05 setembro, 2014

Resenha O Condado de Citrus



Quem aí lembra que eu falei que teria uma pessoa pra me ajudar aqui no blog?! 
Pois a resenha de hoje é dela, a nova resenhista
Lu Tazinazzo.
Conheci a Lu logo assim que entrei na blogosfera, uma das primeiras blogueiras que conheci, e fui premiada com a amizade dessa simpatia.
Sem mais delongas deixo vocês com ela.


Sou Lu Tazinazzo, blogueira do aceita um Leite? e freguesa do Leituras de Paty. Comecei a blogar em 2010 e ainda sigo nessa vida. Tenho uma fila de leitura de mais 60 livros, e mesmo assim, continuo adquirindo novos títulos, logo, vocês perceberão que  não sou muito confiável no que diz respeito a promessas e metas que proponho para mim mesma. Meu autor preferido é o Neil Gaiman, e gosto muito também de Stephen King, John Boyne, Bernard Cornwell, George Orwell e alguns outros. Sou fissurada em quadrinhos, em Jogos Vorazes e em Beatles.





Sinopse: A Flórida do condado de Citrus não se parece em nada com aquelas imagens de televisão, com um clima convidativo, coqueiros e surfistas. Shelby Register, de quatorze anos, se muda para a cidade com cheiro de pântano com seu pai e irmã após a morte da mãe. Talvez a única coisa que a interesse seja o tal Toby McNurse, um delinquente sem cura que cumpre suas dezenas de detenções acumuladas. Já Toby não vê sentido na vida, nas paixões dos adultos, nas diversões dos amigos. Só sabe, em seu âmago, que está em seu destino fazer o mal. E ao observar as angelicais irmãs Register, sabe que o chamado de sua alma está prestes a ser atendido. 
Editora: Galera Record
Autor: John Brandon
Páginas: 288



O Condado de Citrus

O Condado de Citrus narra a história de 3 personagens centrais - Toby, Shelby e Sr. Hibma
Toby e Shelby são colegas de classe e o Sr. Hibma é seu professor de geografia, um professor que, como ele mesmo diz, fingido, já que ele parece estar em um estado emocional de torpor onde apenas leva os dias de forma irresponsável, usando métodos de ensino não ortodóxos e questionáveis.

Toby sente que existe algum mal, alguma entidade que torna a sua personalidade ruim, que o faz buscar erros ao invés de acertos, enquanto Shelby é considerada a boa moça, inteligente, mas permanece completamente entediada, buscando algo novo, necessitando de aventuras exóticas ou experiências peculiares. É isso que vai influenciar as decisões desses 3 personagens e uní-los.

No geral, eu achei o livro muito interessante. Gostei da narrativa e da estrutura da obra, não dividida em capítulos, mas em partes e segmentos. Achei que isso possibilitou um ritmo de leitura mais fluido e conseguiu unir bem todos os pontos das histórias dos protagonistas, tornando o livro não a história de 3 personagens, mas 1 história com 3 protagonistas.

O que mais me agradou em O Condado de Citrus foi a forma como o autor aborda os anseios e emoções de seus personagens, mostrando-os muito mais complexos do que uma primeira impressão aparentaria. São seres com tantas facetas que é quase impossível escolher lados, afinal, nada é preto no branco.

No fim, personagens que normalmente me causariam revolta acabaram me cativando, embora eu tenha uma certa quedinha por personagens problemáticos.
A princípio, Toby, Shelby e Sr. Hibma me soaram apenas rebeldes sem causa, o último o mais imaturo de todos. Porém, com o decorrer da história, foi possível perceber toda a evolução dessas criaturas, compreendê-las e até apreciá-las.

Imagino que O Condado de Citrus não se torne um livro unânime. Vejo claramente o que pode incomodar aos leitores e fazer com que o livro não agrade a todos, mas foi uma leitura com saldo positivo para mim. 

Avaliação:






36 comentários

  1. O post ficou ótimo Paty, adorei nossa parceria! E que venham outras resenhas =)

    ResponderExcluir
  2. primeiramente bem vinda colunista!
    que agregue muito a esse blog!!!
    sobre o livro eu ainda não conhecia, mas também não me interessou muito!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Seja bem-vinda
    Não conhecia o livro, parece interessante, mas não do tipo que leio, por enquanto fica na lista de "espera" rs

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty, tudo bem?

    Não tenho interesse nesse livro, pois creio que ele não é um livro arrebatador e ultimamente estou dando prioridade aos livros mais elogiados e conceituados. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Primeiro Bem vinda, segundo que gosto literário maravilhoso e que ótima resenha haha. Acho que eu ia curtir demais esse livro por ser diferente e ter esse toquezinho mais pesado. A primeiro momento me lembrou sei lá, o estilo do seu autor preferido Neil Gaiman - aliás estou lendo O oceano no fim do caminho e a-m-a- n-d-o.

    ResponderExcluir
  6. Tem cara de ser divertido, mas não sei se é o momento certo para eu lê-lo, mesmoa ssim adorei a resenha.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Paty, tudo bem?
    Parabéns pela nova colunista. Já chegou mandando muito bem.
    Seja bem vinda Lu. Que vocês tenham muito sucesso!
    Quanto ao livro eu não conhecia, mas confesso que não é o estilo de leitura que aprecio.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Bem vinda!! Sobre o livro: achei a premissa dessa história um pouco confusa e a narrativa não chamou minha atenção. Mas, achei o título bem criativo.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Heey!

    Haha super te entendo, tenho uma quedinha (na verdade tá mais pra tombo) pelos problemáticos também! Ótima resenha, mas pra ser sincera não tenho muita vontade de ler esse livro não, faltou um quê a mais pra despertar minha curiosidade.

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostei de conhecer você, Lu. Grandes autores entre os seus preferidos, super me identifiquei.
    Não sabia que O Condado de Citrus tem 3 protagonistas, acho isso positivo, fica variado. Não me importo que não tenha capítulos, se a estrutura é organizada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, adorei o post e adorei sua resenha. Parece ser um livro interessante e que mexe com a alma e os anseios dos personagens, mostrando que ninguém é sempre bom ou ruim, e nos fazendo questionar se a bondade ou maldade de uma pessoa é um questão que se forma com o tempo, ou se já nascemos com elas.

    Gostei da forma como você falou da narrativa da autora, é muito melhor quando é uma história com vários protagonistas do que quando a história se subdivide.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Seja bem vinda, Lu (assim como você é nova colaboradora eu sou uma nova leitora do blog).

    A pela resenha não me interessei pelo livro, mas gostei dr saber que você gosta do Neil. Nunca li nada dele mas sou louca para comprar um livro.

    ResponderExcluir
  13. Oi! Tudo bem?

    Adorei a resenha! Achei a capa muito bonita e a história bem interessante! :)

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie,

    Bem vinda Lu! Amei sua resenha, bom gosto muito de livros com mais de um personagens acho que fica menos repetitivo, sou muito acostumada com capitulos, acho que não me adaptaria muito a essa nova forma de dividir o livro, e sem falar que a capa do livro é muito linda.

    Mayla

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia a história desse livro só achava a capa bonita, mais gostei de conhecer pela sua resenha, parece ser uma história que me interessaria, a leitura parece ser interessante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii Luuu!!

    Eu já ouvi falar do livro mas ainda não tive a oportunidade de ler, parece ser bom, gostei da forma como você escreveu a resenha e espero te ver mais vezes aqui ;)

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    A capa do livro não me chamou a atenção mas a sinopse e resenha me deixaram com muuuuuita vontade de ler. Sucesso, beijos.


    Likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. A Lu por aqui, que legal =) =)
    Então este livro me interessou a ler desde de quando eu o vi... Sei lá, ele tem um que de mistério desde sua capa, que é bem bonita por sinal. É legal quando um livro tem mais uma protagonista, acaba dando uma visão mais abrangente de como a história acontece.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiee tudo bem ?

    Adorei a resenha e gostei muito também adoro personagens problemáticos kkkk muito bom acho que seria um livro que iria gostar muito de ler, anotado a dica.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  20. Conhecendo esse livro agora, interessante ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi!

    Eu não me agradei do livro, por isso não vou ler. E se chegar a ler, vou tentar tirar algo de bom, mas se ficar chato eu deixo rs. Ando querendo apenas livros legais.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olááá!
    adorei a resenha, espero te ver mais por aqui! o post fico ótimo!
    nào conhecia o livro... mas não me despertou muita curiosidade.
    se a oportunidade bater eu não fecharei as portas... mas nao irei procurar facilitar... sabe?! hahah

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  23. Bem vinda a nova colunista... :D
    Eu ainda não conhecia o livro e pela resenha deu para conhecer um pouquinho... Fiquei um pouco curiosa para ler. '-'

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
  24. Oi Lu!
    Não tinha ficado muito interessada quando li a sinopse do livro, mas sua resenha me deixou curiosa. Parece ser um livro diferente dos que eu estou acostumada e como também tenho uma quedinha por personagens problemáticos, acho que vou gostar.
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Bem vinda Lu! Eu já conhecia o Aceita um leite? então super curti te ver por aqui.
    Achei bacana a estrutura do livro, mas a proposta não me interessou muito, juntando isso com o que você disse sobre ele não ser do tipo que agradar a todos vou deixar passar.

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  26. Que legal que agora a Lu também vai postar por aqui, Paty, conheço o blog dela e é muito bom, com certeza vai ser ótimo ter a presença dela aqui no seu cantinho.

    Agora, falando com a Lu... rs... Lu, que bom que a leitura no fim teve um saldo positivo para você, tenho uma amiga que leu e odiou tudo, por causa disso acabei não solicitando o livro e agora me bateu um pouquinho de arrependimento, apesar de você ter avaliado o livro com três estrelas. Adoro livros em que a gente passa a entender as personagens no decorrer da narrativa e em que podemos observar a evolução delas. Quando puder, vou ler para tirar minhas próprias conclusões.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  27. Oi, Lu! Seja bem-vinda e arrase!
    Eu não conhecia o livro e não me interessei já pela sinopse. Lendo sua resenha, achei interessante o autor ter conseguido unir 3 histórias em uma única. Ah! Não consegui entender exatamente por que você tirou 2 estrelas.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giulia, meu critério é o seguinte: 5 estrelas são os livros perfeitos, meus favoritos, e 4 estrelas os muito muito bons, aqueles que eu amo, mas ainda estão um tiquinho abaixo dos favoritos. Na minha concepção, 3 estrelas são os livro bons, mas não perfeitos, aqueles que eu gosto, são positivos, mas não se tornam meus favoritos.

      Excluir
  28. Paty,
    Eu adoro as resenhas da Lu, são sensatas! Foi por causa dela (ou culpa dela?) que li Jogos Vorazes, que dei uma chance e deixei meu preconceito de lado, então tenho um carinho especial sobre as opiniões dela!

    Lu, vamos lá! Sinceramente, lendo a sinopse eu não me interessei pelo livro, então não solicitei. Também gosto de personagens complexos, que precisam ser desvendados no decorrer da leitura. Acredito que por hora eu não escolheria essa leitura.
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  29. Lu seja bem vinda , a sinopse não me atraiu muito mesmo que o tema seja bacana. Que bom que curtiu a leitura . Quem sabe em outro momento. beijos e que venham muitas resenhas .

    ResponderExcluir
  30. Oi, Lu.
    Seja Bem-Vinda. Você já sabe como o blog é ótimo e sua presença aqui só veio para agregar valor. rs Aproveite.
    Só conhecia o livro pela capa e ela não me interessa (sim, sou desses que julgam a capa);
    Por outro lado, eu adorei os pontos mencionados, a complexidade dos protagonistas me encantam e claro, o livro já foi para a listinha de desejados. Culpa sua, dona Lu :3

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi, Lu!

    Adorei a resenha e, embora você tenha dado uma nota não tão atrativa ao livro, quero muito lê-lo. O exemplar parece ser muito bem trabalhado e a capa chamou muito a minha atenção! Já está na lista de futuras compras *-*

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Olá Lu!
    Seja bem vinda ao bog da Paty!
    E já chegou com uma bela resenha. Confesso que fiquei intrigada com o livro, naõ vou dizer que estou louca para ler, mas bateu a curiosidade e qaundo a oportunidade aparecer vou querer lê-lo.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá

    Achei a capa do livro bem chamativa, até curti a premissa, mas acho que vou dispensar por enquanto. Também acho personagens problemáticos maravilhosos, me identifico -q

    Abraço!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  34. tô com esse livro aqui, ansiosíssima pra ler, mas infelizmente tem outros na frente!
    Parabéns pela resenha, Paty :D
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Seja bem vinda, garota!
    Então, eu quis ler esse livro assim que bati os olhos nele, mas não cheguei a pedir e hoje fico tensa com a quantidade de resenhas negativas que vejo dele. É legal que você conseguiu tirar um saldo realmente legal dele. Eu sou bem parecida. Quando a maioria das pessoas do mundo não gostam de um livro, minha tendência é ver o lado bom dele. Também adoro personagens problemáticos!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥