Sinopse: Um navio retorna de uma intensa batalha pelas costas gregas. Uma mulher observa o contorno do Peloponeso na penumbra do crepúsculo. É a jovem Helena, oferecida pelo pai ao conquistador Menelau para garantir a paz e sobrevivência de seu povo. Uma fatídica decisão que seria carregada de tristeza e tragédia, porque Helena começa a buscar nos braços de outros aquilo que lhe fora negado. Numa narrativa lírica e original, esta obra traz a versão de Helena da história lendária que é conhecida em todo o mundo. A disputa que originou a guerra de Troia. De sua infância em Esparta aos anos turbulentos de sua união com Menelau e a fuga com Páris e todas as suas consequências. A vida de uma mulher que estava destinada ao poder, mas era movida a paixão e seu amor provocou uma das guerras mais famosas de todos os tempos. “Helena é meu nome, mas posso ouvi-los me chamando de adúltera nas minhas costas. Eu nasci em Esparta, mas fui embora para Troia, por amor. Eles costumavam dizer que eu era a mulher mais bonita do mundo e viviam julgando o quão pouco ganhei e o quanto perdi depois que fugi, mas eles não estavam lá depois de tudo o que passei. Eu estava.”____________________________________________________________
A história é narrada em 1ªpessoa, e passamos a conhecer a difícil vida de Helena, e vemos o quão é verdadeiro o ditado que diz que "beleza não é tudo".
Quando li esse título já sabia que tinha que ler esse livro de qualquer maneira, adoro tudo ligado a história e mitologia grega, e poder ler uma história do ponto de vista de Helena só me encantou ainda mais.
Vinda de uma família onde cada um só pensava em si, num reino repleto de guardas e serviçais, Helena era sozinha, solitária, não lhe era dedicado atenção. Sentimos a tristeza de Helena ao narrar sua história.
Se apaixonou pela primeira vez aos 12 anos por um dos guardas do reino, aquele que lhe dirigiu um simples gesto de cuidado, de atenção. A lendária Helena era carente.
Com uma febre mortal que atingiu Esparta num inverno seu amor foi levado, o que desencadeou uma revolta durante 3 invernos. E quando o reino de seu pai já estava quase caindo no esquecimento, o rei oferece Helena em casamento e junto o de reino de Esparta.
"Tíndaro mandara os arautos espalharem por todo o canto a notícia, anunciar ao mundo:oferecia sua filha em casamento e, com ela, o reino de Esparta." pg31
Em Esparta Helena se casa, um casamento arranjado, por conveniência, e nele ela permanece por 10 anos, infeliz, o que a leva ao adultério. Mas é quando conhece Páris, filho de Príamo rei de Tróia, que realmente se apaixona, e por ele deixa tudo pra trás (inclusive a filha) e foge.
Tive vontade de dar uns tapas em Helena quando ela abandona a filha, porque Páris não a queria, ele queria ter os próprios filhos. Helena fez com a filha, a mesma coisa que sua mãe fez....não deu amor, atenção, carinho, na verdade no meu ponto de vista, ela não aprendeu nada..., não se preocupou em evitar que isso acontecesse com sua filha, não se preocupou em fazer diferente....ela simplesmente queria viver o amor pelo qual passou a vida procurando...o amor de um homem.
A ação inconsequente de Helena, que por sua carência, pensou ter encontrado em Páris "o amor da sua vida", que logo depois ela descobriu estar enganada, deu origem a guerra de Tróia.
"Tinha sido o meu amante menino; eu me iludira que fosse meu grande amor. Agora eu o observava às vezes passar no patio, o belo corpo tornado cintilante por uma armadura inútil, e no coração só me restavam cinzas."pg130
O livro é dividido em duas partes: Esparta e Tróia.
Algumas passagens do livro são um pouco confusa, incompreensíveis, acredito que até mesmo por ser uma história curta, rápida, senti falta de alguns detalhes em algumas passagens. Os capítulos são curtos, a leitura flui rapidamente apesar de uma escrita um pouco extenuante.
Nessa rápida história, conhecemos mais sobre Helena, sua infância, seu casamento, sua fuga, seus amores.
Eu recomendo essa leitura, principalmente pra quem gosta de mitologia, ter a história de um outro ponte de vista é interessante.
Eu amo história e mitologia também, e com certeza pretendo ler, porque o livro parece ótimo e amei a resenhas mas torço pra cabeça dela acabar em uma bandeja, que tipo de imbecil abandona a filha por causa de homem? Sinto muito, mas eu não aceito isso não u.u
ResponderExcluirEu tb gosto bastante de história e de mitologia, mas realmente acho que algumas partes sempre ficam mal explicadas ou confusas, não tem jeito.
ResponderExcluirAchei legal a idéia do livro principalmente por Helena ser um ícone na História!
Na verdade, será mesmo que vale tudo por amor? e o amor por um filho??? acho que esse é apenas um de tantos temas para pensar que este livro pode nos trazer!
Parabéns Paty, pela escolha do livro e pela resenha!
Beijos
Estou lendo esse livro no momento. :x Por enquanto eu já estou gostando bastante, viu?
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Oi! Gostei do post :D Beijos, Kamila
ResponderExcluirwww.vicio-de-leitura.com
Oiii
ResponderExcluirNunca tinha lido nadinha a respeito desse livro antes, mas quando vi a capa desse livro(eita, mais uma vez por causa da capa :P) fiquei muito curiosa para ler a sua resenha.Adorei, amei...quero muuuuito ler o livro!!
Bjs
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oie, a capa é linda e é um livro que quero ler com certeza e interagir com a leitura, ri aqui ao ler que você quis dar uns tapas nela, espero que o livro mecha comigo a esse ponto! ótima resenha
ResponderExcluirBeliscões carinhosos da Máh-
Felicidades nos Livros
@Maaria_Silvana
Eu estava gostando do livro até a morte de Aquiles. Acho que a autora exagerou na licença poética, porque algumas coisas ficaram sem sentido. Mas a estética é fora de série!
ResponderExcluirBeijão
Lu Tazinazzo
http://aceitaumleite.blogspot.com.br/
Oi Paty!
ResponderExcluirSua resenha ficou ótima. Estou com um livro aqui para ler sobre esse tema, chamado "O Incêncio de Tróia", da Marion Zimmer Bradley. Ele é beeem grande, devo começar a leitura mês que vem, também é narrado na versão feminina da história, só que pela perspectiva de Cassandra, a sacerdotisa de Troia filha de Príamo.
Beijos... Elis Culceag. www.arquivopassional.com
Puxa Paty, sua resenha ficou MARAVILHOSA! Não tinha ideia que o livro fosse assim, pensei que ele fosse mais maçante se tratando de Helena.
ResponderExcluirMorro de vergonha de dizer que não conheço direito a história da Helena... mas parece ser um livro fantástico!!! isso de ela abandonar a filha deve dar vontade de estapear a infeliz mesmo, hehe, acho que até me faria sentir um pouco de felicidade quando ela quebra a cara! Sei que fui má nesse momento... rs... Beijo!
ResponderExcluirOi Paty!Esta é uma história que admiro muito, tenho muita vontade de ler. Ótima resenha.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Parece interessante. Resenha perfeita da obra!
ResponderExcluirOi Paty,
ResponderExcluirAinda não li esse livro, mas já vi várias resenhas positivas sobre ele. Parece ser uma história bem legal, adorei a sua resenha.
Beijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa