22 junho, 2016

Resenha Sombra

"São o medo e a ignorância que matam os corações das pessoas, que as tornam cruéis."

Autor: Michael Morpurgo
Editora: Geração Editorial
Páginas: 230


Shadow, é o título original de Sombra que foi publicado no Brasil em 2011, do mesmo autor de Cavalo de Guerra que foi adaptado para o cinema.
Sombra traz uma história delicada, protagonizada inicialmente por um avô e seu neto que compartilham lembranças sob um céu estrelado, aos pés da árvore plantada pela família que traz recordações da avó que não está mais com eles.
Entre histórias, conversas e lembranças surge o Aman, melhor amigo de Matt, e refugiado do seu país: Afeganistão.
Matt é amigo de Aman, e conta com a ajuda de Vovô para que essa amizade não seja rompida.
Prestes a ser deportado para o Afeganistão juntamente com a mãe, Aman está numa espécie de cadeia, onde seu amigo não pode entrar, então Vovô é encarregado de fazer a visita, e é nessa visita que toda história é contada.
A princípio, Vovô não fazia ideia de como ajudar Aman e sua mãe, mas ele se sensibilizou tanto com toda a história e com a maneira como essas pessoas são mantidas e tratadas nessa 'prisão' que ele aceitou a sugestão do neto e tornou de conhecimento público a situação, escrevendo um artigo sobre toda história e convocando os leitores a fazer um protesto em frente ao centro de detenção.

As descrições e relatos sobre as ações do Talibã, e todo caos que causaram é feita de forma que instiga nossa curiosidade e prende nossa atenção para o assunto, e mesmo tratando-se de um tema denso, a narrativa é feita sutilmente mas alertando a problemática.

O livro é fofo, consegue ser leve mesmo envolvendo um tema pesado. Não é um enredo profundo, mas ainda assim é tocante e sensível. Trata-se de um infantojuvenil então o autor não pesou a mão na hora de tocar nos pontos chaves da trama.

A maior parte do livro é narrado por Aman que conta detalhadamente toda sua vida no Afeganistão, como perdeu o pai, porque foi morar nas cavernas, como conheceu Sombra, porque fugiu com a mãe para Inglaterra e como foi todo esse percurso e tudo que enfrentaram.
Sombra é uma cadela especial, ela pertence ao exército e é treinada para encontrar bombas. Ela tem um papel importante na vida de Aman, apesar da sua pequena participação no enredo. 

O trabalho gráfico é lindo, tem ilustrações de desenho a lápis que representam perfeitamente algumas cenas. A escrita é fluida, a leitura é muito rápida, podendo ser feita em um único dia. A narrativa é envolvente, a fonte e o espaçamento são confortáveis.




O posfácio do livro traz informações sucintas e relevantes sobre a guerra no Afeganistão, sobre o centro de remoção de imigrantes e sobre cães farejadores.
Não espere muito do enredo, eu admito que esperava muito mais sobre a guerra, e muito mais sobre Sombra. Mas nem por isso minha leitura foi em vão, Sombra é um livro que vai além do foco na amizade, ele mostra todo drama daqueles que não têm paz, que não têm segurança e nem a certeza de que sua casa estará de pé e sua família viva até o fim do dia. Merece seu tempo, merece ser lido.
"Há livros de se ler e livros de se beber. Este é de beber. Beber de um trago só. Desce queimando um pouco, mas, no fim, nos revigora, fortalece."


Avaliação:


O Autor


Michael Morpurgo nasceu na Inglaterra em 1943. Escreveu poesias, peças de teatro e romances, mas tornou-se mais conhecido por seus livros para crianças. Em 1976, fundou com sua mulher as Farms for City Children, fazendas em que crianças que moram em regiões urbanas podem passar pequenas temporadas em contato com a rotina da vida no campo. Morpurgo escreveu mais de sessenta livros para crianças e ganhou inúmeros prêmios, entre os quais o Smarties Book Prize, o Whitbread Award, o Writer's Guild Award e o Children's Book Award.


38 comentários

  1. as vezes é bom uma leitura assim, mais leve, fofa e com uma boa carga de emoção e que nos coloque pra pensar da mesma forma com que cativa
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie! Ain meu Deus, eu não posso com esses livros de animais ♥ Mas parece de fato ser uma linda obra, muito delicada apesar do tema tão intenso. Adorei os desenhos, acho que funcionam bem como um complemento pro livro. Fiquei com muita vontade de ler!

    Um beijo! :*
    Débora
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Deve ser um livro bem sensível mesmo, apesar de não ser tão profundo. Eu ainda não tinha conhecimento desse título, mas fiquei bem curiosa, ainda mais por ser de um gênero que eu amo. O trabalho gráfico deve mesmo ter ficado incrível, ainda mais com as ilustrações. Fiquei muito curiosa e também espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos, Fer
    http://www.segredosemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. O livro é emocionante, tocante, um livro que faz a gente se emocionar de verdade, pois as guerras é sofrimento, o livro trás uma narrativa cativante, a capa é linda, gosto de livros com animais, gostei muito das ilustrações, Paty bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oii...
    Nossa que livro interessante, embora eu ache que eu não vá ler ele em breve, mesmo assim vou coloca-lo na minha lista de leitura, o tema é bem forte e mesmo sem ter lido eu já estou torcendo para que tudo de certo para aman, sensibilizei muito com a historia dele...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A obra parece ser interessante, confesso que não sou muito fã de livros que tem menções a guerra, mas pelo que li na resenha vai muito além disso.
    Fiquei curiosa sobre a história!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  7. Olá Paty,
    Não conhecia esse livro e achei a premissa bem interessante, principalmente por ser um livro infanto-juvenil.
    Acho que só o fato de mostrar o drama passado por aqueles que não tem paz nem segurança já é um grande motivo para ler e a falta de aprofundamento na temática da guerra fica de lado facilmente.
    Anotei a dica, pois acho que vou curtir.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi Paty, livro interessante,me deu até vontade de ler.
    e olha que é difícil isto em mim,vontade de lê...Sou preguiça pura em matéria de leitura.
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não conhecia o livro mas eu gosto muito de obras com essa temática e gostei de conhecer. Fiquei curiosa e muito interessada para ler essa trama e descobrir mais. Mesmo parecendo ser pesado eu gostaria de ler, mas ao saber que é um livro fofo e leve eu fiquei mais tranquila.

    ResponderExcluir
  10. Achei a premissa da história bem original, acho que nunca li nada envolvendo estes temas como prisão e a ligação entre o neto e o avô, ma so que mais me chamou a atenção, foi o cenário ser o Afeganistão. Tenho bastante curiosidade para entender melhor este país.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Já adorei a história e preciso muito ler o livro para saber como isso tudo acaba. O grande problema de ler resenhas é que depois não sossego enquanto não leio o livro rsrs

    ResponderExcluir
  12. oi!
    Não conhecia o livro, mas me parece ser muito bom. Gostei da temática do livro e a resenha ficou maravilhosa. Adorei a dica de livro ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas gostei de conhecer. Gosto da premissa e sou uma grande fã de livros voltados para o público mais jovem, então acho que iria curtir essa história. Sem falar que não conheço quase nada sobre a guerra do afeganistão, então apesar desse livro não falar muito sobre, me contaria mais sobre, do que o que eu já sei hehe :)
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Sempre fico com a sensação de que livros e filmes com cachorros são tristes, mas esse parece bem interessante, deu vontade de ler! bjo

    ResponderExcluir
  15. Paty lindona que ilustrações lindas menina, adorei, o tema em si não me chamou muito atenção, ando em uma fase de fantasia e romances. Deixei a dica anotada para ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Eu achei a história bem bacana viu.
    Dá pra família inteira ler, e inspirar a reflexão.
    Gostei!

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu nunca li um livro que seja tematizado nesse país, acho que a vida dessas pessoas não deve ser fácil, e pelo jeito o livro retrata um pouco desse sentimento.
    Por outro lado deve ser lindo acompanhar o avô e neto lembrarem das coisas debaixo de um céu estrelado, adorei o livro.

    ResponderExcluir
  18. Uau, vou anota aqui para eu ler gostei da sua resenha.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  19. O livro deve ser ótimo, amo ler e já anotei para levar o nome a livraria! Botou o cachorrinho na capa, já me ganhou! hehehe

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto muito de histórias que usam alguma guerra como fundo. Normalmente acabo ficando meio mal depois, mas por algum motivo louco me fascinam. Quando vi a capa, achei que o livro se tratava basicamente do cachorro, mas você diz que a participação dele é pequena, engraçado. Mas adorei a dica. O livro é lindo, e você ainda diz que ele consegue ser leve mesmo tratando de um assunto complexo.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  21. Deve ser muito interessante, sua resenha ficou muito legal, deu vontade de ler, vou deixar nos meus favoritos

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  22. Olá, Paty

    Não conhecia este livro, mas confesso que apesar da boa resenha a história não me interessou muito.
    Mas não posso negar que a parte gráfica está realmente arrasadora. Essas ilustrações estão lindíssimas, bem vívidas, adorei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Gostei da resenha, você abordou pontos do livro em si que despertou a vontade de ler essa obra.

    ResponderExcluir
  24. Oiii!!

    Sabia que eu não conhecia esse livro?
    Mas achei a tematica muito interessante, eu não sou a maior fã de livros com animaizinhos, sou muito apegada e isso me faz evitar essas leituras.
    Acho que mesmo não sendo uma obra surpreendente, é uma no estilo que se ganhasse leria.
    A resenha está ótima !!! Sincera e envolvente.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Amei a resenha! Li "O Livreiro de Cabul" e todo romance com o Talibã como plano de fundo me fascina. Amei a dica de leitura!
    bj

    ResponderExcluir
  26. O que eu gosto nesse tipo de resenha é que você mostra realmente o que leu e nos faz querer saber mais sobre a história. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  27. Gosto de livros assim, que despertem minha curiosidade, pois assim acabo mais envolvida com a leitura.

    ResponderExcluir
  28. Gostei parece ser bom,outro que vai vai para minha lista!
    bjúús

    ResponderExcluir
  29. Oie, adorei já essa descrição inicial de que avô e neto estão debaixo da árvore contando histórias, e como eu gosto muiito de coisas que tratam do afeganistão acho que eu adoraria a obra, mesmo que ela não seja tudo que você esperava e que bonito esse protesto para libertar aman. já fiquei querendo esse livro e é a primeira vez que ouço falar dele.

    ResponderExcluir
  30. Olá tudo bom com você desejo uma boa tarde.. Interesse está história ótima dica de livro pra quem procura alguma história que diante do contexto escrito será de bom agrado parabéns pelo seu post até mas

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Sério que o livro não é tão pesado? Hahah, no início da leitura imaginei que seria. Mesmo não sendo tão aprofundado, a história parece tocar o leitor. Adorei a ilustração e achei a história bem original.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Acho o máximo quando o autor consegue dar leveza à história mesmo que o tema seja pesado.
    Não leria o livro pois a temática não é algo que eu goste de ler, mas se for adaptado, assim como Cavalo de Guerra irei assistir o filme. E amo livros quando tem imagens, sejam ilustrações, fotos e essas está bonitas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Gostei da temática do livro. Apesar de ser um livro mais leve pelo fato da faixa etária não ser adulta, sei que me emocionaria com o livro. A vida do personagem parece ser bem sofrida e espero que Sombra, a cadelinha, não morra nessa história.

    Abraços, Lara.
    http://imperioimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi Paty, tudo bem?
    Eu sou muito curiosa para ler esse livro, primeiro porque amo livros de guerra e ainda mais quando tem cachorro no meio! já li um meio parecido com esse e me encantei, por isso tenho a sensação que irei adorar Sombra. Parabéns pela resenha, vou tentar ler ele em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  35. Oiii

    Tenho visto algumas resenhas desse livro e todos tem a mesmo opnião que ele é bem emocionante e tocantes. Não sei se o leria mas no minimo estou bem curiosa pra saber como é desenvolvida a estória, o personagem sofrer bastante e isso corta meu coração =(. Enfim quem sabe eu de uma oportunidade.

    Bjos

    ResponderExcluir
  36. Parece ser bastante tensa a situação de Aman e sua mãe. Fiquei encantada pela premissa da obra. É bem o tipo de narrativa que me agrada. Fiquei com a certeza de que, embora seja uma obra leve e o autor não tenha "pesado a mâo", a história é emocionante. Dica anotada, espero poder ler a obra em breve.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  37. Oiiiiiiiiiiii

    Amo livros que trazem ilustrações sabe, esse me chamou atenção quando vi no blog I Love, e nossa parece ser muito emocionante e tocante, sua resenha está tão boa que só ressalatou minha impressão sobre o livro. Espero mesmo poder ler em breve.


    Bjossssssss
    Everton
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Me desanima ler livros cujo título e capa prometem uma coisa mas entregam outro. Quando você falou sobre a pouca participação de Sombra, já fiquei um pouco com o pé atrás. No entanto, parece sim uma leitura interessante e que merece ser lida.
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥