10 janeiro, 2017

Resenha Orange

Oi leitores, tudo bem?
A resenha de hoje é especial porque tem a participação da Luana, do blog Segunda Opinião já que Orange foi nossa primeira experiência com mangá.
Então fica assim: tudo que está em vermelho é de autoria da Luana, ok? E no final da resenha tem um link direto pra vocês conferirem a opinião dela na íntegra.


Esse foi meu primeiro contato com quadrinho japonês, a princípio foi estranho ler de trás pra frente, da direita pra esquerda e entender a organização dos quadros, mas aos poucos fui pegando o jeito e quando terminei a leitura já não havia mais dificuldade alguma.
[LUANA] Amei o formato. Foi meio confuso ler de trás pra frente e da direita pra esquerda, me senti uma infratora quebrando a ordem natural das coisas, mas depois que peguei o jeito foi puro deleite. 

Quando li a sinopse(coisa que raramente faço) não achei a proposta original, porque eu já havia lido uma história com uma pegada parecida, mas pesquisei bastante antes de comprar esse mangá e as avaliações sobre ele eram mega positivas.
Então comecei a ler, sem grandes expectativas quanto ao enredo, crente que não encontraria nada de inovador numa história onde uma menina escreve uma carta pra ela mesma, mas não para o seu futuro EU, e sim para o seu Eu no passado, para o seu Eu 10 anos mais jovem; com a intenção de não cometer os mesmos erros e modificar algumas coisas e salvar uma vida.
[LUANA] A história é contada sob duas perspectivas: Os amigos de 16 anos que recebem as cartas e tentam salvar o Kakeru e as mesmas personagens, com 26 anos, que decidem enviar cartas ao passado para tentar mudar o rumo da história.

De forma tão simples, o livro nos coloca pra refletir sobre nossas atitudes, sobre os pequenos e mais singelos gestos que muitas vezes negligenciamos e sobre o diferencial que os pequenos detalhes podem causar.

Orange é uma série de 5 mangás, de leitura rápida, escrita envolvente e fluida. Optei por ler toda a série pra só então fazer uma resenha, assim evitando qualquer tipo de spoiler.

Cada mangá tem o gancho perfeito para o seguinte, você termina um e fica em desespero pra pegar o seguinte, até que percebi que logo terminaria e ficaria longe dessa turminha encantadora. Tentei dar uma freada, mas numa história tão envolvente, com ilustrações tão expressivas, ficou difícil. Até demorei um pouquinho mais por conta de questões pessoais, caso contrário teria lido num único dia.

[LUANA]Fiquei completamente encantada com a arte de Ichigo Takano! Os diálogos são breves e li os 5 volumes relativamente rápido, mas seria bem mais rápido se não ficasse me demorando a cada quadro, com cada expressão e emoção das personagens. Impossível não se apaixonar!

Essa pegada do desconhecido, viagem no tempo, buraco negro, a possibilidade de retornar ao passado são questões que ficam em suspenso durante o decorrer da trama e isso é bem instigante.
Outro ponto bem bacana, é que os mangás nos passam um pouco da cultura japonesa, acho isso incrível em qualquer livro.

Só tenho que ressaltar, que no último livro, achei as coisas confusas, embaralhadas, corridas. A explicação sobre o envio das cartas não é convincente, mas isso não pesou na minha avaliação porque meu interesse e atenção estavam voltados pro foco do enredo: conseguiria essa turminha mudar os acontecimentos e salvar um amigo?
Uma história sobre amizade, cheia de drama, envolvente, com a dose certa de emoção e com um triângulo amoroso construído com tanta delicadeza, que eu li os 5 mangás sem conseguir escolher com quem eu gostaria que a protagonista ficasse.
[LUANA] O triângulo amoroso me deixou confusa, não sabendo o que sentir se a história fosse alterada; querendo e temendo ao mesmo tempo.

Enfim, super indico essa leitura, o mangá oferece algo além de uma simples história e se você quiser passar mais um tempo com essa galera e mergulhar nesse universo japonês de bonequinhos com olhos grandes, é só assistir o anime e a live action.


Avaliação:


Agora dá uma passadinha no blog Segunda Opinião pra saber mais sobre a opinião da Luana.
Beijos e até mais!!










30 comentários

  1. Estava curiosa para ver a foto escolhida por você para representar a lindeza que é Orange ♡.
    Arrasou na resenha mais uma vez (e obrigada de novo).
    Beijos, Luana (www.umasegundaopiniao.com)

    ResponderExcluir
  2. a proposta é interessante, mas não me atrai em potencial
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu nunca li algo nesse estilo, e não sei se teria o interesse em ler. De qualqeur maneira, adorei poder conferir as impressões de vocês, os comentários ficaram ótimos, e me deixaram curiosa sobre algumas características!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nunca li algo nessa temática.
    Contudo apesar das suas boas impressões não é um gênero que me atraí.
    Espero que continue sendo uma leitura agradável pra vc.

    Beijos.

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession

    ResponderExcluir
  5. Que ideia bacana mostrar dois pontos de vistas de leitores em uma mesma resenha. Bem original! Bjos

    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amo esse estilo, na primeira vez que li algo do gênero fiquei bem receosa com a organização e leitura da história, mas quando a gente vê pega o jeito e lê eles em um dia né? Eu já tinha ouvido falar de Orange, mas nunca parei para ir atrás fico feliz que tenha gostado da leitura!
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Quando leio mangá também parece que estou quebrando a regra sobre a ordem natural das coisas KKKKK Me achei nessa parte. Eu raramente leio esse estilo mas essa coleção de fato me chamou a atenção e a resenha dupla contribuiu totalmente.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu estava desejando esses mangás, muita gente estava falando dele e apesar de ter uma coleção pequena, eu amei a premissa dele, mesmo você não tendo achado original. Mas eis que não aguentei e acabei assistindo ao anime, haha. Acontece que sou mais viciada em animes do que mangás, já que eles são bem mais simples e não precisam pagar. E eu realmente amei ele e a cada episódio ficava desesperada para saber se o grupo iria conseguir salvar o garoto. Me emocionei demais! Um dia com certeza irei adquirir os mangás.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi, Paty!
    Ainda não tive a experiencia de ler mangá, mas quero muito começar. É muito bom conhecer culturas diferentes.
    Parabéns pela resenha meninas!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu estou LOUCA para ler esse mangá. Volta e meia tem promo dele, mas nunca consigo comprar.
    A proposta realmente parece algo que jé vi em algum lugar, só não lembro onde. Porém acho que por sem nesse formato reacende a curiosidade das pessoas.
    Vocês me deixaram mais curiosa do que já estava. Fax tempo que não leio mangá então doida para recomeçar com esse.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu já conhecia esse Mangá a algum tempo atrás, pois participava de um top comentarista e a dona do blog fez diversos posts sobre as obras. Confesso que nunca li esse tipo de livro, mas só por falta de oportunidade mesmo kkj. Adorei conferi as suas opiniões e saber que você indica também. Até mais ver
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Adorei o formato diferente da resenha !
    Fico feliz que tenha se surpreendido com a experiência e achei legal os mangás terem esse lado mais reflexivos. Tenho toda a certeza de que me atrapalharia toda lendo essa narrativa toda louca rsrs...

    ResponderExcluir
  13. Oi Paty, nunca li mangá por causa desta estranheza de ler de trás pra frente... mas também porque nunca me interessei muito mesmo. Achei a premissa bem legal e vou mandar o link desta resenha para uma amiga que adora.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Gostei do estilo da resenha, bem legal, misturar a opinião de dois blogueiros. Mas o livro não leria, não faz o meu tipo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Oi Paty!

    Já li alguns mangás mas faz tempo que não me aventuro em um... Esse até me atrairia se não fosse por alguns detalhes. Primeiro, a existência do triângulo amoroso, que mesmo sendo tratado com delicadeza me irritaria. Segundo, essa questão da explicação para o envio das cartas não ser convincente, algo que me incomodaria bastante. Por enquanto não vou ler.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Nunca tinha lido uma resenha parecida e achei muito interessante a forma como vocês escreveram.
    Ainda não conhecia esses mangás e não tenho muito o costume de ler obras assim.
    É uma pena que o triângulo amoroso tenha confundido a Luana e que o último volume tenha te deixado um pouco confusa.
    Não tenho a intenção de ler, entretanto.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Minha experiência com mangá se deu com Lobo Solitário que amei, mas não e muito minha praia qualquer tipo de literatura ilustrada, principalmente quadrinhos, é claro que se de repente cair em minhas mãos, eu leio rs
    Esse enredo parece ser interessante tanto pelo assunto como pelas considerações de vcs, o chato mesmo pra mim são as imagens.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    É com vergonha que admito que nunca li um mangá. Essa questão de ler de tras para frente trava meu cérebro só de pensar... Kkkkk
    Mas pretendo dar uma chance e adorei a dica. Acho que vou começar por esse também.

    ResponderExcluir
  19. Oiee, tudo bem? Ameei a resenha e saber a opinião de vocês. Morro de curiosidade sobre esses mangás e apesar de nunca ter lido nenhum, tenho muita vontade. Que pena que o último livro não foi tão bom. Amooo dramas sobre amizade. Já quero!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, essa é a primeira vez que eu tenho contato de alguém falando sobre um mangá e realmente tenho que dizer que quando me arrisco em ler algum fico um tempão para me acostumar com a forma que deve ser lido. E que bom que apesar de você achar que não ia ser algo excelente pela história clichê conseguiu te envolver. Fiquei intrigada sobre como ela consegue enviar cartas para sua antiga "eu" e fiquei triste em saber que as coisas são apressadas no último volume, mesmo assim é sempre bom conhecer coisas diferentes!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Paty,

    Eu confesso que não leio mangás, na verdade já tentei uma vez e não consegui prosseguir, embora as história sejam sempre mais profundas e bem interessantes. Gostei de ler suas impressões, pois é bom saber que Orange deixa você ansioso para ler o próximo, já que estou buscando leituras que justamente prendam o leitor a esse ponto ,para tentar entre nesse universo de quadrinhos japoneses. Adorei ler suas impressões e realmente as edições estão lindas.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  22. Nossa eu nunca li um mangá e acho que eu ficaria igual a Luana lendo tudo errado kkkk ate pegar o jeito iria ser assim mesmo kkk amei e já fui conferir a opinião completa dela. beijos

    ResponderExcluir
  23. Iniciei a leitura, mas acabei parando porque estava lendo digitalmente e senti que não tava aproveitando a experiência. Vou tentar comprad os volumes e ler de verdade sabe? A história muito me interessa, viagem no tempo, aventuras! Yay haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  24. Eu simplesmente amo mangás, justamente por trazerem um pouco da cultura japonesa para que possamos curtir ainda mais a leitura. Adorei esse mangá, e que pena que o final tenha sido meio embaralhado e pouco explicado, mesmo assim eu me aventuraria na leitura.

    ResponderExcluir
  25. Já tinha ouvido falar sobre o anime,mas acho que vou me arriscar mesmo é com o mangá. Achei a história maravilhosa, apestar do furo científico no fim que você mencionou. Estou bastante curiosa e achei as capas lindas.
    Gostei bastante das impressões das duas.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Sempre leio mangás, são ótimos e tem para vários gostos! Tem até adaptações de livros em mangá! Vi Escrava Isaura esses dias! E muita coisa de literatura clássica inglesa, também.

    Nunca li Orange, no entanto, mas já passei meus olhos por ele e me interessei bastante. Mas por motivos de prioridades, sempre acabo colocando só livros no carrinho e vou deixando essa série para lá. Quem sabe dessa vez o mantenho? XD

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  27. Oie
    Tudo bom?
    Mesmo nunca tendo lido Mangá, achei interessante a forma como.se lê, acho que ficaria perdida igual a vocês no início, mas acho que daria uma oportunidade pela mensagem que ele passa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oiee Paty, oiee Luana ^^
    Eu já vi muita coisa a respeito desses mangás, e, mesmo não lendo mangá (nunca li um de verdade, na vida), tenho MUITA curiosidade de conhecer, pois a premissa me chama a atenção. E todo mundo elogia, então...hehe' me deixam curiosa. Eu não sou muito fã de triângulos amorosos, mas estou disposta a abrir uma exceção.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  29. Quero ter a experiência de ler alguns mangás, li de forma bem superficial uma vez do Naruto, e até gostei. Sobre esse, a história parece ser realmente legal, mas esse triângulo amoroso me incomoda bastante. Conhecer mais da cultura japonesa através dessas histórias também é um ponto positivo, gosto dessa cultura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li um mangá e até tenho curiosidade de conhecer esse universo só não sei se vou me habituar com a forma de leitura tão diferente dá habituada ainda mais porque sou muito sistemática e uma vírgula fora do lugar já me causa aflição imagina ler umuceo de ao contrário? Rsrs
    Achei a premissa desse bem interessante mas no momento vou deixar a dica passar. Bjs

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥