05 maio, 2017

Nevando em Bali: O Mundo Inverso no Paraíso Tropical


"Bali pode ser o paraíso em um minuto e o inferno no seguinte. Você vive a fantasia, o sonho, mas um dia acorda. E no dia que acorda não sabe onde vai estar, em que tipo de inferno se meteu."

Autora: Kathryn Bonella
Editora: Geração
Páginas: 368
Skoob

Quando pensamos em paraíso, sempre somos visitados mentalmente por um cenário completamente perfeito, repleto de elementos tranquilizadores encontrados na natureza, com suas diversas formas de sedução expostas nas paisagens maravilhosas, seja em terra firme ou acima no céu com o brilho contagiante do sol que se contrasta com nuvens borradas ao redor de um azul misterioso, abrindo sempre um leque de degrade com a cor amarela, laranja e às vezes também com o lilás, visitando aquele espaço ao final de mais um dia. Essa mistura maravilhosa de tons toca as montanhas de tantos lugares lindos por aí, trazendo mudança no verde que começa a bailar por outros tons mais escuros anunciando a chegada da negritude da noite acompanhada por estrelas reluzentes... Esta é a tela que esperamos ansiosamente encontrar em algum porto seguro de muitos lugares que são pedacinhos do céu na terra, prontos a recarregar nossas energias e também repousar nossas vidas tão agitadas.

Tranquilidade assim existe em muitos lugares, por exemplo, falemos sobre a ilha Bali, um paraíso que se encontra na Indonésia, tão positivamente citada e mostrada através de belas imagens hospedadas no Google ou facilmente visto em filmes hollywoodianos, tipo Comer, Rezar e Amar... Porém, sejamos realistas, não precisamos de muito esforço para ter a certeza que não há paraíso na terra, assim como também sabemos que pessoas, histórias e vários fatos tem o seu lado sombrio guardado debaixo de várias chaves. Às vezes, é preciso uma visão especial para enxergar esse “mundo inverso” que aparentemente não é diferente do mundo rotineiro e calmo que a nossa visão alcança diariamente, porém, esse lugar do avesso que citei só pode ser visto nas obscuridades, por isso é preciso retirar a venda de nossos olhos e a camuflagem sobre algumas vidas que guardam fatos impactantes, inimagináveis, aguardando ou não o momento em que a casa um dia poderá cair, permitindo que cenas reais venham a tona diante de tantos noticiários e olhos estupefatos. Estas são algumas das muitas reflexões que tem rodeado minhas mente após a leitura do jornalismo investigativo Nevando em Bali. Um brilhante Best-Seller publicado pela Geração Editorial, fechando com chave de ouro a trilogia da escritora australiana, Kathryn Bonella, que iniciou sua pesquisa com No More Tomorrows, retratando a história da estudante Schapelle Corby, a prisioneira que se tornou ilustre e o segundo Hotel Kerobokan, com esse título irônico a autora nos apresentou sem reservas os acontecimentos bizarros que se passam dentro da prisão de Kerobokan.
Eu pensava que era o dono do mundo. Pensava que nada ia acontecer, sempre falava pra mim "nunca vou ser pego". Às vezes, meus amigos falavam "ei, cara, economiza um pouco de dinheiro, um dia pode precisar". Eu respondia "Foda-se, cara, eu nunca vou ser pego. Nunca". Rafael.
Com uma escrita extraordinária se desenvolvendo freneticamente do início ao fim, Kathryn Bonella consegue nos envolver em um crescente suspense-policial misturado ao terror, com muita adrenalina a cada capítulo repleto de confissões surpreendentes, tantas que muitas vezes me perguntava se estava diante de uma história fictícia, pois todos os depoimentos, citações jornalísticas e até mesmo fotos são tão surreais que se torna um tanto difícil aceitar ou concordar que tudo aquilo foi ou ainda é real, podendo estar acontecendo nesse exato momento em que vivemos esses segundos de escrita e leitura.
"Não é fácil pegar esses caras, mas, quando você pega, a sensação é ótima, é tão intensa quanto a dificuldade." Delegado Caieron
O mais estranho é pensar que esses fatos aconteceram em Bali, um recanto tropical belíssimo, com moradores hospitaleiros, tendo ao alcance de turistas muitos hotéis cinco estrelas, lindos, grandiosos, enfim, um lugar sempre procurado por belos rostos e corpos de jovens aventureiros vindos de diversos países, inclusive o Brasil, a maioria são esportistas participantes de modalidades realizadas no mar, assim, nesse “paraíso” eles buscaram e encontraram ondas perfeitamente gigantescas, praias lotadas de pessoas ricas, belas e dispostas a pagar qualquer preço pelos seus sonhos. Com esse pano de fundo aparentemente perfeito, Bonella começou a puxar a ponta de um fio sem fim de investigações a partir das suas primeiras publicações tecendo uma trama tão bem elaborada provocando em mim ansiedade e curiosidade de conhecer mais profundamente o submundo daquele lugar tão lindo e infelizmente contaminado. A cada virar de página recebia diante de meus olhos assustados os relatos de alguns profissionais do crime que ostentavam o status de serem grandes milionários, chefões do tráfico de drogas e de redes de prostituição.

Foi-me angustiante saber que toda essa corrida desesperada por um enriquecimento ilícito impediu que esses homens e mulheres conseguissem enxergar que a qualquer momento seus reinos de altíssimas riquezas poderiam ser encerrados, mas a ambição que os cegou afastou de suas mentes a grande verdade abafada pela arrogância e autossuficiência, assim, suas mentes rejeitavam sempre a trágica realidade sobre a pena de morte existente na Indonésia.
"Grandes criminosos, como produtores e traficantes, deveriam receber a pena de morte. Para mim, é melhor que uma pessoa receba a pena capital do que ver uma comunidade inteira viciada em drogas." Megawati Sukarnoputri (Presidente da Indonésia em 2001)
Percebi também que Bonella de jornalista passou a ser em muitos momentos uma visitante querida e confidente para aqueles condenados, pois eles encontraram nela segurança e confiança para compartilhar seus segredos obscuros, vergonhosos e incômodos para os moralistas. Ela não estava ali para julgar ou condenar, ela foi uma escritora belissimamente ouvinte. Conforme as peças desse triste quebra cabeça se uniam, histórias se desenrolavam mostrando mais uma vez a realidade que todos nós sabemos que há na liberdade mal usada unida a mentalidade distorcida sobre valores humanos e podem rapidamente empurrar muitos inconsequentes para um abismo real e doloroso.
"Você está sendo liberado porque este país é uma merda. A Polícia Federal passou três anos te procurando, três anos para te pegar, e agora você paga esse advogado filho da puta e pode sair - um traficante grande como você de volta às ruas. Estou com nojo da minha profissão."
Que impressões ficaram em mim ao findar da leitura? Afinal, nunca lemos um livro para depois facilmente esquecê-lo, nós precisamos pôr em nossas vidas as experiências lidas, seja no agora ou em um futuro que poderá acontecer amanhã, o que não quero é fechar meus olhos diante dos sentimentos que vivi nas descobertas viscerais e cruciais expostas através de uma linguagem precisa e mesmo que eu tenha tocado minhas rodas por um trilho de revelações assustadoras, por exemplo, a surpresa desagradável da quantidade de cidadãos brasileiros que fizeram parte da destruição de vidas em máfias nascidas pela ganância e vícios...

Nevando em Bali não é uma leitura fácil, é extremamente tensa e que prende a cada parágrafo, mas a minha curiosidade me fez ficar conectado à ele por horas, em rápidos dias até alcançar um final surpreendente, um pouco mais do que vivenciei desde o seu início e por isso diante de alguns pontos importantes finalizei a leitura em lágrimas. Chorando por aquelas vidas do passado e pelos jovens e adolescentes de hoje envolvidos nesse mundo obscuro por toda a parte do mundo, seja ali em Bali, aqui em Angra ou em tantos outros lugares. Infelizmente novos ou antigos continuarão atrás da neve destruidora, sem pensar muito, levando suas vidas para as profundas águas das escolhas erradas que muitas vezes não tem volta. Esquecendo tão facilmente que por trás dessas alegrias haverá um extenso capítulo manchado de sangue, violência, depressão e destruição, como você descobrirá ao adentrar por esse extraordinário portão literário.
"Eu ainda me arrependo de todas as merdas que pessoas sofreram por minha causa, direta ou indiretamente, porque eu era uma ferramenta, um mecanismo, uma peça de engrenagem. Se pudesse voltar no tempo, nunca mais entraria nessa... comecei a me dar conta de que a gente não precisa de muito para ser feliz."

Avaliação:

A Autora:
A escritora australiana Kathryn Bonella trabalhou em escala internacional na tevê e no jornalismo impresso desde que se diplomou em jornalismo na Universidade RMIT de Melbourne. Mudou-se para Londres logo após formada e trabalhou para jornais como o Evening Standard e o Daily Mail bem como para vários programas de tevê. Vários anos depois, retornou à Austrália para trabalhar como produtora do programa 60 Minutos, especializado em assuntos do momento e entrevistas com celebridades. Seu primeiro livro, “No more tomorrows”, tratou da estudante Schapelle Corby, presa por drogas na ilha de Bali, e fez sucesso internacional.



60 comentários

  1. Mais um livro para minha lista de desejo!
    Fiquei MEGA curiosa para ler
    Adorei a resenha e estou seguindo o Blog para acompanhar sempre
    Um bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que ótimo, Gisele! bom saber que sua curiosidade foi aguçada! obrigada! um beijo!

      Excluir
  2. Vou te dizer que achei que esse livro não era um romance policial, na verdade achei que era de não ficção hehehehehe, é o que dá não curtir ler sinopse.
    Gostei muito da história é boa e algo que amo ler ;)
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha acontece, Helana! mas, bom saber que a resenha te deu interesse em ler.
      beijinhos! <3

      Excluir
  3. Oi
    Gostei da resenha, não conhecia a autora. O livro é otimo 😉 vou colocar na minha lista de leitura.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Joana! também não conhecia, gostei muito de Nevando e fiquei mega interessada nos outros títulos da trilogia. tenha uma ótima leitura! obrigada! beijos!

      Excluir
  4. não é um livro que de cara eu leria, isso porque não faz parte das minhas primeiras opções e escolhas por conta da trama desenvolvida, mas os elogios aguçaram minha curiosidade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se deixe então aguçar, Thaila! obrigada! beijos!

      Excluir
  5. Não conhecia, mas já coloquei na minha lista de livros que preciso ler!
    Ficou otima a resenha.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Uau! Eu não conhecia a escritora ainda e em uma única resenja você conseguiu me fazer querer ler 3 livros. ISSO NÃO SE FAZ COM UMA POBRE LEITORA (ênfase especial ao pobre. Kkkk).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha.. eu também quero ler os outros, Mari! nós *pobres leitoras* precisamo ir a caça deles! rs... muito obrigada pelo seu comentário! beijos!

      Excluir
  7. Nossa não conhecia esse livro! Muito diferente dos que acompanho! Vale a pena conhecer algo novo não é mesmo!
    Amei a resenha

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a autora e nunca ouvi falar desse livro. Adorei sua resenha! Mas não é meu estilo de leitura! Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. O título já deixa a gente curiosa e pela sinopse mostra que ele não tem nada a ver com a impressão que causa. Fiquei super curiosa com as suas impressões e já coloquei na minha lista de leituras. Parece deixar a gente com aquela ressaca literária necessária!

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que você também tenha ótimas impressões dele! eu creio que vale tirar um tempo para conhecê-lo! obrigada e beijos!

      Excluir
  10. Olá,

    Já tinha ouvido falar na obra, mas como não faz muito meu estilo, eu nem dei muita bola, deixei passar. Lendo sua opinião, fiquei bem chocada com o que o livro retratará e as impressões que ele deixa ao finalizar a leitura. Não quero ler coisas tensas no momento, porque acabei de sair de uma mini ressaca literária, porém anotarei a dica e quero muito conhecer essa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que ótimo, Thayenne! no momento você irá conhecê-lo melhor. obrigada!

      Excluir
  11. O livro me despertou muita curiosidade, pois a história apresenta uma visão sobre o mundo do tráfico que é bastante comum em todo mundo. O livro tem vários pontos revelantes, a leitura é bem profunda com um tema bastante importante, gostei bastante do livro, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente tudo isso, Lucimar! nós já estamos infelizmente envolvidos, ainda que não queiramos, porque essa contaminação é geral em todo o lugar. seria bom então, conhecer um pouco mais através do livro Nevando...ele é surpreendente! obrigada e beijos!

      Excluir
  12. Olá!

    Não o conhecia, mas achei muito bom, ainda mais com o ponto de vista de um brasileiro, claro que não gostaria que ele estivesse lá, mas já que está... espero ler logo.

    ResponderExcluir
  13. Tema polêmico. E isso já é suficiente para querer ler mais. Ótima resenha!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Eli!
    Se eu encontrasse esse livro por aí, acho que não o compraria, principalmente pela capa não ser atraente. No entanto, depois de ler essa resenha e pela trama envolvente, eu ignoraria isso e me entregaria de cabeça! Sério, fiquei mega curiosa e com vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Aline! que comentário maravilhoso! fico imensamente feliz com seu lindo cometário! obrigada! beijos!

      Excluir
  15. Acredita que quando li o título achei que fosse sobre viagem rsrs
    Já ouvi sobre essa história mas não sabia que tinha um livro sobre isso, fiquei curiosa para saber a história completa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! nossa, que engraçado! acredito sim! então, procure e o leia...e espero que você goste! :)

      Excluir
  16. Amei sua resenha.
    O tema me interessou muito e já coloquei o livro (que ainda não conhecia) na minha lista de leitura.

    Parabéns pelo blog.
    www.sobrecadamomento.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran e Bruno, obrigada!! obrigada!! tenha uma leitura, o quanto antes! ^^)

      Excluir
  17. Oi Elienae, tudo bem?

    Ainda não conhecia este livro, mas já fiquei muito curiosa. Eu adoro livros que me surpreendem no final e que me deixam impressionada. Leituras tensas, densas e sustanciais sempre me encantaram e com esta obra não seria diferente. Já fiquei com muita vontade de ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Alice! tudo certinho e espero que o mesmo seja contigo!
      sim, esse estilo também é o meu preferido... ainda mais sendo polêmico! tenha uma ótima leitura e obrigada! beijos!

      Excluir
  18. Olá,

    É um enredo bem interessante e um dos gêneros que mais leio, por isso fiquei muito curiosa para saber mais de como se desenvolve essa tensão.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Joanice! esse também é um dos gêneros que mais gosto. então não fique só na curiosidade rs. beijos!

      Excluir
  19. A história desse livro me surpreendeu, nunca imaginaria que seria um suspense com muita investigação como parece ser.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  20. Oiii tudo bem???

    Não conhecia a autora, o livro e não imaginei que seria nada disso.
    Achei bem interessante e adoro o tema, obvio que tem ir pro desejados.
    Amei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiii, Rafa! tudo ótimo! poxa, pro desejados? que legal! obrigada! beijos!

      Excluir
  21. Não conhecia a autora. Bem interessante, já está adicionado na minha lista haha

    ResponderExcluir
  22. Muito legal a resenha sobre "Nevando em Bali", instiga a conhecer a obra. Adorei o post e o blog. Vou continuar acompanhando os textos por aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem? Que enredo mais interessante, não conhecia a obra ainda. Confesso que o nome é bem curioso e realmente chama a atenção. Geralmente livros assim exigem de nós mais dedicação e cuidado durante a leitura para não perder nenhum detalhe. Gostei muito da dica e da resenha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie...tudo certinho! concordo com seu comentário Érika... livros investigativos precisam realmente de um tempo maior com muita atenção. ainda mais sendo verídico. obrigada! beijos! ^^)

      Excluir
  24. Oi Elienae.

    Eu já estava com muita vontade de ler este livro por causa da sinopse, mas sua resenha deixou o enredo bem interessante, principalmente sabendo que é um suspense-policial misturado ao terror. Será uma ótima oportunidade para conhecer a escrita da autora. Dica anotada e parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  25. Uma resenha perfeita e com certeza desperta a curiosidade em ler esse livro, no momento estou com alguns na frente para ler, mas já favoritei e vou ler

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  26. Oiii tudo bem/
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, mas fico feliz que tenha trazido a resenha para nós, creio que a maioria dos livros da geração possuem esse tipo de leitura mais demorada e até detalhista.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oiii, Morgana! tenho gostado muito dos livros da Geração. obrigada! beijinhos!

      Excluir
  27. Não tinha visto esse livro ainda.
    Achei interessante pois meu sonho é conhecer Bali!
    Lugar incrível <3

    ResponderExcluir
  28. Olá, ainda não conhecia esse livro. Se visse a capa dele por aí, talvez nem prestasse muita atenção, mas depois de ler sua resenha acho que é uma leitura que eu faria, pois gosto de leituras que prendem e desse estilo " suspense-policial misturado ao terror"..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Marijleite! que você tenha uma ótima leitura também! obrigada!

      Excluir
  29. Oie!
    Nossa, que livro mais tenso!
    Ainda não conhecia esse título, mas com certeza também ficaria tocada com tudo o que acontece na trama.
    Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  30. Olá.

    Não conhecia este livro, ele parece ser bem interessante, a premissa dele. Vou procurar por ele lá no Skoob e já adicionar à lista. Assim que tiver um tempo e encontrar ele em algum lugar para comprar, eu separo um tempo para lê-lo.

    ResponderExcluir
  31. Não conhecia o livro, gostei da sua opinião e até mesmo da capa.
    Mas não me chamou atenção, hoje deixo a dica passar.

    ResponderExcluir
  32. Oiii!

    Eu não conhecia o livro e não sei se leria no momento só porque eu acho que não estou em fase de ler obras com uma carga tão densa e intensa, porém, eu achei ótimo a forma como você se envolveu na leitura!
    Ótima resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  33. Não é exatamente meu tipo de leitura, mas por tratar de um assunto bem polemico já me deixa com uma certa curiosidade em ler... isso, somado aos detalhes que você comenta em sua resenha já fazem eu ter mais do qie só uma curiosidade...
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥