Editora: Jardim dos Livros
Páginas: 96
Meu primeiro contato com Confúcio foi no curso de formação de professores, e desde então eu tenho admiração e me interesso pelas ideias desse talentoso filósofo.
Confúcio, foi um dos pensadores mais importantes que se destacou por sua preocupação com a dignidade humana e a necessidade de impedir tudo que fosse malicioso.
Nas páginas iniciais desse livro temos uma breve apresentação sobre Confúcio, sua trajetória e sua ideologia.
Para ele, o indivíduo é produto do meio em que vive, ou seja, se ele vive numa sociedade boa e justa, assim ele será, mas se ele vive numa sociedade má, invejosa e corrupta, seu caráter tem grande chance de ser corrompido. Por isso a honestidade e a lealdade deveriam ser o princípio e a base de toda educação e formação. Para que se vivesse em harmonia era fundamental ressaltar os valores morais .
Mas o assunto principal tratado no livro não é a biografia de Confúcio e sim seus ensinamentos.
Frases para ler e reler quantas vezes forem necessárias, refletidas e até mesmo aplicadas diariamente. Muitas pessoas hoje em dia são adeptas do Confucionismo, que consiste em colocar em prática os preceitos ditados pelo filósofo.
Algumas citações têm uma breve contextualização que facilita a compreensão e entendimento das ideias passada pelo mestre.
"Quem sai de casa sem usar a porta? Porque as pessoas insistem em não andar no Caminho?" Pág43
"Olhem os jovens, eles são o futuro. Mas se eles não se preocuparem com isso, ficarão velhos e não serão nada."Pág 59
Zigong perguntou: Existe uma única palavra que possa guiar nossa vida? O Mestre disse: Reciprocidade. Não faça aos outros o que não quer para você." Pág 80
"Retribua o bem com o bem e o mal com justiça."pág 78
A parte gráfica do livro apresenta um trabalho caprichado, com folhas amarelas e de alta gramatura, com ótimas fontes, as margens são decoradas harmonizando com a proposta do livro e ainda tem ilustrações que representam o mestre.
Esse é um livro de leitura rápida, mas o aconselhável é que seja lido devagar, extraindo o máximo de cada ensinamento porque só assim o livro será realmente aproveitado.
Você pode ler a introdução e ter uma breve ideia da beleza dessa edição, assim como a riqueza do conteúdo do livro AQUI.
Avaliação:
os ensinamentos parecem ser bem bacanas e verdadeiros mantras de bem viver!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi, Paty!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar em Confúcio, mas jamais imaginei que essa é a filosofia do Confucionismo. Me identifico bastante com ela, principalmente no que diz respeito aos quotes que você selecionou das páginas 78 e 80.
Acredito também que o meio determina muito do que as pessoas se tornam, mas existem outros fatores envolvidos também, fatores esses que eu não sei definir bem...
Parece uma obra excelente e super gostosa de se ler e deve ser feita bem como você disse, devagar para absorver direitinho.
Beijos,
Duas Leitoras
Oi Paty,
ResponderExcluireu já tinha ouvido falar mas não sabia muita coisa sobre ele. Mesmo sendo um livro que traga algum ensinamento e reflexão, não é uma leitura que eu faria, pois não me agradou muito. Eu gostei dos trechos que você separou mas sendo apenas trechos eu gosto, mas acho que se fosse ler o livro completo eu não conseguiria me envolver com ele e provavelmente acabaria abandonando a leitura. Também não curti a capa. Mas o que não funciona pra mim com certeza agrada outras pessoas
Outro dia comprei um livro para minha mãe chamado Aldeia Ancestral e depois que ela começou a ler veio me perguntar sobre Confúcio, porque o livro se referia muito a ele e ela não sabia bem. Pesquisei na internet rapidamente e expliquei pra ela o que tinha entendido. Agora, seria bom na época já ter lido sua resenha, eu teria explicado bem melhor as ideias dele. Obrigada pelo destaque das citações, vão ilustrar de uma forma bem melhor o que precariamente tentei explicar.
ResponderExcluirBeijos,
Mariana Baptista
https://umavidaporlivro.wordpress.com/
Vou confessar que não é o tipo de livro que leria, mas as frases que você destacou na resenha me chamou muita atenção.
ResponderExcluirQuem sabe leio um dia... :)
Parabéns pela resenha.
Beijo
http://conchegodasletras.blogspot.com.br/
Acho bacana livros que nos trazem tais ensinamentos que nos fazem refletir e rever nossos conceitos de certa forma me identifico muito com este pensamento Confusionismo , não conhecia o livro colocarem em minhas metas
ResponderExcluirMeu único contato com Confúcio são aquelas frases soltas que vemos pela internet. Acho bacana o livro, a leitura para quem curte, mas não é algo que me encante a ler, apesar das frases e ensinamentos serem bem bacanas.
ResponderExcluirBj
www.viciadosemleitura.blog.br
Oi, Paty
ResponderExcluirApesar de não ser mais focado em um biografia, e sim em ensinamentos (o que geralmente me agrada), eu não tenho muita vontade de ler este livro.
Estes livros são bons para ver com calma mesmo, absorvendo cada mensagem. Gostei da dica, mas acho que passo :(
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Oie
ResponderExcluirEu ainda não tinha visto esse livro, achei bem interessante e fiquei com vontade de ler.
Gosto de livros que tragam ensinamentos e reflexões.
E como gosto de citações, vou anotar essas.
bjs
Fernanda
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Uau. Só 96 páginas.
ResponderExcluirEu já tinha lido uma resenha do livro esse mês. Mas realmente não me interessei. Acho que eu até poderia dar uma chance agora. Amei os quotes que você escolheu e acho que o livro está recheado destes.
A diagramação está linda heim, realmente a Geração sempre arrasa.
Boa dica, se eu ler vou ler devagar para absolver tudo kkk
Olá linda,
ResponderExcluirGosto muito da base primária de Confúcio, mas com o desenrolar do desenvolvimento humano muito dos conceitos dele são comprovados como incompletos, principalmente, quando se diz que somos "frutos do nosso meio". Não somos totalmente frutos do meio...Nem todas os frutos nascerão podres só porque um fruto apareceu contaminado ou doente. Somos consequência de nossas experiências e o filósofo que mais chega perto de nossa essência é Rousseau:" O Homem nasce puro, mas a sociedade o corrompe." e eu completo:" ele é só corrompido se não for auto-crítico e facilmente manipulável."
Beijos!
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-enigma-das-estrelas.html
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu já conheci um pouco do Confúcio, e admiro muito os seus ensinamentos. Eu adorei poder conferir um pouco dos seus ensinamentos aqui, e ainda não conhecia esse livro, então com certeza o irei adquirir.
A arte gráfica do livro está bem interessante, mas é um livro que não me enche os olhos em um primeiro momento. Anotei a dica para dar de presente para um amigo que curte abeça o pensador. Acredito que ele apreciará mais que eu.
ResponderExcluirMeu Amor Pelos Livros
Beijos
Olá,
ResponderExcluirEsse autor já é bem conhecido né? Eu concordo que a leitura dessa obra deva ser feita com cautela, não porque ele será ruim, mas que a experiência de absorver tudo o que o autor tem a dizer, é muito melhor quando você o lê com mais calma. Tenho vontade de ler e espero ler esse ano.
Beijo!
Olá, Paty!
ResponderExcluirLi sobre esse livro recentemente e o achei maravilhoso! A edição está linda e o conteúdo incrível! Foi demais saber mais sobre ele! Amei a resenha! Já quero haha
Beijos, Garota Vermelha
www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com
Olá Paty,
ResponderExcluirAcho mesmo que esse livro deve ser lido devagar, pois devemos extrair tudo o que ele traz.
Gostei muito da sua opinião para o livro e a edição está magnífica.
Ainda não o conhecia, mas fiquei bem curiosa com a leitura. Tenho certeza que vou gostar.
Beijos,
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Acredito que esse livro não é para ser lido como temos costumes, mas pegá-lo quando queremos refletir ou até mesmo tentar encontrar um ensinamento em um momento mais complicado.
ResponderExcluirInfelizmente não é um livro que eu var querer. Mas quem sabe em um futuro.
Bjs,
Garotas de Papel
Eu considero este livro maravilhosamente bem diagramado e cheio de ilustrações lindas. Eu não tinha conhecimento de Confúcio além de coisas simples e acho que este livro trouxe muita coisa sobre os ensinamentos dele para o dia-a-dia. Mas acho que vale mais como uma questão de auto-ajuda.
ResponderExcluirBeijos,
Greice Negrini
Blogando Livros
www.amigasemulheres.com
Olá!
ResponderExcluirJá ouvi falar muito sobre os ensinamentos de Confúcio, mas nunca procurei le-los e estudar um pouco, apenas vi uma frase aqui e outra ali. Seus ensinamentos parecem ser realmente muito preciosos. Adorei o fato de o livro vir com ilustrações e também de vir com uma introdução contando sobre Confúcio, isso é muito importante!
Beijinhos!
Cantinho Cult
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirAinda não conheço, muito, sobre Confucio, mas sempre tive vontade. Muitos, na minha universidade, já me indicaram, porém não tive a sorte de lê-lo. Porém, essa resenha despertou a minha atenção: o livro, as ilustrações, os ensinamentos... E só tem 96 páginas? Acredito que poderia ter até mais, pois tenho certeza que muitos adorariam!
Obrigada pela dica ;)
Beijos.
http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/
Olá, Paty.
ResponderExcluirLi o livro nessa semana e tenho que concordar completamente contigo. O trabalho gráfico está realmente caprichado e o livro possui ensinamentos incríveis. Apesar de não concordar completamente com a teoria de que o homem é produto do meio, amei a leitura do livro.
Ótima resenha.
Devido ao ataque hacker sofrido pelo blog, voltamos com novo nome e layout. Venha conhecer! Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!
Olá! Os ensinamentos de Confúncio são para a vida toda. Se você prestar atenção, todos seus provérbios se aplicam a sociedade atual. O livro está lindo, um trabalho excelente e sua resenha está ótima! Parabéns...beijos!
ResponderExcluirEntre Livros e Pergaminhos
Olá!
ResponderExcluirA edição está muito bonita e caprichada, e eu ainda não conhecia. Porém, esse livro não é de um gênero que gosto, e a premissa não me chamou a atenção, por isso deixo a dica passar.
Beijos,
http://entreoculoselivros.blogspot.com.br
Oi Paty, já ouvi falarem muito desse livro e sua resenha me cativou mais ainda, acho que esse é um livro excepcional para todo leitor ler, já que sua resenha diz que ele é de um grande aprendizado. Com certeza entrou para a minha lista!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Já tinha lido algo sobre esse livro e fiquei muito interessada. Pelas fotos, parece-me que o livro possui um projeto gráfico belíssimo. Há algum tempo eu costumava ler muitos livros com essa temática mais voltada para a filosofia oriental, mas já tem um bom tempo que não leio nada do tipo. Estou pensando em ler esse livro para voltar um pouquinho aos velhos tempos. Ótima dica!
ResponderExcluirTatiana
Olá, eu confesso que não conhecia esse tal de Confúcio, mas já tinha visto o livro por ai e sempre fiquei afim de saber sobre o que se tratava. Não sei se leria, não faz muito meu estilo de leitura, mas a edição está lindíssima, parabéns para a Geração Editorial!
ResponderExcluirBela resenha, beijos!
Olá Paty!
ResponderExcluirAdmiro muito o confucio como pensador e educador, embora eu não concorde com o fato de que se o individuo nasce numa sociedade boa ele vai ser bom, acho que é uma generalização sem muita base. Enfim, ele realmente era inteligente e só de ser uma personalidade que se preocupava em passar o melhor para as pessoas e torná-las melhor, deve ser seguido até os dias atuais.
bjs
http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/
Paty esse livro realmente parece ter um conteúdo de reflexão e estímulo à melhoria pessoal e na convivência com o outro. Amei as frases destacadas por você. Parabéns pela leitura e valeu pela dica.
ResponderExcluir"Retribua o bem com o bem e o mal com justiça." AMEI!!!!
Leituras, vida e paixões!!!