"A tristeza é uma benção, pois quando a temos significa que temos um coração."
Autor: Vinícius Grossos
Editora: Faro Editorial
Páginas: 272
Já se passaram 48 horas que não fiquei só no “quase”, mas, fui sim totalmente “atropelada” pelo romance de Vinícius Grossos. Muitos indícios ficaram após o acidente: sentimentos remexidos, hematomas e uma cicatriz nos pensamentos. Que este sinal não suma de minha pele, pois quero que ela se torne visível e palpável através de minhas palavras que irão indicar sempre esse maravilhoso livro.
O diário ainda é um estranho para mim e ainda não me sinto confortável para entregar a ele segredos que são só meus.
A trama é contada pelo garoto, que escrito em primeira pessoa, nos faz conhecer suas reflexões, cotidiano, primeiro amor e novas experiências. Ele é um jovem que enfrenta a depressão há um tempo e tenta esconder de si e nas páginas de seu diário o motivo que o levou a isso. Após conhecer uma garota que “quase” o atropela e entra em sua vida lhe dando um codinome: O Garoto quase Atropelado e novas amizades. Convivendo e conhecendo esse triângulo de amigos, ele passa a descobrir vários escapes e fórmulas de enfrentar com leveza todos os seus problemas e preocupações, mas, logo percebe que todo o universo de brilho, beleza, cores, festas, bebidas e alegrias na verdade são para ofuscar algo nessas vidas.
Amizades verdadeiras nascem dos momentos mais inusitados e impróprios.
A história é extremamente forte, porém com tons de leveza e humor dentro de uma narrativa totalmente fluente. Ela não é voltada somente para adolescentes, pois o que é explanado na história, também é presente na vida real de qualquer pessoa, por isso então, é uma leitura para todo público. Os personagens possuem uma vida tão visceral, que facilmente me deixei levar, esquecendo que tudo ali é fictício, e também por isso, me senti diversas vezes ocupando o lugar do Garoto. Além de muitas angústias, traumas e conflitos existenciais em toda a premissa, o livro aborda com muito realismo algumas precariedades nos relacionamentos familiares e retrata com extrema sensibilidade a naturalidade da existência da morte, no entanto nenhum desses pontos citados provocou reações negativas em mim, pois, como deixei bem claro, a obra de Vinícius Grossos, ainda tem despertado em meus dias novas observações sobre a vida.
Desejo que muitos leitores sejam também atropelados por esta obra, e que ela também promova novas mudanças em seus entendimentos sobre os atropelamentos e limites emocionais que já vivenciaram. Afinal, não podemos estacionar a vida e seus sonhos, pois é imprescindível que a viagem na existência não pare, mesmo que retorne o caminho e prossiga seguindo um caminho reto ou por atalhos.
Na sexta(29/09) terá um post extra com destaques especiais sobre o livro.
Nunca esqueça nem deixe de se permitir sentir-se quase atropelado. Isso não impedirá que os momentos ruins aconteçam, mas fará os momentos felizes valerem ainda mais a pena.
Avaliação:
O Autor
Vinícius nasceu no estado do Rio de Janeiro e quando pequeno, tinha o sonho de trabalhar em uma livraria apenas para poder ler tudo o que fosse possível. Aos sete anos, escreveu e ilustrou seu primeiro livrinho e desde então não parou mais. Já participou de algumas antologias e concursos audiovisuais, sendo Sereia Negra seu primeiro livro publicado. Atualmente mora em Juiz de Fora, Minas Gerais, onde estuda Jornalismo.
que legal, aliás o livro esta na minha lista de desejados
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
O Vinicius é um autor que quero muito conhecer, já li suas crônicas em revista e acho a narrativa dele muita boa.
ResponderExcluirEstou com O Garoto Quase atropelado em casa e te confesso que ainda não peguei o livro pois sei que ele vai mexer comigo.
Olá
ResponderExcluirNosso o livro parece muito bonito, lendo sua resenha o livro me deu a sensação de que o autor conseguiu acertar no tom ao tratar a depressão, esse é um tema que se não tiver cudado pode deixar as coisas pesadas demais.
Ainda não peguei nenhum livro desse autor para ler, mas vi ele diversas vezes passeando pela Bienal... Gostei da sua resenha, acho que vou adicionar o livro na minha listinha interminável... Hahahha
ResponderExcluir~ Blog Compulsivamente Literária
Olá Elienae, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia a obra, mas amei a premissa
Adorei a analogia "que muitos leitores sejam atropelados pela obra."
Me senti cativada pela sua resenha, sobre os apelos emocionais que a obra tem e quão atrativa ela pode ser.
Se surgir a oportunidade certamente irei realizar a leitura
Beijos
=)
ExcluirOlá, bacana desde a premissa. Gosto de histórias fortes e intensas e acredito que essa uma leitura que eu faria sem nenhum problema. Dica anotada! Bjs
ResponderExcluirOi linda, tudo bem?
ResponderExcluirQue demais essa resenha, sou louca para ler esse livro do Vinicius, sou a amiga dele nas redes sociais e acompanho tudinho que posso hahahaha com toda certeza adoraria ser atropelada por essa bicicleta nesse romance.
Beijinhos
Oi, Tudo bom?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, foi a primeira vez que ouvi seu título, contudo pareceu-me muito interessante a narrativa, vou colocar na minha lista de quero ler no skoob.
Beijos, Joyce de Freitas.
Ola,
ResponderExcluirEntão já tinha visto o livro do autor por aí mas não conhecia direito a história que legal que ela provocou tantas emoções em você, é muito bom quando encontramos um livro assim. Parabéns pela resenha
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
leiturakriativa.blogspot.com
Oi Elienae, eu conheço o livro, mas não o li ainda. Gosto quando os enredos são mais com um pé na realidade e nos levam a muitas reflexões, o que parece ser o caso aqui.
ResponderExcluirBjs, Rose
Eu não conhecia o autor, mas o início da tua resenha me deixou completamente encantada. Foi uma poesia em forma de resenha, ou uma resenha em forma de poesia... ainda não sei bem. Tão bom quando um livro mexe com a gente desse jeito!
ResponderExcluirBjos
*___* obrigada, Luisa! bjos!
ExcluirOie, tudo bem?! Eu amooooo esse livro do Vinicius. É uma história que todo mundo deveria ler. Todos deveriam ter a oportunidade de embarcar nessa jornada e encontrar a si mesmos.
ResponderExcluirBjs
Olá, eu não conhecia o autor e nem o livro vou adicionar a minha lista. E depois quando eu puder vou dar uma chance
ResponderExcluirOii, amei o enredo da história, como faço para conseguir um exemplar?
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
Abraços, José Marcos.
oii, Jose! obrigada pelo seu comentário. o link para a compra se encontra no início da resenha.
Excluirabraços!
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu sempre ouvi as pessoas falando super bem sobre a escrita do Vinicius, e fico feliz em saber que ele arrasou nesse livro. O Garoto Quase Atropelado esta na minha listinha faz tempo, mas depois da sua resenha eu o irei adquirir o quanto antes.
Oie!
ResponderExcluirSempre ouço muitos elogios para o autor e confirmei seu potencial lendo um conto do livro O Verão em que Tudo Mudou. Gostei muito da sua resenha, deu para ver que o livro, realmente, te agradou pra caramba, mas, principalmente, tocou seu coração. Esse livro tem um tema que precisa ser discutido e o Vinicius parece ter feito isso muito bem.
Espero que a oportunidade de ler ele surja logo.
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/
Oie!
ResponderExcluirMinha amiga leu essa obra e amou demais a leitura dessa história! Eu por outro lado ainda não tive a oportunidade de conhecer esse livro do Vini, mas está na lista tenho certeza que gostarei bastante da leitura quando o ler!
BJss
Uau, só a premissa desse livro já me pegou de jeito. Adoro obras que seguem nesse caminho, adoro me surpreender e me envolver! Adorei sua resenha e com certeza quero ser "atropelada" também por essa leitura! Parabéns!
ResponderExcluirOi! Amei a premissa do livro. Eu havia ganhado o marcador, e o título já me chamou a atenção, mas descobrir que ele é escrito em forma de diário me fez querer mais ainda. Dica anotada!
ResponderExcluirBeijão!
Ola lindona já li muitos elogios a esse livro, estou muito curiosa para conhecer a história de nosso protagonista, lendo sua resenha acredito que a história nos faça refletir sobre muitos temas e tem uma boa dose de realidade na história. Adoro o colorido da capa. beijos
ResponderExcluirJoyce
Livros Encantos
Oiee Eli ^^
ResponderExcluirEu fui completamente atropelada por esse livro também. Foi a primeira coisa do Vinícius que eu li, e já me tornei uma grande fã dele no começo da história. "O garoto quase atropelado" me trouxe tantos sentimentos e emoções que eu fiquei atordoada e, realmente, é como se a gente fosse atropelada.
MilkMilks ♥
♥♥♥♥♥♥
ExcluirEu estou com esse livro na minha lista já faz um tempo, estou completamente encantada com a sua resenha e a minha vontade de tê-lo só aumentou... Vinicius aborda temas importantes nesse livro e depois de conhecê-lo na Bienal fiquei com vontade de ler tudo dele...
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirFiquei encantada com sua resenha e devo dizer que ela conseguiu passar todas as emoções que você foi sentindo no decorrer da leitura, o que é muito legal de se ver.
Ainda não fiz a leitura da obra e torço para que eu goste dela também. E essa capa é muito lindinha.
Devo concordar e muito com um dos quotes que nos trouxe: as amizades verdadeiras surgem de onde menos esperamos e nas situações mais improváveis possíveis!
LEITURA DESCONTROLADA
♥ ♥ ♥ ♥ ♥
ExcluirOlá!
ResponderExcluirEu já tinha ouvido falar neste livro e lendo sua resenha, fiquei bastante curiosa!
"Nunca esqueça nem deixe de se permitir sentir-se quase atropelado. Isso não impedirá que os momentos ruins aconteçam, mas fará os momentos felizes valerem ainda mais a pena." SO TRUE!
Beijinhos!
Luciana Miranda
amantedodeserto.blogpot.com.br
♥ ♥ beijinhos!
ExcluirOlá! Adoro leituras assim, esse livro me chamou muita atenção porque fala de um assunto que gosto de ler. Fico feliz em saber que foi uma leitura impactante e espero que seja pra mim, pois gosto de abordagens psicológicas e realistas.
ResponderExcluirBeijos!
Já li algumas resenhas e comentários sobre esse livro mas ainda não consegui ter ele em mãos para ler. Gostei muito da resenha que me deu mais uma oportunidade de saber mais um pouco sobre a história.
ResponderExcluirO livro parece ser muito bom!! E que bom que o garoto que quase foi atropelado, a partir deste incidente começa a se soltar mais, a sair mais e consequentemente fazer novos amigos!! Esta estória com certeza fará nós leitores a refletirmos sobre vários assuntos, como por exemplo, família, amigos, perdas, etc!!
ResponderExcluirAchei a capa do livro tão fofa! Esta é a primeira resenha que leio sobre ele e gostei muito, bom saber que a estória é tão linda quanto parece. Acho demais quando o autor consegue criar esta aproximação entre o personagem e o leitor, nos deixa cativados e dentro da estória! Fiquei com vontade de ler e vou colocar na lista <3
ResponderExcluirbeijos ♥
Esse livro parece ser bem interessante, a´pesar de nunca ter ouvido falar dele antes, sou um pouco nova nesse mundo de livros hahah gostei da resenha, fiquei curiosa
ResponderExcluirBeijinhos
que bom que escolheu esse mundo para também viver, Lívia! boas leituras para você! ♥ beijinhos!
ExcluirApesar do enredo já manjado me parece ser bem profundo e encantado. Pela resenha vale a pena uma conferida.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEu sempre vejo esse livro na blogosfera, mas nunca tinha parado para ver do que se tratava. Eu gosto de livros que me façam refletir e que me deixem com uma mensagem e pela sua resenha deu para quer esse livro é assim.
Amei a sua resenha e pretendo ler o livro em breve.
Beijinhos!
Elienae!
ResponderExcluirA inversão das situações complica um pouco nos livros, o que quero dizer? Quando logo no início já se mostra a 'bomba', temos a sensação de que o livro será permeado por ela e pelo que falou aqui, isso não aconteceu... uma pena porque nos desilude logo.
Agora se ainda assim a leitura foi boa, talvez valha a pena. Já que é um tema forte.
Desejo uma semana carregadinho de luz e paz!
“ Inteligência não é não cometer erros, mas saber resolvê-los rapidamente.” (Bertolt Brecht)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!
Confesso que essa foi a primeira resenha que li do livro e fiquei totalmente apaixonada por ela. Parece ser um livro que todos deveriam ler em algum momento da vida para reflexão.
ResponderExcluirOla, ainda não conhecia o autor, essa foi a primeira resenha que leio do livro, e já estou completamente apaixonada, amei a premissa e com certeza vou ler, vai para a lista dos desejados!!
ResponderExcluir