Autor: Eduardo Cilto
Editora: Planeta
Páginas: 272
Antes de qualquer coisa preciso dizer que eu não conhecia o Eduardo Cilto, não acompanho seu canal, e que decidi pela leitura às cegas, não leio sinopse então não fazia ideia do que me aguardava no enredo.
Os primeiros capitulos conseguiram me manter atenta, até me empolguei achando que teria uma grande surpresa e uma história envolvente, já que potencial percebi que tinha quando me dei conta de que um problema familiar envolvia o protagonista. Mas conforme o desenrolar do enredo, senti que a história não saía do lugar e muitas situações irrelevantes eram relatadas. E as atitudes e decisões inconsequentes dos adolescentes tornaram-se irritantes. E o assunto que tinha tudo pra fazer bombar essa história não foi explorado.
Matheus não é o tipo de cara descolado, socializado, é do tipo que troca uma festa pelo episódio inédito de sua série favorita, bem assim. Não que ele tenha problemas de socialização e sim por opção, se joga no mundo dos quadrinhos e seriados.
Mas fugindo do habitual, e pelo pedido de uma menina, pela primeira vez ele decide ir a uma festa de encerramento de semestre na sua escola.
A partir desse dia, sua vida não foi mais a mesma.
Depois que sua amiga teve uma revelação sobre seu destino ele embarcou numa aventura com ela.
Beatriz , sua melhor amiga, sente-se pressionada por seus pais, advogados reconhecidos e bem sucedidos. De repente ela decide que precisa ir atrás do seu destino: um youtuber famoso que vive em SP.
É claro que ela não entraria nessa sozinha, fez um convite ao amigo que a princípio negou, mas o medo de deixar Beatriz sozinha na cidade grande e o clima dentro de casa fez com que ele mudasse de ideia, e fugisse de casa. Assim começa a road trip de Matheus e Beatriz.
Comecei a ler esse livro sem expectativas alguma, não fazia ideia do que me aguardava. O enredo traz uma história cheia de acontecimentos, personagens entram e saem de cena, muita coisa acontece até o clímax da trama que não teve o desenvolvimento merecido. Foi tudo muito rápido, mal elaborado, com explicações rasas.
Durante o desenrolar das aventuras comecei a me cansar de tantas coisas acontecendo e sendo tratadas de forma superficial enquanto o assunto principal ficava em segundo plano.Quando a hora do clímax chega posso dizer que não fui surpreendida, matei a charada logo de cara, com isso vocês podem concluir que o enredo é bem previsível.
Não criei simpatia alguma por Matheus e Beatriz, ela além de infantil é intragável, seu egoísmo passou da conta, enquanto Matheus é irritantemente cego e não se dá conta do quanto ele se deixa influenciar por Beatriz.
Enfim, a narrativa é feita sob ponto de vista de Matheus, a leitura é rápida, o enredo simples, a história não é daquelas que vou levar pra vida. O livro me rendeu algumas horas de distração porque queria ver como essa história se fecharia e se em algum momento ela passaria a ser mais envolvente. Depois de terminada a leitura, precisei digerir o que eu tinha lido e refletir pra organizar as ideias e passar claramente minhas impressões, sem ser injusta: a leitura não é totalmente ruim, mas o enredo precisava ser mais aprofundado.
Essa é a minha opinião, destacando os pontos que não deixaram que eu tivesse uma boa experiência de leitura, é preciso que você leia e confira se o enredo te agrada ou não.
Avaliação:
O Autor:
Eduardo Cilto sempre se identificou mais com personagens de livros do que com as pessoas que conhecia. Nascido em 1996, na cidade de Santo André/SP, ele passa boa parte do seu tempo deslizando os olhos entre as páginas e tem o costume de inventar histórias sobre as pessoas que vê na rua. Em 2012, sua paixão por livros o levou a criar um canal no youtube (youtube.com/perdidonoslivros), onde expressa suas opiniões e surta sobre seus personagens favoritos junto com mais de 200 mil seguidores.
uma pena que não agradou, o livro não estava na minha lista de desejados
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oiii Paty
ResponderExcluiràs vezes tem livro que realmente parece que falta algo, e às vezes parece que simplesmente não era o momento certo pra ler "aquela história", enfim, uma pena que não tenha te conquistado completamente, espero que sua próxima leitura seja bem melhor.
Beijos
resenhaatual.blogspot.com
Poxa, que pena que não curtiu o livro, eu já o vi muito por aí e a capa sempre me chamou muito a atenção. Mas realmente, livros previsíveis não rola!
ResponderExcluirwww.memoriasdeumaleitora.com.br
Oi, Paty
ResponderExcluirO importante é ser sincera, né?
Eu tenho vontade de ler esse livro, só não no momento. Uma pena que não tenha sido uma ótima leitura. Ruim quando descobrimos as coisas tão cedo, mesmo que alguns livros previsíveis sejam gostosos de ler. E quando não tem aprofundamento fica ainda mais difícil gostar.
Boa resenha.
Blog Livros, vamos devorá-los
Olá,
ResponderExcluirA premissa do livro é bem interessante, porém seus comentários me desanimaram um pouco. As características dos personagens Matheus e Beatriz não me agradam muito e saber que você não ficou cativada por nenhum deles faz com que eu não queira ler por enquanto, além de ser uma trama previsível.
http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Oie!
ResponderExcluirEu já li esse livro e não gostei muito dele.
Achei o começo interessante, mas não consegui ficar empolgada depois da metade da leitura. Simplesmente não me conquistou.
bjks!
Histórias sem Fim
Oie, já tinha ouvido falar do livro, no lançamento. Estou aguardando informações para elaborar minha opinião. A sua experiência já me trouxe pontos interessantes que também podem interferir na minha leitura. Obrigada, irei pensar sobre isso. Abraços!
ResponderExcluirOiee Paty ^^
ResponderExcluirComo eu tenho um longo histórico de perda de paciência com decisões e ações inconsequentes e irritantes de personagens (especialmente adolescentes), acho que não leria esse livro...hehe'
Mas eu já tinha visto a capa dele antes, e achei muito fofa. Uma pena que seja uma história tão previsível e superficial :/
MilkMilks ♥
Olá, pena um tema que poderia ter sido melhor trabalhado, não ter se aprofundando melhor no assunto. Talvez o autor precise amadurecer mais a ideia, e modificar algumas coisas da historia.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirJá li muitas resenhas negativas desse livro, por isso não tenho vontade de me aventurar na história. Ainda assim, gostei de ler suas considerações e futuramente talvez eu dê uma chance.
Abraços,
Cá Entre Nós
Que pena que a história não foi tão bem trabalhada, havia lido algumas resenhas super positivas e a sua me deixou um pouco desanimada... Mas enfim para passar o tempo quem sabe funcione!
ResponderExcluirQue legal ler uma resenha verdadeira sobre o livro, pensei que a maioria das pessoas iriam todas morrer de amores pelo livro só por ser do Eduardo
ResponderExcluirgosto bastante do trabalho dele no youtube mas o livro não me chamou atenção, parecia mais uma fan fic de cidades de papel do john green
Oi
ResponderExcluirNossa, eu conheci esse livro a anos, mas não tinha me interessado muito pela historia, agora, me empolguei por essa historia que eu tinha me esquecido.
beijos
Livros & Tal
Olá,
ResponderExcluirAcompanho e adoro o canal do Edu, mas justamente por conta desses comentários sobre o livro, eu ainda não li, tenho medo de me decepcionar e por isso estou adiando a leitura o maximo que posso, esperando que quando eu vá ler tenha uma opinião diferente da maioria. Adorei sua sincera e o modo como falou sobre o que não lhe agradava na obra.
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirConheço o livro do Edu apenas pela capa, porque assim como você, também não gosto de ler sinopses. Fiquei um tanto chateada por sua resenha negativa, porque planejava ler o livro e já havia visto comentários positivos sobre a história. Ainda pretendo ler sim, mas sem nenhuma expectativa.
Beijos,
Delírios Literários da Snow
Oii Paty.
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro do Eduardo, adoro o canal dele e todo mundo que leu tem comentado muito bem do livro, foram poucas resenhas criticando.
Amei sua resenha.
Bjs Mary.
Eu não conhecia o livro e fiquei curiosa com a leitura, embora você não tenha se surpreendido com o climax, eu acredito que a leitura deva ser bem gostosa.
ResponderExcluir