"...na minha biblioteca os personagens viram gente..."
Autor: João Luiz Marques
Editora: Biruta
Páginas: 168
Já pensou em encontrar seus personagens favoritos numa biblioteca e ainda por cima se unirem num mesmo propósito?
Heitor tem 12 anos e é um leitor como a gente, blogueiro, apaixonado por livros, encantado pela leitura e que gosta de compartilhar experiências literárias. E seu maior desejo é tornar-se personagem de um livro....mas como fazer pra concretizar esse sonho?
Heitor é um menino determinado, persistente e quando coloca uma coisa na cabeça não sossega até colocá-la em prática, e foi assim com a ideia de se tornar um personagem marcante.
A mãe a princípio ficou preocupada mas depois de um longo interrogatório decidiu apoiar o menino, que como primeiro passo precisava visitar a biblioteca para despertar a criatividade e encontrar uma boa ideia pra sua história.
Mas a biblioteca assim como sua escola e outras instituições estão correndo risco de serem demolidos se a prefeitura conseguir vender toda aquela área. É claro que Heitor queria ajudar defendendo todo esse patrimônio...e foi assim que ele descobriu que já tinha uma história, e que não estava sozinho: alguns personagens saíram de seus livros para participar dessa luta.
"...na minha biblioteca os personagens viram gente..." pág 146A parte gráfica é um espetáculo à parte, quem conhece os livros da editora Biruta sabe bem sobre isso. Os livro tem um sumário, prólogo, texto de apresentação e ilustrações magníficas. As fonte são ótimas e as cores são o grande diferencial: azul. Então mesmo com as páginas brancas a leitura fica confortável, não incomoda os olhos até mesmo porque as folhas são de qualidade, mais grossa e não faz sombra na página seguinte.
Cada capítulo é destacado por uma fonte laranja, e tem também um subtítulo.
O enredo é cheio de frases de efeito e personalidades de livros infantis muito queridos como a Narizinho.
Essa é uma história que faz a gente relembrar de várias outras e sentir saudade e vontade de reler alguns livros, rever alguns personagens, cenários e fantasias. Tem também muitos personagens que fiquei com uma vontade imensa de conhecer como o Tadeu de Nuno 100 Novidades de Pierre Gripari. Mas personagens de outros livros também fazem parte dessa história: o menino mágico de Eça de Queiroz, o alienista de Machado de Assis, os meninos da rua Paulo de Ferenc Molnáre.
A biblioteca era a salvação de Heitor, a solução dos seus problemas, o alívio pra suas angústias e a resposta pra suas dúvidas....em toda e qualquer situação ele recorria a seu amado refúgio: a biblioteca.
Cada página desse livro traz um incentivo à leitura.
Outro ponto bacana é que o enredo é mesclado com fatos reais que tomamos conhecimento mais a fundo nas páginas finais: o blog do Le-Heitor é real, assim como foi a luta contra a venda de um terreno no Itaim que são comprovados com recortes contendo o noticiário da época. E o motivo principal dessa luta, a biblioteca Anne Frank continua de portas abertas.
O enredo aborda de forma singela mas significativa a questão política, de lutar por um bem maior exercendo cidadania e fazendo valer seus direitos de cidadão.
Não deixem de conhecer essa interessante e inteligente história de Heitor.
Avaliação:
O Autor
João Luiz Marques é jornalista, nascido em São Paulo. Também se formou em Filosofia e fez extensão universitária em Jornalismo Cultural e Jornalismo Literário. Foi assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Trabalha com assessoria de imprensa e, há mais de dez anos, atende editoras, inclusive infantojuvenis. Mantém um blog de incentivo à leitura, o Blog do Le-Heitor. Os meninos da Biblioteca é seu primeiro livro.
Olá Paty, tudo bem?
ResponderExcluirEsse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, a sinopse já tinha me despertado interesse e ainda lendo a sua excelente resenha mencionando o livro Os Meninos da Rua Paulo só aumentou a minha vontade de ler, já vai para a minha lista de desejados....ótima dica...bjs.
devoradordeletras.blogspot.com.br
esse livro tem tudo pra ser uma graça! adoro histórias assim e tem super a cara de um leitor sonhador
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi Paty, este livro é muito bom mesmo, gostoso de se ler. A escola do meu filho acabou de solicitar a leitura para a turma do 6º ano, acho que vão adorar e aprender junto.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oiiii Paty ameiii seu cantinho amo ler e ele me será muito útil.
ResponderExcluirRecomendo o livro "Uma Mulher Segundo o Coração de Deus"
Beijinhos grande e DEUS te abençoe
Thêmes Lemos
Blog Mulheres Delicadas
http://mulheresdeliicadas.blogspot.pt/