20 junho, 2012

Curiosidades Literária # 12




Por Chrystie (Todas as Coisas do Meu Mundo)


Oi Gente,

Como vocês estão? a semana ficou menos corrida? A minha não.. rs mas já se tornou um hábito.

Bom, hoje eu gostaria de fazer um post diferente, um post de bate-papo, de impressões, de estudos que fiz sobre o tema e para isso vou precisar da participação de cada um de vocês, comentando para que possamos discutir o assunto que trarei hoje, combinado?

Tenho visto em muitos blogs, mesmo não sendo um tema muito recente a discussão sobre distopia. Eu mesma postei um texto elaborado pela Samantha, colaboradora do blog sobre o que é distopia (http://todaaliteraturadomundo.blogspot.com.br/2012/06/e-curioso-1-by-samantha-monteiro.html)

Muito se fala também na trilogia Jogos Vorazes que além de Best-seller foi adaptado ao cinema, com sucesso mundial de público. Agora pergunto, porque um livro com uma temática (à primeira e superficial analise) violenta e permeada de catástrofes faz tanto sucesso???

Eu me atreveria a dizer que o livro nos traz muito mais do que podemos imaginar, sendo de grande valia para leitores e estudiosos, tanto é verdade que a Autora Lois H. Gresh lançou um guia (não oficial) sobre os temas levantados na série, como por exemplo a inspiração que Suzanne Collins teve para criar as personagens, o enredo e a sociedade como um todo.



Lois afirma que "Em minha opinião, ela é um aviso de que nós, como espécie inteligente, precisamos nos unir e nos salvar de um futuro que, ainda que remotamente, pode ser parecido com o de Jogos Vorazes".

Lois traz uma visão filosófica do livro que basicamente consiste em analisar como os seres humanos reagem às situações de vida e de morte.

Falando em vida e em morte, o livro revela as lutas que os adolescentes enfrentam pela sobrevivência, lutas estas transmitidas através de um reality Show. Isso nos obriga a lembrar das arenas e dos jogos de gladiadores (escravos) em Roma, onde o governo tinha por entretenimento assistir lutas em que apenas um dos dois lutadores sobrevivia.

imagem do filme "O Gladiador"


Então, não tem como não dizer que Jogos Vorazes é uma ficção distópica pois revela uma sociedade desestruturada, onde só se vê a fome generalizada (tratada enfaticamente nos 3 livros), guerra e catástrofes naturais. 

A crítica aqui, ao contrário de outros guias, é real, uma vez que de certa forma é um alerta sobre o que  pode acontecer no mundo se não modificarmos nossas atitudes e não cuidarmos do planeta e das pessoas que nele habitam.

Ao contrário da Literatura Fantástica, aqui, os monstros são os próprios seres humanos. A situação somente será revertida caso mantivermos o foco na bondade, na caridade (tendo comida para todos).

Acredito que essa mensagem de esperança é o que faz da trilogia um sucesso. Temos uma ficção muito próxima de um possível futuro da humanidade. Eu arriscaria dizer que existe uma mensagem educativa nessa leitura e ousaria ainda indicar esta leitura nos colégios, com debates, forçando os adolescentes a discutirem a temática, a enxergar o efeito borboleta (teoria do caos), uma vez que os atos de hoje refletem no amanhã.

O que acham? Concordam comigo? Discordam?
Quero saber a opinião de vocês!!!




Beijinhos
Chrys








                 _____________________________________________________________


PROMOÇÕES (clique no banner)







9 comentários

  1. Nada mais inteligente do que a alusao do efeito borboleta (teoria do caos):adorei!Com certeza os nossos atos sempre reflitirao no amanha.Adorei a curiosidade.Parabéns.
    Bjus
    Fabianne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei pertinente também...
      Que bom que gostou...

      Beijos

      Chrys

      Excluir
  2. Achei muito inteligente isso, apesar de não ter lido JV e só saber um pouco dessa história, adorei a comparação com o efeito borboleta.


    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A teoria do caos é bem interessante mesmo...
      Qualquer dia escrevo sobre ela...

      Excluir
  3. Paty, eu concordo plenamente e acho mais! Acho que essa gana do povo por reality shows que desconstroem a imagem do corpo, da mulher e da privacidade é só um tiquinho do que o povo está procurando, acho que se um dia a realidade for parecida com a de Jogos Vorazes com certeza o pessoal vai querer estar lá pra assistir, já que a grande maioria gosta de observar a degradação alheia. E sim, se não tomarmos cuidado, essa pode ser uma realidade certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal esse alerta através da literatura neh???
      Reality Show hoje em dia está banalizado, perdeu o contexto, se é que algum dia teve...
      O ser humano só se interessa pela desgraça alheia e por coisas que possam gerar alguma fofoca...

      Excluir
    2. Com certeza Chrys, acho horrível banalizar e desrespeitar ao vivo, como se fosse um show!

      Excluir
  4. Muito legal seu post, flor, super criativo!
    Adorei o blog, lindo e organizado :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu amo demais a trilogia Jogos Vorazes *-* Mas nem consegui ler o primeiro >.< Sério que JV não é distopia? o.O
    Gostei muito do post ^^ Bjs!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥