"Diga-me o que tu comes Que te direi quem és."
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 360
O enredo se desenvolve em torno de 4 amigos: Miguel, Hugo, Leitão e Dante.
Miguel é médico residente.
Hugo um chef de cozinha que não obteve sucesso.
Leitão é obeso e sua vida se resume a pedir comida por telefone e ficar agarrado no video-game e computador o dia todo.
Dante apesar de ser formado em administração não consegue arrumar emprego na sua área e trabalha como atendente numa livraria.
Como num bate papo, Dante começa a contar sua história desde o princípio, quando era um rapaz ingênuo que passou no vestibular e partiu rumo ao Rio de Janeiro, com o sonho de ganhar o mundo.
Sabe aquele clichê de sair do interior e ir pra cidade grande em busca de vida melhor? Isso foi o que impulsionou Dante e os amigos.
Mas nem tudo são flores, os planos mudam, a vida toma novos rumos, uns desistem, outros desviam, alguns se acomodam.
Com dificuldades financeiras, prestes a serem despejados depois que Leitão desviou o dinheiro do aluguel para pagar uma prostituta, Cora, por quem se apaixonou e encontrava todo dia, a única alternativa que tinham era voltar pra casa e pedir arrego...coisa que, para alguns, o orgulho não permitia de forma alguma.
Então, após conhecerem o enigma da carne de gaivota através de Dante, Hugo teve uma ideia pretensiosa para ganhar uma bolada num curto espaço de tempo fazendo jantares privados onde a verdadeira iguaria seria nada mais nada menos que carne humana.
Em período de miséria sai ganhando quem investe certo...
Mais uma vez o autor me surpreendeu e me chocou com sua narrativa crua e visceral, numa história arrepiante e bem esquematizada provocando uma tensão psicológica angustiante.
Os personagens foram bem construídos, com personalidades distintas partindo do inteligente e sensível ao engenhoso e dissimulado. Preciso dizer aqui que não simpatizei com nenhum deles, foram magnificamente caracterizados, mas por mais difícil que estivesse a situação existiam outros meios...só que o simples prestígio de morar bem e até mesmo manter alguns luxos faz com que eles passem por cima de princípios e optem pelo mais 'fácil', o que dá retorno imediato, choram seus atos e a aniquilação do caráter imaculado mas ainda assim continuam praticando. Inclusive durante a narrativa o autor nos sugere esse questionamento: até que ponto você iria pela sua sobrevivência?
Toda ambientação descrita, desde as ruas do Rio de Janeiro, os apartamentos onde os jantares eram feitos, ou o abatedouro humano foram ricamente detalhados e de forma crível e meticulosa.
A parte do matadouro clandestino e da caça humana é enfadonha, narrado com uma precisão magnífica e chega a dar medo, é aterrorizante.
A parte do matadouro clandestino e da caça humana é enfadonha, narrado com uma precisão magnífica e chega a dar medo, é aterrorizante.
A narrativa é feita em primeira pessoa, vemos todo o cenário pelos olhos de Dante, então quando chegou a hora das revelações, eu realmente fui surpreendida.
Pensei que mais uma vez eu fosse favoritar um livro do Raphael, todo o desenvolvimento vinha muito bem, mantendo a trama num ritmo contagiante, verossímel, bem bolada...mas quando o desfecho foi chegando e as coisas começaram a se encaixar e tomar rumo, a criatividade do autor aflorou demais, ele pesou a mão e exagerou, tornou tudo muito fantasioso com uma carnificina surreal. No entanto, ainda assim ele conseguiu mais uma vez me surpreender por conta de seu final nada convencional. É o terceiro livro que leio dele, e o segundo onde encontro um final irreverente, é fato que nem todos os leitores gostam, mas eu gosto dessa ousadia desde que tudo seja explicado e se encaixe na narrativa.
Enfim, o enredo foi bem arquitetado, supriu minhas expectativas apesar da simples ressalva. Indico para quem gosta de um suspense, pra quem gosta de histórias sangrentas e perturbadoras, e principalmente pra quem tem estômago forte.
Qual é o problema? O mundo tá em guerra, todo mundo se odeia. É natural que uns devorem os outros.
Nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, publicou contos em diversas antologias de mistério, inclusive na Playboy e na prestigiada revista americana Ellery Queen Mystery Magazine. Suicidas (Saraiva), romance de estreia do autor, foi finalista do prêmio Benvirá de Literatura 2010, do prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prêmio São Paulo de Literatura 2013.
Assim que vi a capa tive aquela sensação de dejavú mas foi apenas um equivoco, a capa e a narrativa me remeteu imediatamente ao seriado Santa Clarita Diet que trata da temática de comer carne humana mas de uma forma diferente.
ResponderExcluirmemoriasdeumaleitora.com.br
livro do autor é sempre bem comentado, ele é um mestre dos suspenses
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Já decidi que conhecerei a escrita do autor este ano, mas nãos erá por este livro, porque realmente, essa premissa me deixa enjoada.
ResponderExcluirAdorei a resenha
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Rapha está ganhando cada vez destaque e apesar de algumas críticas negativas ele supera as expectativas nesse novo livro!
ResponderExcluirBjos
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não li esse livro, mas ele está na minha lista de leituras. Apesar de não curtir muito o gênero decidi expandir meus horizontes e tenho ouvido falar tão bem desse livro que decidi conhece-lo melhor. Confesso que suas ressalvas me deixaram com medo, mas sabe o que dizem "Se der medo vai com medo mesmo"? Vou tentar, espero que eu consiga finalizar a leitura.
Beijos
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler as obras do Raphael, ainda mais depois de descobrir que jantar secreto vai virar filme. Só ouço elogios as obras dele e depois de ver que você chamou de "carnificina surreal" uma parte da obra, fiquei mais curiosa ainda kkkk
Espero poder ler em breve
Olá,
ResponderExcluirAinda não tive nenhum contato com a escrita do autor, mas estou louca para ler tanto Jantar Secreto quanto Dias Perfeitos! Sempre que vejo alguma postagem sobre ambas, são vários elogios aparecendo em cascata nas resenhas.
Adorei saber que você foi surpreendida mais uma vez com a escrita do Raphael e sua resenha me deixou ainda mais animada para conhecer um pouco mais sobre esse jantar nada convencional.
LEITURA DESCONTROLADA
Olá
ResponderExcluirEu já conheço o autor de outra obra (O Vilarejo) o qual eu amei de mais. Vi esse livro e quando acabei de ler a sinopse fiquei mais que empolgado para ler (ainda estou) e espero poder comprar a obra física e breve. Ele lançou um Book Trailer bem bacana com uma baixa produção que wu fiquei mais fascinado rsrs. Adorei a resenha e até mais ver
Bjks
Quero! Definitivamente ainda lerei esse livro esse ano, amei a trama, amei que o autor é nacional, sua resenha está maravilhosa e quero esse livro para mim!
ResponderExcluirAinda não tive o prazer de conhecer a escrita do autor, mas é um daqueles que tenho quase certeza que vou ler e amar.
ResponderExcluirEstou ansiosa pela leitura.
Adorei a resenha.
Oie tudo bem!? Olha confesso que não li esse livro ainda. Mas eu adoro o Rapha. Os outros 3 livros são sensacionais, bem pensados e com uma escrita alucinada.
ResponderExcluirSuicidas para mim, continua sendo a melhor obra dele.
Bjs
Olá!
ResponderExcluirGanhei esse livro de presente de natal e pretendo lê-lo no mês de Outubro.
Adoro as narrativas de Raphael Montes e parece que é uma marca dele criar personagens intragáveis. Espero gostar desse livro tanto quanto gostei de O vilarejo e Suicidas.
Parabéns pela resenha =)
Oie! Tudo bem?
ResponderExcluirDe todos os livros do autor esse é o único que realmente chama a minha atenção para realizar a leitura dele, por todas as criticas que li tenho certeza que amarei a obra e o jeito que o autor desenvolveu o história!
Bjss
Não é muito meu estilo mas acho que devem ser livros angustiantes para quem gosta do gênero. O que nesse caso, é bom!
ResponderExcluirBeijos
Mari
www.pequenosretalhos.com
Já me disseram que o livro é para quem tem estômago forte e eu quero muito lê-lo. Esse livro vem recebendo ótimas críticas de todas as partes e tem tudo que curto numa narrativa.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirRaphael Montes é um dos autores nacionais que mais quero conhecer. Muitos leitores elogiam sua escrita, e eu não vejo a hora de conhecer.
Pelo que vejo, o livro é recheado de cenas chocantes e isso me deixa ainda mais curioso, pois gosto de histórias pertubaoras.
Uma pela o autor ter se excedido no desfecho, mas acho que isso não prejudica a qualidade da obra.
Abraço!
Oiiie!
ResponderExcluirAdorei a resenha e fiquei louca para o livro!! Já adicionei à lista
Beijos!
http://leelerblog.blogspot.com.br/
Olá.
ResponderExcluirAinda não li nada do Rafael, mas só ouço maravilhas a respeito dos livros deles.Quero muito ler Dias perfeitos dele e com toda a certeza este também.
Parabéns pela linda resenha.
Beijos
Não li nada do autor ainda, apesar de morrer de vontade. Este livro tem elementos que eu gosto, como o suspense sem falar na habitação da história em uma cidade brasileira. É como fazer um turismo sem.sair de casa.
ResponderExcluirBjs Rose
Oi, Paty
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de ler algo do autor. Ouvi quase todos falarem que o autor exagerou mesmo um pouco perto do desfecho, mas acho que no fim o livro vale a pena.
Ainda não tinha visto esse booktrailer acredita? Amei haha
Blog Livros, vamos devorá-los
Olá
ResponderExcluirPreciso ler algo do autor urgente, e estou bem animada com esse livro, fiquei super curiosa com a 'carnificina surreal' quero saber com foi o negócio XD.
Oi tudo bem,
ResponderExcluirEu não gostei de dias perfeitos, mas em compensação adorei Jantar Secreto, kkkk Não me incomodei da carnificina porque acho que se na história depois do açougue lá, aquilo seria o minimo, kkkkk
beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirPequena que o livro não atendeu todas as suas expectativas. Infelizmente vou deixar a dica do livro passar, pois a leitura não faz meu estilo. Como vc própria disse é um livro para quem curti histórias sangrentas!! Rsrs
Bjs!
Fadas Literárias
Oiiii tudo bem??
ResponderExcluirAmo o autor e suas histórias, eu já li alguns e tenho todos na estante, prometo ler logo em breve este.
Pena que o final desandou um pouco, mas adorei a resenha.
Bjus Rafa
Olá,
ResponderExcluirEu li O Vilarejo e me surpreendi bastante com a ousadia e destreza do autor em construí cenários de pura maldade vinda do instinto ou simplesmente da crueldade humana e não acho que ele tenha uma fórmula para o que escreve, mas elementos que fazem parte de suas características autorais.
Beijos!
Me lembrou Hannibal, haha! Já ouvi falar da obra, mas ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura. Tenho que conferir essas história logo!!!
ResponderExcluirGente, que booktrailer é esseeeee?!
ResponderExcluirEu já vi muitas divulgações desse livro e vários comentários sobre a escrita do autor, mas não fazia ideia de que a trama era tãão pesada. Não sei se eu aguentaria até o final, mas fiquei muito curiosa para saber sobre o desfecho da trama. O modo como tudo começou foi bem bizarro, quero ver como tudo vai acabar.
Beijos,
Fernanda F. Goulart
Olá!
ResponderExcluirEsse livro está na minha meta de leitura, apesar de ainda não ter comprado... Lendo a sua resenha vejo o quão fascinante ele é e vou amar ler.
Adorei a resenha, parabéns.
Nizete
Ciado Leitor
Não conhecia o livro, fiquei bem interessado parece ser muito legal.
ResponderExcluirAmei sua resenha, muito bem escrita.
Alias que capa linda.
Parabéns.
Oi
ResponderExcluirTudo bem.
Li um livro do autor e gostei não achei tudo isso .
Mais este livro me deixa com muita vontade a começar pela capa do livro já nos dá uma idéia do que nos espera e para quem gosta desse tipo de literatura, é excelente. Eu gosto muito de thriller e suspense e esse me parece ser do jeitinho que gosto. Mas comer carne humana, já está um pouco demais para mim. Só de pensar já me embrulha o estômago. Imagina então, reservar lugar para isso. Não, não mesmo. Mas quero ler o livro.
Oi Paty.
ResponderExcluirEu tenho este livro na lista de desejados e ainda não conheço nenhum trabalho do Raphael. Lendo sua resenha que fiquei com a curiosidade ainda maior pela história e não vejo a hora de tirar minhas próprias conclusões dela. Gostei bastante da sua opinião.
Bjos
Adicionei este livro aos desejados por saber da produção de uma adaptação para ele. Costumo adicionar assim sem saber detalhes para que me surpreenda na leitura. Sua resenha está incrível e despertou mais interesse em mim. Será minha próxima aquisição.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAinda não tive o privilégio de ler algo do Raphael, mas essa parece ser uma ótima leitura, só preciso ter estômago!
Olá! Sou fã do Raphael, já li os livros anteriores e só digo uma coisa, ele é fantástico na escrita! Tem um talento ímpar, esse livro está na minha lista de desejados. Já quero ler o mais rápido possível, pena que minha grana está curta.
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro, quando vi esse booktrauiler eu pirei, mas ainda não tive dinheiro para adquirir a obra.
Um beijo.
Tô doida para ler um livro do Raphael, nunca li nada dele. ER sempre leio coisas muito positivas.
ResponderExcluirJantar Secreto é um livro bem exótico digamos assim e acho que usar a criatividade na história foi bem feito hehehehe
Uma pena que o final não te agradou.
Olá! Adorei a resenha, por se tratar de um livro do Raphael e ser uma história entre amigos. Que bom que foram buscar a vida em uma cidade grande. A parte aterrorizante é mesmo típica dos livros dele, eu li os 2 primeiros e fiquei tremendo de medo! Que legal que a história se passa no RJ e que pena que não favoritou a história.
ResponderExcluirBeijos!
Karla Samira
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirConfesso que não li nada do autor, mas sempre vejo críticas bem positivas sobre ele. Só pela sua resenha fiquei arrepiada e me vi ansiando ler esse livro. Amei a sua resenha e assim que puder vou conferir o livro.
Beijinhos!