08 junho, 2018

Resenha As Coisas Que Fazemos Por Amor

As mais longas jornadas começam com um primeiro passo.
Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Páginas: 352

Angie é a caçula de uma amável família italiana, formada pela turrona matriarca e mais duas irmãs. Após 14 anos casada com Conlan o divórcio advém das frustrações vivenciadas pelos abortos, a morte prematura da única filha recém-nascida e o iminente fracasso na tentativa de adoção... Além dessas rupturas, o pai, o alicerce de sua vida, vem a falecer. 

Quando o restaurante da família entra em falência, a pedido da mãe, ela decide voltar para cidade natal, a pequena West End. Assim, pedindo demissão da agência publicitária, ela deixa Seattle e se agarra a esta mudança que poderá ser uma nova vida, mesmo dentro de seu passado.

Lauren é uma jovem que vivencia precariedades desde a infância, a maior delas é o alcoolismo e desprezo de sua mãe. Sua inteligência a fez conquistar muitas bolsas de estudo e o próximo passo será ingressar na mesma universidade que David, seu namorado, almeja. Porém, os desafios continuam a crescer na vida dessa esforçada e humilde jovem, e a coloca diante de um pesadelo que fazia parte de seus piores temores...

Em uma das muitas noites vagando pela cidade, Angie encontra Lauren totalmente encharcada por chuva e lágrimas, distribuindo folhetos pedindo emprego, esta também a observa e se surpreende por sua inesperada mão oferecendo-lhe apoio.

Naquele momento inigualável, ambas ainda não sabiam que suas necessidades individuais seriam supridas por meio desse movimento liberando afeto, vida e amor pelo encontro de suas almas soterradas por tristezas e frustrações.

Desde as primeiras páginas da obra de Kristin Hannah senti desejo de transportar-me para o universo tão visceralmente emocional de sua mente criativa. Não precisou muito até constatar minha preferência pela sua escrita, bastou conhecer e entrar no enredo sobre Lauren e Angie para vivenciar esse efeito. Sua narrativa é viciante e desligou-me da realidade pelas descrições das casas, da natureza, das estações climáticas e o aconchego da cidade. As histórias individualmente são embriagadas de realidade, fácil compreensão e assim lançou-me a uma confortável e fluída leitura mesmo nos acontecimentos tensos.

Entre sequências inesperadas e previsíveis não senti enfado e arrependimento, pois a trama cresce e se resolve surpreendentemente, assim torci intensamente pelos dramas que expuseram erros, descobertas, laços inquebráveis e superações, tanto no elenco secundário como também nas protagonistas, a começar por Angie que possui uma personalidade forte e uma fé na humanidade constante, mesmo que seus sonhos interrompidos deixassem certas inseguras. Ela é também teimosa e isso a leva até as últimas consequências quando anseia por algo. Lauren poderia ser uma adolescente fraca, derrotista, porém, a terrível ausência do pai, o egoísmo destrutivo da mãe e conhecimento intimamente do abandono e a carência, tornou seu caráter puro, esperançoso e extremamente amadurecido. E assim a autora faz o leitor encontrar lembranças pessoais e ter ensinamentos sobre a essência do amor ao tratar assuntos tão sensíveis envolvendo filhos, doação, carências, decepção, mágoas, perdão e novas chances interligadas. 

Por isso com certeza recomendo não só a leitura, mas também a mesma satisfação das páginas tão humanizadas que marcaram meu inicial contato com as inspirações de Kristin Hannah!
"Não perca seu tempo olhando para trás. Senão vai acabar deixando de notar o que está à frente."

Avaliação:

A Autora 



Kristin Hannah é autora de 18 livros que já venderam mais de 8 milhões de exemplares no mundo. Ela largou a advocacia para se dedicar à sua grande paixão: escrever. Tem um filho e mora com o marido no noroeste dos Estados Unidos e no Havaí.








Um comentário

  1. Kristin é uma romancista incrivel, ela sabe tocar com as palavras, simplesmente amo


    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar,a sua opinião é muito importante. Agradeço a sua visita.


Leituras da Paty - 2015. Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
Miss Mavith - Design with ♥