16 julho, 2018

Resenha A Casa dos Pesadelos

"É da inconsequência adolescente que florescem as mais intensas experiências da juventude."
Autor: Marcos de Brito
Editora: Faro Editorial
Páginas: 144

Após dez anos longe da casa da avó, Tiago retorna para passar alguns dias e com ele está sua mãe, o irmão e suas companhias constantes: o pânico e os fones de ouvido que tentam emudecer a mente inquieta que habita em um corpo com lábios taciturnos.

O motivo que o tornou introspectivo se deu há alguns anos na mesma residência sombria, com janelas emperradas, portas com ferrolhos gritantes de tão enferrujados, odores impregnados de morbidez e cômodos esquecidos pelo tempo, poeira e mofo... Não é de se admirar que esse cenário pudesse trazer pesadelos horripilantes em sua infância. Dentro de seu silêncio, Tiago expõe em seu um semblante sofrido as lembranças daquelas visões reais e horripilantes de um espectro tentando tirar sua vida.
Anos se passaram, mas sua mente ainda se encontra aprisionada. Nem mesmo dez anos de terapia foi o suficiente para fazê-lo superar as alucinações, o pavor e a descrença de sua mãe e demais pessoas. Determinado a ter uma adolescência normal, ele busca nesse retorno a oportunidade para provar a verdade e se ver livre da estagnação que tomou sua vida. 

Para o espanto de todos, Bruno seu irmãozinho, semelhantemente começa a ser cortejado pela mesma figura demoníaca pertencente aos pesadelos de Tiago.

Debrito teceu uma história que poderia ser somente de sustos e pânico bizarros, mas, para o nosso deleite ele acrescentou conteúdos com profundidade a partir de temas atuais, imaginações infantis somadas ao sobrenatural. Descritos com sensibilidade dosada, humor, ironia e genialidade ímpar apresentando e desenvolvendo com extrema fluidez uma história de fácil compreensão nas explanações. Assim, com sustos e frenesi mergulhei em questões que estão além da literatura fantástica, tanto no enredo como também na construção dos personagens com suas mentes atormentadas por terrores reais, acúmulos de traumas e segredos escabrosos em relações doentias. Tiago, o protagonista, mesmo sendo bastante sucinto, transparece vida por meio de poucas falas e características marcantes.

O encerramento, pelo que entendi, deixou uma porta aberta sinalizando uma ou duas escolhas. Pode ser apenas um detalhe para outros, mas para mim, não aprecio tal finalização. 

Vale destacar que mesmo não sendo uma experiente conhecedora do gênero, constatei na escrita de Debrito que ele é lírico, gótico e repleto de poéticas metáforas que remeteu minha memória aos contos instigantes de Edgar Allan Poe.

Enfim, recomendo para quem aprecia o gênero ou quer se aventurar pelos portais mentais desse excelente cineasta e roteirista brasileiro, Marcos Debrito.
"Não procure as lembranças que te incomodam só para ficar remoendo os sentimentos ruins."

Avaliação

O Autor


Marcos DeBrito nasceu em Florianópolis e mudou-se para São Paulo em 1998 para estudar cinema. Formado pela FAAP, é diretor e roteirista. Seu curta-metragem Vídeo sobre tela, de 2001, ganhou o prêmio especial do júri no Festival de Gramado. À sombra da lua é seu primeiro romance.





Um comentário

  1. uma trama muito boa, para ter tantos elogios, confesso que não é muito a minha vibe, mas fica a dica!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥