Autor: Maicon Tenfen
Editora: Biruta
Páginas: 308
Quissama é uma obra baseada nos manuscritos originais de Daniel Woodruff, que foi a fonte de pesquisa crucial para o deslanchar desse livro. O documento do Arquivo Histórico do Rio de Janeiro continha ricos relatos sobre a capoeira, os escravos e personalidades históricas. Esses relatos foram reunidos, pois estavam em forma de diário, e assim nasceu Quissama, uma obra que mescla realidade com ficção.Vitorino Quissama, também chamado de capoeira por sua habilidade de saltar e fazer piruetas para driblar o adversário, é um menino de 15 anos, cheio de gingado, é negro, escravo que fugiu para procurar a mãe desaparecida.
Encontrou em Daniel Woodruff sua esperança, já que ele ficou famoso por solucionar o caso do sequestro de madame Aimée, muito famosa no teatro da época.
Daniel não tinha interesse de se envolver com um negro fugitivo apesar da sua curiosidade por jogos de luta e seu espírito investigativo(ele é um ex agente de uma conhecida agência investigativa da Inglaterra), mas mesmo fugindo e evitando todo e qualquer tipo de intriga se viu envolvido e atolado até a alma numa trama que ia muito além do simples sumiço de uma escrava.
Prestes a ir embora do país, ele é procurado pelo ministro da justiça(José de Alencar) para solucionar um caso, e esse caso que a princípio é muito simples acaba puxando outro e mais outro e mais outro, até que ele se vê metido numa teia de intrigas e cheia de engenhosidades envolvendo interesses políticos, o elemento incitador dessa trama.
Dentro de um contexto histórico, o enredo aborda questões políticas, a roda de capoeira, a luta entre os Nagoas e os Guaiamuns, tudo rodeado por muito conflito.
Antes de ingressarmos na história que ligou Daniel e Quissama, ele nos situa de sua vida em Paris e sobre sua chegada ao Brasil, seus estudos sobre hábitos e caracteristicas do país, bem como toda situação histórica da época.
Quissama é uma obra rica, cheia de fatos históricos, que aborda a Guerra do Paraguai, escravidão, lei do ventre livre, política, abolicionismo e traz muita gente importante como José de Alencar(como ministro da justiça), princesa Isabel e D.Pedro II.
Devido ao subtítulo de livro, imaginei que fosse encontrar algo mais aprofundado sobre a história da capoeira, mas no decorrer da leitura percebi que esse não seria o foco, mas isso não interferiu em nada, foi uma leitura muito agradável, fluida, envolvente, enriquecedora e divertida também. A trama tem bastante personagem envolvido, é cheia de ação, aventura, reviravolta, crueldade e capoeira. A ambientação é tão crível, que é possível se sentir no RJ do século XIX.
É característico da editora dar atenção a parte gráfica, e Quissama traz um trabalho que merece destaque. Apesar das folhas brancas, a boa gramatura das páginas impede sombras no verso, não atrapalhando a leitura. Além do mais as ilustrações de Rubens Belli ativam a nossa imaginação, e a decoração da letras dos títulos de cada capítulo completam o capricho.
O livro é composto por prefácio, epílogo, posfácio e notas válidas que enriquecem o texto e complementam com suas ressalvas. Trata-se um livro infantojuvenil, mas ele facilmente cativa o público adulto, então ele é um livro para ser lido por todas as idades.
Avaliação:
O Autor
Maicon Tenfen nasceu em Ituporanga (SC) no último dia de 1975.Em 1998, quando concluiu o Curso de Letras (FURB), já era autor de três novelas publicadas: Entre a Brisa e a Madrugada (96), Um Cadáver na Banheira (97) e O Segredo da Montanha (98).A esses títulos seguiram-se O Impostor (99), sua estréia no conto, e O Filho do Feliciano (2000), sua obra de maior fôlego.Em 2002 lançou Mistérios, mentiras e trovões!, que oferece dupla leitura: ou como livro de contos, ou como novela de suspense.Em 2005 e 2006 publicou dois livros de crônicas, respectivamente Mania de Grandeza e A Culpa é do Mordomo.Por duas vezes recebeu o primeiro lugar no Concurso de Contos Paulo Leminski, de âmbito nacional. Venceu também, em 2005, o Concurso de Contos de Araçatuba (SP), com A Vida e a Morte de Nick Fourier.Atualmente, Maicon reside em Blumenau, com a família. Escreve crônicas semanais para o Diário Catarinense e crônicas diárias para o Jornal de Santa Catarina, ambos do Grupo RBS. Leciona Literatura Brasileira em instituições de Ensino Superior.
Oie, tudo bem?!? Que obra interessante.Não conhecia o autor e nem o livro, mas já achei muito interessante. Adoro livros que mesclam realidade e ficção.
ResponderExcluirDica anotadíssima!
BJs
Paty que livro incrível menina, com toda certeza eu adoraria ter a oportunidade de ler, além do mais porque eu gosto de livros com ilustrações e o enredo despertou meu interesse.
ResponderExcluirAbraços
Não conhecia a obra, nem a história, nem o autor e que tema interessante! Adoro livros que conseguem mistura o real e o ficcional e ainda mais com essa coisa história por trás! Amei quero ler!
ResponderExcluirGosto muito de livros que misturam ficção e não ficção e a arte gráfica ajudou muito a tornar o livro mais dinâmico. É um livro que eu me interessaria em ler, uma vez que durante esse ano estou dando uma atenção especial a livros que contem relatos históricos.
ResponderExcluirmemoriasdeumaleitora.com.br
Esse livro baseado em docs históricos deixa a gente pensando até que ponto é realidade ou não o que vem sendo narrado. Acaba instigando o leitor e fazendo nascer uma curiosidade para a história real. Muito bem escrito, vale a pena conferir!
ResponderExcluirbjos
Olá! Logo que vi o nome, bem diferente, me chamou atenção. Gostei bastante da resenha, ainda não conhecia esse trabalho. Tendo oportunidade, estarei conferindo também. super bjoo
ResponderExcluirAdorei sua resenha e irei anotar esse livro na minha lista, gosto muito de histórias assim, de ação e aventura e ainda com esse toque de realidade. Valei a dica! Bjs
ResponderExcluirwww.livrosemretalhos.com.br
Oi Paty,
ResponderExcluirO que eu achei mais legal do livro é que ele é bem singular, fala de capoeira, escravos e sobre investigação. Nunca tinha ouvido falar de nada parecido então achei muito interessante. Também achei as ilustrações muito bem feitas, o que deixa o leitor com mais vontade de acompanhar a história.
Beijos
Blog Relicário de Papel
a trama é bem legal, eu fiquei bem curiosa com o enredo geral da história, ja li outras resenhas também elogiosas
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirEsse livro é muito interessante, ainda não o conhecia. O título já chama bastante atenção. Adorei a capa também. Quando eu tiver uma oportunidade de lê-lo o farei. Adorei a resenha.
Até mais o/
Oi! Tudo bem?
ResponderExcluirGostei bastante da resenha e confesso que me interessei pelo livro. Nunca tive a oportunidade de ler uma história que se passa na época da escravidão, e como eu sou apaixonada por mistérios também e uma boa história de detetives, acho que Quissama me agradaria bastante! Eu adorei o fato de ter ilustrações! Gosto muito de livros assim ♡ parabéns pela resenha! Beijos
Fiquei muito curiosa pra ler o livro!
ResponderExcluirOs desenhos parecem incríveis, e adorei saber que mistura ficção com realidade. E mesmo que você tenha se enganado com o tema do livro, gostou do mesmo jeito!
Espero poder ler em breve!
Virando Amor
Olá
ResponderExcluirQuissama é um ótimo livro, eu também já fiz essa leitura há algum tempo atrás e adorei. De fato, é uma leitura muito enriquecedora. E a parte gráfica merece muito destaque. Adorei poder conferir suas impressões a respeito e por ter me identificado.
Beijos, F
Olá!
ResponderExcluirGosto de livros que nos contam nossa história mais antiga. Apesar de ser uma ficção nós aprendemos muito com o livro. Fiquei curiosa para saber que teia de intrigas o sumiço da mãe esconde. Se tiver oportunidade vou ler o livro.
Amei a sua resenha.
Beijinhos!
Olá!
ResponderExcluirParece ser uma obra interessantíssima e pelas imagens dá pra perceber a crueldade com os escravo que durante a leitura deve causar uma revolta e o que mais me atraiu é o fato de ser uma obra histórica, já foi para lista!
Bjs
Oi,
ResponderExcluirAchei a história do livro Quissama muito interessante.
É o tipo da história que eu gosto.
Com certeza é um livro que entrará para minha lista de leitura.
Parabéns pela resenha.
Abrçs
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e nem o autor! A edição pareceu ser bem interessante, assim como a história. Quem sabe não consigo ler em breve e te conto o que achei!
A sua resenha ficou muito boa, parabéns!
Oi!
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas além de achar a temática da obra super importante e bacanal, o conteúdo extra como ilustrações chamam muito a minha atenção, e mostra o cuidado da editora com a obra.
Adorei ver esse livro por aqui
Olá Paty!
ResponderExcluirSabe, eu preciso me policiar mais e ler livros clássicos ou pelo menos com a temática voltada para o foco histórico. E apesar de ficar meio receosa quanto a capa desse livro, sua resenha esclareceu bem qual o enredo e me deixou mais interessada na leitura. Esse é um livro que pode ser um bom pontapé inical, justamente por causa da linguagem de fácil entendimento e leitura fluída.
Adorei a resenha, foi um livro bem interessante.
Bjs e até mais!
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br
Oi Paty, eu conheço o livro, mas não o li. Gosto quando o autor mistura fatos ficcionais com a realidade. Apesar de conhecer o livro, não tinha visto imagens internas dele, e gostei destas que você postou. A leitura deve ser interessante.
ResponderExcluirBjs, Rose
Não conhecia esse livro e achei maravilhoso, é uma forma bem bacana de aprendermos um pouco mais sobre essa época do nosso país. Parabéns pela indicação!
ResponderExcluirAinda não conhecia essa obra, o tema também parece bom, mas não é um que me atrai. A edição realmente está muito boa, pelas fotos dá para perceber. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirBjim!
Tammy
Olá, ainda não conhecia o livro, adorei a resenha e o fato do livro conter fatos históricos, tenho muita vontade de ler livros com conteúdos sobre a escravidão já coloquei na lista de leitura, o que mais gostei foi da parte investigativa que leva a vários casos pelo que entendi isso é interessante em um livro, beijos e parabéns pelo blog!
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirJá tinha visto algumas opiniões sobre obra, no entanto ela nunca despertou meu interesse em fazer a leitura :/ É um livro com uma premissa bem diferente das quais estou acostumada, e acredito que é um bom livro para sair da minha zona de conforto, por isso anotarei a dica para futuramente.
Que livro mais diferente! Original e super especial!
ResponderExcluirAmei a temática e as ilustrações!
Fiquei super interessada e adorei a dica.
Vou adquirir, com certeza! Um beijão!
Eliziane Dias
Olá! Tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia o livro e nem o autor.
Apesar das suas considerações sobre o livro terem sido positivas, não é uma leitura que me atraia muito. Pelo menos, não por enquanto.
De qualquer forma, as ilustrações me pareceram ser muito bonitas mesmo, e gostei bastante da sua resenha. Foi bom ver as suas impressões sobre a obra, pois quem sabe eu não resolvo ler o livro mais para frente, né?
Beijos!
Oioi
ResponderExcluirAh eu quero, já estava adorando saber um pouco da trama é do contexto histórico, mas depois que vi as fotos bateu uma nostalgia da coleção vaga-lume da minha infância ❤
Oi Paty,
ResponderExcluirMe encantei pelas ilustrações, que riqueza.
Já tinha visto a capa do livro, mas não sabia bem do que se tratava. Achei o enredo muito interessante e despertou minha curiosidade.
Sem contar que traz um pouco da história do país. Tão raro ver livros nacionais trazendo essa ambientação, hoje em dia.
Bjs,
Garotas de Papel
Olá!! :)
ResponderExcluirEu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura... Contudo, não costumo ler BDs e do género..!
Bem, acho ótimo que seja tao fluida e envolvente, para alem de conseguir trazer o leitor ao RJ do seculo XIX! :)
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
'imaginei que fosse encontrar algo mais aprofundado sobre a história da capoeira' foi exatamente o que imaginei. Me senti um pouco frustrada, mesmo assim, é um livro que quero ler. Parabéns pela resenha ^^
ResponderExcluirOlá. Tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia este livro , não é um livro que me agrada muito no momento mais vou deixar aqui anotado para quem sabe numa outra hora.
Oie!
ResponderExcluirGosto quando o livro traz algumas ilustrações, pois podemos conhecer mais do que o autor estava imaginando.
Eu aind anão tive a oportunidade de ler o livro, mas achei a história bem interessante.
Bjks!
Histórias sem Fim
OOI!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, porém, sua resenha já fez com que minha curiosidade despertasse. O livro parece trazer um conteúdo ótimo e essas ilustrações estão demais.
Dica anotada!
Beijoos!
Eu ainda não conhecia o livro e nem o autor e achei interessante este enredo. Mas estas ilustrações é o que mais me chamou a atenção.
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Oi. :)
ResponderExcluirMe parece uma obra bem interessante, mas não é bem o meu gênero. Não curto nada que envolva história seja relatos de coisas que aconteceram no Brasil ou lá fora.
Parabéns pela resenha, ficou ótima.
Blog As Meninas Que Leem Livros.
Bjs.
Olá, Paty
ResponderExcluirEu li algumas resenhas desse livro ano passado e acho-o interessantíssimo, principalmente por seu embasamento histórico. Não é uma leitura que me desperta taaanto interesse, mas acredito que acabaria lindo se tivesse oportunidade. A edição está maravilhosa, esses ilustrações estão um arraso!
Beijos
Que bacana abordar escravos e ficção ao mesmo tempo! Me encantei pela obra! A parte gráfica me chamou bastante a atenção, achei a premissa bacana e definitivamente é uma obra que eu gostaria de ler.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirConfesso que, primeiramente, esse livro não me chamaria a atenção por abordar um tema que não curto muito. Mas fiquei apaixonada por estas ilustrações e foi realmente um ótimo trabalho que a editora fez com essa edição. Adorei a sua resenha!
Beijos.
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, a história parece ser bem interessante e rica, porém não é o tipo de livro que me atrai, não sou muito de ler livros desse estilo, mas para quem gosta é ótimo. Que bom que a leitura te agradou, mesmo não se aprofundando em um tema só!
Beijos!
https://blogdatahis.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirTudo que você nos descreveu é bem interessante e sua resenha é super bem escrita. A história do Brasil só tende a ficar mais rica com colaborações como a sua.
Oi Paty!
ResponderExcluirConfesso que esse livro não faz nada o meu tipo,por conta disso não leria.
Mas adorei a sua resenha ! e as ilustrações são lindas, parece ser uma obra ótima , além de uma edição linda!
Beijos
Jess
www.pintandoasletras.com.br
Oiii!!
ResponderExcluirEu não conhecia essa obra e achei muito interessante. Além do enredo, achei bacana a diagramação da obra. As ilustrações são um toque a mais...
Ter diversos tópicos apontados é interessante.
Gostei bastante!
Beijinhos
Oi, Paty!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro, mas achei a diagramação muito linda! Gosto muito de livros com fundo histórico sempre deixa a trama mais rica e interessante. Esse com certeza vai entrar para a lista de desejados.
Beijos,
Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]
Oie, tudo bem?
ResponderExcluirGostei bastante do tema, e as ilustrações são tão lindas!
Espero poder ter a chance de ler em breve, pois adoro quando meu país é retratado em obras literárias <3
Oie! Tudo bem?
ResponderExcluirInfelizmente é o tipo de obra que não me chama a atenção, mas não posso negar que as ilustrações são lindas e para quem curte o gênero com certeza encontrará uma boa leitura, eu por outro lado passo a dica!
Bjss
Oi Paty, como está?
ResponderExcluirCom certeza essa é uma leitura que vou amar porque sou louca por História e achei o livro lindo com certeza! Além de ter uma trama que eu achei nada menos que excelente, ainda mais com dois personagens principais tão diferentes um do outro!
Abraços e beijos da Lady Trotsky...
http://rillismo.blogspot.com
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirJá tinha visto essa capa por aí mas não sabia do que se tratava a história, nem que a mesma misturava realidade e ficção, que é algo que eu simplesmente amo! Amei as ilustrações, a trama parece ser instigante e quero muito conhecer a história de quissama e daniel e claro, os hábitos e todo o embasamento histórico do país naquela época.
Sugestão mais que anotada!
Beijos!
Dica mais que anotada! Adorei esse livro, diagramação e tudo impecável. Sem contar que essa história me chamou muito atenção e já quero ler o mais rápido possível, mesmo com uma fila enorme de livros. Já marquei para futuras compras.
ResponderExcluirAinda nao tinha ouvido falar do livro e achei interessante a proposta do livro.
ResponderExcluirGosto de historias assim mais intensas e achei legal o que vc falou.
Por dentro vi que capricharam mesmo, adorei mesmo o trabalho da editora.
Beijos.
Não conhecia o autor nem está obra.
ResponderExcluirMas como sou uma viciada em quadrinhos
Amei a arte
Muito bem detalhada
Capa linda!
Não é o tipo de leitura que leio normalmente.mas curti muito a tua sinopse é resenha!Daniel e o embasamento da história parecem ser muito bem escrito!
Ótima dica de leitura
Oiee, achei super interessante a premissa da obra, e sendo tão rica em história que nós muita vezes não damos o devido valor! achei linda a capa, e fiquei muito curiosa para conhecer!
ResponderExcluirBjs
Oi, tudo bem? Tenho que admitir que esse tipo de enredo não me atraem nenhum pouco, não gosto muito de fatos históricos, eles simplesmente não me envolvem... Então essa história envolvendo questões politicas, sobre escravidão e guerras; não é uma que me desperte aquela vontade de ler. No entanto é inegável que o autor teve uma ideia muito interessante e que é bem diferente. Acho que por ser em quadrinhos possa despertar um pouco mais a minha atenção, mas nesse momento eu não leria. Mas desejo sucesso ao autor e que aqueles que lerem possam gostar assim como você!
ResponderExcluirUm beijo
www.brookebells.com
Olá!
ResponderExcluirAcredita que nunca li nada que se passasse nessa época? Além dos livros da escola, é claro. Eu fiquei muito curiosa com a leitura, principalmente por causa desse crescimento do personagem solucionando casos, achei isso muito legal. Eu quero muito ter a oportunidade de ler esse livro, fiquei apaixonada com os desenhos, acho que isso enriquece ainda mais a leitura, deixando tudo ainda mais especial. Dica anotada!
Beijos,
Nay
Traveling Between Pages
Oi Paty.
ResponderExcluirA resenha mostrou um livro que não conhecia e pelas informações que trouxe, é uma história muito boa. Realmente fiquei com muito interesse nela, principalmente por conter fatos históricos. Dica bem anotada.
Bjos
Oiee Paty ^^
ResponderExcluirEu quando li esse livro até achei que era história real...haha' só descobri que não era porque o pessoal da Biruta me contou...haha'
Achei o livro muito bom, adorei a diagramação da editora, mas também senti falta de um pouco mais sobre capoeira e a cultura negra. Ainda assim, é uma obra incrível!
MilkMilks ♥
Oiiii
ResponderExcluirDe cara já adorei a diagramação desse livro, parece que está perfeito e bem primoroso ♥
A estória não me chamou muito atenção, mas trazer alguns fatos históricos sempre me deixa curiosa porque sou meio fixada com essa coisa, pra conferir se realmente batem ou de algum jeito fantasiaram ahhaha Dica anotada, quem sabe um dia resolvo ler.
Bjão
http://rillismo.blogspot.com.br/
Fiquei admirado.
ResponderExcluirNão conhecia nenhum, mas a capa ja começou linda e o tema é um forte assunto. Quero ler também!
Paty lindona, a parte gráfica do livro é simplesmente espetacular, amo imagens. Eu li algo sobre o livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha e adorei conhecer um pouco trama através de você.
ResponderExcluirBjo
Tânia Bueno
Faces da Leitura
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro ainda, mas adorei a dica. Gosto de leituras que envolvem todos os tipos de público. Acho que as obras infantojuvenis são muito ricas em conteúdo é lições.
Beijo
Oi Paty! Menina olha isso! Eu trabalhei em uma livraria e sempre via esse livro por lá, meio jogado, varios exemplares, ngm sabia oq fazia com ele ja que ngm nunca perguntava ou comprava, eu tampouco me interessei em saber mais sobre ele, ah se eu soubesse que era bom assim ja tinha lido. Agora quero e nao trabalho mais na livraria onde eu podia pegar emprestado aiushaiushiuahsa Bela resenha, adorei! bjs
ResponderExcluirJo Scarreiro
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirQue legal, um autor de SC! (Sou de SC. XD)
Confesso que não conhecia nem o autor nem a obra, também que livros de folhas brancas costumam me irritar bastante na leitura, mas deu pra notar que, ainda assim, a edição está linda. Eu fiquei curiosa sobre o fato de ser um infanto, mas você destacar que pode facilmente nos conquistar, dica anotada!
Beijo!
Apesar de eu achar os livros da Biruta maravilhosos, esse em específico não me interessou, devido à minha eterna birra com conteúdo histórico... Eu sei que é importante conhecer a história, mas não consigo fazer isso. :( Que bom que mesmo não abordando a capoeira como você esperava, foi uma leitura que te agradou.
ResponderExcluirQue interessante abordagem da nossa história! Pode ser uma forma muito boa de professores levarem a temática para sala de aula e instigar os alunos. Realmente não conhecia nem o livro nem o autor, muito obrigada pela dica! Abraços!
ResponderExcluirOlá Paty, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro. Na verdade ando bem por fora dos lançamentos da maior parte das editoras, neste ano de 2017, rs.
Mas achei bem interessante a temática e a forma com a qual ela é disposta na obra. Vou dar uma pesquisada melhor nele e colocá-lo em minha lista.
Beijos
Que maravilhoso o livro! Adoro leituras de romances históricos! Ao que me parece, além de divertido, o livro tem uma relevância político-social muito importante para o momento atual!
ResponderExcluirAmei a resenha!
Olá ♥
ResponderExcluirNão conhecia a obra nem o autor. A obra em todo não em chamou muita atenção por que não faz muito meu gênero. Creio que para mim seria uma leitura um tanto massante. A única coisa que me chamou atenção nesse livro foi apenas as ilustrações que são muito bem feitas por sinal, beijos!