03 setembro, 2014

Resenha Estudo Independente







Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.
No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.

Editora: Única
Autora: Joelle Charbonneau
Páginas: 320


Estudo Independente mantém a mesma qualidade que o Teste quanto ao desenvolvimento da narrativa distópica, e sendo o segundo livro da série consegue cumprir a proposta e sustentar o ritmo de suspense, tensão e surpresas. 
Esse livro está longe de ter sido contagiado pela 'maldição do segundo livro'. A narrativa continua fluida, a história empolgante, e o término de cada capítulo é instigante o bastante a ponto de imediatamente mergulharmos no capítulo seguinte.
"Enquanto meus colegas estão preocupados que o Teste possa afetar os anos que vêm pela  frente, estou preocupada de não chegar viva no final do dia." pág 7
A sequência de O Teste, se inicia com uma nova provação que determinará onde cada aluno se encaixa e a área em que ele está mais preparado para ajudar na recuperação da Terra. Independente daquilo que o aluno deseja fazer e realizar, são os Testes que vão direcioná-lo para o caminho necessário para reconstrução.
A provação de Cia dessa vez será passar por toda intimidação e nas Iniciações da universidade, para então conseguir um estágio, e dessa forma, infiltrada, conseguir o máximo de informações necessárias que possam contribuir para desestabilizar, derrubar e destruir a organização.
Cia não é a única que desconfia das verdadeiras intenções do Teste, e então se une a uma rede para colocar um plano em ação e se rebelar contra o sistema.
Além do stress sobre os Testes, Cia ainda tem um mistério a desvendar: será que Tomas não é realmente quem demonstra ser e não merece confiança? O que ele esconde?....quem leu O Teste, terminou o livro com a pulga atrás da orelha por conta dessa dúvida, mas ela é sanada aqui.
"...confiar não é apenas difícil, mas potencialmente mortal." pág 155
Cia continua se destacando como uma protagonista centrada, sagaz, observadora, determinada, cautelosa, habilidosa, competente para lidar com os problemas. Ela teve sim, seu momento de fraqueza, quando bateu o medo e o desespero, mas foi coisa rápida, ela logo se recompôs, não ficou de mimimi, o que fez com que ela se tornasse uma personagem singular.
Michal, teve uma participação com pouco destaque em O Teste, um personagem que não ficou bem claro quanto a sua verdadeira intenção, e suas atitudes eram de caráter duvidoso, mas nesse livro sua importância vai aos poucos sendo esclarecida e ele vai se tornando um personagem consolidado.

Ao contrário de O Teste, a revisão dessa vez deixou a desejar, além de encontrar erros, a diagramação dos diálogos me incomodou, já que a conversa entre personagens acontece de forma corrente, no mesmo parágrafo, e o pensamento do personagem não tem um destaque(não existe o travessão), e dá sequência como se a personagem tivesse falando e não pensando, então isso me atrapalhou e tive que retornar a leitura várias vezes. Vamos torcer pra que numa próxima edição isso seja solucionado.
Sem mais detalhes, guardando as surpresas e evitando o spoiler, eu termino essa resenha desejando a chegada do último livro com suas revelações finais.


Avaliação:


 photo ass_zps351ff495.png

54 comentários

  1. não é um livro que me chama a atenção, infelizmente acredito que não seria uma boa leitura!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Eu também me incomodei um pouco com a diagramação, mas o livro foi ainda melhor que o primeiro. Achei o "romance" um pouco forçado, seria bem melhor sem :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Curiosa por esse livro a cada resenha que leio ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii!!
    É muito ruim, quando livro tem bastantes erros, mas a história parece ser boa, ainda não tinha lido nada sobre esse livro.

    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  5. Paty, ainda desconfio um pouco dessa série, embora sua resenha me deixe mais confortável com a proposta do livro. Vou esperar a conclusão e a resenha de quem está acompanhando a saga para decidir se me aventuro por ela ou não, mas não esperava uma avaliação tão positiva, isso realmente me faz rever uns conceitos.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Paty!
    Minha amiga já me indicou esta distopia e só agora li uma resenha deste. Acho que quase sempre o segundo livro deixa a desejar, mas pretendo ler os livros mesmo assim.
    Bjuu,
    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que pena que a edição deixou a desejar. As vezes é a pressa para lançar logo o livro. Eu ainda não li o primeiro mas quero muito ler. Tanto pela história como pelas resenhas positivas que tenho visto.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi Paty! Estava com medo de ler sua resenha, porque estou com Estudo Independente aqui e vou ler em breve, mas me tranquilizei ao saber que o segundo livro está bom, que não houve um deslize da autora, essa distopia me encanta. Uma pena que a revisão deixou a desejar.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Paty eu amo distopia, apesar de preferir as clássicas do que as atuais. Já estou com O Teste aqui e muuuuita empolgação para começar a leitura \o/ Conheço pessoas que não curtem distopias que adoraram! Espero que a revisão não me atrapalhe, bom você ter avisado, já me preparo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oiee Paty;)
    Não li o primeiro livro, aliás não tenho certeza se li algo a respeito dele, pois esse aqui é uma surpresa para mim, contudo fico feliz em sabe que o livro não perdeu o ritmo e te prendeu na leitura, muito bom quando acontece isso.
    Beliscões da Máh♥
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Oi Paty, tudo bem?

    Confesso que não entendi muito sua resenha, pois não li "O Teste" ainda, mas tenho muita vontade de ler. Mas que bom saber que você gostou do livro e que ele não sofre da "maldição do segundo livro" é horrível quando isso acontece. E gostei de saber que a protagonista tem um caráter forte.

    É muito chato isso quando eles não colocam os travessões nas fala, sempre me confunde e irrita.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Como não li O Teste, foquei apenas no 1º e no último parágrafos. Confesso que fiquei aliviada por não ter seguido a "maldição", porque ontem mesmo postei uma resenha com isso. :'( Fiquei ainda mais curiosa, vou pegar O Teste pra ler em breve, já tá lá em casa.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Paty ainda não li o primeiro, está na grande fila , adorei o fato de a protagonista ser determinada já me ganhou . Vou ler o Teste para me interar melhor na trama . beijos lindona . Uma pena ter encontrado alguns erros.

    ResponderExcluir
  14. Oi Paty,
    Mesmo não tendo muito interesse pelo livro e bom saber que ele não caiu na “maldição do segundo” e que sua trama continua sendo satisfatória e instigante.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Paty!
    Nunca vi nenhuma diagramação assim, especialmente com falas no mesmo parágrafo. Não sei se me acostumaria visualmente com essa leitura...
    Mas falando da obra em si, tenho muita vontade de conhecer essa série. Embora, à primeira vista, eu a ache muito parecida com todas as outras distopias, mas espero que isso se prove errado durante a leitura.

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. De uns tempos pra cá estou vendo falar muito desses livros, esse parece ser interessante, sua resenha me deixou com curiosidade de conhecer essa história a fundo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Paty, essa serie me lembra um pouco divergente.. mas não de uma forma ruim, e sim me dizendo que eu vou adorar! Mocinhas fortes e determinadas, eu curto muito hahahaha Mas vou dizer, esse problema que você teve com a diagramação será um problemão pra mim tambem.. Já que vou ter que ler ler e reler para entender algumas coisas. droga =/

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  18. Heey!

    Não li O Teste ainda, então nem olhei pra essa resenha pra evitar pegar spoilers. Mas espero ler logo, e aí venho aqui compartilhar o que achei dos dois. Mas se você deu cinco estrelinhas é sinal que continua bom!

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Paty,
    Eu devorei O teste e amo distopias, portanto estou contando os dias para que Estudo Independente chegue logo. Morrendo de vontade de saber o que essa provação nos reserva.
    Uma pena que tenha esses errinhos e diagramação. :( Eu me irrito sempre que encontro. rs

    Adorei a resenha, Paty :D

    Abraços
    Adriano G.
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá Paty, tudo bem? Gostei da resenha por diversas razões, entre elas: conhecer a série, que eu não conhecia, o enredo que eu achei muito bacana e chamou muito a minha atenção e por não conter spoiler. Quando tiver oportunidade irei conhecer um pouco mais sobre esses livros, sério. :)

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  21. Que alívio, Paty, senti ao ler sua resenha! Que bom que a maldição do segundo livro não atingiu minha série distópica favorita no momento! Pena que a revisão deixou a desejar, e você encontrou erros, além de ter acontecido o misterioso sumiço dos travessões. Isso vai me incomodar, com certeza, mas pelo menos a narrativa continuou fluida e a história empolgante.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  22. Eu não li o primeiro livro ainda e nem sei se lerei, não é o tipo de leitura que acho que me agradaria, sabe? Por enquanto eu dispensou a leitura de ambos os livros, mas quem sabe mais para a frente? Enfim, adorei a sua resenha o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Olá Paty!
    Eu ainda não li O Teste, mas pela sua resenha parece ser uma história muito boa. Quero ler essa trilogia e conhecer todos esse personagem e mundo que os cerca. Fiquei curiosa pra saber se Cia vai poder confiar em Tomas.
    Adorei a resenha!
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oii Paty!!
    Quando li o teste ele não foi completamente muito bom para mim, fiquei na duvida se eu continuasse a ler ou não, mas pela sua resenha explicou bem, espero que em breve eu leia com curiosidade :D
    Beijos - Doce Literário
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  25. Gosto muito de distopia e ja haviam me indicado O teste! Ainda não li confesso, mas ja vi resenhas e assim como a sua me deixaram com muita vontade! Que bom que o segundo livro continua tão bom quanto o primeiro, "maldição do segundo livro" é péssimo mesmo! E uma pena a revisão, eu tenho sérios problemas com livros mal revisados :( me desanima

    ResponderExcluir
  26. Olá Paty,
    fico feliz em ver que você gostou da continuação, mesmo se decepcionando com a revisão e tradução da editora. É uma pena quando a editora não se empenha neste detalhe, o que acho necessário e importantíssimo.
    Por se tratar de distopia, eu me interesso muito pela leitura, contudo por enquanto não posso me aventurar.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  27. Oii,
    Eu amo distopias, mas ainda não conferi essa série e estou bem curiosa. É uma pena saber que houve problemas com a tradução e revisão isso sempre acaba atrapalhando a leitura, mas é bom saber que que o livro continua interessante. Pretendo ler a série em breve.

    Bjs
    Aline Lima
    Sempre Nerd (http://alinenerd.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  28. Oi, Paty!
    Eu acabei de resenhar O Teste lá no blog e tô doida pra ler Estudo Independente.
    O final de O Teste me deixou louca e com a pulga atras da orelha, como você diz, mas fico feliz por saber que varias dessas dúvidas serão solucionadas.
    Sua resenha me deixou bem feliz e ainda mais empolgada para ler o livro. :D
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Paty, tudo bem?
    Adorei sua resenha, você me deixou super curiosa, acho que eu sentiria medo de participar desses testes. O que mais me chamou a atenção, foi o fato de eles não poderem escolher o local aonde querem trabalhar, isso é muito suspeito, eu no lugar dela também me rebelaria, risos...
    Estou adorando essa trilogia, estava aguardando sua resenha, pois em outro post você avisou que já estava lendo essa continuação.
    Os dois livros já estão na minha lista e que bom que a continuação não decepcionou.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oieee, eu ainda não li o Teste e agora que você citou a questão de erros e ainda mais a questão de diálogos não serem divididos, isso me incomoda pra caramba. Acredito que o mínimo de uma editora é rever textos, mas a gente também é bastante perfeccionista. risadas!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  31. Ouvi muito falar sobre essa série, e me interessei bastante. Só acho que as editoras brasileiras em geral deveriam ter mais cuidado com a revisão dos livros, já peguei alguns com erros medonhos tanto de tradução quanto de ortografia mesmo.

    Abraços!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oiee Paty! Parece ser um livro bom, curto muito distopia e acho que gostaria de ler. Mas erros na revisão e diálogos incômodos são coisas que me afastariam da compra desse livro.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  33. O nome não me chama nem um pouco a atenção, mas a capa me deixa curiosa. Sua resenha me deixou mais curiosa, principalmente por ser uma distopia <3 Apesar dos erros, parece valer a pena.
    ━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━

    ResponderExcluir
  34. Gostei da resenha
    Mas não é o tipo de livro que eu leria por agora
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi Paty. Estou bem curiosa em relação a trilogia e apesar dos erros citados eu ainda quero ler e tirar as minhas conclusão a respeito ainda mais porque sei que vai ter filme e por isso quero muito saber mais sobre a trama. Espero ter uma ideia diferente da sua, mas pelo visto não será muito e ainda assim espero apreciar um pouco mais

    Beijos
    wwe.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  36. Oi Paty, tudo bem?
    Cia até agora para mim está sendo uma ótima personagem, e isso deixa o livro O Teste muito bom. sua resenha está ótima e eu fiquei muito feliz em saber que o livro continua no mesmo ritmo.

    ResponderExcluir
  37. Sua resenha me deixou muito interessada na leitura deste livro, espero que valha a pena.

    ResponderExcluir
  38. Tenho muita vontade de ler os livros, parece ser daqueles que tira o fôlego e a leitura se torna muito rápida,não é? Espero apenas a oportunidade de ler \ô/
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. vontade de ler este livro, leitura diferente

    ResponderExcluir
  40. Distopia é meu genero favorito, quando eu vi essa série fiquei louca para ler. Ainda não li o primeiro volume mas espero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. A cada resenha que leio sobre esse livro fico ainda mais curiosa e ansiosa para lê-lo. Nem sei se quero-o tanto pela história, mas estou louca para ter uma trilogia com capas tão perfeitas na minha estante. >< Essa cidade ilustrada na capa me lembra Gothan. Hahah. Mas eu gostei da história também. E, sobre os erros de português, é realmente triste ler obras assim, mas não acho que seja algo que afete a leitura.

    Beijos. ♥

    Fay,
    Império Imaginário

    ResponderExcluir
  42. Amo distopias e ouvi falar bem do livro, e estou super interessada! Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  43. Tenho visto tantas resenhas do livro que sinceramente estou começando a ficar curiosa quanto a ele. Comecei a ler " O Teste " e não gostei muito, mas vamos ver até terminar.
    Adorei sua resenha, muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  44. Eu adoraria ler a trilogia. Larguei um pouco os romances e aderi às distopias em 2014 e continuo na mesma linha de leitura. As resenhas que tenho lido sobre O Teste falam muito bem da história, o que faz aumentar minha curiosidade em relação a toda a série. Não sei se eu entendi direito, mas as falas, no livro, não têm travessão? Poxa, se for assim já é um ponto negativo, porque é inevitável não se perder na leitura quando os livros são assim...

    ResponderExcluir
  45. EssaDistopia esta há dias na minha lista de leitura, mais nunca tive a oportunidade, ela parece ser maravilhosa.. ameei a resenhaa mto boa msm bjos

    ResponderExcluir
  46. Olá Paty!
    Eu realmente tenho muito interesse na trilogia. Ainda mais por ser uma distopia.
    Cia me encantou com seu jeito. Adorei o enredo e também esses testes em que são colocados. Tomas parece um moço bem legal também.
    Espero poder ler.
    Beijs

    ResponderExcluir
  47. a cont. de 'o teste' deve ser surpreendente. estou mt curiosa p/ conferir essa serie.

    bjss

    ResponderExcluir
  48. Nossa como lembra a serie DIVERGENTE! mas estou curiosa pelo enredo.

    ResponderExcluir
  49. Bom dia Paty,

    As capas dessa série me lembram as da série divergente, mas independente disso a história parece interessante, gosto do gênero, dica anotada....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Ainda bem que esse livro não sofreu da maldição do segundo volume e manteve o ótimo nível do livro anterior. Cumpriu bem seu papel de fazer o link entre o primeiro e o último, sem perder o pique. A única pena é que a editora deslizou na questão da diagramação e revisão. Bem que eles poderiam ter um pouco mais de cuidado. E, se o livro é lançado aqui no Brasil, não custa nada colocar de acordo com nossas regras gramaticais.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  51. Ainda nao tive a oportunidade de ler Teste, porem ja li varios comentarios positivos a respeito da narrativa que a autora tem na historia! Perece-me ser muito bom, quem sabe nao consiga ler esse ano né?

    ResponderExcluir
  52. Nossa fiquei na maior vontade de ler *o*

    ResponderExcluir
  53. Ainda não li o primeiro livro dessa trilogia, parece ser ótima e cada resenha que vejo dos livros me deixa ainda interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  54. Oi Paty :}

    Fiquei meio perdida porque ainda não li a resenha do primeiro, mas já tenho uma noção do que se trata a história e estou bem curiosa para conferir. Pena que eles contém esses pequenos imprevistos que atrapalham a leitura ..

    Beijos.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥