01 agosto, 2012

Curiosidades Literárias #17



Olá Gente!!!

Primeiramente quero pedir desculpas aos leitores assíduos da minha coluna Curiosidades Literárias aqui no Blog Leituras da Paty, mas me encrenquei com o tempo no trabalho e precisei desenvolver algumas atividades fora do horário o que me complicou para redigir a coluna.

Mas enfim, espero que vocês me perdoem e aproveitem a coluna desta semana!!!

Aqui vai um desabafo: Eu procuro muita coisa na net para elaborar minhas matérias, pesquiso dias e dias, reviso várias e várias vezes para conferir português, alinhamento das fotos e tudo o mais, então procuro trazer coisas interessantes, informações diferentes do que normalmente vemos por aí na blogsfera, nesta minha pesquisa, me deparei com informações muito interessantes sobre um livro do qual escreverei hoje!

Muito se fala e se discute a respeito dos livros nacionais serem pobres e desinteressantes. Entretanto, hoje trago um exemplo de que generalizar é pecar!

Hoje falarei do livro "A Batalha do Apocalipse" do Autor Eduardo Spohr.


Este livro que hoje é sucesso reconhecido aqui e fora do país mostra a todos os amantes de livros que nossos autores podem e estão competindo com a Literatura Estrangeira. A batalha do Apocalipse foi lançado em Portugal, Holanda e Alemanha e consagrou sucesso tão grande quanto aqui!

Aqui vão as curiosidades que me fizeram escrever este post:

A Batalha do Apocalipse foi o primeiro livro publicado do autor, o qual possui cadernos e mais cadernos com contos e romances.

O Autor sempre viajou muito com seu pai que é piloto de avião e desta forma adquiriu muito conhecimento da cultura e religião dos povos por onde passou, percebendo que os anjos estavam presentes em muitas crenças. Essa temática, somada à experiencia vivida durante a Guerra Fria, onde muito se falava em apocalipse e também aos jogos de RPG deu-lhe a idéia de criar histórias sobre apocalipse e anjos.

O livro teve sucesso com a divulgação na internet, mais especificamente no programa de rádio e site de vendas de produtos para Nerds (Nerdstore). Eduardo resolveu então vender os livros, após ganhar um concurso de uma pequena gráfica que publicou 100 exemplares.

Os exemplares foram vendidos em menos de 5 horas. Depois veio uma tiragem de 400 que esgotaram rapidamente, daí, em 2009 o Autor resolveu através de publicação autônoma no mesmo site, vendendo todos os exemplares em 5 meses!

Esse sucesso fez com que  as editoras maiores prestassem atenção e o procurassem para publicar o livro (Record com o selo Verus) com uma tiragem inicial de 10 mil exemplares, vendidos em apenas 2 meses.

A Editora investiu bastante em publicidade, desenvolvendo uma capa muito chamativa, incentivando a compra da obra.

A pesquisa do autor para desenvolver a trama foi baseada em algumas passagens do Velho Testamento e o Apocalipse da Bíblia, bem como alguns livros apócrifos e outros de mitologia, porém não se aprofundando muito pois para Eduardo, a criação dos personagens é mais importante que a pesquisa em si.

Um curiosidade interessante é que em algumas livrarias o livro do Eduardo acaba sendo colocado nas prateleiras de Literatura Estrangeira, pois desenvolvemos a cultura errada de que este tipo de ficção não poderia ser nacional.

Eduardo gostaria de ser o personagem Ablon e escolheu a paisagem do Rio de Janeiro como forma de aproximação com o público alvo do livro. A escolha teve uma excelente receptividade, o que acabou por se tornar um diferencial deste sucesso nacional e internacional.

Bom, depois de saber tanta coisa sobre esta maravilha Literária Nacional, trago algumas capas dos livros lançados em Portugal, na Holanda e na Alemanha respectivamente:






As capas são todas lindas, mas a Nacional e a Alemã são formidáveis na minha opinião!

Repararam que na versão Holandesa existe uma citação do Paulo Coelho a respeito da obra? (Divirta-se com esse surpreendente romance)

UAU!!!

Espero que tenham gostado destas curiosidades e até semana que vem!!!

Beijinhos
Chrys




12 comentários

  1. O livro é realmente ótimo, e serve também pra acabar com esse preconceito com a literatura nacional. Muitos autores tem sim capacidade de escrever uma boa ficção como as estrangeiras, porém, talvez, eles não tenham muitas oportunidades ou não tenham tanta divulgação assim.
    Adorei essas curiosidades, não sabia de quase nada ai.
    Beijos,
    Shake Your World

    ResponderExcluir
  2. Adorei a capa de Portugal, é linda *-* Eu nunca li esse livro, mas, confesso que tenho muita vontade. Assim que tiver uma oportunidade o pegarei para ler... As curiosidades que você postou me animaram mais ainda a conhecer o trabalho do autor ^^'

    Beijos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ja li esse livro e gostei muuuito, e a capa que eu mais gostei foi a de Portugal... ainda não conhecia, que coisa linda *-*

    bjos,
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este livro é maravilhoso, simplesmente perfeito, é um dos meus favoritos, Eduardo foi muito feliz em sua narrativa, não há palavras para descrever, então digo apenas...Leiam.

    Bjos amigas.


    Cida

    ResponderExcluir
  5. Eu to lendo esse livro agora e to achando tudo incrível! No começo nem acreditei que ele era brasileiro, juro! O enredo, a história é tudo bem feitinho. Eu adorei e indico muito. É um ótimo livro pra quem ama ficção!

    ResponderExcluir
  6. Tenho muuuita vontade de ler esse livro.Muitas pessoas jé me recomendaram ele mas ainda não pude lê-lo.A capa sempre é a coisa que mais me atrai em um livro, e com esse não foi muito diferente, a capa é maravilhosa, mas a história é sensacional...já li muitas resenhas desse livro e gostei bastante
    Bjs
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa, excelente post! Já tinha ouvido falar do livro, mas não tinha noção do sucesso que tem feito na Europa. Acho que a literatura nacional, assim como a estrangeira, tem muitas coisas boas e outras ruins. E dá um orgulho enorme de ver uma obra brazuca ganhar o merecido reconhecimento! =)

    bjão
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Eu sou louca para ler esse livro, pois é um gênero que gosto bastante, sem contar que é de um autor nacional!
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve :)
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Chrys, amei seu post..é sempre bom saber-mos a respeito de nossas obras literárias..Sempre vejo esse livro nos sites de venda de livros, mas nunca tive curiosidade, agora lendo a respeito de sua história, de como tudo começou me deu curiosidade, assim que tiver oportunidade vou adquiri-lo...obrigada...bjs

    ResponderExcluir
  10. Lindas as capas, em especial a nossa rs Infelizmente eu tive esse livro mas não deu pra ler =/

    ResponderExcluir
  11. Gente,
    Que bom que gostaram de saber um pouco mais desta obra maravilhosa...
    Trarei mais novidades assim!!!

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  12. To boba!!!! Já li o livro e realmente amei, é um dos meus preferidos, mas ñ sabia dessas curiosidades! É realmente triste os brasileiros não darem valor a literatura nacional, eu tenho tido oportunidade de ler várias obras maravilhosas 100% nacionais, que ñ perdem em nada pras estrangeiras. Nós temos muitos talentos, só precisamos valorizar e incentivar mais!
    Amei o post, flor, ficou simplesmente incrível!!!

    Bjinhos!

    Swan
    Bem pra mente

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥