14 agosto, 2017

Resenha: Em Busca de Abrigo

Autora: Jojo Moyes
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 434

Este é o segundo título que leio da autora, e mais uma vez não apreciei. Nessa história o motivo mais forte foi me sentir perdida dentro de uma leitura trivial e repetitiva, que não consegui compreender o objetivo que a autora quis passar usando fatos nada empolgantes para compor uma história sobre relacionamentos familiares. Mesmo desmotivada, esperei a mudança, afinal são 434 páginas, mas, nem um rumo eficaz salvou a história e a minha leitura.

O livro Em Busca de Abrigo é narrado na terceira pessoa, apresentando desde o início uma leitura muito arrastada, transcorrendo fatos sobre a família Ballantyne, mais precisamente relatando a história de todas as mulheres, iniciando com a jovem e reprimida, Joy, que era quase apagada pelo domínio de sua amarga mãe, Alice.
Na velhice, Joy assume o papel da matriarca de temperamento forte, emoções contidas, que em raros momentos de distração, consegue expor um lado tímido e sensível, porém, sem grandes emoções. Tão logo passamos a conhecer sua filha Kate, que poderia até ser um exemplo de liberdade feminina, se não fosse tão confusa em seus sentimentos e escolhas por conta de prisões e traumas de família. Ela resolve enviar sua filha para passar dias com os avós que moram distante.
Por último, da raiz dessas duas mulheres, surge um furacão de ousadia e rebeldia, chamado Sabine, filha de Kate, com um gênio forte que a faz falar tudo o que pensa, sem refletir nas consequências de suas palavras, aliás, uma das vítimas de sua agressividade é a sua própria mãe, por conta de algumas mazelas que se repetem em sua vida.

A trama quase foi salva quando o esposo de Joy, Edward, bastante debilitado pela idade avançada, adoece gravemente, e isso faz com que toda a família passe a conviver junto aos patriarcas por alguns dias por baixo de um mesmo teto. Esse convívio desencadeia os ressentimentos camuflados e os segredos ocultos por longos anos. Esse contato perturbador permitindo que as relações comecem a se chocar, dá início a um processo que poderá levá-los ao um completo afastamento ou renascimento do amor e da comunhão entre Joy, Kate, Sabine e demais personagens secundários.

Finalizando a resenha, quero destacar que para uma meada repleta de elementos profundos e viscerais, em minha opinião, faltou o crucial para interligar a teia, que foi a presença de uma genuína emoção para preencher a leitura com doses que poderiam ser dramáticas e profundas. Além disso, os excessos de repetições e explicações dos relacionamentos causaram-me a sensação de estar o tempo todo andando em círculos, quem sabe até, eu estivesse também em busca de um abrigo, que pela minha percepção, não foi possível encontrar.


Avaliação:

A Autora

Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Trabalhou como jornalista por dez anos, nove deles no jornal The Independent, de onde saiu em 2002 para se dedicar integralmente à carreira de escritora. É autora de A última carta de amor, Como eu era antes de você, A garota que você deixou para trás, Um mais um, Baía da Esperança, O navio das noivas, Nada mais a perder, O som do amor e Depois de você, publicados pela Intrínseca. Como eu era antes de você, seu romance de maior sucesso, ocupou o topo da lista de mais vendidos em nove países e foi adaptado para o cinema. Com mais de 20 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Jojo Moyes é uma das poucas escritoras a ter emplacado três livros ao mesmo tempo na lista de best-sellers do The New York Times. A autora mora em Essex, na Inglaterra, com o marido e os três filhos.





13 comentários

  1. uma pena que não tenha te agradado, eu gosto muito dos enredos da Jojo e esse livro esta na lista de desejados
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá lindona, tem tempo que quero ler todos os livros da Jojo, depois que li dois de seus livros me encantei com a forma que ela escreve e aborda os assuntos.
    Amei a sua resenha e esses livros já estão na minha lista de desejos.
    beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  3. Jojo é só amor, esse livro dela ainda não li, mas pretendo ler em breve. Fiquei preocupada agora de não gostar :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito dos livros da Jojo Moyes, mas estou com um pé atrás em ler 'Em Busca de Abrigo' porque você não é a primeira pessoa que eu vi falando que não gostou... Ainda bem que você colocou sobre o início arrastado, eu fujo disso!

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da Jojo e meu maior medo é não me envolver com a história. Que pena que cê não conseguiu se conectar e ficou perdida, é um saco quando acontece isso. Estou fugindo de narrativas rasas por enquanto.

    ResponderExcluir
  6. Oi Elienae.

    Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da Jojo, mas tenho curiosidade por causa do filme que gostei do enredo e pelas criticas positivas que sempre encontro. Sinceramente você é a primeira que comenta que não apreciou e gostei da sua sinceridade em mostrar os motivos que não gostou. Parabéns.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. E li só um livro dela e achei muito mais ou menos. Depois disso não me interessei em ler mais nenhum. Depois dessa sua resenha, fiquei com menos vontade ainda... rs
    Curti bastante a resenha.

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Ainda não li esse livro, mas já fiz a leitura de uns 5 livros da Jojo e gostei de todos.
    A leitura arrastada do início já é bem característico da autora, já que percebi esse fato em todas as histórias. Porém, depois o enredo cresce e me pega de jeito.
    Uma pena que não tenha gostado. Agora, fiquei mais ansiosa por esse livro pra saber o que irei achar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi Eliene, eu e os livros da Jojo não combinamos, sabe aqueles livros que não cativam você? Assim são estes livros para mim, quem sabe um dia eu mude de ideia, porém certamente, não leria este por ter uma narrativa arrastada que deve até cansar o leitor em dado momento, sem falar nos excessos de repetições e explicações, isso também não dá, aliado a isso tem o fato de você ter dado apenas uma estrela.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nada dessa autora, mas a maioria das resenhas que leio são elogiando o trabalho da JoJo. Que pena que ela não funcionou para você. Será que não é o estilo, você não costuma ler outros gêneros!!?? Mas enfim foi ótimo conhecer sua opinião e argumentos. Mais sucesso nas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nossa, que pena que o livro não lhe agradou... Não li esse título ainda, mas todos os demais livros que li (foram 3), achei muito envolventes. Pretendo ler em breve para tirar minhas conclusões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Aiai, falar de Jojo é complicado! Muitos gostam e outros não! Eu particularmente não gosto, li uma das suas histórias e não rolou, não gosto de histórias tristes, não faz meu estilo.

    ResponderExcluir
  13. Oiee Eli ^^
    Poxa, é uma pena que você não tenha gostado deste livro :/ eu ainda não o li, mas li uns três livros da Jojo e gostei muito de todos eles. Fiquei um pouco desanimada ao saber das repetições e que a leitura é cansativa e trivial. Uma pena mesmo :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥