas próximas leituras sejam mais impactantes e empolgantes. Beijos e ótimo fim de dezembro!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    A capa desse livro não me deu vontade de ler. Porém, depois que li algumas resenhas a minha curiosidade foi se aguçando e já fiquei com muita vontade de ler. Sua resenha é recheada de detalhes e achei bem interessante. Inclusive fiquei bem mais curiosa.
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  20. Quando o livro estava disponível para solicitar, eu fiquei super na dúvida se lia ou não. Acabei arriscando por deixar ele de lado e no fundo não me arrependo. Já li resenhas bem divergentes também, algumas que amam e só elogiam a história dizendo que é perfeita e outra que como a sua consideraram uma leitura morna.
    Acho que quando estamos mais exigentes com a leitura, acabamos vendo o que a empolgação não deixa - e isso me faz pensar que se o enredo demora para acontecer e que o final não tem nada de inovador, é melhor eu nem pensar em ler o livro no momento. Dezembro não estou com muita sorte com minhas leituras então não estou aceitando qualquer coisa, sabe? Vai acabar que serei muito mais crítica, então esse eu passo.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  21. Olá, Paty!

    Eu li Belleville e fiquei apaixonada pelo autor, principalmente quando conheci ele na bienal do rio em 2013. Então, naturalmente, fiquei super curiosa pra ler esse livro também. Uma pena, porque TODAS as resenhas que leio dele dizem a mesma coisa, um livro morno e clichê. Tanto que até desanimei de ler e estou adiando ao máximo a leitura.

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  22. Sinceramente, desde o lançamento desse novo livro do Felipe, não fiquei animada para ler, achei a proposta bem clichê e de cara não me interessou, agora lendo sua resenha, tenho mais certeza que esse livro não é para mim, não curto história com dois tipos de narrativa, facilmente me perco, fora os demais pontos citados, como desenvolvimento lento, estou em uma fase, que esse detalhes acabam me irritando muito. Enfim, gostei de ler sua opinião, mas não pretendo ler.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Uma pena que você não curtiu tanto a leitura desse livro, mas vejo muitos reclamando a mesma coisa, que apesar de ser bacana você aprender mais sobre a cultura oriental, ele é lento de mais, e você acaba se chateando com a leitura e não acha nada prazeroso.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oiiie
    Essa capa é linda demaaais e estou bem curiosa pelo livro por ver algumas resenhas elogiando, a sua está ótima e é uma boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Paty, tudo bom?
    Na época do lançamento desse livro eu não me interessei muito por ele. Com algumas resenhas a trama até despertou meu interesse, mas não muito. A história é delicada, mas parece faltar um pouco de brilho na narrativa.
    Apaixonei pela capa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Paty, tudo bem???
    Bom li algumas resenhas que divergiram opiniões... e é uma pena que a leitura não tenha surtido o efeito esperado, mesmo com as suas expectativas mais calmas... eu estou muito curiosa para ler o livro, tanto que o ganhei em um sorteio e até já peguei meu autografo com o autor... eu curti muito a ambientação ser no bairro Liberdade, trabalhei lá quase 2 anos e fiquei fascinada por lá... então acredito que a leitura irá fluir melhor no meu ponto de vista... Xero!!!

    ResponderExcluir
  27. Oie! Eu também li várias resenhas com opiniões bem diferentes umas das outras sobre o livro... Mas como ainda não li, não posso dizer muita coisa. Fiquei feliz por ser um nacional, mas sinceramente a premissa não me conquistou muito. Beijos

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Que pena que o livro não chamou tanto a sua atenção, pois o enredo tem tudo para ser ótimo! De qualquer forma, eu daria uma chance, já que tem tantas opiniões divergentes.
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  29. Olá Paty,

    Esse livro está na minha lista de desejados mas até ler a sua resenha não sabia o que esperar dele, agora minhas expectativas estão baixas...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥